Pratos

Como fazer pratos de madeira com as próprias mãos?

Como fazer pratos de madeira com as próprias mãos?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Prós e contras de utensílios de madeira
  2. Material para produção
  3. Como e do que os antigos eslavos faziam os pratos?
  4. Ferramentas Requeridas
  5. Recursos de tecnologia

Não só a aparência original e o agradável aroma natural dos pratos caseiros de madeira o tornam valioso e preferível - é igualmente importante que ele carregue uma carga positiva de energia, torne os alimentos mais saborosos e saudáveis ​​e, em alguns casos, mude a atitude de uma pessoa para muitas coisas.

Prós e contras de utensílios de madeira

Pratos, taças e taças de madeira têm várias vantagens. que não pode ser mencionado:

  • eles são úteis para o consumo porque são feitos de material natural ecologicamente correto;
  • a madeira tem uma resistência mecânica elevada e ao mesmo tempo é leve em peso; além disso, esse material é capaz de manter os alimentos frescos por um longo período de tempo;
  • A árvore em si distingue-se pela sua aparência estética e, dependendo da raça, tem um ornamento natural original - tais pratos tornam-se uma verdadeira decoração da mesa, e é agradável de comer, mas mesmo como um elemento decorativo, um atributo incomum é bonito;
  • devido ao fato de a árvore não conduzir calor, é impossível queimá-la, e a comida fica quente por muito tempo.

Outra vantagem de utensílios de madeira feitos à mão é a capacidade de criar qualquer forma concebida para os esboços mais incomuns. Neste caso, o material em si não é muito caro, portanto, a produção independente é considerada financeiramente vantajosa.

As desvantagens dos produtos de madeira consistem em sua vida útil mais curta em comparação com pratos de fibra de vidro e polímero, a madeira pode escurecer e rachar se for usada de forma inadequada e armazenada. Para que uma coisa sirva o maior tempo possível, você precisa de cuidados competentes e restauração periódica.

Material para produção

Requisitos básicos de material para a produção de utensílios de madeira:

  • madeira de alta qualidade e plástica com características de alta resistência, e acontece quando é colhida recentemente, ou seja, ainda mantém sua frescura;
  • a árvore deve ser do primeiro ou segundo grau, há um número mínimo de nós;
  • Casamento inadmissível é a presença de rachaduras, lascas, podridão e azul;
  • na produção de pratos para alimentos, apenas é utilizada a floresta viva, e os brancos em bruto não são adequados para isso, especialmente porque podem estar contaminados por besouros de casca;
  • Para o mestre dos produtos de manufatura, o grande diâmetro da árvore também é importante, pois permite a produção de um grande número de acessórios de mesa.

Variedades suaves são mais flexíveis e plásticas, elas são bem cortadas durante o processamento, mas não são usadas devido à falta de dureza e resistência suficientes.

Mais comumente utilizados para a produção de espécies como olmo, carvalho, bétula, maple, cinza de montanha, zimbro, cedro, larício ou aspen, oliva e bambu são considerados materiais adequados.

Como e do que os antigos eslavos faziam os pratos?

No passado distante, nossos ancestrais faziam diferentes tipos de pratos - fatiados, cinzelados, escavados ou de tanoaria, que eram montados a partir de rebites e depois lacrados com argolas. O mais popular na Rússia eram os pratos de madeira esculpidos - este método produzia pratos, canecas, morteiros e copos, assim como talheres (pilões, colheres, colheres). Além disso, os antigos mestres atribuíam considerável importância às propriedades curativas e mágicas das espécies de árvores individuais, razão pela qual eles levaram para o seu trabalho:

  • uma árvore de vidoeiro, da qual foi destinada principalmente para mulheres, uma vez que poderia curar a fertilidade;
  • uma noz que ajuda a encontrar amigos leais e a dar energia vital em troca de forças gastas;
  • azeitona contribuiu para a eliminação da enxaqueca, abriu novas oportunidades;
  • Carvalho, simbolizando um princípio masculino forte, ajudou a aliviar os órgãos urinários e o fígado das doenças;
  • meninas que queriam se casar mais rápido, tentou comer de pratos feitos a partir do tronco de uma macieira - acreditava-se que a árvore feminina ajudaria a encontrar o segundo semestre.

É possível que os mestres modernos usem os métodos da Rus e criem produtos que não apenas sirvam como utensílios de mesa, mas também curem doenças, mudem o destino de uma pessoa para melhor.

Ferramentas Requeridas

Se a produção de um grande lote de utensílios de madeira estiver prevista, é melhor fazê-lo em um torno. No entanto, antes disso, você precisará de trabalho preparatório, incluindo a preparação do material, de preferência de alta qualidade e, portanto, exigirá:

  • inspecionar madeira;
  • remover excesso de nós e defeitos menores;
  • Para colocar a madeira - para dividir os troncos limpos em várias partes, de acordo com o comprimento requerido dos espaços em branco.

Depois de ligar o dispositivo de moagem ou torneamento, o produto precisará ser revestido com verniz (se desejado - com um desenho).

Mas se você pretende fabricar um pequeno número de produtos ou uma cópia de peça, ao realizar o trabalho manual, você pode obter o mínimo de ferramentas:

  • plaina para processamento de superfície de madeira - um avião;
  • para serrar a peça de trabalho precisará de um quebra-cabeças;
  • um conjunto de serras de diferentes tamanhos com dentes diferentes;
  • vários formões (ferramentas manuais de corte);
  • um conjunto de incisivos, necessário para entalhes e aplainamento;
  • Esmeril pano para lixar madeira.

Como material, é escolhida uma madeira completa, tábuas, mas também é possível usar resíduos que sejam adequados em tamanho. Menos ferramentas podem ser usadas para fazer o trabalho se o mestre estiver bem familiarizado com o processo de fabricação manual.

Recursos de tecnologia

Para aqueles que estão apenas começando a dominar a produção de talheres de madeira, é melhor começar com produtos de forma simples.

Estágios de trabalho.

  • Primeiro, faça a colheita necessária, cortando a parte desnecessária da madeira, mas deixando o estoque, porque a madeira ainda precisa ser processada. Se for uma placa, então é melhor cortar uma árvore com o diâmetro requerido.
  • A marcação do futuro é aplicada no espaço em branco com um marcador.
  • Depois disso, a peça de trabalho é fixada com um torno e corta o excesso de peças, incluindo reentrâncias e relevos especiais.
  • Depois de marcar os contornos laterais, prossiga para um processo mais sutil, usando um cinzel ou cortadores figurados.
  • Os artesãos inexperientes devem, de preferência, prender a peça de trabalho e trabalhar com cuidado, uma vez que qualquer movimento impreciso pode levar à remoção do excesso de camada.

Como resultado, a placa adquire sua forma originalmente concebida, mas ainda precisa ser polida adequadamente com esmeril e papel (a tela é usada para processar superfícies curvas e internas).

Se um desenho é suposto (um ornamento, um ponto de pintura), então deve ser feito imediatamente antes da impregnação e envernizamento ou composição da pintura.

Uma camada protetora é necessária porque os pratos são projetados para serem comidos, o que significa que a comida pode ser quente ou líquida. Isso pode afetar negativamente a madeira. Mas os anti-sépticos comumente usados ​​para isso na construção são tóxicos, então o óleo de linhaça é usado para esse fim. Eles precisam mergulhar o produto e esperar pelo menos 24 horas até que ele penetre completamente em sua estrutura.Isso é feito simplesmente - o acessório acabado é imerso em óleo fervente por alguns segundos, duas vezes seguidas.

Outra variante do revestimento é um verniz alimentar especial, que não é exposto à luz UV., água, microorganismos e insetos fúngicos. Esta ferramenta durável que ajudará a proteger utensílios de madeira de baixas e altas temperaturas, a faixa de seu uso - de -30 a +60 graus. Se tintas como acrílico ou guache forem usadas para pintura, o verniz é aplicado no topo e preserva perfeitamente o ornamento. Além disso, a árvore é permitida para cobrir com cola especial, que é uma impregnação de óleo vegetal e cera de abelha.

Como fazer um prato de madeira com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento