Utensílios de cozinha

Steamers: recursos, tipos e usos

Steamers: recursos, tipos e usos

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Dispositivo e princípio de funcionamento
  2. Características e funções
  3. Variedades
  4. Prós e contras
  5. Avaliação dos top models
  6. Como escolher?
  7. Regras de funcionamento
  8. Cuidado

Acredita-se que o ebulio do vapor retenha todas as propriedades benicas dos alimentos, o que o torna mais saudel e mais nutritivo. Um dos dispositivos para processamento de vapor de alimentos é um banho-maria, que muitas vezes pode ser encontrado em hospedeiras russas. Este artigo irá discutir as características, variedades e métodos de utilização de modernas caldeiras a vapor.

Dispositivo e princípio de funcionamento

Em suma, a panela a vapor processa alimentos devido ao forte fluxo de vapor que é formado pelo aquecimento de água em um dos recipientes do aparelho. O dispositivo funciona da seguinte maneira.

  • O tanque inferior da caldeira dupla é preenchido com água, que aquece e ferve sob a influência do elemento de aquecimento na base do banho-maria.
  • Acima do tanque de água há tanques adicionais com grades através dos quais o vapor passará.
  • Depois de ferver a água forma gradualmente uma densa corrente de vapor, que é distribuída uniformemente em todas as tigelas, enquanto processa termicamente a comida.
  • Durante todo o procedimento, uma grande quantidade de água ou condensado se forma nas paredes das tigelas, que saem pelos buracos e entram em uma panela especial.
  • Assim que a água se esgote, o vapor é liberado e o dispositivo termina automaticamente.

Com este método de cozinhar não requer óleos vegetais - o vapor faz todo o trabalho por conta própria. O resultado são alimentos saudáveis, com baixo teor calórico e baixo teor de gordura.

Externamente, o banho-maria se parece com isto: a base de plástico ou metal com o painel de controle, com base em um ou vários níveis em que a comida está localizada se estabelecer. No topo do design está fechado com um vidro denso ou tampa de metal com furos que liberam o excesso de vapor.

Características e funções

Independentemente da variedade de vapores, eles são caracterizados por certas características e funções, que são mais frequentemente encontrados em designs modernos.

  • Gestão Acontece mecânica e eletrônica. O controle mecânico é mais simples e está presente em modelos domésticos. Dispositivos em mecânica não diferem em grande potência ou em uma variedade de modos, no entanto, eles servem muito mais tempo e não precisam de profilaxia freqüente. Os modelos com controlo electrónico (através de um ecrã táctil) são difíceis de reparar, são mais caros, mas existem a priori vários modos que permitem abordar com precisão a preparação até mesmo dos pratos mais complexos.
Mecânico
Eletrônico
  • Número de programas. Os vapores de comida eletrônica são equipados com vários programas de processamento de alimentos. Normalmente, estes são três programas: “degelo”, “aquecimento” e “vaporização”. Nos modelos mais caros existem até 5-7 programas separados, que incluem mais de cem receitas e modos de cozimento diferentes.
  • Poder. A partir do poder depende da eficiência do processamento de alimentos. Caldeira dupla padrão de potência com 2 taças deve ser 800-1000 watts. Os vaporizadores mais potentes têm uma capacidade de 2000 watts e contêm 4 ou 5 níveis de cestos.
  • Conclusão Se você não levar em conta acessórios adicionais, o banho-maria consiste de uma base (base com um centro de controle), tigelas ou cestas, além de paletes. O número de paletes e bacias depende da potência e controle do modelo.
  • Temperatura A temperatura média do vapor no dispositivo é de 100 graus Celsius, esta temperatura permite que você salve todas as propriedades úteis dos produtos. Além do modo de vaporização, os vaporizadores complexos devem ter um modo de fritura que permita cozinhar até mesmo uma grelha.

Não se esqueça que qualquer modelo individual do banho-maria tem as suas características individuais, que dependem do preço, potência e fabricante de aparelhos.

Além das características gerais, os vapores eletrônicos, bem como alguns modelos de controle mecânico, possuem diversas funções que facilitam o processo de cozimento.

  • Auto-controle da temperatura do vapor, independentemente da pressão atmosférica externa. Isso significa que o dispositivo pode ser usado em qualquer condição climática e atmosférica.
  • Lembrete automático sobre a limpeza do elemento de aquecimento, bem como a contaminação das próprias tigelas.
  • A função de início atrasado é útil para aqueles que não têm a capacidade de ligar o vaporizador em um determinado horário. Por exemplo, se você estiver indo trabalhar à noite, você pode definir um temporizador para o meio do dia para que a comida é cozida e aquecida até a sua chegada.
  • Auto-cozimento. Nos vapores modernos existem vários modos de cozimento, assim como pelo menos 20 receitas diferentes para cozinhar. Tudo isso permite que o proprietário do dispositivo não se preocupe com uma seleção independente de receitas e não perca tempo na determinação da temperatura ideal.
  • Em novos modelos, há também uma função de aquecimento rápido de alimentos, como em microondas.
  • A função de alerta sonoro ajuda a monitorar o final do processo de cozimento com a ajuda de bips.
  • Nos modelos modernos existe um orifício especial com uma indicação através da qual é possível monitorar o nível da água no tanque para obter líquido e, se necessário, completá-lo. Em alguns modelos, a água pode ser adicionada diretamente durante o cozimento.
  • Função de desligamento automático em caso de sobreaquecimento, quebra ou aperto insuficiente dos cestos ou base.

Variedades

O mercado atual de utensílios de cozinha oferece diversas variedades de vapores, dependendo do material de fabricação, da autonomia e do número de camadas.

Dependendo do material, existem vapores de vidro, metal e bambu.

Glass

Uma caldeira dupla de vidro consiste em dois elementos: uma panela grande e funda (que desempenha o papel de um elemento de aquecimento) e uma tigela de vidro com orifícios na parte inferior. A água é despejada na panela, que quando aquecida cria o vapor necessário para o processamento de alimentos. Deve-se dizer que esta opção é muitas vezes vendida exatamente no kit com uma frigideira adequada.

O mesmo aço inoxidável ou ferro fundido pode aquecer a temperaturas significativas que danificam a integridade do elemento de vidro. Acredita-se que os vapores feitos de vidro trazem muitos benefícios, já que não afetam o sabor e a cor dos alimentos, e também mantêm o calor por muito tempo.

Deve entender-se que os vapores de vidro são por vezes entendidos como vapores electrónicos de pleno direito com taças de vidro.

Metálico

As caldeiras duplas de metal são na maioria das vezes modelos feitos de aço inoxidável. A vantagem dos vapores de aço é que eles aquecem rapidamente, servem por um longo tempo e não saturam alimentos com elementos nocivos. Por design, esta caldeira dupla é uma panela de fundo duploonde a água é despejada no fundo inferior para gerar vapor, e o alimento é colocado no fundo fino superior para aquecer ou processar alimentos.

Neste caso, o nome de vapores de metal também pode ser entendido como modelos elétricos com cestos e tigelas de metal.

Bambu

O vapor de bambu é considerado uma opção ecologicamente correta que não causa nenhum dano ao corpo. Além disso, o bambu é incrivelmente resistente a altas temperaturas, o que não permite deformar ou estragar a comida.Algumas donas de casa notaram que a comida depois de cozinhar na caldeira dupla de bambu dá um sabor vegetal agradável.

Por design, esta caldeira dupla é uma frigideira ou panela de metal com uma camada de recipiente de bambu em vez de uma tampa. Nesta capacidade há um grande número de buracos através dos quais o vapor e entra na comida.

Wood

Vapores de madeira, como bambu, com processamento adequado capaz de suportar temperaturas significativas e até vapor. Esses modelos são considerados igualmente seguros, além disso, são absolutamente idênticos no design.

Dependendo da autonomia, os steamers são divididos nos seguintes tipos.

  • Caldeira dupla completamente autônoma com funções precisas. A versão usual do banho-maria, que é mais freqüentemente encontrada nos mercados de aparelhos de cozinha. Representa a base com 1-2 tigelas e 1 palete.
  • Liquidificador de vapor. Uma variante de um vaporizador multifuncional, que, depois de aquecer ou processar alimentos, mói-o numa mistura da consistência indicada. Normalmente, em tais vapores, legumes ou frutas são preparados para crianças pequenas.

Além disso, existem vários programas de culinária que combinam não apenas o tratamento térmico dos alimentos, mas também o modo de moagem.

  • Steamer-multicozinha. Uma das variantes mais comuns do banho-maria, que combina várias funções separadas de uma vez: cozinhar, estufar, fritar e processar a vapor de alimentos.

Normalmente, esses dispositivos são os mais caros e combinam mais de 10 modos de operação e mais de 100 receitas separadas.

  • Frigideira de vapor. É uma panela funda até 3-3,5 litros por volume. Tal panela combina vários elementos: uma grade de comida, uma tampa com furos para vapor, bem como a própria panela (onde o fundo age como um elemento de aquecimento). Neste caso, você pode conseguir assar alimentos, no entanto, é extremamente difícil controlar a quantidade de água.

Essas panelas devem ter um revestimento de Teflon antiaderente. Quanto ao material de fabricação, a melhor opção seria de aço inoxidável ou alumínio.

  • Wok-caldeira dupla. Tal caldeira dupla é um caldeirão semicircular, coberto com uma tampa apertada. Dentro do nível médio é uma grade de metal, o nível inferior é preenchido com água. A peculiaridade desta caldeira dupla é que esta forma permite que o calor divida uniformemente ao longo de todas as paredes. Consequentemente, a água aquece a água mais rapidamente e a comida é dada ao vapor e ao calor de todos os lados. Para criar esses vapores, use cerâmica ou ferro fundido.

Steamers diferem no número de camadas.

  • Um fogão a vapor de três e quatro camadas é uma versão volumétrica do dispositivo para famílias grandes.
  • Um vaporizador de duas camadas com duas tigelas é adequado para cozinhar carne, sopas e cereais de tamanho médio.
  • Caldeira simples ou mini-dupla - uma versão compacta de uma estrutura pequena com apenas 1 nível. Adequado para cozinhar lanches, bem como pequenas porções do segundo e primeiro cursos.

Prós e contras

    As donas de casa modernas atribuem aos vapores uma série de aspectos positivos e negativos que de alguma forma afetam a conveniência de cozinhar ou seu sabor.

    Primeiro, considere as vantagens de tais dispositivos.

    • A comida cozida em banho-maria, permanece muito quente e quente graças ao dispositivo especial apertado deste dispositivo. Em uma sala típica com temperatura média, a comida em banho-maria pode permanecer quente por 14 horas após o cozimento. Se você deseja esfriar a comida, mantendo-a por um longo tempo, a tigela com comida pode ser colocada em freezers.
    • Nenhum dos outros dispositivos eletrônicos modernos tem funções de banho-maria - graças a um método de cozinhar em vários níveis, a comida pode ser encharcada com aromas de especiarias, vegetais e ervas, localizados em outras tigelas.
    • Como em qualquer eletrodoméstico de cozinha, em um banho-maria, vários modos de cozimento com temporizadores e temperatura do vapor devem ser inicialmente configurados. Isso significa que você não precisa monitorar o funcionamento do dispositivo - basta pegar alimentos saudáveis ​​já preparados.
    • Acredita-se que o tratamento de vapor da comida não a prejudique. Este é o tipo mais suave de aquecimento que é capaz de aquecer alimentos sem tratamento térmico agressivo.
    • O banho-maria permite-lhe aproximar-se mais sutilmente da preparação dos alimentos mais variados, enquanto o proprietário do dispositivo não conhece necessariamente as características desta preparação.

    No entanto, existe um dispositivo e contras.

    • Steamer, como qualquer outro dispositivo, precisa de cuidados regulares e meticulosos.
    • Vapores volumosos que permitem cozinhar comida para toda a família de uma só vez, muitas vezes ocupam muito espaço. E isso pode fornecer não cada hostess.
    • O vapor, que tem um efeito favorável na comida, é capaz de causar danos significativos a móveis, tintas e papel de parede nas paredes, até mesmo a reabilitação do teto. Isso significa adicionar ao incômodo de cuidar da cozinha.
    • Normalmente, cestas e tigelas usadas para cozinhar são muito volumosas - elas são difíceis de colocar em uma máquina de lavar louça.

    Note-se que as tecnologias de hoje não estão paradas - todos os dias aparecem modelos cada vez mais sofisticados de caldeiras a vapor que permitem evitar algumas das desvantagens e dificuldades na operação do dispositivo.

    Avaliação dos top models

    A lista dos melhores e mais funcionais fogões a vapor muda a cada ano - abaixo você pode ver a lista de fogões a vapor mais populares hoje em dia. Em ordem crescente de qualidade, serão apresentados os 5 melhores modelos do mercado.

    VITEK VT-1560

    Popular entre as donas de casa chinesas steamer, o preço é bastante elevado, mas agora o poder excede todas as expectativas.

    Vantagens:

    • excelente isolamento de áreas de processamento de alimentos;
    • 3 recipientes para alimentos a granel;
    • design interessante;
    • poder impressionante;
    • função de início atrasado.

    Desvantagens:

    • custo;
    • cabo curto e não particularmente forte.

    Stadler Forma Steamer Um SFS. 900

    Um dos modelos mais poderosos no mercado hoje.

    Vantagens:

    • montagem robusta de um fabricante confiável;
    • função de vapor rápido;
    • melhor sistema de segurança: o dispositivo desliga em caso de sobreaquecimento ou ausência de líquido.

    Desvantagens:

    • água de despejo inconveniente;
    • tampa superior frágil;
    • Existem problemas com a execução dos comandos declarados no modo "auto".

    BORK F700

    Outro produto fabricado na China. Você pode cozinhar até três refeições de cada vez.

    Vantagens:

    • aparência maravilhosa;
    • custo do orçamento;
    • Segmentação agradável de recipientes para cozimento simultâneo de diferentes tamanhos;
    • construção confiável.

    Desvantagens:

    • tamanhos grandes;
    • dificuldade em limpar e lavar componentes;
    • recipientes não particularmente confiáveis.

    Scarlett SC-142

    Muito fácil de gerir modelo, completo com uma tigela para arroz. No controle mecânico.

    Vantagens:

    • carcaça feita de alta qualidade e material durável;
    • design interessante;
    • compacidade da taça e da própria base;
    • baixo custo;
    • escassos custos de eletricidade.

    Desvantagens:

    • com o tempo, a cor dos nichos e a base em si diminuem significativamente, a aparência geral do modelo é perdida;
    • recipientes não particularmente convenientes para lavar na máquina de lavar louça.

    Panasonic NU-SC101

    A melhor opção em preço e termos técnicos até o momento.

    Vantagens:

    • montagem idealmente forte;
    • grande volume;
    • garantia de vida útil longa;
    • aquecimento por convecção;
    • preservação de todos os nutrientes durante o aquecimento e tratamento de vapor;
    • isolamento total dos produtos através de uma cobertura horizontal densa.

    Há apenas uma desvantagem aqui - longe do custo do orçamento.

    Como escolher?

    É bastante difícil escolher um vaporizador de qualidade, porque nem sempre é possível verificar a construção do modelo sozinho.Além disso, escolha um banho-maria deve basear-se nas variedades de alimentos futuros e uma variedade de pratos. Abaixo está uma lista de parâmetros e componentes do banho-maria, que deve prestar atenção ao comprar.

    • Taças e cestos. Esta é a primeira coisa a observar. A partir do número, forma e volume das cestas depende da quantidade de comida que você pode cozinhar ao mesmo tempo. Tenha em mente que é impossível remover os copos no próprio processo de cozimento, você pode danificar o aparelho, bem como quebrar a temperatura e a pressão formadas dentro do aparelho. É melhor escolher os vapores, onde os cestos são ligeiramente diferentes em tamanho - por isso, será muito mais fácil armazená-los. Se você quiser monitorar todo o processo de cozimento, é melhor escolher cestas transparentes.

    Existem muitos modelos de vapores com apenas uma cesta, mas tenha em mente que em modelos de vários níveis, sucos e temperos da comida acima cairão para níveis mais baixos.

    • Palete Em cada banho-maria, por padrão, pelo menos uma panela deve ser instalada na qual o excesso de gordura, condensado ou caldo de alimentos cozidos se acumulará. A altura da palete é geralmente de até 3 centímetros. A bandeja deve ser grande o suficiente para conter toda a umidade que é formada durante o processo de cozimento. É melhor escolher paletes com pegas - será mais fácil drenar condensado e o perigo de queimado desaparecerá.

    O palete pode ser simples, para o navio todo, ou individual para cada cesta - assim você pode evitar a imersão da comida com outros sabores em níveis separados.

    • O fundo das cestas. Acontece sólido ou desmontável, cestas com um segmento inferior sólido o navio em vários compartimentos. Os modelos com um fundo dobrável permitem unir uma cesta em um para a preparação de comida mais dimensional.
    • Poder. Muito na culinária depende do poder do próprio dispositivo. Tenha em mente que quanto mais cestas e tigelas você tiver em seu modelo, mais poder precisará para lidar com essa quantidade de alimentos. Se estamos falando de uma tigela, então haverá um banho-maria com capacidade suficiente de 500 watts, se cerca de três cestas de 3 litros cada - até 1500 watts. Modelos com 4 ou mais cestos devem ter uma capacidade de pelo menos 1600-1700 watts.
    • O tamanho da cozinha. Existem modelos individuais ou incorporados de caldeiras duplas Recesso adequado para cozinhas com espaço limitado. Um local para instalar esses modelos pode servir como um armário, mesa, prateleira perto do capô.
    • Segurança Alguns fogões a vapor modernos têm um mecanismo de proteção especial que é usado para desligar quando superaquecido ou fora d'água, para liberar vapor quando a tampa é aberta, para fixar a tampa no momento do cozimento e travar a tampa quando uma temperatura ou pressão potencialmente perigosa é formada no dispositivo.
    • Arame Tente escolher modelos de vapores com apenas um fio longo. O fato é que nem todos os extensores são capazes de suportar a potência exigida por um banho-maria com 3 ou mais cestos.

    Regras de funcionamento

    Qualquer dispositivo, especialmente eletrônico, precisa de condições especiais de operação. Abaixo você pode descobrir como usar corretamente um moderno vapor autônomo.

    • Place O vaporizador deve estar sempre no nível do solo, com uma superfície refratária e resistente a altas temperaturas. É por isso que polímeros ou superfícies de madeira com um revestimento fino não cabem aqui. Ao posicionar o banho-maria, preste atenção também à distância até o móvel mais próximo. A fim de não estragar a pele, madeira e outros materiais, deve ser deixado pelo menos 20 centímetros de espaço livre. O mesmo se aplica à altura do teto - deve ser de pelo menos 1 metro para a liberação desobstruída do vapor e do calor.
    • Mover e mudar de lugar. Não tente mover o vapor no momento exato de sua preparação - você pode derramar água quente e queimaduras graves.Se estamos falando de modelos multi-tipos, onde o dispositivo é uma combinação de uma multicozinha e uma caldeira dupla, essa precaução pode ser ignorada. Geralmente em multicozinhas, as tampas são bem fechadas, o que não permite a saída de água.
    • Mantenha longe das crianças. O dispositivo deve estar em um local de difícil acesso para crianças, pois ajudará a evitar ferimentos graves e queimaduras.
    • Qualidade da água O fato é que a qualidade dos alimentos cozidos em banho-maria depende diretamente do próprio vapor, que, por sua vez, depende da qualidade de sua água. Devido ao fato de que a água em algumas regiões pode ser muito pesada ou prejudicial, recomenda-se comprar um líquido filtrado especial.

    Cuidado

    Para que o aparelho sobreviva por muito tempo e se mostre bem na culinária, você deve seguir algumas regras de cuidados para um banho-maria. Os mais óbvios são descritos abaixo.

    • Antes de ligar o dispositivo, ele deve ser liberado dos componentes da embalagem, remova o filme dos níveis e recipientes. Além disso, certifique-se de enxaguar bem todas as partes do dispositivo e colocar para secar em um local quente.
    • Limpe e lave o banho-maria após cada cozedura (preste especial atenção às gorduras que frequentemente se acumulam nas bandejas). Então você mantém um cheiro agradável e natural, livre-se do perigo da ferrugem. Qualquer limpeza de qualidade aumenta potencialmente a vida útil do dispositivo. Para limpeza a seco de cestos e recipientes, é melhor usar escovas com vilosidades frequentes e duras.
    • No processo de lavagem não esqueça de desconectar o aparelho da rede, além disso, tente lavar todas as partes do aparelho separadamente. Para lavar tais dispositivos servirá bem como uma máquina de lavar louça. A própria base do banho-maria nunca lava, deve ser cuidadosamente limpa com um pano levemente úmido.
    • Após várias aplicações, o elemento de aquecimento do dispositivo pode ficar coberto por uma balança. Na maioria das vezes isso é devido à má qualidade da água. Escala pode ser removida com vinagre - em um tanque de água deve ser colocado 1-2 xícaras de vinagre (5%), encher o resto do espaço com água. Cobrimos o elemento de aquecimento, instalamos a panela e 1 recipiente para comida. Defina o temporizador para 8 a 10 minutos e, em seguida, verifique se a escala permaneceu. Este procedimento pode ser repetido várias vezes. Após esta limpeza, não esqueça de enxaguar completamente toda a estrutura.

    Como escolher um banho-maria, veja o próximo vídeo.

    Escreva um comentário
    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

    Moda

    Beleza

    Relacionamento