Frigideiras

Panelas de teflon: benefício e dano, restauração do revestimento

Panelas de teflon: benefício e dano, restauração do revestimento

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Descrição
  2. Pontos fortes e fracos
  3. Como escolher?
  4. Vida útil e regras de operação

Uma frigideira - se não a rainha da cozinha, então certamente o "caráter" valioso e importante do espaço da cozinha. A frigideira de alta qualidade devidamente escolhida terá a duração de mais de um ano, e os proprietários não sofrerão queimaduras e limpeza prolongada dos utensílios. Muitas vezes, a escolha recai sobre as panelas de Teflon, sobre elas e fala em nosso artigo.

Descrição

Panela de teflon é um prato de metal com um revestimento antiaderente especial. O revestimento da própria panela de teflon é o valor pelo qual esta compra é valorizada. Graças às suas características, a comida não gruda, o consumo de óleo é reduzido ao mínimo, o que por si só torna os alimentos mais saudáveis.

No entanto, se você comparar a panela com um revestimento de teflon e pratos de cerâmica, o último irá beneficiar no desempenho ambiental. O fato é que se você danificar o Teflon durante o cozimento, substâncias tóxicas podem ser liberadas quando o revestimento é aquecido. É claro que os desenvolvedores estavam preocupados com isso e começaram a tornar os pratos fortes, protegidos de danos, mas riscos mínimos permanecem.

Panela de Teflon
Frigideira Cerâmica

O que é o Teflon? Por suas propriedades químicas, é semelhante ao plástico, mas é mais elástico e desliza melhor. Teflon é usado em diferentes áreas - na fabricação de produtos de papel, embalagens plásticas, roupas.

Panelas de teflon têm uma vantagem importante - em termos de peso, elas são mais leves que a cerâmica e, claro, mais leves que o ferro fundido.

Este é o chamado dishware luz, o que significa que pratos rápidos são supostamente para ser cozido nele. Não pilaf ou assado, mas omeletes, fritatou, panquecas, vários pratos grelhados, etc.

Pontos fortes e fracos

O teflon melhor cerâmica, já dissemos - peso. Pelo preço também pode diferir favoravelmente. Mas isso não é convincente para muitos compradores: eles ouviram que as panelas de Teflon são prejudiciais e perigosas, o que significa que é melhor ficar longe delas. Julgue por si mesmo - a mesa coloca tudo em seu lugar.

Prós e contras de panelas de teflon

+

-

Baixo peso

Você não pode fazer sem óleo de cozinha, embora uma boa frigideira requeira um pouco

Manuseio fácil

Panelas finas são deformadas durante aquecimento prolongado

Aquecimento rápido

Composição possui substâncias com características tóxicas (dano potencial)

Não tem medo de saltos de temperatura

A superfície da panela é sensível, arranhões aparecem facilmente

Será adequado para quaisquer placas e fornos (a principal coisa que a alça foi localizada)

É fácil limpá-los, mas alguns proprietários costumam usar abrasivos, o que desativa rapidamente os pratos

Como escolher?

Se você chegar a uma loja especializada em utensílios de cozinha e pratos, a gama de modelos é geralmente grande. Os olhos se espalham, e muitas vezes é assim: você vai comprar uma panela e ganha um set inteiro.

Então, vá para a loja preparada, com uma compreensão de como encontrar o modelo e não perder dinheiro com o preço.

Dicas sobre como escolher uma panela de teflon.

  1. Peso Teremos que encontrar um compromisso - o equilíbrio perfeito entre peso e funcionalidade. Se a panela é uma penugem, quantos pratos você pode cozinhar nela? Os modelos mais leves, por via de regra, não se diferenciam em durabilidade e força, e a deformação do revestimento pode ser relativamente rápida.
  2. Espessura inferior O tamanho da camada inferior afeta a força da grade quando aquecida. Quanto mais espessa a parte inferior, menor o risco de deformação da chapa.
  3. Tipo de caneta Pode ser fundido ou aparafusado.A primeira opção é definitivamente mais segura. Se a alça estiver aparafusada, ela se soltará com o tempo. Existem também modelos com uma alça removível: eles são convenientes para uso no forno, bem como ao servir pratos na mesa diretamente na panela (o que é apropriado, por exemplo, se você decidir fazer um jantar em estilo rústico).
  4. Cobertura Finalmente, é hora de olhar para ele. Não deve haver danos visíveis na nova bandeja. Hillocks, amassados, "carecas" - um defeito de fábrica ou deformação durante o transporte e armazenamento. Uma única camada da superfície garante um aquecimento uniforme e, não menos importante, a qualidade do prato cozido (a liberação de micropartículas de Teflon danificado é perigosa para a saúde).

Vida útil e regras de operação

Por quanto tempo uma panela de teflon pode ser usada? Depende da intensidade de uso. Se você cozinhar com ele todos os dias, até mesmo a frigideira mais cara e de alta qualidade vai se aposentar em dois anos. E não é tão importante se você frite, cozinhe ou coloque no forno. Como você usa os pratos, cuidadosamente ou não, de acordo com as regras de segurança ou negligenciando-os, também depende da vida útil da panela.

Depois de comprar uma nova chapa, lave com água morna e detergente neutro. Seque bem os pratos. E assar com sal e azeite - o topo da loucura! Esta maneira antiquada para panelas de teflon é destrutiva.

É necessário aderir às seguintes regras de operação.

  • Acessórios de metal para controlar o cozimento não podem ser usados ​​exatamente - as lâminas e estruturas similares devem ser de silicone ou madeira.
  • Se a superfície já está perdendo uniformidade, arranhões se formaram, a camada pode ser considerada parcialmente danificada, portanto após a lavagem e secagem, lubrificar a superfície interna com um par de gotículas de óleo de linhaça, cujos resíduos são bem limpos com um guardanapo de papel.
  • Você pode colocar a panela no forno, mas não ultrapasse a temperatura no forno (a temperatura máxima de aquecimento é indicada na embalagem dos pratos). Ambas as alças e outros acessórios também devem ser preparados para exposição ao calor.

Nunca lave pratos de Teflon com abrasivos. Não os esfregue com esponjas espinhosas, não faça esforços especiais ao esfregar o fundo.

Como restaurar a cobertura?

Restaurar o revestimento deformado de uma panela de teflon não é a operação mais recompensadora. Restauração profissional, se você se referir a ela, vai custar tanto que é mais sensato comprar uma nova frigideira. Julgue por si mesmo: a “ressuscitação” dos pratos é limpar as paredes e o fundo com uma broca, após o que os pratos são polidos. Depois disso, ela diz adeus às suas propriedades anti-aderentes. Mas dizer que todas as partículas de polímero serão removidas da superfície também é impossível.

Se a comida em uma panela de teflon já está queimando, se você ver arranhões, então você não deve tentar cobrir com algo novo (isso pode ser incompatível com a cozinha). A aplicação de qualquer composição química é perigosa, apenas os mestres podem fazer isso. Você, como já mencionado, só pode lubrificar a panela com óleo de linhaça em uma quantidade muito modesta.

É mais fácil estabelecer os cuidados corretos da nova panela e ensinar todos os membros da família a fazê-lo. Mas mesmo com o manuseio mais delicado, não se iluda: dois ou três anos é um período após o qual a panela precisa ser substituída.

Cuidado

É fácil cuidar de pratos revestidos de Teflon, mas certos sistemas e tarefas são necessários.

Considere as 9 regras de cuidado para uma panela de teflon.

  • Facas, colheres e garfos, bem como pás de metal - o principal tabu para tais pratos. Não assine a frase em um passo preguiçoso, trabalhe duro para garantir que as espátulas de silicone estejam sempre dentro da área da cozinha. Não vire as panquecas com um garfo, mesmo que pareça que você está fazendo isso delicadamente.
  • Tempero grosso, cristais de sal - isto é o que os pratos de revestimento de teflon "percebe" como um abrasivo.Portanto, acredita-se que em tal prato é ensopado e cozinhar, e não fritar.
  • Tente não colocar uma chapa quente sob um fluxo de água fria. Atitude silenciosa a diferenças de temperatura - não está preparada para esse tipo de tensão para um revestimento de produção fina.
    • Lavar pratos precisam de uma esponja macia ou pano feito de materiais naturais. Limpe o Teflon com uma escova de metal ou toalha, é claro, impossível.
    • Não deixe alimentos fritos na panela depois de cozinhar. Comida queimada - o inimigo dos pratos.
      • Alguns modelos de panelas de Teflon podem ser carregados na máquina de lavar louça, se o fabricante permitir isso.
        • Compre pratos com um ponto térmico (indicador de temperatura). Então você a salva do perigo de superaquecimento. Quando o ponto de calor se tornar brilhante, é hora de reduzir a temperatura.
          • Mesmo que o fabricante escreva que a vida útil da louça é de 6 ou até 10 anos, isso não se aplica ao uso frequente de utensílios. Se você cozinhar ovos mexidos em Teflon todas as manhãs, e à noite você também fritar batatas ou panquecas em uma panela, 2 anos de serviço será um período invejável para tal uso intensivo.
            • Se o alimento gorduroso secar em uma panela, é perigoso para o Teflon. Mesmo se apenas uma camada fina de gordura sem resíduos de alimentos permanecesse não-apurada no tempo, é provável que mais tarde ela só possa ser removida com Teflon.

            No arsenal da cozinha seria bom ter várias panelas: Ferro fundido clássico adequado para pratos complexos que requerem cozimento prolongado e Teflon - para rápida manipulação. E essa separação de funções permitirá que todos os pratos sirvam por um longo tempo, sem precisar de substituições freqüentes.

            Para saber como verificar o revestimento de teflon da panela, veja o vídeo a seguir.

            Escreva um comentário
            Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

            Moda

            Beleza

            Relacionamento