Gatos domésticos

Gatinhos recém-nascidos: desenvolvimento e regras de cuidado

Gatinhos recém-nascidos: desenvolvimento e regras de cuidado

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Recursos de desenvolvimento
  2. Higiene
  3. Como se alimentar?
  4. Cuidados de saúde
  5. Recomendações úteis

Tendo um gato em casa, mais cedo ou mais tarde surge a questão da prole. Se o animal de estimação é de raça pura, então conseguir uma ninhada pode até ser lucrativo. Para ajudar o gato e cuidar adequadamente dos filhotes recém-nascidos, é necessário conhecer os fundamentos de seu desenvolvimento nos primeiros dias e semanas, o modo do dia e a nutrição. Com as ações corretas, os filhotes rapidamente ganham peso e ficam mais fortes, após o que podem ser doados, vendidos ou deixados para si mesmos.

Recursos de desenvolvimento

Gatos são mães boas e carinhosas, eles são capazes de cuidar plenamente de seus bebês, uma pessoa não precisa interferir nesse processo. Na natureza, o próprio gato encontra um lugar adequado, estabelece um canto para si mesmo, e é lá que dá à luz e cuida de seus filhos. Sob as condições de um apartamento, é mais difícil fazer isso, então o proprietário pode ajudar a organizar um local confortável e tranquilo onde uma mãe pode ficar sozinha com seus filhos.

Escolhendo um lugar para animais de estimação, você precisa procurar parte suficientemente sombreada da sala, onde não há luz brilhante. Os gatinhos nas primeiras semanas precisarão de paz e sossego, de modo que o local de descanso deve ser pago ao máximo da sala comum e do corredor.

A temperatura na sala deve ser bastante alta para que os recém-nascidos não congelem. O intervalo ideal varia de + 21 a + 25 graus. É muito importante evitar correntes de ar, para que os pequenos animais não se resfriem. A ventilação da sala nas primeiras semanas não vale a pena, o próprio gato pode fornecer uma mudança de temperatura. Após o nascimento dos filhotes, eles devem ser inspecionados, verificados quanto a sinais de vida e a aparência normal dos animais de estimação.

Se as crianças rangem e se movem, isso significa que elas estão em perfeita ordem. Se um gatinho parece suspeito ou tem alguns sinais claros de um defeito de desenvolvimento, vale a pena colocá-lo para dormir imediatamente para que a mãe não tenha tempo de se apegar a ele e não desperdiçar força e recursos em alguém que não sobreviveria de qualquer maneira. Gatinhos comuns nascem cegos e surdos, esses órgãos sensoriais começam a trabalhar um pouco mais tarde.

Gatinhos recém-nascidos eles abrem os olhos cerca de uma semana após o nascimento, e serão capazes de vê-los conscientemente em mais 5 dias. Se isso não acontecer por muito tempo, você pode tentar ajudar a criança com a ajuda de uma almofada de algodão umedecida com água, que limpe os olhos. A cor dos olhos dos recém-nascidos é geralmente leve, mas depois de três semanas a íris do olho adquire sua sombra básica.

Um pequeno animal de estimação não precisa navegar no espaço, como há uma mãe ao lado dela que cuida dele. Este cuidado é realizado em torno do relógio, até que os gatinhos começam a ver e ouvir. Em indivíduos recém-nascidos, a audição aparece por volta do oitavo dia e, até esse ponto, as orelhas são pressionadas na cabeça. Três semanas depois, o gatinho começa a parecer adulto, como enxerga bem, tem orelhas eretas, aprende a andar e aprende o mundo ao seu redor.

Animais recém-nascidos descansam ou comem a maior parte do tempo, então a necessidade de movimento ativo ainda não é sentida. Após 18 dias a partir do momento do nascimento, a duração da vigília aumenta significativamente, os animais de estimação tentam ficar em suas patas. O treinamento dura apenas alguns dias, geralmente aos 21 dias eles já estão começando a andar.

Para dominar completamente todas as habilidades e aprender a usá-las, as crianças precisam de apenas uma semana.Depois disso, eles se esforçam para ir além de seu habitat para aprender o máximo possível sobre tudo o que os rodeia.

No início, os gatinhos comem apenas leite materno, que deve ser bastante gordo para alimentar toda a prole. A qualidade da comida de gato já é monitorada pelo proprietário. Assim que os bebês têm dentes de leite, eles começam a comer em pé de igualdade com a mãe de uma tigela. No momento do nascimento, o gatinho pesa cerca de 100 gramas, e na primeira semana de vida eles podem se tornar 2-3 vezes maiores. O peso cresce todos os dias entre 15 e 20 gramas, com alimentação adequada da mãe e boa nutrição do bebê.

Se na primeira semana houver sérios desvios da norma em uma direção menor, então o gatinho, provavelmente, não sobreviverá.

Higiene

Cuidado após gatinhos cai sobre o gato, ela por natureza sabe o que fazer e executa facilmente seus deveres. Além de proporcionar descanso e alimentação, o gato ajuda a prole a se esvaziar. Em gatinhos recém-nascidos, os processos de micção e defecação não ocorrem sozinhos, eles precisam ser estimulados de fora. O gato conduz este procedimento da seguinte forma:

  • lambendo o pêlo de cada gatinho para que fique limpo, o que é importante para a segurança do animal de estimação; ações ativas na região dos órgãos do sistema excretor estimulam o esvaziamento da bexiga e dos intestinos;
  • para manter a limpeza no habitat dos filhotes, o gato absorve todas as secreções da prole, impedindo que se sujem e prejudicando os bebês;
  • protege os excrementos das bactérias com a ajuda da saliva, que permanece na pele dos bebês após a lamber.

Se os gatinhos foram imediatamente levados para longe da mãe, então a pessoa terá que cuidar deles. Completamente substituir o gato não funciona, mas com a ajuda da imitação, você pode ajudar os pequenos animais de várias maneiras. Para ajustar os processos de digestão, é necessário encontrar linho ou outro tecido natural e ligeiramente áspero e umedecê-lo em uma solução aquecida de permanganato de potássio. Movimentos de massagem precisam andar pelo abdome e ânus, continuando o procedimento até que o corpo esteja vazio.

Você precisa repetir este procedimento após cada refeição, certificando-se de que toda vez que há excreção de urina e pelo menos 2-3 vezes por semana - fezes.

Os procedimentos de higiene envolvem não apenas a realização de certas ações e a manutenção da limpeza dos gatinhos, É importante atentar para a cor das fezes, que pode variar, o que indica o estado de saúde do animal de estimação, a saber:

  • castanho - indivíduo saudável;
  • esverdeado - Problemas com o número de refeições e seu tamanho, quando o corpo não tem tempo para digerir tudo;
  • cinzento - excessos significativos, que provocam processos inflamatórios e doenças infecciosas.

É importante! É possível acostumar gatinhos à bandeja só depois de três semanas, não antes. Uma vez que os animais ver e ouvir bem, andar normalmente e entender muito, você pode treiná-los para ir ao banheiro em um lugar claramente marcado.

A higiene dos gatinhos inclui os cuidados com os olhos e nariz, que são limpos em caso de descarga ou odor. Todos os dias, você precisa lavar o bebê até que ele possa fazê-lo sozinho.

A lã deve ser limpa com um pano úmido ou pano umedecido com água. O banho como tal está ausente durante este período e pode ser necessário apenas no caso de poluição pesada, que é difícil de se livrar com um lenço. Se os gatinhos vivem com um gato, você deve prestar atenção à sua saúde.

Se de repente ela tiver pulgas, elas devem ser retiradas imediatamente, caso contrário os gatinhos podem sofrer, o que pode causar uma alergia ou uma reação muito mais séria a esses parasitas, o que pode ser fatal.

A escolaridade na bandeja é um passo importante no cuidado dos gatinhos. Se eles não se separam da mãe, então é ela quem vai mostrar e trazê-los para a bandeja no momento certo. Se o dono cuida dos animais de forma independente, então o processo de aprendizagem terá que ser feito assim que os gatinhos se tornarem um pouco mais independentes. É melhor empurrar o processo de esvaziar você mesmo massageando o corpo do gatinho nos lugares certos.

É importante fazer isso perto da bandeja para que o produto da seleção vá para o seu destino. Concentrando-se no cheiro de suas fezes, as crianças vão tentar fazer tudo por conta própria.

Como se alimentar?

Gatinhos que estão com sua mãe após o nascimento se alimentam exclusivamente de seu leite. Esta dieta é suficiente para eles até que eles fiquem mais fortes e cresçam. Se pequenos animais são deixados sem um gato, então o homem tem que alimentá-los. Como o leite de gato não estará disponível, ele deve ser substituído por um produto equivalente.

É impossível dar leite de vaca para crianças, não é adequado para elas. Fórmulas de leite para bebês e produtos similares também não podem substituir o leite materno.

Para não causar uma reação negativa do corpo, você pode misturar leite em pó com água e alimentar os gatinhos ou garrafas com uma pipeta. Se for possível comprar leite desnatado, esta opção será mais conveniente para a alimentação. Pequenos animais de estimação precisam receber apenas alimentos frescos, para que não fique em pé. É importante lavar bem e vaporizar as garrafas ou pipetar após cada refeição.

Um gatinho recém-nascido está crescendo rapidamente e ganhando peso, principalmente devido à quantidade ideal de alimento que ele absorve. Dependendo da idade, o número de mamadas e o tamanho da porção variam da seguinte forma:

  • desde o momento do nascimento e durante a primeira semana de vida, você precisa alimentar o gatinho a cada 2 horas, dando-lhe 5 ml de leite;
  • Da segunda à terceira semana, também são administrados 5 ml de alimento, mas com intervalos de 2,5 horas;
  • o terceiro horário semanal pressupõe um aumento no intervalo entre as refeições para três horas;
  • A última semana do primeiro mês de vida completa o estágio de se alimentar exclusivamente com leite, o intervalo aumenta até 4 horas; não é necessário alimentar os gatinhos à noite, e a porção pode ser levemente aumentada para durar até a próxima alimentação.

Quando o animal de estimação é forte, ele começou a enxergar bem e se movimentar ativamente pelo apartamento, ele precisa de muito mais energia, então a dieta precisa ser suplementada com novos produtos. Durante este período, o animal já come carne, o principal é que é magro e em pequenas quantidades. O menu ideal durante este período será carne ou peixe combinado com arroz, bem cozido e moído em purê de batatas.

Novos alimentos devem ser combinados com produtos lácteos, que é familiar para o animal de estimação e ajuda a ser bem esvaziado. Em vez de leite, você pode dar aos gatinhos queijo cottage, e até o final do segundo mês de vida, gradualmente, transferir para comida de gato. Imediatamente recomenda-se dar só comida seca, e depois de certo tempo gradualmente acrescente e comida enlatada.

A combinação de alimentos secos e úmidos será mais favorável para o animal, pois saturará o corpo com todos os elementos necessários, além de proporcionar uma oportunidade de não ter problemas com o esvaziamento.

Cuidados de saúde

Se os gatinhos após o nascimento vivem com um gato, então ela decide sobre seus cuidados e saúde de forma independente. O proprietário só pode ajudar um pouco a mãe, criando as condições necessárias para uma habitação confortável de toda a família. Se as crianças estão sozinhas, uma pessoa deve fazer um grande esforço para substituir sua mãe, criando o mesmo conforto e dando um certo cuidado.

Nas primeiras semanas é muito importante manter as crianças aquecidas, pois elas ainda são muito pequenas e as peles não lhes proporcionam o aquecimento necessário. No habitat dos gatinhos deve estar sujeito a aquecimento com temperatura controlada, pode ser uma almofada de aquecimento ou uma simples garrafa de água.

A prole que cresce sem a mãe deve ter plena socialização, é fornecida pela pessoa.Se é melhor não tocar em gatinhos minúsculos desnecessariamente, dando-lhes a oportunidade de dormir e descansar, então, a partir do momento em que eles começam a andar, é importante brincar com eles, comunicar, acariciar, dar calor e amor. Assim que o gatinho cresce, ele deve ser introduzido aos objetos de uso: um lugar para descansar, uma bandeja, uma tigela e brinquedos. O banheiro ocupa um lugar importante na vida de um gato de sala, como a incapacidade de usá-lo causará muitos problemas.

É importante comprar uma bandeja de tamanho adequado e com laterais baixas para que o animal de estimação seja confortável de usar. O enchimento deve ser apenas natural, pois os gatinhos podem experimentá-lo, misturando-se com os alimentos. A princípio, é importante monitorar a visita da bandeja para garantir que o animal de estimação preencha a necessidade corretamente e não se prejudique.

Para dar ao gatinho a taxa de atividade necessária e ajudá-lo a socializar, muitas vezes é necessário jogar com ele, para o qual é melhor comprar brinquedos e bolas especializadas. O processo do jogo é melhor entrelaçado com a educação, controlando o comportamento de um gatinho e proibindo-o de arranhar ou morder. No que diz respeito a questões de saúde diretamente, um bom dono deve prever todos os riscos, mesmo que o gato não saia do território do apartamento.

Um componente importante do cuidado será a vacinação oportuna contra a cinomose, a raiva e uma variedade de infecções. Para a segurança do animal, você precisa garantir que ele não aparece carrapatos, pulgas, versicolor e vermes, se forem detectados, você deve imediatamente tomar medidas ou entrar em contato com um veterinário.

Os procedimentos de higiene serão limitados a fricções periódicas dos pêlos do animal e, em casos muito raros, banhos.

Recomendações úteis

Se os gatinhos nasceram em um gato, é importante saber que não vale a pena tocá-los após o nascimento, pois a mãe do gato não ficará encantada com isso e poderá atacar o dono. Para ajudar na socialização de pequenos filhotes, eles podem ser recolhidos não antes da segunda semana de vida, e depois por curtos períodos, para não perturbar o gato.

O corpinho do bebê ainda é muito frágil, portanto Manuseie com cuidado e delicadeza para não ferir. Essa nuance é muito importante para explicar às crianças se elas estão na família, porque elas podem machucar acidentalmente o gatinho ou até mesmo quebrar alguma coisa.

Para tornar a vida com um gatinho, e depois com um indivíduo adulto confortável, é importante proteger o apartamento das garras afiadas do animal de estimação. A melhor solução para este problema será um bastão de garra que permita que você pratique sobre ele, retire as garras e proteja completamente os móveis e o papel de parede do animal de estimação ágil. Em lojas de animais, há uma grande variedade de tais dispositivos, então escolha uma opção que se adapte ao tamanho, preço, cor e funcionalidade, não é difícil.

Para manter um gatinho atraente e arrumado, você precisará comprar um pente especial que ajudará a limpar a lã indesejada. Especialmente durante o período de muda, impedirá a formação de pellets no corpo de um gatinho, que se lambe.

Usando um pente convencional ou de plástico não é absolutamente adequado para gatos, então você precisa comprar equipamentos especializados.

O processo de brincar e levantar deve ser familiar para um gatinho, mas nem sempre uma pessoa é capaz de treinar adequadamente um animal ou desmama-lo de algum hábito, portanto, é melhor obter pulverizador inofensivo especializado. Ele vai assustar o animal de estimação daqueles lugares onde você não pode ir ao banheiro ou onde você não deve correr ou pular. Há também espécies atraentes que ajudam a atrair um animal de estimação para uma transportadora ou casa. Cuidar e cuidar de um gatinho ficará incompleto sem escovando seus dentes que muitas vezes se deterioram, causando muitos problemas.

Se você não ensina seu animal a passar com calma este procedimento na infância, então, em uma idade mais adulta, será muito mais difícil. Para facilitar o processo, vale a pena comprar uma pasta de dente com o sabor de carne ou peixe, bem como uma escova de dentes de alta qualidade e conveniente.Outro evento importante é escovação de ouvido necessário para a prevenção de carraças. Os gatinhos adoram esse procedimento, então eles ficarão felizes em mentir em suas mãos até que o dono faça tudo.

Graças ao cuidado adequado dos gatinhos, mesmo sem o destino do gato, amigos humanos bons e carinhosos podem se desenvolver a partir de animais, que conhecem as regras da casa, obedecem ao proprietário, não ofendem crianças, não arranham móveis. A vida do animal de estimação será arco-íris e longa, se o proprietário a tempo realiza atividades que garantam a saúde do gato.

Leia mais sobre como conseguir um gatinho recém-nascido sem uma mãe-gato, veja o vídeo a seguir.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento