Montenegro

Podgorica: descrição, pontos turísticos, transporte e acomodação

Podgorica: descrição, pontos turísticos, transporte e acomodação

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Descrição
  2. Recursos climáticos
  3. O que ver
  4. O que tentar?
  5. Como chegar lá?
  6. Onde ficar?

Podgorica é a maior cidade e capital nacional do Montenegro, localizada na confluência dos rios Moraca e Ribnitsa no lado sudeste do país. O assentamento é o centro cultural e comercial oficial e é considerado a principal cidade do país, bem como seu centro administrativo e econômico.

Descrição

Podgorica tem uma população de cerca de 170.000 habitantes. Em seu território é a principal universidade do país e outras instituições de ensino superior. A cidade está localizada na intersecção de numerosas rotas historicamente significativas no vale do Lago Sakadar, perto do Mar Adriático. Não existe apenas um clima favorável, mas também solos férteis, portanto, frutas e vegetais se distinguem pela alta pureza ecológica.

A principal característica do assentamento é a riqueza dos corpos d'água. A cidade está localizada em uma planície ao norte, ao contrário de outras cidades de Montenegro. Podgorica é repleta de edifícios arquitetônicos modernos que ficam em quase todas as esquinas. É difícil não notar um grande número de espaços verdes e parques. Há também uma embaixada da Federação Russa.

Da cidade você pode ir para Cetinje, a distância entre os assentamentos é de apenas 36 quilômetros, e o custo da viagem é de 200 rublos. No caminho, o ônibus leva cerca de uma hora. A cidade tem uma localização chave, fica a apenas 9 km do Aeroporto Internacional, e também há estações ferroviárias e rodoviárias próximas umas das outras em seu território.

Podgorica oferece aos visitantes excelentes praias para relaxamento e turismo. Há uma conexão de transporte bem desenvolvida, há hotéis acessíveis e caros, uma animada vida noturna. No território da aldeia estão eventos culturais importantes como Crnogorsko Narodno, Dodest e Gradsko. Uma das principais atrações é Mosteiro de Ostrogque fica nas proximidades.

Ostrog
A parte interna do mosteiro

Ao lado com o Teatro Nacional de Montenegroque é considerado o teatro mais importante de todo o país, existem inúmeras galerias de arte e museus.

Teatro Nacional
Galeria em Podgorica
Museu Nacional

Podgorica oferece um grande número de restaurantes, bares, cafés, pubs e adegas com música ao vivo. A cidade serve deliciosos pratos montenegrinos que podem ser divididos em delícias mediterrâneas e continentais.

Em termos de clima, a melhor época para visitar Podgorica é a primavera e outono, como no verão é muito seco e quente, e o assentamento em si é geralmente lotado de turistas. O inverno também pode ser um bom momento para visitar, já que durante esse período há grandes descontos nas coleções do ano passado em lojas locais.

Recursos climáticos

Em Podgorica, o clima do Mediterrâneo - com verões secos e quentes e invernos frios e amenos. O Mar Adriático tem uma grande influência, já que está localizado a cerca de 50 km de distância, e a proximidade dos Alpes Dinares ao norte também contribui para a formação de um clima único. A temperatura média anual na cidade é de 16,4 ° C. É necessário levar em conta a ausência de precipitação ao longo de 260 dias. As chuvas são mais típicas no final do outono.

A temperatura muda gradualmente ao longo dos meses, e raramente há surtos repentinos no termômetro. Em janeiro, fevereiro e março, os números mudam de 6 para 16 ° C. Na primavera e até o final de maio, a temperatura sobe para 20 ° C.

No verão pode ser bastante quente, cerca de 37 ° C, e no início do outono o calor começa a diminuir gradualmente, por isso este período é particularmente popular entre os turistas.

Em média, de setembro a novembro, 20–22 ° C na costa, a temperatura da água no mar é de 24–25 ° C.

Dias por ano com precipitação e ventos fortes de cerca de 60 m / s. A neve é ​​um fenômeno quase desconhecido em Podgorica, observado não mais do que alguns dias por ano. A umidade relativa do ar é de 59,6% e a temperatura média está acima de 25 ° C durante 135 dias por ano. Todas estas características combinadas com a natureza única fazem Podgorica uma cidade com um clima muito favorável, adequado para recreação durante todo o ano. Este lugar também é conhecido por seus verões extremamente quentes e secos.

Em julho e agosto, a marca máxima no termômetro pode chegar a 40 ° C, e a maior temperatura registrada foi de 45,8 ° C. A temperatura média no mar é de 27,1 ° C.

No verão, torna-se muito quente na cidade, mas, no entanto, a localização conveniente e a presença de um número suficiente de estradas permitem que os turistas façam uma emocionante caminhada até as montanhas, onde é muito mais fresco.

O clima mediterrânico na estação de inverno em Podgorica é ameno e fresco, com pouca chuva. A época mais fria do ano é janeiro, quando a temperatura média cai para pelo menos - 6°C. Geadas são possíveis na temporada de inverno, mas nunca são longas.

O que ver

Pontos turísticos e praias atraem turistas para Podgorica da primavera ao final do outono. Além disso, o turismo dentário é desenvolvido aqui, assim como muitos vêm para fazer compras. De fato, a odontologia no país é de alto nível, e o custo dos serviços é bastante aceitável, por isso esse serviço é popular. Quanto às compras, então antes do início da nova época de festas, as lojas começam a vender antigas coleções italianas a preços baixos, sobre o que você pode economizar significativamente.

Para aqueles que viajam para Montenegro para desfrutar do calor do mar e do sol, vale a pena aprender mais sobre as praias. Há aqui duas áreas abertas, e fechadas pagas e até escondidas das áreas remotas dos olhos com um charme especial.

Não há praia na cidade em si, mas nas proximidades é o famoso Budva Riviera. No entanto, é melhor escolher um local de férias. praia em Sutomore, porque esta cidade é mais próxima, e os ônibus vão para ela regularmente.

Budva Riviera
Praia em Sutomore

As "antigas cidades" montenegrinas são geralmente lugares muito pitorescos para se visitar. Em Podgorica, no entanto, existem poucas atrações na Cidade Velha e elas estão localizadas longe umas das outras. Os ataques aéreos durante a guerra destruíram quase todas as estruturas do Império Otomano, incluindo fortalezas, muralhas da cidade, minaretes e casas que os turcos construíram em 1484-1878.

Tudo o que resta é ruínas da fortaleza Ribnitsaconstruído pelos turcos entre 1474 e 1478. O objeto está localizado na foz dos rios Ribnitsa e Moraca. Existem vários pequenos caminhos para explorar a área, sentar ao lado do rio e desfrutar de um piquenique.

Ao lado da fortaleza é ponte Ribnitsa, a construção de algumas partes datam da era romana. Além disso, a Cidade Velha tem Torre do relógioconstruído em 1667.

Ponte Ribnitsa
Torre do relógio

Do outro lado do rio Nova cidade. Aqui, grande parte da arquitetura ainda cria a atmosfera de uma cortina de ferro. Praça da República e as ruas de pedestres próximas - Sloboda e Negosheva têm uma estética mais moderna característica da Europa. A nova cidade abriga a prefeitura e o Teatro Nacional. Aqui você deve definitivamente ver Catedral Ortodoxa de Podgoricaonde eles não podem deixar de bater os murais, mosaicos e outras características da decoração interior.

Nova cidade
Rua Negosheva
Praça da República
Teatro Nacional
Catedral ortodoxa

Como marco local da nova época, a cidade se destaca Ponte Moskovsky - um novo pedestre, localizado em paralelo à Ponte do Milênio. Passa por uma das partes mais bonitas do rio Moraca.

Ponte de Moscou
Ponte do Milênio

A poucos minutos de carro de Podgorica são cachoeiras, localizadas no rio Chizhevna. Há um maravilhoso restaurante e um pequeno parque para recreação. Aqui eles servem pratos clássicos de carne e peixe de Montenegro, oferecendo playgrounds abertos com coelhos, que podem ser acariciados. Para ver as cachoeiras, você precisará andar um pouco.

Vale a pena saber que no auge do verão e no início do outono o rio se torna raso, portanto não se pode ver cachoeiras.

Mais do que um zoológico - o santuário de animais. Este é um espaço aberto para pessoas e animais, onde pastam veados, leitões, camelos e outros animais. Aqui eles oferecem para alimentar os leitões da garrafa, tratar os camelos com cenouras e conversar com a emu. Há também pavões, gansos, pombos, coelhos, cavalos, cachorros, tartarugas e outros animais que precisam de ajuda.

Para fãs de história Doclea ou duquia - A cidade romana arruinada, que foi introduzida como Património Mundial da UNESCO. Estas ruínas estão localizadas a apenas 5 km da cidade de Podgorica. Arqueólogos tomaram artefatos daqui, e agora eles estão em exposição no Museu de Podgorica, mas as ruínas de pedra ainda estão disponíveis para inspeção.

É possível caminhar pela praça e imaginar a vida aqui há 2.000 anos. Curiosamente, os cientistas encontraram cerca de 300 túmulos aqui desde o primeiro século.

O que tentar?

Os hóspedes de Podgorica podem contar com uma incrível culinária local, em que os chefs conseguiram refletir uma rica história cultural e culinária, com influências russas e italianas. Na lista das melhores instituições da cidade, você pode encontrar os seguintes restaurantes.

  • "Dali". Idealmente localizado no centro de Podgorica. Este é um restaurante moderno e elegante que está lotado de visitantes quase todas as noites. O interior do lugar é uma luxuosa extravagância de cadeiras de veludo roxo, cortinas de seda rubi e sofás de couro macio. Na outra parte, o design moderno e minimalista prevalece. Serve uma variedade de pratos italianos e orientais, e você pode pedir saladas locais, massas, risotos e frutos do mar. Especializada em vinhos, a instituição oferece uma ampla lista de bebidas vintage locais e internacionais, incluindo uma variedade de vinhos montenegrinos da vinícola Plantaze - uma das plantas mais conceituadas do país.

A equipe é bem treinada e pode aconselhar qual bebida é melhor combinada com o prato selecionado.

  • Per Sempre. Especializa-se em autêntica cozinha italiana. É um lugar elegante e definitivamente prestigioso, com um piano de cauda no hall e obras de arte em estilo renascentista. Vai deliciar o quarto com um interior de madeira, uma coleção de vinhos finos. Os hóspedes podem escolher entre todos os pratos clássicos italianos, como o espaguete à carbonara, bem como algumas receitas caseiras.
  • Pod Volat. A instituição é conhecida por sua carne frita e delicioso goulash de marca. Pod Volat oferece principalmente um menu de carne de vitela, cordeiro e cabras cozidas sobre brasas. O restaurante modesto se concentra em fornecer cozinha montenegrina com uma extensa seleção de vinhos, cervejas e bebidas tradicionais.
  • "Nostalgia". Este lugar é uma homenagem ao passado cultural e patrimônio cultural de Montenegro. O tradicional restaurante iugoslavo oferece comida caseira de acordo com receitas transmitidas de geração em geração. Os cozinheiros se concentram em usar ingredientes mínimos e obter o máximo sabor. O estabelecimento serve bifes suculentos, purê de batatas amanteigadas, pratos de arroz e sopas de vegetais ricos.

O tradicional interior de madeira e papel de parede estampado dão a sensação de uma sala de estar aconchegante, onde os hóspedes são tratados com uma refeição satisfatória.

  • Kalabrija. Este encantador restaurante italiano é uma pequena jóia na parte nordeste do centro da cidade, onde os hóspedes podem absorver a atmosfera única e desfrutar de uma deliciosa pizza. Escapando da atmosfera de uma acolhedora taverna escondida no interior da Itália, o interior é um conjunto de cortinas e toalhas de mesa chiques, móveis antigos e paredes de tijolos abertos. A atmosfera única do conforto de casa reina aqui.
  • Maša Um restaurante elegante e moderno dedicado ao menu de peixe, além disso, é também um balcão único para aqueles que querem provar frutos do mar frescos e de alta qualidade em Podgorica. Grande e espaçoso, com tectos altos e uma fachada de vidro com vista para as movimentadas ruas da cidade, o restaurante tem o seu próprio encanto urbano. Se os hóspedes chegarem no café da manhã, serão servidos croissants e bolos caseiros.

Chefs locais podem agradar a todos - aqui eles cozinham carne deliciosa e oferecem um menu vegetariano.

Como chegar lá?

Podgorica tem seu próprio aeroporto e aeródromo. Todos esses objetos não são difíceis de encontrar no mapa, o que é muito conveniente. No entanto, para aqueles que não vão ficar aqui por muito tempo e gostariam de se mudar para uma área mais tranquila, há uma estação de ônibus.

A distância do aeroporto para Podgorica é de apenas 1 km, para Kotor - 86 km. Budva é um pouco mais perto - 64 km e mais longe da cidade para Herceg Novi, desde que você tem que dirigir 108 km. A maneira mais fácil de ir de Budva a Podgorica é de ônibus. Existem mais de 100 rotas aqui, o transporte não vai apenas à noite - de 00 a 30 a 30.

O transporte urbano e interurbano funciona constantemente, a infraestrutura é bem desenvolvida, por isso não há problemas para os turistas. A única coisa que vale a pena prestar atenção é a programação de voos, que muda de estação para estação.

Além do transporte público, há um táxi aqui, mas na estação, os operadores privados ficam muito caros, então você deve pedir um carro com antecedência.

Onde ficar?

Há muitos hotéis em Podgorica, há pousadas baratas e estabelecimentos caros de 4 estrelas com serviço de alta qualidade.

Você pode facilmente alugar um quarto no setor privado, na maioria das vezes essa moradia é mais barata.

Entre os hotéis que são particularmente populares, você pode considerar vários.

  • O hotel Hilton Podgorica está localizado no centro da cidade, onde existem escritórios do governo, o que o torna ideal para aqueles que vieram aqui para o trabalho. Ele costumava ser um hotel antigo na parte superior da cidade, mas não há muito tempo foi completamente renovado e agora é um objeto de luxo da marca Hilton de 5 estrelas. Ele oferece uma piscina coberta, um centro de bem-estar, estacionamento e até mesmo animais de estimação são permitidos.
  • Se você gosta de hotéis de 5 estrelas, você deve definitivamente ficar em Ziya que está escondido em uma rua tranquila no centro de Podgorica. O hotel fica perto do Parque Florestal Doña Gorica e a poucos passos do centro da cidade. Tem um terraço ao ar livre e um centro de bem-estar.
  • Aria localizado perto do centro da cidade (7 km), este é um hotel familiar ideal. Forneceu uma sala de jogos e piscina.
  • Hotel confortável e moderno Aurel localizado na periferia da cidade, na saída de Podgorica, ou seja, na estrada principal da costa, que leva ao norte. Também oferece transporte gratuito de e para o aeroporto.
  • Hotel Podgorica em pé à direita nas margens do rio Moraca. A partir daqui, os hóspedes chegam ao parque da cidade, à Cidade Velha e aos novos bairros.
  • Hotel Ramada - um edifício moderno localizado em uma parte animada da cidade. No interior existe um centro de bem-estar e ginásio.

No próximo vídeo você pode assistir a vida e pontos turísticos em Podgorica.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento