Frigideiras

Panelas revestidas de titânio: prós e contras, escolha e aplicação

Panelas revestidas de titânio: prós e contras, escolha e aplicação

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Funcionalidades
  2. Prós e contras
  3. Marcas populares
  4. Como escolher?
  5. Operação e Cuidado
  6. Comentários

Entre a enorme variedade de panelas apresentadas em shopping centers, não é difícil e confusa. Hoje em dia, os fabricantes oferecem pratos com revestimentos não só de polímeros populares, mas também de alguns outros materiais. Uma das opções mais comuns é considerada um revestimento de titânio antiaderente.

Funcionalidades

O titânio é um metal leve e durável, mas ao mesmo tempo, capaz de suportar temperaturas elevadas. Caracteriza-se pela resistência à corrosão e versatilidade de uso. Este é um material muito caro, porque na sua forma pura é usado apenas em indústrias onde não há outra alternativa - por exemplo, na indústria aeronáutica (algumas peças são feitas para aeronaves) e na medicina (válvulas cardíacas são feitas de titânio).

Os pratos não são feitos inteiramente de titânio, uma vez que o custo de tais utensílios de cozinha seria tão alto que apenas algumas unidades poderiam comprar tais tachos e panelas. Portanto, na maioria das vezes nas lojas representadas pratos turísticos feitos de ligas de titânio - é fino e leve, é ideal para uso em condições de campo, mas também para a casa será uma boa opção.

Normalmente, o corpo é feito de aço, ferro fundido ou alumínio e cobre apenas a superfície interna com titânio.

Deve-se ter em mente que Não existem normas ou regulamentos GOST relativos ao revestimento de titânio anti-aderenteportanto, cada fabricante determina independentemente quais aditivos combinam metal para cobrir a panela. Alguns usam formulações baseadas em micropartículas de titânio e teflon, outros fabricam produtos à base de cerâmica e outros ainda ligam o metal com polímeros.

Utensílios de cerâmica de titânio são mais adequados para uso na vida cotidiana - a combinação de dois materiais ecológicos é ideal tanto para fritar produtos quanto para assá-los no forno.

Em qualquer caso, deve ser entendido a inscrição nos pratos “revestimento de titânio” é uma jogada de marketing, na prática as doses deste metal são insignificantes.

Prós e contras

Panelas de materiais antiaderentes tem muitas vantagens, entre elas estão as seguintes.

  • As frigideiras revestidas com titan, devido à sua espessura ideal, são caracterizadas por uma boa condutividade térmica, graças à qual os produtos são cozidos rapidamente e cozidos muito bem.
  • A superfície é aquecida uniformemente, o que reduz significativamente o tempo de fritura e cozimento dos pratos.
  • Ao usar uma panela de titânio, não há necessidade de adicionar óleo vegetal ou qualquer outra gordura para fritar, já que o próprio revestimento tem parâmetros anti-aderentes.
  • Os produtos revestidos com titânio podem ser usados ​​em qualquer tipo de fogão a gás, elétrico ou de indução.
  • Utensílios de cozinha de titânio são fáceis de limpar, uma máquina de lavar louça pode ser usada para limpeza.
  • Em uma panela revestida com titânio, você pode fazer bolos - o prato cozido fica sem esforço por trás da superfície.
  • Produtos deste tipo são caracterizados pela resistência ao desgaste.
  • Alimentos cozidos em uma chapa revestida de titânio permanecem quentes por muito tempo.

No entanto, não foi sem inconvenientes. Por via de regra, as panelas mais práticas têm um fundo espesso e paredes densas. Panelas de titânio não são uma exceção - a massividade em muitos aspectos torna o produto como um todo mais pesado, e isso não adiciona conforto ao trabalhar na cozinha.

Marcas populares

Vamos nos debruçar sobre a classificação dos fabricantes mais populares de panelas de titânio.

Tefal

A mundialmente famosa empresa francesa dominou a produção de panelas de titânio, que são multifuncionais. Eles permitem que você frite e ensopre carne e peixe, assim como legumes. Além disso, a panela é muito saborosa panquecas e panquecas, cada modelo tem built-in elementos especiais que permitem ajustar a temperatura da superfície de cozimento.

Normalmente, com a operação adequada da frigideira, a vida útil desses modelos é de 5 a 9 anos.

"Neva-metal-ware"

São produtos de produtores nacionais, que em suas propriedades técnicas e de usuário não são inferiores às frigideiras da marca francesa. É importante notar que este empreendimento produz os mais diversos utensílios de cozinha com um revestimento de titânio, é distinguido por uma superfície de paredes espessas e maior resistência. Tais produtos têm uma resistência razoavelmente alta a danos mecânicos e servem pelo menos de 4 a 7 anos.

Rondell

A empresa alemã estabeleceu a liberação de panelas de alumínio com um revestimento resistente ao calor de titânio. Produtos similares são diferenciados pela leveza e usabilidade. A comida não se prende a eles e não fica no processo de cozimento.

Como escolher?

O revestimento antiaderente, incluindo o titânio, é um fato muito importante para a panela e é, sem dúvida, um dos critérios básicos na seleção. No entanto, este indicador está longe de ser o único que precisa ser levado em conta ao avaliar a praticidade e a durabilidade do produto.

Ao escolher pratos, é necessário levar em conta uma série de outros fatores.

  • Espessura inferior É bem sabido que quanto mais tempo uma frigideira tiver que ficar em uma superfície aquecida, mais espessa deve ser sua parte inferior. Portanto, para assar carne e peixe, a espessura mínima permitida é de 5 mm.
  • Tamanho Neste caso, decorre das características da placa de aquecimento e do volume de pratos que você pretende cozinhar no seu novo prato.
  • O bisel das paredes e a forma do fundo. Se você comprar uma frigideira principalmente para fritar, é melhor usar produtos com fundo plano, e se os guisados ​​aparecerem no menu com mais frequência, é melhor dar preferência a pratos ligeiramente arredondados na área dos lados.
  • Forma Uma panela clássica tem uma forma redonda, mas no arsenal de uma boa dona de casa há produtos ovais (eles são ótimos para cozinhar peixe inteiro) e quadrados (eles devem ser usados ​​para grelhar bifes e almôndegas).
  • Caneta É aconselhável comprar um modelo com uma alça removível, pois neste caso você pode usar seus pratos para assar produtos no forno.

É importante ter em mente que fogão de indução requer uma frigideira com um fundo magnético. Para selecionar o produto desejado, basta prestar atenção aos símbolos correspondentes, pictogramas na parte inferior ou na embalagem.

Preste especial atenção ao maior revestimento de titânio. Se não é qualidade suficiente, então simplesmente quebrou em um mês. Para evitar uma escolha errada, inspecione cuidadosamente a crepitação e verifique se ela é consistente e uniforme.

É melhor passar a palma ao longo das paredes e do fundo do prato - a superfície deve ser lisa, com exceção dos modelos que fornecem alívio.

Como já mencionamos, para a produção de pratos de titânio use uma variedade de ligas metálicas e vários materiais. Cada um tem suas próprias características de uso.

Panelas com revestimento antiaderente de alumínio - isto é pratos muito pesados. Geralmente é feito com um fundo espesso e paredes densas, na maioria das vezes sua espessura varia de 5 a 10 mm. Devido à sua alta versatilidade, o produto pode ser usado todos os dias para preparar uma variedade de pratos.Não altera a sua forma, mantém o seu desempenho quando trabalha em todos os tipos de superfícies de cozimento, incluindo gás e eletricidade.

O revestimento de partículas de titânio simplifica muito o processo de cozimento, porque os produtos nunca aderem à superfície e não queimam.

As principais vantagens das panelas de alumínio incluem:

  • aumento da força;
  • facilidade de atendimento;
  • resistência à corrosão;
  • pratos podem ser tomados para a preparação de vários produtos;
  • o período de uso é de 10 a 25 anos;
  • capacidade de suportar o calor até 400 graus.

Tais pratos têm os seus inconvenientes, em particular, um preço elevado, especialmente quando se trata de produtos com uma espessura de cerca de 10 mm. Além disso, após o cozimento, certifique-se de mudar o conteúdo da louça para outro recipiente.

O aço inoxidável é caracterizado por um aquecimento bastante rápido e boa resistência ao desgaste. Neste caso, o produto é caro e, além disso, não é adequado para cozinhar em superfícies de indução.

O revestimento de titânio aumenta significativamente a vida útil destes produtos, alguns fabricantes alegam que a panela, se manuseada adequadamente, durará cerca de oito décadas.

No entanto, lembre-se, se, juntamente com o titânio, a pulverização catódica contiver aditivos de níquel, é melhor recusar a compra de tais pratos.porque, quando é aquecido, ocorrem processos oxidativos, que tornam os alimentos inseguros e podem ser prejudiciais à saúde.

Panelas de ferro fundido são agora comuns, como nos tempos soviéticos. A qualidade dos alimentos cozidos nesses pratos é excepcionalmente alta. Tais produtos podem ser usados ​​em qualquer placa.

No entanto, o ferro fundido tem uma desvantagem significativa - sem revestimento, ele rapidamente absorve odores e lembra os sabores dos alimentos para cozinhar, e é por isso que é importante garantir que esses pratos sejam cobertos com uma camada uniforme de pulverização de titânio.

Panelas de ferro fundido têm suas desvantagens. Eles são pesados ​​e mais adequados para a extinção do que para a fritura. Mas seu custo, mesmo com revestimento de titânio, é relativamente pequeno.

As panelas são muitas vezes feitas de ligas, o melhor é considerado um material constituído por 72% de aço, 10% de níquel e 18% de crómio.

Devido a esta combinação, em combinação com um revestimento de titânio, a ferrugem é minimizada, o que geralmente ocorre quando se prepara um grande número de pratos.

Operação e Cuidado

Para que a panela revestida de titânio sirva o maior tempo possível, Vale a pena seguir algumas recomendações.

  • É indesejável usar os pratos no modo de forte aquecimento. Idealmente, a chama era fraca ou média.
  • Ao limpar uma panela revestida de titânio, não é recomendado o uso de esponjas de metal e abrasivos, pois neste caso a camada antiaderente se desgastará parcialmente.
  • Não é necessário raspar com um garfo ou faca para remover pedaços de comida grudenta. Tal efeito mecânico destrói rapidamente a superfície do material.
  • Para que o alimento seja assado uniformemente, você precisa cozinhá-lo com a tampa fechada.
  • O campo de limpeza deve ser completamente limpo com um pano macio e seco.
  • Imediatamente após a compra, antes da primeira utilização, a loiça deve ser lavada em água corrente com a adição de detergente em gel, após o que deve ser seca e limpa com óleo vegetal ligeiramente aquecido. Tal processamento é desejável para repetir uma vez por mês.
  • Para misturar a comida no recipiente durante o cozimento, você precisa usar colheres e espátulas de madeira.

Ao aplicar todas essas dicas na prática, você será capaz de manter as características de desempenho dos pratos por várias décadas.

Comentários

Os proprietários de panelas de titânio em primeiro lugar observam o seu alto preço - o preço de pratos de alta qualidade começa de 3 mil rublos. Quanto maior o tamanho da panela, mais caro é. Por exemplo, de acordo com os dados do ano passado, uma frigideira de 7 cm de altura com uma alça removível custou 4-5,5 mil rublos, e um produto com um diâmetro de 20 cm e 5 cm de altura custou um pouco menos de -3-3,5 mil.

Ao mesmo tempo, como evidenciado pelas revisões, Panelas de titânio é em primeiro lugar a confiabilidade, praticidade e durabilidade e, mais importante, uma garantia de produtos de cozinha de alta qualidade. Pagando demais por uma frigideira hoje, você faz economias substanciais no futuro.

Sobre como escolher uma chapa, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento