Cães

Setter escocês: a história da raça, como se parece e como contê-lo?

Setter escocês: a história da raça, como se parece e como contê-lo?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. História da origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Recursos de educação e treinamento
  5. Condições para o conteúdo
  6. O que alimentar?
  7. Regras de cuidados

O Scottish Setter ou Gordon não é apenas uma raça muito bonita, graciosa e elegante, é um cão que possui um excelente instinto. Os animais não estão apenas se tornando excelentes animais de estimação, mas são usados ​​ativamente na caça de caça. Além disso, os representantes da raça geralmente se tornam expositores, e se você deseja mergulhar no mundo diverso da criação de cães, com o escocês você pode fazê-lo em direções completamente diferentes.

Mas antes de comprar um cachorro, é importante conhecer a história de sua origem, estudar os hábitos, entender o que será o cuidado certo e como treinar.

História da origem

Pela primeira vez a menção da raça é encontrada em 1570, na Inglaterra. No entanto, definitivamente não era o cachorro que vemos agora. Na forma atual, a raça foi formada apenas no início do século XIX. Setter escocês foi obtido pelos criadores por cruzamento. Existem versões de acordo com as quais raças como bloodhounds, retrievers, greyhounds, ponteiros estão envolvidos na criação do setter, algumas fontes também se referem aos poodles, a história é rica, e 100% dos dados, infelizmente, não são. Como resultado do trabalho de seleção, três grupos principais de setters foram formados: irlandês, que às vezes é chamado de vermelho, inglês (branco com salpicos) e, claro, escocês com uma cor predominantemente preta e tan característico.

Pátria do Setter escocês é considerada a cidade chamada Fohabers, localizada no norte do Reino Unido. Foi lá que viveu o duque Alexander Gordon, que fez a contribuição mais significativa para o desenvolvimento da raça. Essa variedade foi posteriormente nomeada em sua homenagem. No castelo de Gordon, havia 2 creches, nas quais foram criados haras e setters. A contagem ficou fascinada pelas qualidades dos cães e ficou encantada com a aparência. Foi ele quem formou a cor uniforme e definiu os primeiros padrões. Em 1882, a raça criada na Escócia foi enviada para a América, onde depois de mais dois anos, foi oficialmente reconhecida pelo Kennel Club.

Desde o início do século 19, os cães começaram a se espalhar na Europa e atingiram a Rússia, onde os ávidos caçadores gostavam. Infelizmente, depois da guerra, o rebanho diminuiu, e até agora a raça não teve tempo de se recuperar em sua abundância anterior. Ao longo dos anos, e devido às excelentes qualidades da raça, a situação está mudando para melhor e agrada.

Descrição

Entre os setters, esta raça é a maior. Dentro da visão, os parâmetros variam de acordo com o gênero.

  • Machos Em média, a altura (na cernelha) de um indivíduo pode chegar a 65 centímetros, mas o peso é bastante pequeno, dentro do intervalo normal o cão é considerado como tendo 29 kg de peso.
  • Cadelas. Altura - 62 cm, peso médio - 25 kg.

Em geral, é muito magra e variedade muscular, o que não é surpreendente, uma vez que foi criado para a caça. O cabelo é longo, com uma leve onda, mas na parte frontal da cabeça e nas bordas das orelhas é curto. Na base da cauda, ​​a pele é mais alongada, tornando-se mais curta à medida que se aproxima da ponta. Cor preto e castanho (cor castanha). Os pontos ocos estão localizados acima dos olhos (no início da sobrancelha), no focinho dos lados, há uma marca na garganta, dois pontos simétricos devem estar presentes no peito, também marcas adornam as patas e um bronzeado fica na área sob a cauda.

Nós damos uma descrição detalhada dos setters.

  • Focinho Por proporções considera-se quadrado, igual ao crânio de comprimento. A parte de trás do nariz é reta, o nariz em si é bastante largo, preto, com as narinas abertas. O lábio superior paira sobre o fundo e fica ligeiramente pendurado. Por causa dessa estrutura, a mordida é chamada de tesoura, neste caso, os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores.
  • Os olhos podem ser chamados de pequenos, amplamente plantados. Por causa da pálpebra inferior abaixada, o olhar pode parecer triste. A cor da íris é marrom escuro.
  • Orelhas Alongada, larga, mas fina. Comece no nível dos olhos e pendure-se além do focinho, enquanto adjacente à cabeça.
  • Corpo Musculoso, magro. Withers expressa. O pescoço é bastante longo, mas não fino. Tórax largo, abaixado na direção descendente. Barriga dobrada.
  • Membros. Em linha reta, firme, bastante afastada. As patas são arredondadas.

Filhotes de Gordon rapidamente adquirem cor e proporções semelhantes aos adultos, por isso mesmo em tenra idade você pode distinguir um cão de raça pura de um filhote de cachorro de origem mista.

Personagem

Em geral, temperamento é descrito como calmo, afetuoso, brincalhão e amigável. É claro que em cada raça há cães com temperamento, mas, além dos dados naturais, o treinamento também deve agir, então qualquer levantador pode ser adequadamente criado. Outros cães e animais são geralmente amigáveis ​​e calmos. Se você está preocupado, se vários animais de estimação diferentes podem se dar bem no mesmo espaço, você não deveria. Setter vai encontrar uma linguagem comum com a fera existente, mesmo que seja um animal pequeno e medroso.

As qualidades com um sinal de menos nesta raça incluem teimosia. Se você não começar a educação a tempo, pode perder o momento, e o animal nunca vai querer aprender boas maneiras e regras de comportamento.

Outro ponto para o qual você deve prestar atenção é que eles têm uma posição dominante na matilha de cães, portanto, lutas podem surgir entre as empresas de quatro patas, especialmente no sexo masculino. Os Gordons se dão bem com as crianças, estão ligados a todos os membros da família, sem exceção, mas ao mesmo tempo tratam com desconfiança de estranhos. Eles não atacarão se um estranho se aproximar, mas pode dar um alarme ao invadir seu território. Para esta raça, a comunicação com o hospedeiro é muito importante, então eles suportam uma longa separação. Se você costuma fazer viagens de negócios e não tem a oportunidade de levar um animal de estimação, é melhor escolher outra raça para que o cão não sofra. Para o desenvolvimento harmonioso do animal de estimação será necessário dar um estresse mental e físico significativo. Isto é especialmente importante durante o período de crescimento ativo do filhote.

Recursos de educação e treinamento

Considere a opção em que o cão aparece em sua casa, sendo um filhote de cachorro. Afinal, se você pegar um adulto, provavelmente, seu personagem já está formado, e você não pode mudar muitoTerá que ter um novo membro da família como é. A primeira coisa que você deve fazer quando um filhote aparece em sua casa é apresentá-lo ao seu entorno. Apresente-o não apenas a todos os membros importantes da família, mas também mostre a sala. Inicialmente, estabeleça padrões - o que você pode e não pode fazer. No futuro, adira estritamente a essas regras sem exceções.

Comece a se engajar em treinamento, ou seja, o estudo direto das equipes pode ser em atingir a idade de 5-6 meses. Mais comumente, o método comum de cenouras e paus é usado para reunir, e deve haver mais pão de gengibre no caso de setters do que chicotes. Comandos verbais básicos podem ser acompanhados por um apito ou gestos, uma vez que estes cães estão muito atentos às ações do dono e podem mais tarde estar mais dispostos a executar comandos apresentados na forma de um gesto do que ordens verbais.

Começar a se exercitar com um filhote de cachorro vale a pena antes que ele esteja cheio, e depois ele corre um pouco e lida com as necessidades básicas.Cada proprietário determina a duração da lição: observe o interesse do cachorro e tente não se envolver com a força. Esteja atento ao comportamento, os cães são eloqüentes à sua maneira.

Não é recomendado começar a explorar uma nova equipe se você não tiver concluído a anterior bem. Proteja o material e alcance seu domínio antes de dominar novos truques. É importante aprimorar as habilidades não apenas na casa (mesmo que você faça em seu próprio gramado aberto e espaçoso), mas também na natureza, em um ambiente anteriormente desconhecido. Organize ataques periódicos, mas mantenha seu animal de estimação sob controle.

Quando posso ir ao campo?

Até que o lançador compreenda claramente e execute comandos como “Próximo”, “Suporte”, “Lugar”, “Não pode”, “Avançar” e “Lie”, é melhor não ir para grandes espaços abertos, especialmente sem coleira Além disso natasku deve ser realizado em etapas, e é melhor confiar este processo a um profissional, se você não está confiante em suas próprias forças e métodos:

  • desmame da perseguição;
  • estudo da exposição do cão;
  • execução correta de comandos à distância;
  • treinamento para o suspensor e suporte;
  • habituação à busca do ônibus espacial;
  • praticando o comando feed;
  • incutir o comportamento calmo durante a filmagem.

Condições para o conteúdo

Vamos começar com o mais importante - sem correntes e fechadas caixas pequenas. Setters amam a liberdade e precisam de espaço para uma boa saúde e atividade suficiente. Se você planeja manter o cão em uma área cercada, então ele deve ser dividido, e o perímetro é melhor para colocar telhas ou concreto, para que o animal não possa fazer uma escavação. Não é necessário ter uma casa de campo privada para obter tal cão. Gordons são perfeitamente adaptados para morar em um apartamento. O principal é que o animal teve a oportunidade de ser ativo. Quero dizer não só andar, mas também a disponibilidade de espaço livre no apartamento.

As atividades devem receber atenção especial, esta é uma das principais condições para uma boa qualidade de vida para esses cães. Pelo menos uma vez por semana você deve ter a chance de sair da cidade ou passear com seu cachorro em um grande parque. Você pode combinar andando o animal e seus próprios esportes, como correr ou andar de bicicleta, scooter ou skate. As distâncias diárias de 3 a 10 quilômetros com um aumento gradual das distâncias serão uma ótima maneira de caminhar.

Outra característica do conteúdo é a lã. É bastante longo e exigirá lavagem, penteados e cortes frequentes. Aprenda a fazê-lo sozinho ou descubra com antecedência o mestre, com quem o cão e você será capaz de construir mais trabalho. Se você tem um cão show, uma das regras principais é que o participante do show não deve morar na rua. Devido às condições climáticas, o cão irá alterar a constituição do pêlo, ou seja, haverá um subpêlo, e isso afetará a aparência.

Pente de animal de estimação deve ser pente com dentes raros. Para evitar a formação de tufos e aglomerados de lã feltrada, a freqüência de penteação não deve ser menor que uma vez a cada 2 dias. Não exagere com o banho. Recomenda-se lavar os cães regulares uma vez em 30 dias e mostrar amostras a cada 7-10 dias. Em nenhum caso devemos nos esquecer de xampus e bálsamos de cuidados especiais, para não exagerar na pele devido à lavagem freqüente. E também não se esqueça do óleo. Quais escolher - pergunte ao criador, instrutor ou veterinário.

Além da lã, é importante cuidar de seus dentes e orelhas. Recomenda-se fazer a limpeza pelo menos uma vez por semana. Preste atenção aos olhos, remova a formação a tempo. Garras também precisam de cuidados. Se você não cortá-los a tempo, o animal ficará cansado de andar mais rápido e o risco de ferimentos aumentará durante o treinamento e em casa. Em 3-4 semanas as garras crescerão e precisarão de correção, considere isto.

O que alimentar?

Se você decidir ter um cachorro, lembre-se, ele trará não apenas muita alegria, mas também, literalmente, uma certa parte de sua renda. O proprietário determina como construir uma dieta equilibrada. Será um alimento natural ou você tentará usar alimentos prontos. Em qualquer caso, o programa é melhor pensar com antecedência. Um ponto importante que você deve estar ciente é a nutrição no inverno e durante o esforço físico ativo (por exemplo, durante a temporada de caça). Neste caso, a ingestão calórica é aumentada em 2-3 vezes em comparação com a dieta habitual.

Não há nada difícil na escolha do feed. Gordon é comida perfeita para cães grandes. O ajuste ocorrerá apenas de acordo com o peso e a idade do cão.

Regras de cuidados

Em geral, esta raça é bastante forte, resistente e não muito caprichosa, mas, infelizmente, como outros cães, criados por procriação, eles têm suas doenças mais frequentes, sobre as quais um bom dono é mais conhecido antecipadamente. Doenças genéticas que podem afetar seu animal de estimação:

  • catarata;
  • displasia da anca;
  • atrofia retiniana;
  • hipotireoidismo;
  • possível torção do estômago (devido às peculiaridades da estrutura do tórax).

Prevenção destas doenças será a vacinação oportuna, tratamento de parasitas e, claro, observação periódica e sistemática no veterinário. Durante a caça, esses cães podem receber microtraumas (cortes, entorses, contusões). É melhor prestar atenção a isso, especialmente se as feridas estão sangrando ou começaram a infeccionar. Após cada caminhada, inspecione cuidadosamente o cão em busca de ferimentos. Em geral, setters são animais de estimação maravilhosos. Sua expectativa de vida é de 10 a 13 anos, e todos os dias passados ​​com esse animal serão lindos e alegres. Este é um ótimo cão que é adequado para uma família com crianças pequenas e para trabalhos de caça sérios. Esta é uma raça bonita, inteligente, amigável e muito sensível que qualquer host pode se orgulhar.

Não duvide que o cão vai amá-lo de todo o coração e não se esqueça de retribuir.

Para aprender como treinar adequadamente um setter escocês, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento