Comunicação empresarial

Ética corporativa: as sutilezas do gerente de relacionamento e subordinados

Ética corporativa: as sutilezas do gerente de relacionamento e subordinados

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Funcionalidades
  2. Cultura corporativa
  3. Tipos de comportamento
  4. Etiqueta de negócios
  5. Regras de relacionamento

Em qualquer estrutura, seja ela educacional, estadual ou política, existem normas éticas. O sucesso e a prosperidade da empresa determinam muitos fatores, incluindo a conformidade com a ética corporativa. Uma empresa é um sistema com um objetivo. Dentro dele funciona um grande número de trabalhadores que realizam tarefas diferentes e têm diferentes competências. Não é surpreendente que entre eles haja subordinados e superiores, e a eficácia do processo de trabalho dependerá de como a comunicação é construída entre essas partes.

Funcionalidades

A etiqueta empresarial é de natureza histórica, evoluindo ao longo dos séculos, pode variar em diferentes países, porque se baseia em tradições, costumes e rituais locais. Por exemplo, no Japão, os parceiros de negócios não apertam as mãos como sinal de saudação e respeito, mas curvam-se ligeiramente com as palmas das mãos dobradas em frente ao peito.

A etiqueta é uma forma externa de comportamento, um reflexo da qual é a moralidade interna de uma pessoa, sua educação e cultura. Finalmente, esta é uma bela manifestação de boas maneiras. A ética corporativa é um conceito que combina os valores, crenças e normas de comportamento dos funcionários de uma determinada empresa.

Cada empresa possui seu próprio código corporativo - é um conjunto de regras que definem o comportamento em diferentes situações éticas, nas relações entre empregados e superiores. Está dividido em duas partes: ideológica - o objetivo geral ou a missão da empresa, seus valores e o normativo - a lista de regras e padrões comportamentais.

Funções do Código Corporativo:

  • reputação - aumentando o prestígio da empresa devido à presença de um código, o que aumenta a confiança do cliente;
  • gerencial - determinação do padrão de comportamento coletivo.

Assim, o código é projetado para melhorar a cultura corporativa da empresa, estabelece metas e valores ideológicos comuns para os funcionários, o que, por sua vez, aumenta a eficiência de seu trabalho e da empresa como um todo.

Características do corporativismo ético são reduzidas aos padrões adotados dentro da estrutura, eles incluem - as regras de comunicação, comportamento, decência, cortesia, boas maneiras.

Cultura corporativa

Estes são os mesmos para todos os funcionários das regras e normas de comportamento da empresa em diferentes situações de negócios, bem como crenças e objetivos ideológicos.

A cultura corporativa consiste em:

  • formular um conceito unificado que inclui missão, valores e objetivos;
  • observância de subordinação, controle e gestão da organização;
  • formação de estilo corporativo individual (logomarca, cores);
  • cumprimento das normas e regras de conduta dos empregados.

Em uma empresa que está convencida de que o cliente está sempre certo, os funcionários agem de acordo com esse princípio. Eles sempre serão respeitosos com o cliente, mesmo o humor mais negativo. E eles encontrarão uma saída para uma situação difícil, mantendo boa atitude e calma.

A ciência conhece muitas formas de formar uma cultura corporativa, vamos olhar para as principais:

  • A formulação do conceito intelectual da organização - seus valores, objetivos e abordagens para o trabalho, para que funcionários e clientes possam entendê-lo.
  • Demonstração de liderança de compromisso com a cultura organizacional, com valores e objetivos, estabelecendo, assim, um exemplo do fato de que os funcionários também precisam abraçar e apoiar a cultura corporativa.
  • Criando as condições para melhorar a cultura corporativa - incentivando o trabalho em equipe, o trabalho criativo e criativo, a assistência mútua e a recusa da concorrência dentro da equipe, uma atitude amigável e positiva.
  • Levando em conta as condições e princípios da cultura atual na seleção de novos funcionários - prestando atenção às suas qualidades pessoais. Conflito ou, pelo contrário, funcionários muito infantis podem ser um elo fraco na estrutura.
  • Incentivar a adesão às normas e regras de conduta, a introdução de idéias inovadoras e soluções construtivas.

Tipos de comportamento

O comportamento dos funcionários em uma organização é determinado não apenas pela lista e pelo conjunto de regras corporativas internas da organização, mas também pela totalidade de suas próprias características psicofísicas, distribuição de papéis, exigência de atividade profissional de um funcionário, avaliação e controle, métodos e características de decisões gerenciais, característica e velocidade de adaptação de novos funcionários. a maneira como são contratados e a ordem de demissão.

Tipos de comportamento trabalhista:

  • Pessoalmente condicionado - o comportamento de trabalho de uma pessoa determina suas qualidades pessoais (caráter, temperamento, inteligência emocional), bem como crenças, idéias e valores, suas necessidades e motivações. Este tipo é dividido em vários subtipos de comportamento do empregado de acordo com o grau de motivação: pró-ativo, formalmente leal e desviante, este último - desviando do trabalho, não obedecendo às regras e superiores.
  • Papel ou funcionalmente condicionado - o comportamento determina o grau da posição ocupada pelo empregado. De um funcionário comum a um gerente sênior, a diferença é natural, assim como a diferença no padrão de comportamento.
  • Leal, tipos moderadamente leais e desleais de comportamento dos funcionários, diferindo no grau de adesão a metas, valores, regras de etiqueta e normas de comportamento organizacional.
  • Trabalho formal (de acordo com as regras e regulamentos), trabalho não formal (determinado pelas condições reais de trabalho), trabalho informal (relacionamentos não relacionados a atividades de trabalho), comportamentos que diferem no grau de participação na atividade, natureza diferente e objetivos que existem em uma organização particular.

Etiqueta de negócios

Já determinamos que qualquer empresa comercial tem seu próprio código corporativo - um conjunto de regras e um padrão de comportamento comercial. Considere as regras universais que devem ser seguidas em qualquer ambiente corporativo:

  • Seguindo o padrão de comunicação empresarial com funcionários e clientes da empresa.
  • Lealdade para com a empresa e a equipe, se preocupam com a reputação da corporação.
  • Trabalho em equipe para atingir um objetivo corporativo comum.
  • Conformidade com o controle de qualidade dos serviços prestados ou dos produtos da empresa.
  • Abordagem responsável e amigável para trabalhar com os clientes.
  • Observância de subordinação.
  • Seguindo o sistema de comunicação estabelecido na equipe, o uso da fala, escrita, comunicação não verbal.
  • Cumprimento do horário de trabalho.
  • Decisões construtivas em uma situação de conflito.
  • Desenvolvimento contínuo de colaboradores, participação em treinamentos, treinamentos, treinamentos e transferência de conhecimento para jovens e novos funcionários.
  • Adesão aos deveres do trabalho, incentivo e remuneração dos funcionários, crescimento justo na carreira.
  • Conformidade com o código de vestimenta do negócio (terno clássico para homens, um terno de calça estrito para as mulheres ou um simples estojo de corte, uma blusa com uma saia abaixo dos joelhos).

Mas é necessário observar regras éticas não apenas no âmbito do processo de trabalho, mas também na realização conjunta de feriados, isto é, em festas corporativas.

Os funcionários devem ter cuidado com a forma como são expressos, para evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Tente não atrair a atenção das autoridades, não bajular e não tente ser excessivamente cortês.

Convidar uma festa para a companhia de suas esposas ou maridos não é bem-vindo isso é permitido se tiver sido autorizado pela gerência.

Escolher um guarda-roupa para essas noites é sábio, embora seja permitida alguma liberdade na escolha do vestido de noite, mas ele ainda não deve ser vulgar ou excessivamente aberto.

Regras de relacionamento

A relação entre o chefe e o subordinado afeta a qualidade do trabalho do subordinado e do processo de trabalho como um todo. Tarefas atribuídas adequadamente por um gerente são metade do sucesso de um funcionário comum em sua implementação.

Assim como um funcionário de nível médio e baixo, um gerente deve confiar na ética comercial em seu trabalho e seguir certas regras de relacionamento.

O sucesso do gerente de relacionamento e subordinados está nas seguintes bases:

  • O líder deve ser um líder de iniciativa que irá inspirar e motivar seus subordinados.
  • Ele deve conhecer todas as informações necessárias sobre seus funcionários e, ao se comunicar com eles, confiar em suas qualidades pessoais e profissionais. Ser capaz de encontrar uma abordagem individual para cada subordinado.
  • Para poder delegar seu trabalho, distribua corretamente as tarefas entre os subordinados.
  • Realizar controle moderado sobre o trabalho de um subordinado de tal forma que ele não atinja a “tutela”.
  • Ser capaz de fornecer liberdade aos funcionários para executar tarefas.
  • Ser capaz de agradecer ao subordinado pelo trabalho realizado.
  • Não tenha medo da competência superior do subordinado em certas questões ou tarefas e aceite-o.
  • Não dê esperanças vazias e promessas que não vão ou não podem cumprir.
  • Motivar os subordinados não com a ajuda de punições, mas graças a recompensas materiais e morais.
  • Em questões controversas, ser capaz de se comunicar com os subordinados sem levantar sua voz, manter o autocontrole e a calma. Assista seu discurso: não recorra à ironia na avaliação, não insulte sentimentos, não vá para a pessoa.
  • Em relação aos subordinados para ser benevolente, mas não para permitir a familiaridade.
  • Críticas e comentários devem ser justos e somente em relação a ações, e não a pessoa, devem ser apresentadas com calma, de preferência não na presença de terceiros.
  • O líder deve ser capaz de perceber críticas de subordinados e analisar seu próprio comportamento.
  • Ser suscetível a lisonja, subserviência e admiração.
  • Não crie um círculo de "favoritos" e especialmente perto.
  • Para ser um exemplo para seus funcionários - não se atrase para o trabalho, vestido, observe um código de vestuário corporativo e exija isso de seus funcionários.

Em geral, o líder deve ser justo em seus julgamentos e críticas, ser atento e sensível a seus subordinados, a seus problemas e experiências. Ele deve ser responsável por sua equipe e pela situação, bem como no processo de trabalho. Em situações difíceis, possuir suas emoções, observar contenção, mostrar firmeza e calma.

Subordinados, por sua vez, devem respeitar o patrão, ser educados, ter tato, não mais lisonjeiro, mas comportar-se com dignidade. Os funcionários não devem ser arrogantes e hipócritas, mas ao mesmo tempo poderem ser iniciativa e executivos. Em uma palavra eles devem obedecer às regras de subordinação.

Assim, para uma cooperação bem sucedida e eficaz, os subordinados devem ser responsáveis, honestos e conscientes, sociáveis ​​com os colegas, unidos à equipe, têm um senso de pertencer à causa comum. Eles devem ter resistência e resistência, capacidade de trabalhar, ser diligentes e diligentes em tudo. Respeito aos funcionários seniores e superiores, mas ao mesmo tempo manter a auto-estima.

A tarefa para todos os gerentes é proporcionar um ambiente de trabalho saudável em sua empresa, para determinar as regras do “jogo” para todos os seus participantes, para criar condições de trabalho favoráveis ​​e confortáveis ​​para todos.E isso só pode ser feito através da formação de uma cultura interna, da presença de um código corporativo e da aderência da ética nos negócios. Esses fundamentos são a chave para o sucesso de qualquer empresa.

Veja o vídeo a seguir para o relacionamento do gerente com os subordinados.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento