Caldeirões

Como limpar um caldeirão?

Como limpar um caldeirão?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que é kazan?
  2. Métodos de limpeza
  3. Regras de armazenamento

O caldeirão é um tipo universal de utensílios de cozinha e permite cozinhar no fogão e no fogo aberto. No entanto, o último método de operação leva à formação de fuligem e depósitos gordurosos nas paredes externas dos pratos, razão pela qual o caldeirão precisa de cuidados mais minuciosos e meticulosos do que vasos de cozinha comuns e braseiros.

O que é kazan?

A história da aparência do caldeirão remonta ao passado distante. Os primeiros navios apareceram nos países do Oriente e foram feitos do material mais acessível em termos de processamento - cobre. No entanto, com o tempo e com o progresso no processamento de metais mais sólidos e duráveis para a fabricação de caldeirões começou a usar liga de duralumínio e ferro fundido. Estes metais diferem significativamente nas propriedades físicas, mas ambos possuem uma alta capacidade de calor. Esta propriedade, combinada com a espessura bastante impressionante das paredes da panela, torna possível lidar não só com a cozedura e a cozedura, mas também com a cozedura e assar vários pratos. Paredes grossas durante muito tempo libertam calor para os produtos no interior, razão pela qual o prato é preparado de forma mais uniforme e consegue ser alimentado com o aroma dos temperos.

Quanto à forma do produto, ele pode ser redondo ou alongado e ter um fundo plano e arredondado. Modelos de fundo plano são adequados para uso em fogões a gás e elétricos, enquanto produtos com fundo redondo são projetados exclusivamente para fogo aberto. Os caldeirões de rua são instalados em tandoors portáteis, colocados em tripés ou churrasqueiras, e às vezes até colocados em brasas. Em termos de conveniência de cozinhar, pratos redondos comparam favoravelmente com modelos tradicionais com um fundo plano. Isto deve-se ao facto de nos caldeirões redondos ser muito mais conveniente misturar alimentos, além disso, o óleo flui uniformemente ao longo das paredes inclinadas e é menos absorvido no prato. A versatilidade do caldeirão permite cozinhar vários molhos, cozinhar peixe e carne, cozinhar sopas ricas e cozinhar pilaf.

Métodos de limpeza

A escolha do método mais eficaz de limpeza de um caldeirão depende completamente do material de que é feito.

Modelos de alumínio

Caldeirões feitos de alumínio são muito mais fáceis de limpar o ferro fundido, o que é explicado pela estrutura menos porosa do metal. No entanto, liga de duralumínio à base de alumínio está sujeita à formação de placa de óxidoque aparece quando o metal está em contato com o oxigênio, que é parte do ar. Lidar com o toque é fácil. Para fazer isso, você deve limpar regularmente a panela com uma esponja de metal macio e detergente abrasivo.

O uso de esponjas rígidas é inaceitável, pois deixam riscos profundos no metal macio, no qual as partículas de comida se acumulam no interior, e gotas de gordura e fuligem do lado de fora.

A fim de limpar o caldeirão de alumínio da fuligem e fuligem, use uma bacia grande em que a água é derramada e adicione 500 gramas de carbonato de sódio, um pedaço de sabão esfregado e um par de garrafas de cola de silicato. Em seguida, coloque o recipiente no fogo, os componentes são bem misturados. Depois que eles estão completamente dissolvidos, eles colocam um caldeirão sujo lá. Ferva a panela deve ser pelo menos 25 minutos, antes de abrir a janela ou ligar o capô. Tal medida é necessária para eliminar o odor desagradável que emanará da dissolução da gordura velha.Em seguida, o caldeirão é removido, esfregando a gordura com um pano de dureza média usando um gel de lavar louça e enxaguado.

No entanto, se uma grande bacia, onde o caldeirão poderia caber, não estiver disponível, você pode usar o banho. Para fazer isso, pegar água quente nele, despeje o pó de branqueamento e despeje o líquido de lavar louça. O caldeirão é colocado na água de tal maneira que todos os lugares poluídos são escondidos debaixo d'água, e depois deixados durante a noite. De manhã, o produto é lavado com uma esponja de metal usando um líquido e bem enxaguado.

O método a seguir ajudará a remover a sujeira das paredes internas do caldeirão. Para fazer isso, basta colocar uma solução de sabão e refrigerante em uma panela e deixar ferver por 15 a 20 minutos. A composição é preparada nas seguintes proporções: 5 litros de água, 5 gramas de sabão e 2 colheres de sopa. l comida ou carbonato de sódio. Em condições de campo, limpar o caldeirão pode ser ainda mais fácil. Despeje um pouco de água, deixe ferver, umedeça a sujeira presente nas paredes e polvilhe com sal. Depois que a água no caldeirão esfria um pouco e torna-se tolerável para as mãos, o caldeirão é inclinado e a sujeira das paredes é lavada com uma esponja de metal.

Ao limpar um caldeirão de alumínio, é importante lembrar que é estritamente proibido acendê-lo, pois o alumínio não tolera forte aquecimento e pode ser deformado. Se as manchas escuras aparecerem em um caldeirão de alumínio com o tempo, então 6% de vinagre ajudará a lidar com elas, nas quais elas umedecem um guardanapo e limpam as áreas escuras. No caso da queima de comida, o sal, a soda e o ácido cítrico em uma proporção de 1: 1: 1 despeje-se em um pote, verteu um pouco da água e ferveu-se durante 20 minutos. Um efeito semelhante tem uma mistura de 1/3 de um pedaço de sabão, uma colher de amônia e um par de litros de água. A solução resultante também é despejada no caldeirão e fervida por 20 minutos.

Um pouco mais difícil de lidar com a ferrugem, danificando o metal com o caldeirão de armazenamento inadequado. Para fazer isso, o recipiente é embebido em uma solução de água e vinagre, em partes iguais, e depois com uma esponja de metal raspada de uma placa enferrujada. Se o processo de corrosão conseguiu pegar no início, então você pode fazer sem ferver. Para fazer isso, pegue uma lixa de grão grande e limpe a ferrugem. Em seguida, as áreas limpas são passadas por uma lixa de grão fino, após o que elas lavam o vaso com a ajuda de um líquido e enxaguam.

Caldeirão de Ferro Fundido

Produtos feitos de ferro fundido devem ser manuseados com cuidado especial. Apesar de sua força aparente e espessura, ferro fundido é um metal bastante quebradiço e pode quebrar se cair. Na fase de produção, os modelos de ferro fundido passam por um estágio de polimento ou de queima de óleo., o que leva à criação de camada anti-aderente e anti-corrosão. Por conseguinte, é desejável que os produtos de ferro fundido não sejam riscados, em resultado do que a camada protectora é quebrada e o produto começa a enferrujar. A contaminação interna e externa dos modelos de ferro fundido é eliminada pelos mesmos métodos que o alumínio, e implica o uso de componentes já conhecidos: sal, soda, cola de silicato e sabão em pó.

No entanto, ao contrário dos modelos de alumínio, os produtos de ferro fundido podem ser inflamados. Para isso, o caldeirão é colocado no forno e aquecido a 300 graus. Após 10 minutos, o recipiente é retirado, engraxado em todos os lados com óleo e enviado ao forno por meia hora. Este procedimento ajudará a restaurar as propriedades perdidas da camada protetora e evitará a ocorrência de corrosão.

Para a limpeza de caldeirões de ferro fundido, bem como para o alumínio, você pode usar produtos químicos domésticos. Bons resultados na remoção de alimentos queimados são dados pelo tratamento com composições para fornos e extratos de cozinha, que lidam de forma muito eficaz com graxa e fuligem de longa duração.

Em condições de campo, o modelo de ferro fundido pode ser limpo da seguinte forma: caldeirão para o topo cheio de areia do rio e pairou sobre o fogo.Após várias horas, a embarcação é liberada e enxaguada. Em vez de areia, você pode usar sal de mesa, 2 kg do qual é derramado no caldeirão e por 2 horas (mexendo), totalmente calcinado no fogão. No final do procedimento, o sal escurecerá e o caldeirão será limpo.

O seguinte método de limpeza de ferro fundido também é eficaz, no entanto, após a sua aplicação, o caldeirão precisa de um tempo de torrefação obrigatório de 3-5 vezes utilizando óleo vegetal. Assim, em um caldeirão despeje 1/2 xícara de pó de mostarda seca e ácido cítrico, na quantidade de 40 gramas, despeje 1 l de água e deixe ferver por 20 minutos. Em seguida, eles aguardam a solução esfriar um pouco e usam a esponja de metal macio para limpar as paredes internas do caldeirão. Em seguida, o produto é enxaguado, seco e calcinado.

Regras de armazenamento

Após cada utilização, os modelos de alumínio devem ser cuidadosamente limpos com um agente desengordurante, bem enxaguados e secos. Tais produtos devem ser armazenados em uma área seca e bem ventilada, uma vez que a superfície de alumínio pode se tornar um terreno fértil para o fungo.

Os modelos de ferro fundido também devem ser cuidadosamente lavados após cada uso, devem ser limpos e protegidos contra umidade excessiva.

Durante o armazenamento a longo prazo, um caldeirão de ferro fundido é recomendado para ser envolto em algodão oleado ou tecido de linho e limpos em local seco.

Papel lubrificado pode ser usado em vez de pano - também protege o produto contra umidade e previne ferrugem.

Como você pode ver, não é difícil cuidar de um caldeirão em casa. O principal é limpá-lo a tempo e não permitir a contaminação antiga. E então, cintilante e limpo, vai servir os seus proprietários por um longo tempo.

Como e como lavar um caldeirão de ferro fundido, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento