Fobias

Cronofobia: o que é e como lidar com isso?

Cronofobia: o que é e como lidar com isso?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. O que é isso?
  2. Causas
  3. Sintomas
  4. Como tratar?

Há muitas pessoas que estão vivenciando a perda de seu próprio tempo. Às vezes, esse medo se transforma em fobia. Para selecionar um tratamento efetivo, é necessário entender cuidadosamente as características e causas do medo incontrolável da passagem do tempo.

O que é isso?

Cronofobia (do grego antigo crono - "tempo", phobos - "medo") é um medo neurótico do tempo. Uma pessoa experimenta um horror que consome todas as horas e anos que voam instantaneamente, inevitavelmente levando à morte. Na maioria das vezes, surge um medo esmagador no momento de esperar por um evento muito importante ou desejado: algum evento solene, casamento, exame ou assistir a um programa favorito. Uma pessoa penosamente começa a contar os meses, os dias e os minutos até o momento esperado. A vida se transforma em um pesadelo completo.

Essa fobia pode ocorrer espontaneamente, mesmo durante um período de forte estresse psicoemocional. Por exemplo, alguns adolescentes modernos experimentam pela primeira vez uma inexplicável excitação ao escolher uma instituição educacional. À medida que o tempo vai à escola, a ansiedade aumenta e gradualmente se transforma em medo. E algumas semanas antes da formatura de uma adolescente que ainda não decidiu sobre uma futura especialidade, a ansiedade pode ser transformada em fobia.

Os jovens muitas vezes adquirem transtorno de ansiedade, se querem fazer o trabalho rapidamente, porque têm medo de não ter tempo para lidar com a tarefa até a data marcada. Como resultado, a tarefa é executada mal, mas muito mais cedo do que o horário agendado.

Na maioria das vezes, ocorre uma fobia em pessoas suspeitas com uma psique instável. Às vezes, pessoas com idades entre 40 e 50 anos olham ansiosamente para trás e percebem quanto tempo foi desperdiçado. Eles têm medo de não ter algo muito importante na vida. Os idosos enfrentam a cronofobia como resultado da compreensão da inevitabilidade da morte.

Pela primeira vez, uma fobia foi registrada durante o período de observação dos condenados por um longo tempo. Prisioneiros da partida de tão longo prazo é algo que está além da realidade. Por um curto período de tempo, a intensidade inicial dos sintomas diminui.

O homem se transforma em um ser não interessado com necessidades primitivas. Essa condição é chamada de neurose prisional. Esta é uma das fobias mais difíceis devido à ausência de um objeto tangível de medo.

Causas

O aparecimento desta patologia pode contribuir para uma variedade de razões:

  • predisposição genética;
  • evento traumático que ocorreu na infância;
  • experiência malsucedida de ação realizada, que trouxe resultados não totalmente desejáveis;
  • estresse transferido em antecipação de qualquer evento;
  • impôs medo do exterior: da mídia, livros, filmes, mensagens de amigos ou conhecidos;
  • situações estressantes: perda de emprego, divórcio, morte de um ente querido;
  • estado de saúde: desequilíbrio hormonal, cirurgia, doença cardíaca, menopausa;
  • depressão, depressão.

Às vezes a cronofobia pode aparecer completamente de repente devido a uma frase ouvida acidentalmente sobre a transitoriedade da vida.

Sintomas

Em contraste com a maioria das fobias, esse transtorno de ansiedade está constantemente presente na vida de uma pessoa e não aparece periodicamente em uma reunião específica com um objeto de medo. Os pensamentos tristes perseguem uma pessoa principalmente de tarde e de noite. Ele começa freneticamente a resolver em sua cabeça quantos casos conseguiu concluir em um dia, enquanto enfatiza o processo inacabado.

Chronophobe começa a superar o pânico. Ele quer correr em algum lugar longe, se esconder.

Simultaneamente com o medo patológico, os seguintes sintomas fisiológicos aparecem:

  • saltos repentinos na pressão sanguínea;
  • taquicardia;
  • respiração rápida;
  • desordem do sistema digestivo;
  • pupilas dilatadas;
  • tremendo nas pernas e nos braços;
  • desmaio;
  • aumento da sudorese.

Os sintomas psicológicos incluem falta de vontade de planejar negócios de longo prazo.

Cronófobos jovens preferem viver um dia. Eles têm medo de enfrentar a sensação de falta de tempo.

Pacientes de idade, ao contrário, fazem planos detalhados, temendo que algo não chegue a tempo. As fobias sofrem dos seguintes sintomas psicóticos:

  • estresse interno constante;
  • nervosismo;
  • desconforto;
  • insônia;
  • sentimento de perda irreversível de tempo;
  • sentimento de irrealidade dos acontecimentos;
  • ataques de despersonalização.

O sintoma comportamental da patologia é a recusa em usar um relógio.

A aparência do mostrador com as mãos pode levar ao desespero. A menção excessiva do tempo, muitas vezes provoca um ataque de pânico. Os relógios inofensivos tornam-se objeto de medo.

Como tratar?

Nos primeiros sinais de uma fobia, é necessário recorrer a um especialista experiente, que na maioria das vezes prescreve um tratamento complexo ao paciente. Primeiro, acontece a causa raiz do aparecimento do horror antes do tempo inexoravelmente correndo. Então, situações especiais são modeladas para ajudar a se livrar do medo da transitoriedade da vida.

O psicoterapeuta prescreve aqueles que precisam urgentemente de tratamento farmacológico. tranquilizantes, antidepressivos, antipsicóticos. As drogas devem ser aplicadas estritamente com a nomeação de um especialista e sob sua supervisão direta. Pequenos cursos de tomar medicamentos melhoram o bem-estar geral, mas não eliminam completamente as fobias.

Existem muitas técnicas psicoterapêuticas eficazes. Os especialistas recomendam dividir a execução da tarefa em vários períodos de tempo e agir em etapas.

Esta fobia se manifesta em cada pessoa à sua maneira, portanto Não existe um método universal. O psicoterapeuta seleciona uma abordagem individual para cada pessoa. A terapia comportamental cognitiva é usada para ensinar o paciente a controlar seus pensamentos e emoções. Paralelo formado atitude crítica ao objeto do medo.

O especialista pode aconselhar sessões hipnóticas. Um hipnotizador dá uma pessoa a uma pessoa em estado de transe para definir a percepção correta do estímulo. Pensamentos negativos estão sendo gradualmente eliminados da consciência. Homem criado de uma forma positiva. O hipnotologista direciona o chronophobe da psique para a direção certa. Depois de completar o curso completo, os sintomas negativos da doença desaparecem.

A programação neuro-linguística também é usada com sucesso no tratamento da ansiedade exagerada devido ao tempo de corrida rápida.

Idéias preconceituosas sobre o futuro são transformadas em pensamentos positivos.

Uma pessoa é capaz de se ajudar com auto-treinamento regular, o que reduz o estresse. O medo neurótico fictício de perder tempo leva à exaustão, mas na realidade não traz nenhum perigo. O treinamento automático contribui para alterar a instalação incorreta.

Não é ruim distrair os pensamentos perturbadores de afirmações, relaxamento, yoga. Um estilo de vida ativo ajuda a aumentar as endorfinas e os hormônios da felicidade, a alegria. O sistema nervoso de tintura de espinheiro, valeriana, peônia e chá de ervas à base de hortelã-pimenta, orégano e erva-cidreira são bem calmantes. O efeito benéfico no paciente tem a presença de animais de estimação.

A automedicação é efetiva no estágio inicial da doença.

Sobre as 5 principais fobias, veja abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento