Caldeirões

Como escolher um caldeirão para o prato?

Como escolher um caldeirão para o prato?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. História
  2. Recursos de seleção
  3. Cuidado

No mundo moderno, as pessoas prestam cada vez mais atenção à qualidade dos alimentos, aos métodos e à tecnologia de sua preparação. A escolha dos pratos é enorme, os chefs experientes sabem que o sabor não depende apenas da escolha adequada dos produtos, mas também da escolha dos pratos diretamente. Um dos mais fáceis de preparar e exigidos pelas propriedades de sabor são pratos preparados por cozimento, assim como pilaf.

Um caldeirão é usado para cozinhar. Um caldeirão é uma caldeira de ferro fundido, que tem uma forma redonda com um fundo redondo, que tem paredes maciças bastante fortes.

História

A população da Ásia Central no passado levou um estilo de vida nômade. Campanhas constantes, conquistas, o estudo de novos territórios criaram uma grande necessidade de restauração. As plantas eram cultivadas e colhidas em terras adquiridas, e os rebanhos eram a fonte da carne que se movia com eles. Para a preparação de um pote foi criado, capaz de preparar alimentos para uma quantidade impressionante de pessoas. Ele se tornou um símbolo de união e hospitalidade. Caldeirões não exigiam um foco especial devido ao seu tamanho, era possível cozinhar em uma fogueira comum, que foi diluída em ranhuras. O fogo aqueceu as paredes das covas e permitiu que se conseguisse o processo de extinção lenta. O caldeirão é instalado tanto nos focos como em um tripé especial, e são montados fogões especiais com chaminés.

Um fato interessante é a existência do maior caldeirão, localizado no museu de A. Yasavi, no Cazaquistão. Tem um diâmetro de 2,2 me um peso de 2 toneladas, de acordo com a lenda, foi moldado a partir de 7 metais. É decorado com um ornamento e graças às alças, tem a forma de uma pétala de lótus.

Caldeirões modernos com um fundo chato podem ser usados ​​em qualquer tipo de fogão, dependendo das características, você pode escolher ambos para um fogão elétrico e vitrocerâmica, e você também pode escolher um caldeirão para um fogão a gás.

Recursos de seleção

Atualmente, os principais materiais para a fabricação de caldeirões são ferro fundido, alumínio e laminado. Um caldeirão de ferro fundido fornece aquecimento rápido e uniforme de pratos, bem como retém o calor por um longo período. A capacidade de alumínio é menor nas propriedades de transferência de calor, então não há tempo suficiente para infundir alimentos em tais pratos. O material multicamada também implica a presença de várias camadas de aço inoxidável e alumínio, o que garante um aquecimento uniforme e propriedades de isolamento térmico. Devido a essa composição, as propriedades antiaderentes do contêiner também são aprimoradas.

Versões de formulários também são encontradas diversas: oval, arredondado, alongado, alto, discreto, com uma ou duas alças. Tudo depende do desejo do comprador, portanto não há regras rígidas aqui. É importante considerar o lugar onde você deve cozinhar. Preste atenção à forma hemisférica, que é o padrão para cozinhar em fogo aberto, para o fogão a gás, é necessário usar suportes especiais. Se você escolher um caldeirão para um fogão a gás, então nós recomendamos um volume de até 6-8 litros, o que corresponde à taxa de pilaf para 6 pessoas aproximadamente.

Volumes maiores no fogão a gás padrão não aquecem. Para uma pequena empresa, basta comprar uma capacidade de 4 a 5 litros.

O padrão para a escolha do material é o ferro fundido, ao contrário do alumínio, não é tão leve e móvel, mas ao escolher um contêiner de grande porte de 8 litros, ele não tem concorrentes. Para um grande número de hóspedes, recomenda-se um volume de 15 a 20 litros.

Recipientes de alumínio são mais adequados para fogões a gás ou elétricos para uso doméstico. Ao escolher um caldeirão, você precisa prestar atenção à espessura das paredes. Quanto mais espesso melhor. A superfície interna não deve ter irregularidades, depressões ou saliências. E há também uma regra que quanto maior o volume de pratos, mais espessas devem ser suas paredes, pois sua espessura é o principal fator na preservação do calor interno.

Recipientes com um revestimento antiaderente de alta temperatura deterioram-se devido ao descascamento frequente do revestimento após um período de tempo. Portanto, muitos preferem o Kazan antigo e usado, o que simplifica seu uso. Revestimento esmaltado das paredes também afeta o sabor, então chefs experientes não usam esses pratos. Os produtos de cobre devem ser cuidadosamente processados, o que dificulta o atendimento.

Para a placa de cerâmica também é a melhor opção é um produto de ferro fundido. Como a panela de ferro fundido é maciça e espessa, e o encaixe na superfície é o máximo, isso garante a operação mais eficiente de tais placas.

É importante ao escolher prestar atenção ao diâmetro do fundo, o tamanho mínimo deve ser de 12 cm, escolha um modelo com o fundo mais plano, sem solavancos.

As placas de alumínio devem ter uma inserção ferromagnética, caso contrário, existe o risco de deixar traços permanentes na superfície da placa.

Para cozinhar em uma placa de vitrocerâmica, é necessário escolher produtos não muito maciços, uma vez que o excesso de ferro fundido e os ingredientes podem danificar a superfície da chapa, bem como o uso descuidado de produtos de ferro fundido.

E também hoje Caldeirões de indução apareceram. Eles são um fogão separado com um caldeirão embutido. Tais modelos são seguros, econômicos no consumo de energia, possuem reguladores de temperatura. No entanto, a desvantagem desse modelo é seu custo. Alto custo não está disponível para o consumidor médio.

Ao escolher um caldeirão para um fogão elétrico, há também algumas nuances. O queimador padrão de tal fogão é uma eletrofusão dentro da superfície de cozimento, portanto o calor é distribuído de forma desigual.

Existem modelos de caldeirões com uma superfície interna esférica, enquanto o fundo em si é plano. Tais modelos são adequados precisamente para a fritura inicial nos primeiros estágios da culinária de pratos da Ásia Central. No entanto, para o processo de extinção, é necessário controlar a distribuição uniforme do calor.

Cuidado

Qualquer prato precisa de cuidados, depende de quanto tempo, confortável e frutífero ele irá atendê-lo. Recomenda-se que o cuidado com um caldeirão comece desde o início de sua aquisição. Portanto, antes do primeiro uso, é necessário acendê-lo. Em um calor baixo, deve-se evaporar os resíduos de óleo do motor usados ​​na moldagem do produto. Então, antes de cozinhar, você pode lubrificar a superfície com óleo vegetal e aquecê-lo muito, este processo permitirá que você crie um filme que irá impedir que os ingredientes grudem. Ao usar produtos de alumínio deve usar um fogo mais moderado, uma vez que o uso de alta temperatura, pode não suportar.

Após o cozimento, os pratos são lavados e secos. O aparecimento de manchas de ferrugem em um produto de ferro fundido ajudará a evitar o processo de esfregar pratos com um pano macio embebido em óleo. Se algo queimar em uma panela de ferro fundido, então deve ser encharcado com água. Em seguida, despeje 1 kg de sal e calcinado completamente. Deixe o produto esfriar e remova o sal. Após a limpeza, é necessário acender o recipiente com óleo, como recomendado antes da primeira preparação.

Com o uso a longo prazo de produtos de ferro fundido, a qualidade dos alimentos cozidos melhora. Isto é devido à estrutura porosa do ferro fundido, que é preenchido com óleo durante o cozimento. Assim, um tipo de revestimento antiaderente é formado.Produtos feitos de aço inoxidável e alumínio podem ser lavados em uma máquina de lavar louça, eles são bem tolerados pela umidade e também não corroem.

Assim, seguindo estas orientações simples para escolher e cuidar de um caldeirão, você pode alcançar excelentes resultados na obtenção de culinária de alta qualidade na Ásia Central e surpreender os hóspedes com sua hospitalidade.

Como escolher um caldeirão para a placa, veja abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento