Cães

Taigan: características, vantagens e desvantagens, temperamento, cuidado

Taigan: características, vantagens e desvantagens, temperamento, cuidado

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Descrição
  2. Prós e contras
  3. Traços de caráter
  4. Condições para o conteúdo
  5. O que alimentar?
  6. Como se importar?
  7. Educação e treinamento

Entre as raças de cães da Ásia Central, você pode encontrar muitas espécies incríveis com características externas e comportamentais únicas. Mas mesmo entre eles, o Taigan se distingue pela pureza do sangue, cuidadosamente preservada pelos criadores modernos, e pelo seu pequeno número. Estes galgos de caça desde o nascimento são adaptados às duras condições das terras altas, toleram facilmente o ar rarefeito e demonstram instintos de caça perfeitamente desenvolvidos.

Descrição

Taigan é uma subespécie de cães nativos do Quirguistão, vive principalmente nas áreas montanhosas do Tien Shan. Raça é considerada não reconhecida MKF. Por conseguinte, não possui um único padrão aprovado internacionalmente. No entanto, opera a nível nacional e é adotado pela Federação de criação de cães de caça da Federação Russa.

O reconhecimento internacional é impedido raça pequena - No total, são de 300 a 1000 indivíduos adequados para reprodução nas mãos de criadores privados e caçadores entusiastas.

Para a aparência característica de Taigans, próximo ao fenótipo de outros galgos asiáticos. Existem algumas características - ossos maciços e fortes. O crescimento do animal é médio ou alto, a musculatura é bem desenvolvida, claramente traçada. A cabeça com um pé achatado tem uma forma alongada, modelagem bastante grande, seca e áspera. Orelhas pendem nas laterais da cabeça, bem pubescentes.

Taigans têm costas retas sem falhas e curvas, a cauda é longa, chega ao jarrete, a ponta é curvada em um círculo, não endireitada devido a uma anomalia genética - fusão de vértebras. Os membros são fortes, colocados corretamente. O cachorro tem um pêlo brilhante e próximo. Penas são formadas nas patas, laterais, coxas e partes dos ombros. Não há restrições claras na cor, cores diferentes de revestimento são permitidas:

  • Chubaray;
  • preto com marcas brancas;
  • branco;
  • amarelo pálido
  • cinzento
  • vermelho

Em todas as cores, digamos que caiu. O subpêlo cresce ativamente no inverno, com o início do clima frio. Os reboques têm uma pronunciada ondulação, ondulação.

Para taigans, a altura na cernelha é 65-70 cm, os cães são proporcionados, demonstram facilidade de movimento. O corpo é alongado, tem uma forma alongada. As patas dianteiras e traseiras são bem desenvolvidas.

A raça é usada em animais comerciais - marmotas, texugos, raposas. Na caça de grupo, os taigans são eficazes na extração de argali, ovelhas da montanha e assédio de lobos. Cães diferem sem medo, caráter equilibrado, boa saúde, conteúdo despretensioso.

Sua característica distintiva também é considerada a capacidade de manter a atividade física completa a uma altitude de 2 a 4 quilômetros acima do nível do mar.

Taigans são representantes típicos da raça de caça. Animais têm alta inteligência, bem distinguir permissões e proibições, podem se tornar bons vigilantes. Para animais de estimação, pássaros, eles não são perigosos. Mas contra os lobos e os chacais, os Taigans se manifestam excelentemente e podem ser usados ​​para proteger rebanhos e rebanhos durante o período de pastoreio.

Eles são distinguidos por um formato de corpo mais alongado e pelagem abundante de tazy (greyhound simples). Além disso, os Taigans parecem bastante atarracados, apesar da altura total na cernelha. Isso se deve ao baixo centro de gravidade, ajudando o cão a desenvolver velocidades comparáveis ​​às do automóvel - até 55 km / h em linha reta. Outra raça gêmea de taigan é bacchmul ou hound afegão nativo. Mesmo um especialista é difícil dizer a diferença entre eles.

Potes
Bacchmul

Prós e contras

Como o número de taigans é relativamente pequeno, é bastante difícil falar sobre as vantagens e desvantagens da raça. É seguro dizer que esta raça é caracterizada pela independência de caráter. É quase impossível submeter-se ao treinamento no sentido convencional. Devido à alta inteligência, o cão interage com sucesso com o dono, mas sempre toma decisões por conta própria. Tal independência pode criar sérias dificuldades durante a maturação do animal.

Entre as vantagens da nota da raça:

  • destemor do caráter;
  • incansável;
  • excelentes características de velocidade;
  • uma combinação das qualidades de galgos e cães de caça (a habilidade de andar na trilha do olfato);
  • mova-se sem voz - sem o risco de assustar a fera;
  • facilidade na mudança de direção mesmo em velocidade;
  • requisitos alimentares mínimos;
  • adaptação a diferentes condições de detenção.

De acordo com os caçadores, o taigan é perfeito para trabalhar na fera, superando galgos russos em velocidade e qualidade de corrida. Hoje, na Rússia, o gado é gradualmente formado e a raça tem boas perspectivas de distribuição fora do Quirguistão.

Traços de caráter

Taigans são cães muito energéticos que demonstram uma grande necessidade de atividade física. As qualidades de liderança são bem desenvolvidas em animais desta raça, são bem orientadas em qualquer situação e tomam decisões rapidamente. Os instintos territoriais desenvolvidos tornam os taigans bons vigilantes, eles lidam com as tarefas de proteger o território.

A psique desta raça de galgos alpinos é razoavelmente estável, equilibrada, toleram calmamente a solidão. A fleuma leve substitui-se pela atividade só na caça, no momento da concentração máxima do animal.

Taigans não são agressivos para crianças, encontram uma linguagem comum com eles, percebidos como membros da matilha. Eles se dão bem com outros cães somente se forem mantidos em sexo oposto.

Condições para o conteúdo

Manter taigans requer a criação de condições confortáveis ​​para eles. Viver dentro das quatro paredes de um apartamento na cidade não é para esses cães amantes da liberdade. O desenvolvimento físico correto do filhote só pode dar um alcance livre regular. A melhor solução seria o pátio de uma casa particular, equipada com um aviário para jogos e recreação. Aqui você pode colocar vários abrigos, obstáculos, equipar um pequeno campo de treinamento.

Se os Taigans ainda tiverem que morar em um apartamento, vale a pena prestar muita atenção para garantir sua atividade física suficiente. O cão terá que andar por 2-3 horas por dia, no período da manhã e à noite. Ao se mover, muitas vezes é necessário mudar a marcha do cão, para usar o terreno acidentado para se mover.

Quanto mais diversificada for a carga, melhor para o desenvolvimento e manutenção de um bom estado do sistema músculo-esquelético do animal de estimação.

O que alimentar?

Nutrição de cães Taigan nas condições naturais de sua residência - nas montanhas do Quirguistão - ocorre praticamente sem a participação do proprietário. O próprio animal recebe e obtém comida, pode ficar sem água por muito tempo. Mas com o conteúdo certo, não se esqueça da alimentação de borzoi. Cães precisam de comida 2-3 vezes ao dia, acesso livre ao bebedor 24 horas por dia.

Filhotes precisam ser alimentados com mais freqüência. Até seis meses, eles obtêm alimentos até 6 vezes por dia, depois há uma redução gradual na frequência das refeições. A ingestão de calorias é calculada com base no nível de atividade física. Trabalhadores - caçando ou participando de competições - os cães devem se alimentar totalmente, com predomínio do componente protéico na dieta.

Seleção de alimentos vale a pena discutir com um veterinário. Taigans muitas vezes têm indigestão de alimentos naturais.

Entre as opções para tal nutrição está a consideração de granulados secos especializados, direcionados a cães ativos e grandes. Eles são mais adequados comida pronta, tendo em conta todos os momentos importantes no trato gastrointestinal do cão.

Na preparação de uma dieta natural, é necessário atentar para a inclusão de proteínas, fibras, carboidratos na dieta do animal de estimação, minimizando o teor de gordura. Entre os produtos úteis incluem:

  • carne magra, cordeiro, carne bovina, frango;
  • produtos lácteos fermentados - queijo cottage, iogurte, kefir;
  • ovos cozidos;
  • peixes do oceano (não mais que 1 vez por semana);
  • cereais - cevada, trigo mourisco.

É necessário excluir da dieta do cão qualquer alimento com alto teor de açúcar, carne defumada e carne gordurosa, leguminosas. Como uma iguaria, o uso de biscoitos especiais é permitido. O principal indicador do fato de que o cão recebe uma quantidade suficiente de vitaminas e minerais, é o estado da lã - deve ser brilhante, sedoso.

Como se importar?

Taigan é uma raça de pêlo comprido e seu cabelo de guarda com os devidos cuidados parece muito apresentável. Para preservar a beleza do pêlo, é necessário dar máxima atenção ao seu animal. O criador no canil lhe dirá como cuidar do cão. É claro que os próprios quirguizes não se importam muito em pentear ou lavar o pêlo do cachorro. Mas em casa, os problemas de manutenção da higiene do cão são sempre particularmente agudos.

Entre as recomendações vinculativas para cuidar dos Taigans, os seguintes pontos devem ser observados.

  1. Lavagem de lã representantes necessariamente necessários desta raça. Longo e fino, é facilmente emaranhado, requer o uso de compostos especiais para evitar o aparecimento de emaranhados. Pentear deve ser um ritual diário, até mesmo um filhote deve ser ensinado a ele, para que um animal adulto possa tolerar o procedimento mais facilmente. Taigans precisam de banho não mais do que 3-4 vezes por ano ou como o revestimento é poluído.
  2. Forma de orelha de suspensão requer cuidadosa manutenção do seu interior. Pias precisam inspecionar, limpar a sujeira e placa, depósitos de gordura. Uma almofada de algodão é usada para cuidados, é umedecida em uma solução desinfetante.
  3. Olhos Cães devem ser inspecionados diariamente. Contaminantes que se acumulam neles requerem remoção regular, especialmente se o animal passar muito tempo no ar e estiver em contato com areia, poeira e outros irritantes. Ao limpar os cantos do olho, todas as mesmas almofadas de algodão umedecidas com o extrato de camomila ou folhas de chá são usadas. Se você alterar a abundância ou natureza da descarga deve consultar um médico.
  4. Limpeza dos dentes de Teygan - procedimento obrigatório. Deve ser feito pelo menos uma vez por mês, no intervalo você pode oferecer várias iguarias, cartilagem. Ao detectar o tártaro, o aparecimento de gengivas sangrantes precisará consultar um veterinário.
  5. Cuidados de garra os cães são mantidos conforme necessário. O corte pode exigir um local de tecido com tesão quebrado. Além disso, é necessário usar um aparador se o contato com abrasivos naturais não der resultados suficientes.
  6. Tratamento antiparasitário - Um importante complexo de cuidados para um cão em contato com animais selvagens na floresta. Pelo menos uma vez por semestre, drogas anti-helmínticas devem ser dadas aos cães, as vacinas preventivas devem ser atualizadas.

Para proteger contra parasitas da pele, use coleiras ou gotas na cernelha. Também é necessário executar o tratamento local de lã com borrifos de aerossol imediatamente antes de sair no campo.

Cuidar do taigan deve levar em conta as peculiaridades de sua condição física. Geralmente estes cães apresentam imunidade forte e não causam problemas, vivendo até a velhice (17-18 anos). Mas eles podem ter doenças ósseas - a carga principal recai sobre o esqueleto ao correr, problemas nos olhos.Como outras raças de galgos, o taigan geralmente tem problemas com o trato digestivo e pode exigir uma dieta individual.

Educação e treinamento

Ao criar Taigans, é muito importante seguir certas regras. A raça requer muita atenção a si mesma - é adequada para ávidos caçadores que dedicam muito tempo ao desenvolvimento das qualidades de trabalho de um cão. Especialistas caninos recomendam treinar animais para a fera em estações especiais de prefracção, onde as condições são criadas para satisfazer plenamente as necessidades de movimento. Aqui, o instinto de caça é mais rapidamente despertado. Não demora - a primeira partida deve ocorrer no período de crescimento do filhote.

O ideal para o início do treinamento é considerado de 3 a 4 meses, é durante esse período que ocorre a formação ativa do tecido musculoesquelético. Com o desenvolvimento inicial de qualidades de trabalho e habilidades de resistência e respiração, o galgo atenderá aos requisitos. Além disso, quando se trabalha na estação preparatória em cães, a psique é formada, o que é necessário para um trabalho destemido tanto no contato visual quanto no traço deixado no chão.

No processo de educar o taigan, o dono deve levar em conta as características do pedigree e não tentar quebrar o temperamento orgulhoso do cão com ameaças ou força. Confiança mútua e compreensão aqui são realmente importantes.

Possuindo o instinto desenvolvido e a energia inesgotável de um caçador, Taigan exige longas caminhadas, intenso esforço físico, precisa de atenção e sociedade. Ao aprender comandos, um cão facilmente os domina, graças às suas habilidades intelectuais desenvolvidas, mas ele não se apressa em executá-lo desnecessariamente.

Devido ao fato de que os Taigans são bastante cautelosos com estranhos, quando eles são mantidos em uma família, eles devem evitar ser treinados para o mesmo dono. Será melhor se os cães estiverem ativamente envolvidos em cada pessoa. Durante a alimentação, caminhar, isso permitirá que você encontre contato com o animal, aliviará você de problemas com sua obediência diária.

Com o conteúdo da rua (somente em um clima quente ou no período de verão) Taigans não podem ser amarrados, eles são recomendados liberdade de movimento.

Sobre cães raça Taigan ver no próximo vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento