Facas

Facas de carne: tipos e sutilezas de escolha

Facas de carne: tipos e sutilezas de escolha

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Características distintivas
  2. Variedades
  3. Marcas Top
  4. Como escolher?
  5. Recomendações para uso
  6. Armazenamento e cuidados

Chefs prestam muita atenção nas facas que usam. Para eles, uma faca de qualidade não é um luxo, mas uma garantia de cozimento rápido e profissional. Uma boa faca será um grande ajudante não só na cozinha de um restaurante, mas também em casa. Portanto, você não deve escolher uma opção barata no mercado próximo. Faca corretamente escolhida servirá você por muitos anos sem perder uma aparência atraente e suas propriedades.

Características distintivas

Vamos começar com o fato de que, para quase todo tipo de trabalho, é melhor comprar uma faca separada. Não se preocupe, eles não serão muito. Isso permitirá cortes e processamento de produtos de alta qualidade, enquanto os padrões de higiene necessários serão observados. Faca de carne é projetada para o trabalho duro, por isso não pode ser pequena e fina. Deve ser fácil lidar com o corte de carne crua.

Ao mesmo tempo, você não deve esperar que ele seja capaz de cortar ossos grandes.

Para estes fins, existe uma categoria separada de facas, cutelos. Se você não tem idéia de como a faca de carne perfeita deve parecer, então se familiarize com suas características. Isso ajudará a fazer a escolha certa ao comprar e prestar atenção a detalhes importantes.

  1. Faca de carne É um modelo clássico de uma faca de cozinha com uma alça maciça e uma lâmina. Uma característica distintiva é a presença de um entalhe na alça. É necessário para que ao trabalhar a palma não role para a lâmina. A carne crua não é tão fácil de cortar e, portanto, a uma certa pressão, o escorregamento pode causar ferimentos.
  2. Trabalhar com fibra grossa requer certas características do instrumento. Um dos mais importantes é uma lâmina bastante grossa. Ao cortar ou desossar, não deve dobrar.
  3. Quanto ao desenho, é completamente ausente na própria lâmina. Sua superfície deve ser lisa, sem lascar. Também para este tipo de trabalho não caberá facas com dentes.
  4. A alça é bastante volumosa. Isso é lógico na presença de uma lâmina bastante espessa. Pode ser feito de plástico ou madeira de alta qualidade. Alças de metal no processamento de carne mostram-se não do melhor lado, portanto, os especialistas recomendam recusar essa escolha.
  5. A lâmina em si deve ser feita de material durável. Afinal, muitas vezes eles não são apenas cortados e batem em um pedaço de carne. No momento, há uma grande variedade de lâminas de metal de alta resistência, mas as facas de aço de alto teor de carbono continuam sendo as favoritas.

    Como se torna claro a partir do somatório de todas as características das facas para corte, elas devem ser maciças, duráveis, mas ao mesmo tempo confortáveis ​​e fáceis de usar.

    Variedades

    Existem vários tipos de facas para trabalhar com carne. Não é necessário comprar todos eles. Mas mesmo a presença de vários básicos facilitará muito o processo de cozimento.

    • Machado machado A faca mais massiva e grande. As dimensões da lâmina variam de 450 a 500 mm. É com essa faca que a carcaça é cortada. Mas mesmo que você não faça isso em casa, a necessidade de cortar pedaços grandes ainda surge de vez em quando. É uma machadinha, a lâmina é grande, quase retangular. A lâmina está abaixo da linha da alça, projetando-se fortemente para baixo. Por causa de seu tamanho nem sempre é conveniente para as mulheres. É sim uma ferramenta masculina.

    Mas também cortar pedaços grandes de carne ou esculpir a carcaça também não é inteiramente feminino.

    • Desossa. Esta faca é muito conveniente para remover a carne do osso. Sua característica é uma lâmina fina e bastante flexível. Tem um ligeiro arredondamento, o que afeta favoravelmente a capacidade de corte. Como a separação entre carne e osso não é um processo fácil, e é preciso trabalhar em direções diferentes, uma atenção especial é dada ao cabo. Deve caber perfeitamente na sua mão. Simplifica o trabalho, minimiza o risco de escorregões e cortes.

    Uma enorme vantagem é a versatilidade deste modelo. Também pode ser usado para destruir outros produtos.

    • Universal Este modelo clássico da faca, que pode ser encontrado em quase todas as casas. A lâmina é média (cerca de 15 cm), sua espessura também está próxima dos parâmetros médios (1,5-2 mm). Esta faca pode executar quase qualquer tipo de trabalho. Mas a prática mostra que não é tão conveniente. Ainda assim, o uso de acessórios de cozinha especializados para cortar e desossar carne várias vezes simplifica todo o processo.
    • Lombo. Talvez a faca mais sutil e elegante para carne. Seu objetivo original era cortar finamente o lombo. Mas cozinheiros e donas de casa comuns perceberam rapidamente que era muito conveniente para eles fazerem fatias finas de outros produtos. Portanto, hoje é frequentemente usado para picar queijo, bacon ou legumes. O comprimento da lâmina tem um grande alcance e depende do tamanho de um pedaço de filé que você precisa cortar. Para frango e pedaços pequenos, facas com uma lâmina de 15 cm servem, mas você pode encontrar facas com uma lâmina bastante longa de 36 cm.
    • Cimitarra Faca com cabo e lâmina bastante maciços, mas ao mesmo tempo fina e curva. Na lâmina pode ser feito entalhes. A ligeira curva faz com que pareça um sabre. Apesar desse visual sofisticado, a faca pertence à categoria de universal. Pode ser usado para triturar, cortar produtos, cortar carne picada, além de desossar carne e cortar miudezas.
    • Bife. Uma pequena faca com uma lâmina bastante fina, mas durável. A linha superior da lâmina é reta, a parte inferior suavemente arredondada mais perto do final. O tamanho pequeno e a lâmina afiada da faca permite que você faça o corte perfeito e desfrute de um suculento pedaço de carne sem muita dificuldade. Existem outros tipos de facas para trabalhar com carne. Por exemplo, um giymykesh único, que é usado na preparação de lula kebab, ou faca de açougueiro, que é um atributo necessário dos verdadeiros representantes dessa profissão, assim como o famoso sátiro turco.

    Mas todos eles têm uma especialização relativamente estreita e, portanto, não são necessários para comprar para casa.

    Bife
    Gimyakesh
    Faca de açougueiro

    Marcas Top

    Há muitos fabricantes de facas, por isso é impossível listar todos eles. Apresentamos-lhe os representantes mais dignos.

    1. Fiskars. Aço inoxidável e plástico de qualidade macia no cabo.
    2. Rondell flamberg. Escolha modelos grandes com nitidez nos dois lados.
    3. Grand. Facas de alta qualidade, comprovadas no mercado.
    4. OPINEL Parallele. Aço inoxidável e cabo de madeira tornam estas facas versáteis.
    Fiskars
    Rondell flamberg
    Grandioso
    OPINEL Parallele

    Como escolher?

    A escolha da faca deve ser abordada conscientemente. Daí dependerá da conveniência de cozinhar e da vida da instância selecionada. Se você não quiser “jogar dinheiro fora” e todo ano perguntar a si mesmo “qual faca comprar dessa vez”, então lembre-se dos parâmetros nos quais sua escolha deve se basear.

    Material

    Atualmente, os fabricantes nos dão uma ampla seleção de facas. O material da própria lâmina pode ser diferente. Cada um deles tem seus prós e contras.

    • Cerâmica À primeira vista, parece que esse material é ideal em todos os aspectos. É higiênico, a superfície da lâmina não absorve odores. Além disso, as bactérias não se multiplicarão. O material é muito durável. E o que é especialmente valioso, pode ser afiado para a nitidez desejada da lâmina.Mas se falamos sobre o uso diário de tal faca, então problemas podem surgir. Cerâmica não tolera mudanças bruscas de temperatura.

    Golpes fortes também podem causar danos irreparáveis. E até a força tem um lado negativo. Devido à pouca flexibilidade com uma faca, às vezes é difícil trabalhar e pode ser quebrado ao cortar produtos muito duros (congelados).

    • Aço inoxidável de alto carbono. Talvez esta seja a opção perfeita para a lâmina. Este material é durável e bastante elástico. Na maioria dos casos, é usado para fazer facas de desossa e de açougueiro. O aço é capaz de suportar choques e cargas pesadas. Neste caso, a nitidez da lâmina permanece a uma altura. A flexibilidade facilita a separação da carne do osso. Ao mesmo tempo, não será necessário temer que se quebre quando a lâmina estiver dobrada. As propriedades anticorrosivas do aço são causadas pela presença de hidrogênio.

    Do que esse valor é maior, quanto mais tempo a faca não enferrujar.

    • Titã O material tornou-se bastante popular há pouco tempo. E ele tem seus fãs, mas também quem não gostou das facas, também tem o suficiente. O titânio não é tão durável quanto o aço. Mas isso não é tão crítico. Com o uso freqüente, a lâmina ficará rapidamente sem corte. Afiar em casa, como uma faca normal, é quase impossível. Teremos que recorrer aos serviços de especialistas. Outra desvantagem é o alto custo dessas facas.
    • Aço de Damasco. É apreciado em todo o mundo por uma alta resistência sem precedentes. A peculiaridade deste tipo de aço é o uso de várias ligas na fabricação da lâmina. O mais durável será refinado aço de Damasco. É feito de uma peça homogênea e todas as outras impurezas são removidas durante a fundição. Outro tipo é a soldagem. Com este método de fabricação em uma lâmina será conectado vários tipos de aço com diferentes teores de carbono. O aço de Damasco é muito fácil de aprender. Sua superfície é heterogênea. Pode ter manchas e manchas bonitas.

    O material do qual a lâmina é feita tem um papel fundamental na escolha de uma faca. Mas existem vários outros fatores a serem considerados.

    1. Lidar com material. Em facas para carne é melhor escolher a alça de madeira ou plástico.
    2. Alça ergonômica. A faca deve caber bem na mão. Neste caso, eles vão trabalhar um prazer.
    3. Preço. Não escolha opções baratas. Materiais de qualidade não podem ser baratos. Mas itens muito caros também não devem ser comprados. Esta é uma ferramenta de cozinha, não um objeto de arte.
    4. Forma Você pode comprar um conjunto inteiro de facas para compromissos, e você pode conviver com dois, se escolher a escolha certa.

    Recomendações para uso

    Atualmente, há uma grande variedade de facas. Cada dona de casa decide, independentemente, se terá uma ferramenta universal para trabalhar com carne, ou para cada tipo de trabalho, comprar uma separada. No primeiro caso, você pode economizar significativamente na compra. Afinal, com três ou cinco facas, você ganha uma. Ao mesmo tempo, ele lida bem com todas as tarefas. Mas vale a pena notar que O uso frequente (especialmente para fins diferentes) pode rapidamente embotar, arruinar ou simplesmente usar um produto.

    No final, você ainda tem que ir à loja para uma nova faca.

    No segundo caso, será necessário dispor de uma grande quantia para a compra de várias facas de uma só vez. Mas eles servirão muito mais. Afinal, uma faca de desossar servirá apenas para cortar carne e um cutelo para cortar pedaços grandes e carne congelada. Ao mesmo tempo universal ou lombo estará esperando nas asas. Não haverá carga adicional em nenhum produto. E é bem possível, com uma atitude tão cuidadosa e racional, que os produtos durem muito mais do que o prometido pelo fabricante. Existem algumas regras tácitas quando se trabalha com facas.

    1. Use a faca de carne apenas para o fim a que se destina. Para fatiar salsichas, queijos, legumes e frutas, compre cópias individuais.
    2. Corte apenas em tábuas de corte de madeira ou plástico. Será mais fácil mudar o tabuleiro em um ano do que comprar uma nova faca, cuja lâmina será estragada em uma superfície de vidro ou mármore.

    Armazenamento e cuidados

    O cuidado competente e cuidadoso das facas pode prolongar sua vida útil várias vezes. Para fazer isso é um piscar de olhos. Vale a pena recordar apenas algumas regras básicas, e as suas facas durante muito tempo irão deliciá-lo com uma excelente aparência e excelentes capacidades de corte.

    1. Produtos com cabo de madeira não devem ser mantidos úmidos. Evite também o contato prolongado com a água. Após o banho, é melhor limpar a alça e a lâmina imediatamente.
    2. Recomenda-se que as facas de carne sejam lavadas à mão. Portanto, não se apresse em colocá-los na lava-louças.
    3. Ao lavar, é necessário limpar não só a própria lâmina, mas também a alça para se livrar de micróbios perigosos.
    4. As facas devem ser cuidadosamente limpas com uma toalha. A água é ruim tanto para a lâmina quanto para o cabo, assim como os elementos de conexão.

          Você pode comprar um conjunto de facas, e nenhuma delas combina com você. É necessário aproximar a escolha deliberadamente, então o objeto lhe servirá por muito tempo e será agradável e conveniente no trabalho.

          Como escolher facas de cozinha, veja o próximo vídeo.

          Escreva um comentário
          Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

          Moda

          Beleza

          Relacionamento