Personalidade psicótica

Ambivert: quem é, como reconhecer e quais profissões são adequadas para ele?

Ambivert: quem é, como reconhecer e quais profissões são adequadas para ele?

junte-se à discussão

 
Conteúdo
  1. Significado do termo
  2. Tipo de personalidade
  3. Prós e contras
  4. Lista de profissões elegíveis
  5. Como lidar com o ambivert?

É difícil surpreender alguém com as palavras "introvertido" e "extrovertido". Mas se esses termos psicológicos entraram na circulação da maioria das pessoas, então o conhecimento sobre ambivers ainda é insuficiente. Enquanto isso, esse grupo é mais comum do que parece.

Significado do termo

O nome sonoro "Ambivert" já contém uma pista para o significado. Muitas pessoas sabem, é claro, que “ambivalente” é algo que pode ter dois significados opostos ao mesmo tempo. "Ambidexstra" refere-se a pessoas que possuem duas mãos igualmente bem. Da mesma forma, na psicologia, a palavra "ambiversão" significa a presença simultânea das características inerentes aos introvertidos e extrovertidos. Esta combinação única proporciona uma boa adaptação na mais diversa comunidade humana. A definição de ambivert indica que essa pessoa se sente harmoniosamente na companhia de novas pessoas e em um ambiente completamente familiar.

Pode parecer que isso significa alcançar uma certa média dourada. As pessoas não se retiram, mas não sofrem na falta de comunicação com o círculo externo. Entretanto, esse não é o caso: a alta taxa de comunicação e a manutenção de novos conhecimentos podem ser mantidas por um curto período de tempo. Ambiverts podem perceber dolorosamente certas expressões das pessoas ao seu redor. É importante ressaltar que essa percepção é algumas vezes preservada mesmo com total tranquilidade externa.

Tipo de personalidade

Alta adaptabilidade a várias circunstâncias, a capacidade de escolher as linhas mais apropriadas de comportamento - esta é uma característica do ambivert. Ao mesmo tempo, é importante entender que, na realidade, não existem introvertidos e extrovertidos “quimicamente puros”. Em pessoas vivas, e não em psico-tipos descritos na literatura especial, sinais de tipos extrovertidos e introvertidos inevitavelmente se misturam. E um ambivert é uma pessoa que, com muita dificuldade, até profissionais conseguem reconhecer o domínio de certas características. Esses indivíduos às vezes sentem a necessidade de um isolamento silencioso.

Mas esse desejo é transitório e, às vezes, é abruptamente substituído pelo desejo de se comunicar com outras pessoas, mesmo por telefone. Os ambivinos podem se reconhecer por essa propriedade: se eles são forçados a permanecer na solidão ou se comunicar sob circunstâncias fora de seu controle, eles toleram calmamente tal situação.

Outra característica característica do meio entre um tipo introvertido e um extrovertido é a ausência de quaisquer problemas perceptíveis na adaptação. Mesmo se comunicando com uma pessoa previamente desconhecida, o ambivert imediatamente percebe que o interlocutor precisa, onde ele é astuto e onde está dizendo a verdade. Uma mistura de variedades de caracteres facilita muito a empatia e o reconhecimento de emoções cuidadosamente ocultas.

Ambiverts igualmente se sentem no papel de um observador e como um líder. Essas manifestações podem mudar facilmente, porque, em determinado momento, um sentimento de desapego é mais importante e, em outros, uma demonstração da importância de alguém. Um nível intermediário de atividade mental não exclui uma certa quantidade de orgulho, mas raramente domina. Ambiverts raramente entram em conflito. É importante ressaltar que essas pessoas e outras pessoas estão tentando evitar a hostilidade aberta.

Essa pessoa é eficaz como uma unidade autônoma e como parte de uma equipe formal ou informal. Ao escolher uma linha de interação com outras pessoas, ela escolhe não apenas a estratégia mais lucrativa, mas também a mais segura. Aquele que permite a ambos alcançar um resultado sério em caso de sucesso, e interromper a comunicação, cooperação, se uma falha acontecer, se o outro lado agir desonestamente. Tal escolha acontece inconscientemente, como se por si só. Não há necessidade de estudar literatura especial, algum tipo de treinamento ou reflexões dolorosas.

A ambivercidade é criada em grande parte no nível biológico. Esta é uma proporção específica de excitação e inibição no cérebro. Deve-se ter em mente que, apesar da aparente predestinação e predestinação da flexibilidade mental, ela pode ser ajustada, embora seja difícil de corrigir. É possível reconhecer a identidade de alguém como um tipo de personalidade ambivalente, mesmo sem recorrer a psicólogos.

Basta perceber até que ponto esses momentos são adequados para uma pessoa:

  • diminuição periódica da atividade com a transição para a posição de "observador";
  • manifestação de notável liderança e qualidades organizacionais, mas apenas em uma situação particular que acontece ocasionalmente;
  • a diferença na definição de comportamento (alguns enfatizam inclinações de liderança, outros quase não percebem);
  • capacidade de manter a calma em praticamente qualquer ambiente;
  • o mesmo resultado positivo no grupo e isoladamente.

Em alguns casos, ambiververt mais para extrovertido. Essas pessoas podem facilmente estabelecer novos contatos, mesmo com pessoas de um círculo incomum de amigos, de outro grupo profissional, étnico ou cultural. A capacidade de compartilhar facilmente seus pensamentos e idéias sobre vários problemas, a disposição de divulgar suas experiências para o mundo exterior é notada. No entanto, de tempos em tempos, esses ambiverts diminuem sua atividade e partem para “remanso silencioso”. Lá, eles restauram sua energia psíquica, o que ajuda mais tarde a se comunicar novamente e construir interação.

Se você não pode ficar em paz e sossego, a exaustão da força mental, fadiga emocional e intelectual ocorre muito mais cedo do que a dos extrovertidos. Portanto, eles tentam passar férias, fins de semana e às vezes até noites e feriados longe das pessoas ou com um mínimo deles. Se não há oportunidade de ir para a margem do rio, para a floresta, para se aposentar em um apartamento ou uma casa - basta caminhar pelas ruas, tentando ficar longe de lugares onde eles podem encontrar colegas ou conhecidos.

Mas existe o tipo oposto: ambivert, “o que é um pouco mais introvertido”. Tal pessoa prefere muito mais a solidão, experimentando nele, literalmente, uma necessidade vital. A atividade pública também pode se manifestar, mas é bastante rara e curta. Falando de forma figurada, “indo para o quadro negro” em uma escola ou universidade, entregar um relatório em uma reunião anual ou uma reunião semanal ainda é possível, mas para transmitir na televisão ou tocar diariamente no teatro, será difícil ir ao cinema. Deve-se notar que tal mistura de traços de personalidade pode ser cuidadosamente escondida. Entre uma grande empresa - em um banquete, em uma grande equipe de trabalho, em uma festa, as pessoas ao redor podem admirar o relaxamento e a sagacidade de uma pessoa, a manifestação de atenção de sua parte. No entanto, custa muita energia mental, às vezes traz desconforto interno.

Ambivert com uma introversão é caracterizado pela capacidade de refletir, pensar e planejar claramente suas ações. Uma pessoa está perfeitamente ciente de seus pontos fortes e fracos em uma situação particular. É possível pensar a estratégia ótima de ação, corrija-a conforme necessário. Várias falhas e problemas podem ser experimentados de forma bastante aguda, mas para outros, exceto para os mais próximos, isso nem sempre é óbvio.

Mas não há perigo de estar imerso na depressão, porque experiências intensas são de curta duração e, se você precisar fazer outra coisa, elas são rapidamente esquecidas; ajuda e preferência por conforto pessoal.

Prós e contras

O conhecimento das características gerais dos ambiverts não permite descobrir até o final quais são suas vantagens e desvantagens. Este tópico merece uma consideração mais profunda. Ambivertu é um trabalho meticuloso e demorado. Suponhamos que o resultado de um estágio separado não seja óbvio, mas a conclusão muito brilhante de um certo projeto, a incorporação do plano dê alegria a uma pessoa. O principal é que o objetivo deve ser claramente indicado, acabou por ser real e subjetivamente significativo.

Se essas condições forem satisfeitas, os ambivíduos trabalham de maneira planejada e bem-sucedida, mesmo quando pessoas de outros tipos psicológicos “desistem” e param diante das dificuldades. A distância dos conflitos e a capacidade de extingui-los tornam possível reduzir o nível de confronto dentro e ao redor do coletivo. Portanto, envolver ambientes geralmente reduz o calor das paixões e aumenta a produtividade das atividades do grupo. Mesmo onde todo mundo estaria envolvido em um escândalo, esquecendo-se do desempenho do dever oficial. Controle claro sobre as emoções:

  • protege contra decisões imprudentes;
  • permite distribuir atenção e fazer esforços mais racionalmente;
  • ajuda a refletir as tentativas dos manipuladores de mudar as prioridades, de dar as coisas importantes para as não importantes e vice-versa.

Ambiverts são atenciosos e atenciosos com outras pessoas. É confortável comunicar-se com eles, mesmo que a situação seja desagradável, e o estado de espírito tenha se deteriorado drasticamente. Ao mesmo tempo, a capacidade de manter uma distância também é uma propriedade útil. Isso bloqueia as tentativas de pressão psicológica, além de complicar todos os tipos de manipulações engenhosas. No início, a familiaridade excessiva e a transformação de interações informais em um coletivo em uma ferramenta de algumas intrigas e disputas são evitadas.

Ambiverts sabem antecipadamente como preencher a falta de força mental e energia emocional, como encontrar inspiração. Essas pessoas, iniciando um novo projeto para si próprias, especialmente em um campo incomum de atividade, em um novo ambiente ou em condições não padronizadas, nunca tentam “assumir” suas posições de liderança. Eles "apenas" trabalham de acordo com o planejado. Enquanto isso, muitos outros estão tentando intrigá-los a seu favor, para desenredar combinações complicadas. Portanto, no final do projeto, fica claro que foram os ambiverts que realizaram a maior parte do trabalho e alcançaram um sucesso brilhante.

É importante notar que os ambiverts são um pouco piores do que os introvertidos adaptados para realizar trabalhos longos e monótonos. Sim, necessidade oficial e qualidades volitivas, outras circunstâncias externas podem forçar essas pessoas a se envolverem nela. Mas a produtividade geral ainda será muito baixa. Uma pessoa ambiciosa deve ter cuidado com o sacrifício excessivo e o desejo de devotar sua vida a outra pessoa. Outra desvantagem desse tipo de personagem é a autoconfiança frequente, a superestimação de sua força; eles estão relacionados ao fato de que geralmente tudo é muito bem feito.

Lista de profissões elegíveis

O acima se aplica a qualquer trabalho. Porque em quase toda parte existem astutos, manipuladores, encrenqueiros que precisam resistir opondo-se às propriedades do caráter e ao resultado objetivo. Mas ainda existem áreas de atividade nas quais os ambiverts devem participar em primeiro lugar. Trabalhos em grandes equipes, bem como todos os posts que envolvem comunicação constante com outras pessoas, não são absolutamente adequados para eles. Esse tipo de atividade, se você tiver que fazer isso o tempo todo, gasta a força dos ambiverts rapidamente e os impede de perceber suas vantagens.

Mas no trabalho remoto ou em uma pequena comunidade coesa, eles se sentem muito melhores e mais confiantes.As pessoas deste tipo psicológico devem periodicamente demonstrar seu próprio trabalho, resumindo o trabalho por um certo tempo. Eles conseguem bons resultados no trabalho criativo, em estudos intelectuais de outro tipo, onde não há um cronograma rígido e uma estrutura clara. Ambiverts podem ser grandes artistas, escritores; na exposição anual ou na apresentação de um novo livro, eles brilham e o resto do tempo eles trabalham em paz e tranquilidade.

É importante entender que, em primeiro lugar, para uma pessoa assim é importante o bem-estar, o ego e o conforto. Os gerentes inteligentes levam isso em consideração ao colocar em posições, ao distribuir tarefas. Os Ambiverts podem ser encarregados de apresentar contrapartes ao projeto em que estão trabalhando há muito tempo. Essas pessoas vão lidar bem com a introdução de novos assistentes, funcionários adicionais. Mas todos os tipos de liderança para eles são de pouca utilidade.

Ambiverts, mas podem ser assistentes de vendas eficazes e trabalhadores de exposições. Extrovertidos são mais ativos, mas a intensidade de seus esforços, às vezes crescendo em obsessão, se transforma em desconfiança, repele compradores ou clientes. Por estas razões, é útil atrair pessoas com um tipo de personalidade ambivalente no campo do marketing e publicidade, como promotores, merchandisers e vendedores. Eles entendem profundamente os motivos e o modo de pensar das outras pessoas, sabem como encontrar a melhor abordagem para eles.

Neste caso, não é necessário confiar a tais indivíduos o trabalho que é recomendado para os introvertidos.

Ambiverts se sentem muito bem como redatores, reescritores e editores. Tais trabalhos remotos, quando o principal é a capacidade de penetrar rapidamente na essência da nova tarefa, especialmente o estilo requerido, bem como uma autodisciplina clara no tempo e na sequência de trabalhos, são ideais para eles. Mas se você não considerar o trabalho com os textos, você deve prestar atenção às atividades voluntárias. Quando tal pessoa se comunica com aqueles que precisam de caridade, ele demonstra empatia. Ao preparar relatórios, resolver problemas financeiros e planejar atividades futuras, outro traço positivo de caráter é incluído - racionalidade pronunciada.

O que foi dito acima sobre o sacrifício é muito importante também para:

  • assistentes sociais;
  • socorristas e bombeiros;
  • policiais;
  • guardas de segurança;
  • médicos e veterinários.

Todas essas pessoas têm que mostrar compaixão, mas, se necessário, mudar rapidamente para o "modo estritamente racional". A capacidade de compreender os outros, aliada à racionalidade e proteção contra manipulação, torna possível nomear ambiverts para cargos no departamento de pessoal, no serviço de segurança da empresa. O relato fundamentado de sua posição para com os outros e a capacidade de compreender os reais motivos do oponente são relevantes para políticos e figuras públicas, para diplomatas e correspondentes.

Como lidar com o ambivert?

A vida, no entanto, não se esgota no trabalho. E para todos - para meninos e meninas, adultos e idosos, é muito importante saber como construir um relacionamento pessoal com ambiverts. A maneira mais fácil para aqueles que inicialmente pertencem a este tipo de pessoa. Mas o resto pode resolver este problema, dados os princípios simples. Em primeiro lugar, não force os ambivers a se comunicarem e corresponder a cada dia, às vezes você tem que deixá-los não prestar atenção.

Esse tipo de personalidade causa uma má atitude em relação a todos que constantemente reclamam e "choramingam". Manipulações, mesmo as mais sutis, são reconhecidas muito rapidamente e são efetivamente cortadas ... junto com os manipuladores. Pressão contraproducente e emocional, tentativas de pressão psicológica. Às vezes o ambivertido é inferior, mas rapidamente romperá o relacionamento para não sucumbir novamente. Não é aconselhável o tempo todo forçar essas pessoas a estar no centro das atenções, tomar decisões ativas.

    Existem mais algumas recomendações ao lidar com ambiverts:

    • não há necessidade de mostrar agressão;
    • a vulgaridade e a brutalidade devem ser evitadas;
    • É aconselhável que o interlocutor fale sem impor um monólogo;
    • iniciar comunicação com tópicos pessoais e interessantes para uma pessoa;
    • para mostrar periodicamente atenção e cuidado durante a transição para a fase introvertida (embora às vezes seja melhor sair sozinho, sozinho - tudo depende da sensibilidade e da situação específica).

    Onze sinais de que um homem é um ambivert estão no vídeo abaixo.

    Escreva um comentário
    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

    Moda

    Beleza

    Relacionamento