Montenegro

Croácia ou Montenegro: qual é o melhor?

Croácia ou Montenegro: qual é o melhor?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Comparação geral de países
  2. Como escolher?
  3. Lugares turísticos
  4. Eu preciso de um visto?

Adriático Natureza surpreendente, pessoas emocionais, o mar, comida deliciosa - é isso que representamos quando pronunciamos essa palavra. As pessoas que vão descansar neste canto do mundo muitas vezes se perguntam o que escolher: Croácia ou Montenegro. Onde ir descansar e qual país é melhor em termos de turismo - considere este artigo. Abaixo estão os fatos sobre esses dois países, a escolha é sempre sua.

Comparação geral de países

Montenegro é um estado separado, localizado no mapa da Europa, na costa oeste da Península Balcânica, banhado pelo Mar Adriático. O estado moderno foi formado em 2006 após o colapso da Iugoslávia. A capital do atual Montenegro é Podgorica, a maior cidade do país, embora a residência do próprio presidente esteja na cidade de Cetinje, que é justamente considerada a capital cultural.

A população do Montenegro é pouco mais de 600 mil pessoas. Área - 14026 metros quadrados. km Este país faz fronteira com a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Sérvia, a Croácia e a República do Kosovo, não reconhecida.

A Croácia é um país localizado no oeste da península balcânica, também banhada pelo mar Adriático. Este estado também foi formado como resultado do desmembramento da Iugoslávia e se tornou independente em 1991. A capital é Zagreb. A população é de 4 milhões, e a área é 4 vezes maior que a área de Montenegro e é 56542 metros quadrados. km A Croácia faz fronteira com Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Hungria, Sérvia e Eslovênia.

Como escolher?

Se você vai descansar, e mais ainda se você decidir ir com a criança, você precisa preparar cuidadosamente e escolher um lugar decente. Não é muito conveniente que uma criança desça ao mar, por exemplo, a partir de um píer de madeira.

Também é necessário pensar sobre onde a criança vai jogar, então você precisa de pelo menos uma praia limpa, floresta para se esconder na sombra das árvores do sol, um hotel confortável, um mercado para comprar produtos de qualidade, infra-estrutura desenvolvida e assim por diante.

Preço

Os preços de alojamento são mais baixos na Croácia, uma vez que o número de propostas para o arrendamento de apartamentos é muito grande. O que pode ser dito sobre os preços dos alimentos ou visitando estabelecimentos de restauração. Jante mais barato em Montenegro. No entanto, é necessário ter em conta o facto de a moeda do Montenegro ser o euro, menos sujeita a flutuações, pelo que será mais fácil planear o orçamento antecipadamente. Ao contrário da Croácia, onde a kuna croata está em uso.

Em geral, em comparação com a Croácia, em Montenegro, tudo é muito barato. Por exemplo, em Montenegro, uma xícara de café, se traduzida em rublos, custa cerca de 60-120 rublos, na Croácia é de 240 rublos, ou mesmo 360. O almoço na Croácia custará cerca de 60 euros, e será caro mesmo Cortar o cabelo, manicura, pedicura ou ir ao museu.

Se falamos de qualidade, Montenegro tem muito mais bons estabelecimentos de restauração. Talvez isso se deva ao fato de que os croatas já estão muito estragados por um enorme fluxo de turistas, ao contrário dos moradores de Montenegro.

O sistema "tudo incluído" não existe em nenhum dos dois países. Tal sistema está agora apenas no estágio de geração nesses países e quase nunca ocorre.

Variantes de liquidação principalmente tais:

  • apartamentos (apartamentos);
  • moradias;
  • mini hotéis.

No auge da temporada turística, o preço aproximado de habitação em um hotel de 4 estrelas em Montenegro pode ser 6.000 rublos, em um hotel de 5 estrelas - até 10.000 rublos. Na Croácia, durante o mesmo período, a habitação custará 19.000 rublos, o que é muito mais caro.

Praias

Há praias suficientes em Montenegro, e existem tanto pedras quanto areia. Antes de escolher um adequado, deve-se notar que todas as praias montenegrinas são propriedade do Estado e até mesmo há uma lei especial que regula a sua gestão. As praias equipadas são simplesmente alugadas a empreendedores privados de longo prazo, que devem seguir uma série de regras específicas:

  • o empresário é obrigado a nivelar e limpar a área de praia que lhe é atribuída durante todo o ano;
  • as espreguiçadeiras podem ocupar apenas metade da praia, e o resto da praia é deixado para aqueles que gostam de se sentar no chão;
  • O acesso à praia deve ser público e nenhuma taxa de passagem deve ser cobrada.

Mas para usar o inventário, você ainda tem que pagar um valor simbólico - cerca de 30 euros. Montenegro tem a sua própria característica picante - existem praias vedadas para nudistas. Nas praias de Budva, Petrovac e Rafailovici, a alta temporada começa por volta de 15 de julho e dura até 15 de setembro.

Neste período de tempo ao longo do mar, é improvável encontrar um lugar. Se você olhar de cima, dificilmente poderá entender onde o mar começa e onde a praia termina, porque o número de pessoas na praia e no mar é enorme.

Que na Croácia, em Montenegro, as montanhas estão localizadas na costa do mar, por isso a praia de areia aqui é bastante difícil de encontrar, principalmente praias de seixos. Entre as extensões montenegrinas de praias arenosas pode ser encontrado no sul, após Ultsinom.

Na Croácia, a costa coberta de areia é geralmente encontrada nas ilhas. Por exemplo: Punta Rata, Drazika, Golden Horn. Mas não subestime as praias de seixos. Inquilinos anualmente trazem pequenos seixos e cobrem com areia de cima. O mar esmaga pedras grandes em tamanhos pequenos, cobrindo a costa com “areia de pedra”.

Há uma praia especial em Montenegro - Ploce, que não é adequado para férias com crianças pequenas. Esta praia está cheia de concreto, e degraus de metal levam à água, sobre a qual é muito fácil cair e bater.

Clima

No verão, em Montenegro, geralmente é quente e dura muito tempo. O clima no país é predominantemente continental temperado. No verão, a temperatura nas costas atinge uma média de + 25 ° C, no inverno + 5 ° C. Durante o inverno há uma grande quantidade de precipitação, mas a duração do inverno é curta. As pessoas começam a nadar aqui em maio e terminam em outubro. Na Croácia, a temporada de natação é mais curta e dura de maio a setembro.

No verão, a temperatura do ar pode chegar a + 29C, a marca média é de cerca de + 23C. Ao ir de férias para a Croácia, é necessário ter em conta que o clima aqui é diferente, dependendo do local de estadia.

No norte-continental, no centro do país - montanhoso, na costa, similarmente a Montenegro, - moderadamente continental. Assim, podemos concluir que ambos os países são bastante semelhantes em condições climáticas. Para decidir quando é melhor ir à costa do Adriático, pode-se partir do fato de que agosto é o mês mais quente, tanto para a Croácia quanto para o Montenegro. O pico da temporada turística é um período de meados de julho a meados de setembro.

Poder

Jantar na Croácia pode ser tanto em um restaurante e em um konoba. O Konoba é um pequeno restaurante caseiro, feito em estilo rústico. A cozinha é predominantemente mediterrânica, onde predominam os frutos do mar no cardápio e os europeus, onde você pode encontrar outros pratos saudáveis. O almoço custará cerca de 50-70 kuna. Em Montenegro, você pode organizar sua comida de maneiras diferentes.

  • Coma em casa. Deve-se notar que os produtos, em comparação com a Croácia, são muito mais baratos aqui.
  • Em estabelecimentos de cateringquem cozinha fast food ou, mais simplesmente, fast food. Este jantar custará 3 euros.
  • Vá para um almoço complexos (sopa, segundo, pão e salada). Este almoço custará cerca de 5 euros.
  • Nos restaurantes. Em tais instituições, o almoço custará cerca de 25 euros. Embora existam restaurantes onde você pode comer a 40 euros, mas até agora existem alguns deles.

Grau de conforto

Muitos acreditam que a qualidade do serviço, o desenvolvimento da infraestrutura e o nível de serviço são maiores na Croácia. Isto é devido ao fato de que o negócio do turismo aqui começou a se desenvolver muito mais cedo do que no Montenegro. E também porque este país é considerado próximo dos padrões europeus. Mas na realidade isso não é bem o caso. Na Croácia, as pessoas são mais fechadas, enquanto em Montenegro elas são mais sinceras e sociáveis, tratam melhor os turistas.

Se você comparar o país pelo número de lugares turísticos que podem ser visitados em férias, então nesse e em outro país há muitos deles. A única coisa que o custo das excursões na Croácia é muito maior do que no Montenegro. Em Montenegro, menos distância e em termos de tempo gasto em viagens, este país ganha.

Lugares turísticos

Os principais resorts de Montenegro são Budva Riviera ou Budva, com suas praias de seixos, o resort familiar de Herceg Nova Riviera, localizado no Mar Adriático, e a Riviera Ulcinj, conhecida por suas praias de basalto. Lugares que vale a pena visitar em Montenegro:

  • O Museu Marítimo, localizado no centro da cidade de Kotor - contém toda a história da costa montenegrina;
  • Museu Nacional;
  • Amantes da arte - Museu de Arte Tsetin;
  • o teatro mais antigo "casa de Zetsky";
  • Parque Nacional Durmitor;
  • Park, localizado perto do Lago Skadar, em cujo território os mais antigos mosteiros e fortalezas da Idade Média estão localizados.

Se você escolher a Croácia, não deixe de visitar os seguintes locais:

  • O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, que está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO;
  • o palácio medieval de Diocleciano em Split;
  • Anfiteatro Pula.

Eu preciso de um visto?

Para poder descansar em Montenegro, não é necessário visto, já que este país não faz parte da União Européia. A entrada é aberta para residentes da Rússia, Ucrânia, Letônia, Lituânia, Estônia e Bielorrússia. O período de permanência no regime de isenção de visto é de 90 dias. Para visitar a República da Croácia, você precisa de um visto e seguro para todo o período de permanência no país. O visto pode ser feito nos centros de vistos croatas, que são bastante numerosos na Rússia. Demora cerca de 5 dias úteis. Há também algumas indulgências para vários detentores de vistos Schengen.

Para informações sobre qual cidade escolher para famílias com crianças, veja o vídeo a seguir.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento