Pratos

Tajin: quais são esses pratos, materiais e dicas sobre como escolher

Tajin: quais são esses pratos, materiais e dicas sobre como escolher

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Quais são esses pratos?
  2. Para que é usado?
  3. Materiais
  4. Principais fabricantes
  5. Recursos de seleção
  6. Dicas de operação

Cozinhar pratos exóticos de acordo com todos os cânones culinários, muitas vezes requer o uso de ferramentas especiais que dão à comida um sabor autêntico e a consistência certa. Esta categoria também inclui tajin - um tipo especial de panelas que permite obter sempre excelentes resultados na cozinha. É especialmente comum em países africanos, onde a maioria dos pratos é cozida em fogo aberto.

Tazhinakh carne perfeitamente obtida, legumes cozidos no vapor. Com esse dispositivo, tanto o cozimento quanto outros métodos de cozimento a longo prazo estarão disponíveis até mesmo para donas de casa não muito experientes.

Quais são esses pratos?

Esta cozinha tradicional marroquina A embarcação consiste de uma cobertura de uma forma cônica incomum com um topo plano e uma base onde os produtos são colocados. Tazhins (tajins) de capacidade diferente, tamanhos são produzidos. A principal coisa que resta é o modo de cozinhar, e é conhecido desde os tempos do antigo Magrebe. E ao longo dos séculos de uso, tagine e os pratos preparados não causaram reclamações.

Tradicional para o Marrocos, esse tipo de panela se estabeleceu facilmente na França, que por muitos anos possuía colônias africanas. Hoje, prepara pratos de restaurante, mima as delícias caseiras da culinária saudável. Tagin em si parece vaso com uma base larga, feita de cerâmica ou metal. A altura da cobertura é em média três vezes maior que as dimensões dos lados - isso é necessário para a formação de um microclima especial no interior. Na parte cônica, há um pequeno orifício que remove o excesso de vapor.

No tagine é costume cozinhar carne, frango - é aqui que eles adquirem um sabor especial, tornam-se macios e macios. Devido à altura da tampa, o processo de cozimento em um recipiente fechado é o seguinte:

  • durante o cozimento, a água fervente aumenta;
  • o vapor condensável flui ao longo das paredes até a base do pote e evapora novamente;
  • a cozedura ocorre de imediato, utilizando duas tecnologias: aquecimento directo pelo fundo e exposição ao vapor a partir de cima.

Devido à continuidade do processo, os pratos no interior não são queimados, são cozidos com perda mínima de sabor, são incrivelmente macios. Não é surpreendente que na França os cafés que cozinham pratos de tajine sejam considerados os mais populares.

E tendo dominado o uso de tais pratos em casa, você pode diversificar significativamente uma dieta saudável.

Para que é usado?

O Tajin é necessário para preparar a maioria dos pratos das culinárias norte-africana e marroquina. A comida é pré-frita em óleo e depois deixada a definhar em fogo baixo. Também é possível preparar, extinguindo, neste caso, os ingredientes empilhados no interior são simplesmente aromatizados com uma pequena quantidade de água. Carne, aves, peixe, frutas ou legumes são mais frequentemente usados ​​como produtos iniciais. Cereais, leguminosas e outros alimentos vegetarianos perfeitamente colhidos.

Alimentos cozidos em um recipiente especial também são chamados de tajin. Neste método de tratamento térmico, sabores de especiarias, frutas secas, especiarias e ervas aparecem mais brilhantes. Nozes, mel, gengibre são bem combinados com tagine. É importante entender que no norte da África este método de preparação não é todos os dias - a duração do tratamento térmico torna inconveniente o uso constante.

Mas nos feriados ou na preparação de pratos para o futuro, é absolutamente indispensável. Tazhin permite que você domine a criação de alimentos usando receitas complexas e de múltiplos componentes - devido à fusão de sabores e aromas, o resultado é sempre o que deveria ser.

Materiais

Tagine tradicional é completamente vaso cerâmico. No Marrocos, é usado não só para cozinhar, mas também para servir. Por conseguinte, é costume escolher vasos originais e bonitos com um sabor nacional. Mas outras opções são possíveis.

Características de cerâmica, ferro fundido e outros tipos de pratos marroquinos devem ser considerados separadamente, tendo em conta o método de aquecimento, que é planejado para ser usado durante os experimentos culinários.

Barro

Tagine de barro clássico é a melhor escolha para preparar a cozinha marroquina. Utensílios feitos de argila porosa queimada, mas não de vidro têm a capacidade influenciar o nível de umidade de um prato, absorvendo e liberando a umidade de forma natural. O produto acabado é obtido sucos muito ricos. Mas bons resultados só podem ser obtidos se a própria embarcação tiver sido previamente embebida em água por várias horas.

O tagine de argila tem um, mas uma desvantagem muito significativa - eles absorvem odores. Se os pratos forem usados ​​para criar pratos diferentes, eles terão que ser ensopados por um longo período ou ter recipientes separados para carne, peixe, cereais e alimentos doces. Além disso, a higiene da tagine de argila também é mínima.

Versões vidradas recozidas de pratos privados deste defeito, é conveniente lavá-los, eliminando odores desagradáveis. Mas o efeito da regulação natural da umidade está diminuindo.

Cerâmica

Um tipo especial de argila com aditivos de origem mineral também é usado na fabricação de pratos marroquinos modernos. Tagine de cerâmica envidraçada, assada, adquirindo uma superfície sólida e brilhante. Panelas deste tipo é geralmente antiaderente, é adequado para instalação direta em um fogão elétrico.

Mas no queimador de gás terá que usar um divisor, dando um aquecimento mais uniforme. Em superfícies de indução, um adaptador é usado - um círculo de metal para o tamanho do contorno do queimador.

Como com recipientes de barro, o artigo de cerâmica é diferente:

  • aparência estética;
  • segurança ambiental;
  • preservação longa da temperatura definida;
  • condições ótimas para extinguir e languidez.

Recipientes de argila e cerâmica não são adequados para fogo aberto, podem quebrar ou rachar, e não são adequados para fritar. Caso contrário, eles são quase perfeitos e permitem que você mantenha a tecnologia autêntica de pratos de cozinha do norte da África.

Ferro fundido

Se houver apenas um fogão a gás, você não pode se recusar a usar os pratos originais do tipo marroquino. Tagine de ferro fundido tem excelente capacidade de calor, não inferior à cerâmica. Pode pré-fritar carne ou peixe, caramelizar legumes e frutas. A parte inferior do tagine de ferro fundido é adequada para assar pratos no forno.

A conveniência da marca de ferro fundido é indiscutível - é conveniente para cozinhar na grelha ou no forno, em qualquer tipo de fogão, pode ser usado como uma versão de campismo dos pratos. Para a placa de indução, não é necessário adaptador: o ferro fundido tem propriedades ferromagnéticas. Ambas as versões all-metal dos produtos, e combinadas, com uma tampa leve de argila são produzidas.

Ao escolher produtos você precisa prestar atenção à presença de revestimento antiaderente que impede a absorção de odores.

Alumínio

Apesar do status do metal não-ferroso, o alumínio fundido é bastante adequado para fazer a base do tagine. A parte superior destes modelos é feita de cerâmica, leve, impedindo a ponderação da estrutura. O revestimento dentro da tigela pode ser feito de cerâmica, pedra, titânio para aquecimento mais lento e adequado.

Steel

Fabricantes europeus relativamente recentemente começaram a produzir etiquetas de aço inoxidável incomuns. Tais pratos são complementados por uma inserção para cozinhar produtos para um casal. Você pode até colocar os ingredientes em vários níveis, levando em conta a temperatura e o tempo de cozimento desejados. Em uma tigela de metal é conveniente não só para guisado, mas também para fritar, assar.

As propriedades ferromagnéticas permitem o uso de placas de indução para colocar o tagine de aço diretamente no contorno do queimador. Para que o calor dentro do tanque seja distribuído de forma correta e uniforme, o fundo é feito na forma de uma estrutura multicamada com uma placa adicional de alumínio dentro das camadas de aço inoxidável. Mas os chefs experientes não recomendam a substituição de aço tagine de cerâmica e ferro fundido por aço: o calor é perdido mais rapidamente, por causa do qual a tecnologia de cozimento é quebrada.

Principais fabricantes

Os principais produtores de tajines regulares são empresas do Marrocos e da França.

  • Brand Emile Henry fabrica etiquetas de cerâmica de alta qualidade. Os produtos distinguem-se pela estética (as suas paredes resistentes ao calor são cobertas com esmaltes multi-coloridos), são práticas ao seu cuidado. O artigo é adaptado para uso com todos os tipos de placas, fornos.
  • Staub - empresa francesa, que produz magníficos tazhins de tipo combinado. A base pesada de ferro fundido tem um revestimento antiaderente de cerâmica esmaltada. A cúpula é cerâmica, mais leve. A panela é adequada para aquecimento direto em todos os tipos de fogões.
  • Creuset - Empresa francesa que produz pratos de ferro fundido de paredes grossas marroquinas. Cúpula de cerâmica permite alcançar o efeito de languidez tradicional, como em uma panela de barro. Cozinhe com tais pratos pode estar em qualquer tipo de fogão. O tagine estético pode ser servido na mesa sem medo de que o prato esfrie.
  • "Cerâmica de Borisov" - produtos do fabricante russo. Embarcações marroquinas de cozinhar desta marca são notáveis ​​por seu preço acessível, ampla gama de tamanhos. Produtos com cobertura de cúpula focada no cozimento em microondas ou forno. Aquecimento direto é completamente excluído.
  • Vetta. A empresa produz aços inoxidáveis ​​com função de vaporizador. O artigo diferencia-se no peso pequeno, universalidade, simplicidade na partida. Mas é mais uma panela que uma autêntica embarcação marroquina.

Uma descrição detalhada da tag Emilie Henry e outros modelos permite que você obtenha uma visão completa dos prós e contras de produtos de diferentes marcas antes de comprar.

Recursos de seleção

Ao escolher uma etiqueta para cozinhar no estilo marroquino, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • tamanhos e diâmetro: opções repartidas são convenientes para um restaurante, grandes braseiros para a casa;
  • tipo de placa: para a indução e opções de metal de gás são necessárias;
  • método de aquecimento: apenas pratos da altura apropriada são colocados no forno;
  • tipo de tratamento de calor: na cerâmica é impossível fritar os alimentos antes de estufar.

Cerâmicas, recipientes de argila e tampas devem ser cuidadosamente verificados quanto a rachaduras e lascas. É necessário ter em conta as recomendações do fabricante para pratos específicos. Eles afetam a temperatura de aquecimento admissível, determinar as regras de atendimento para o tagine.

Dicas de operação

Tazhin não é recomendado para ser usado no forno - a parte de barro apenas racha, mas existem séries especiais concebidas especificamente para este método de cozedura. Cozinhar em um fogão a gás usando tais pratos é possível, mas não muito desejável, porque é difícil controlar o calor.

A opção ideal é um lar aberto no qual os carvões ardem. Obter a intensidade desejada de aquecimento pode ser no fogão elétrico, indução adequada ou clássica com ferro fundido, esfriando lentamente os queimadores.

Porque a comida no tagine é cozida por um longo tempo existe regras específicas para colocar produtos dentro do contêiner. Carne de carneiro jazia por 10-12 horas. Para a carne, metade desse tempo será suficiente, mesmo que a carne seja velha e dura. Para a disponibilidade total de pratos de peixe e frango no tagine 60 minutos são suficientes.

Frutos do mar, legumes, frutas são cozidos por não mais de meia hora, eles são colocados em pratos complexos multi-componentes no final.

Por que você precisa de um tagine e como usá-lo corretamente, veja o vídeo a seguir.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento