Cães

Shalaika: descrição da raça, a natureza dos cães e seu conteúdo

Shalaika: descrição da raça, a natureza dos cães e seu conteúdo

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. História da origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Tipos de cor
  5. Educação
  6. O que alimentar?
  7. Como se importar?

Talvez alguém tenha prestado atenção nos cachorrinhos fofos que acompanham os funcionários nos aeroportos? Similar ao mesmo tempo à raposa e ao lobo, eles são o pessoal de segurança da aviação, embora pareçam completamente inofensivos. Esta nova raça de cães, oficialmente reconhecida apenas em 2018, é chamada de salaika.

História da origem

Shalaika tem muitos nomes - o cachorro de Sulimov, Quarteron, shakalika. Foi derivado, como você pode imaginar, por Klim Timofeevich Sulimov com o único propósito de criar um bloodhound ideal. O objetivo deste autor da raça é totalmente alcançado. Os cães eram muito enérgicos, possuíam um incrível senso de olfato, enquanto despretensiosos, resistentes e trabalhadores.

Sulimov surgiu com a idéia de criar uma raça como essa, porque ele não é boato familiarizado com as deficiências de raças de serviço de cães, em primeiro lugar, o sentido do olfato, incapaz de pegar os cheiros sutis.

Na década de 1970, Sulimov atuou no departamento de combate a substâncias narcóticas como perito forense.

A tarefa estabelecida para ele era justamente criar uma raça que tivesse um olfato aguçado, além de ser bem treinada. A base da raça futura Sulimov, depois de muita deliberação, "pôs" a rena-husky de Nenets e o chacal. Existem razões para isso. Os chacais são onívoros, excepcionalmente inteligentes, rápidos, pequenos em tamanho. Quanto ao leggão dos cervos de Nenets, os cães pertencentes ao grupo de pedigree de Spitz, mas se formaram nas duras condições da tundra. Estes não são cães de montaria, mas ajudantes na criação de renas. Com seus latidos, os espasmos não permitem que os animais individuais se dispersem longe do rebanho, conduzindo-os juntos. Eles são temperamentais, ágeis, atenciosos, muito ligados ao dono. Ao mesmo tempo, eles possuem propriedades como independência, liberdade amorosa, como estão acostumados a tomar decisões sem comandos do host.

Olenegonka
Chacal

Para a caça, eles não foram utilizados, exceto como assistentes. Tanto o chacal quanto a rena se distinguem pela excelente saúde.

A criação da raça começou com os chacais alimentados pelo cão. Filhotes adequados foram encontrados no zoológico de Baku, alimentados pela rena Nenets sob o controle de Sulimov. Acasalamento de filhotes crescidos feitos com o mesmo cão. Os primeiros filhotes - meio chacais, meio cachorros - foram recebidos apenas em 1977. Seu olfato era super-forte, mas era impossível treiná-los, o medo deles em relação a uma pessoa era intransponível. Depois de 5 anos, os cães receberam-se para ш ​​com o sangue de um chacal, e executaram a tarefa destinada a Sulimov. Então o nome Quarteron apareceu. Esses filhotes deixaram de ter muito medo das pessoas, começaram a mastigar mais completamente a comida que ofereciam, em vez de engoli-la imediatamente, o que é típico dos chacais, respectivamente, o processo de digestão foi ajustado, assim como a socialização inicial.

Graças aos instintos e onipotência dos chacais, os Quarones são capazes de reconhecer até mesmo os menores vestígios de drogas herbáceas, bem como drogas sintéticas. Isso torna os representantes da raça bisbilhoteiros universais, voltados especificamente para a busca de substâncias proibidas. Atualmente, mais de quatro dúzias de shalek atuam no campo da segurança da aviação em diversos aeroportos do país.

Eles cheiram tudo - bagagem nas fitas de bagagem, salas de check-in e de espera, compartimentos de avião, pessoas e objetos.

Descrição

Shalaika tem um tamanho médio, seus músculos são bem desenvolvidos, pernas fortes.As orelhas são apontadas para as extremidades, semelhantes às orelhas de um lobo, sempre em pé. Os olhos são pequenos, castanhos com um toque de âmbar, o nariz é preto brilhante. Os cães de Sulimov têm um revestimento espesso e duro que os protege perfeitamente do gelo e do vento, com um subpêlo espesso. A lã pode ser semi-longa ou curta. A cauda é de espessura considerável e muito fofa, pode ser torcida em um anel ou pendurar. Pode haver reboque nas patas traseiras e cauda, ​​bem como na área do colarinho.

As cabeças dos quartos são de tamanho médio e em forma de cunha. Todas as partes do corpo do cachorro são proporcionais umas às outras. O focinho é estreitado no lobo nasal. Lábios ligeiramente pigmentados e apertados. Não molhado. Quarterons têm dentes excelentes, brancos e fortes, com uma mordida de tesoura. Patas secas e retas.

Os cães têm excelente equilíbrio corporal - eles podem pousar em suas patas, saltando de uma grande altura. Esta é a única raça de cães que, caindo do quinto andar, pode se livrar de ferimentos leves. Os cães são muito móveis devido ao seu pequeno tamanho, podem literalmente examinar cada centímetro da área de trabalho.

O peso máximo de um shalayka é de 15 kg, eles chegam a 45 cm de altura, raramente 50.

Personagem

Shalaik tem um caráter complexo. Como cada um deles contém os genes chacais, eles não são leais nem ligados ao dono. Isso é certo, porque shalaikas não foram "concebidos" como companheiros e animais de estimação, em princípio, sua tarefa é servir o bem da segurança do estado, e eles o executam perfeitamente.

O povo de Shalayki é cauteloso, contido. O cão de Sulimov está longe de ser tão amigável e carinhoso com o proprietário, já que seu ancestral é o estilo das renas dos Nenets, é caprichoso e independente.

Shalaik não favorece outros cães, exceto os representantes da raça, e eles ainda podem ajudá-los.

A memória genética do Quarteron é preservada não só pelo chacal do medo das pessoas, mas também pela apreensão das renas. Eles foram baleados na tundra por muitos anos, então eles podem “passar” com a visão de um homem com uma arma ou um bastão. Esses cães não são levados para trabalhar no salão, mas trabalham em laboratórios. A maioria dos shalek prefere suportar com pessoas suspeitas uma distância de 40 passos - a distância do tiro.

O cachorro de Sulimov é destemido, valente, ativo. Sua mobilidade e energia requer atividade física constante. Os filhotes de Shalaik são extraordinariamente rápidos, eles adoram brincar, mas quando crescem perdem essa qualidade, ganhando seriedade e severidade.

Hoje, esses cães são criados em apenas um canil na Rússia e não estão disponíveis para compra. Isso não é ruim, como shalayki não são adequados para serem animais de estimação.

O tempo de vida de um shalaika é de 14 anos e eles se aposentam aos 12 anos. Depois de deixar o serviço, os cães estão ligados a novos proprietários. É impossível comprar um cachorro, você só pode comprar um cachorro em idade de aposentadoria ou que não tenha passado pelo procedimento de certificação. Todos os cães desta raça são propriedade das companhias aéreas, não são vendidos para outros países ou para proprietários privados, com exceção dos listados acima.

O custo do cão é desconhecido, só existe informação de que é muito alto.

Além disso, sabe-se de treinadores de cães envolvidos no treinamento de Quarterons que, devido à acuidade única do cheiro dos animais, um grande número de pedidos para eles veio de outros países, mas não há planos para vendê-los, exceto para a Rússia. Shalaik viajou muitas vezes para fora da Rússia no âmbito de viagens de negócios, onde se estabeleceram da melhor maneira possível. Eles também cooperam não só com a Aeroflot, mas também com a polícia. Seu perfume é realmente único - em testes de experimentação o cão comete um erro uma vez de duzentos.

Eles podem até mesmo entender se um homem ou uma mulher está na frente deles apenas cheirando uma pessoa!

Tipos de cor

Quarterone pode ter diferentes tipos de cores - de uma cor a duas e até três cores, incluindo zonary.

Basicamente, existem shalaik de cor marrom com manchas brancas no peito. Não menos comum preto e branco, cor malhado. Graças ao tickedness, o animal multicolorido permanece visível mesmo no crepúsculo e na escuridão.

Educação

Representantes da raça são bem treinados, eles entendem a equipe pela primeira vez, eles estão interessados ​​em novas habilidades. O principal incentivo para eles é receber petiscos no final da aula. Mas para a aprovação do dono ou dos manipuladores de cães, os shalayki são completamente indiferentes. Representantes da raça têm um intelecto poderoso, comparável ao pastor alemão. Deste fato, podemos fazer uma conclusão independente sobre o aprendizado deles.

Agressão e abuso físico são inaceitáveis ​​quando se cria um cão. É necessário definir a tarefa antes do shalayka, para explicá-lo da forma mais clara e precisa possível. Se o cão realiza a tarefa, é suposto tratar. Mas, para exibir a superioridade e afirmar-se antes de não ser necessário, no caso de um representante desta raça, é inútil. Ela não vai responder a isso, nem a sinais de amor, carinho e devoção.

Embora os funcionários do canil notem que os cães são muito apegados a seus treinadores e parceiros no trabalho, eles podem até mesmo lamber ou subir em suas mãos.

Educação e treinamento de filhotes começa a partir de 8-10 semanas. Eles são mantidos separadamente dos cães adultos, depois de um certo tempo um líder se destaca no grupo de filhotes. A atenção é dada a ele em primeiro lugar, e outros filhotes tomam um exemplo dele. Os funcionários do viveiro da Aeroflot não se aplicam às complexidades de seu trabalho com os Quarters.

O que alimentar?

A dieta de Quarteron deve ser rica em carne (aproximadamente 4/5), duas vezes por semana você pode substituí-lo por peixe. Certifique-se de alimentar o cão cereais, frutas e legumes. É necessário garantir o acesso constante dos cães à água potável.

A onivoridade do chacal permite que o salaky seja despretensioso nos alimentos, porém os cães modernos precisam de uma nutrição mais equilibrada do que antes. As vespas de Nenets se alimentam principalmente de peixes, e os Quarreons também a respeitam muito. No entanto Ao oferecer peixe ou carne ao cão, deve-se ter cuidado para garantir que não haja ossos..

Espinha de peixe é uma ótima maneira de sufocar, e a carne pode danificar a boca de um cachorro.

Como se importar?

Os cuidados necessários para os representantes da raça são mínimos, o principal - pentear lã durante o período de muda. Medidas que são obrigatórias para todas as raças - tratamento anti-helmíntico uma vez por estação, tratamento antiparasitário e processamento por estruturas especiais durante o período de atividade do carrapato.

Sensações desagradáveis ​​nas garras de poda Quarteron, por isso é melhor não produzir. Garras longas não prejudicam esta raça, e também têm a capacidade de triturar de forma independente. O banho é necessário em caso de poluição pesada, estes cães não têm problemas com a água. Se o cachorro está sujo, cheira especificamente. Representantes da raça podem nadar sozinhos, amam a água e nadam bem. A imunidade do Quarteron é excelente, eles não têm medo de geada ou calor.

Eles não são suscetíveis a doenças genéticas. A inoculação oportuna ajudará a evitar infecções.

No canil shalayki vivem em pequenos recintos. Mas eles não estão lá por tanto tempo, porque eles têm um longo dia de trabalho - por 12 horas. Viveiros têm 3 andares.

Deve-se ter em mente que a criação de reprodutores continua, o trabalho dos manipuladores de cães e o próprio Sulimov, que dedicou o shalaik a mais de 40 anos de vida, está avançando, e talvez mais cães únicos estejam esperando por nós no futuro.

O vídeo a seguir é sobre a raça dos cães Shalayka.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento