Cuidados com os cabelos

Como crescer o cabelo?

Como crescer o cabelo?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que determina o crescimento do cabelo?
  2. Regras básicas
  3. Cosméticos especiais
  4. Métodos folclóricos
  5. Recomendações úteis

O cabelo longo, grosso e brilhante sempre foi considerado um dos principais componentes da beleza feminina. Algumas das senhoras, por natureza, têm cachos luxuosos, e só precisam mantê-las em boas condições, enquanto outras mulheres não podem se orgulhar de fios chiques em suas cabeças. Se você se considera na segunda categoria e sonha em se tornar o dono de longos e belos cachos, não deixe de ler este artigo. A partir daí, você aprenderá como cuidar de seu cabelo, com a ajuda do que significa que você pode acelerar seu crescimento e melhorar significativamente a aparência.

O que determina o crescimento do cabelo?

Claro, a genética desempenha um papel importante no tipo de cabelo que temos. Sua densidade, estrutura e textura (elas são finas ou espessas, oleosas ou secas) dependem principalmente disso. E a taxa de crescimento de pêlos também é individual para cada pessoa e estabelecida desde a infância. Em média, crescem 10-15 cm por ano e 1,5 cm por mês. Perda permissível por dia para 100 cabelos.

Mas, além da hereditariedade, que não pode ser mudada, há outros fatores que afetam a qualidade e a taxa de crescimento das cadeias e, felizmente, são passíveis de ajustes.

Se o seu cabelo crescer muito devagar, muitas vezes quebrar, rachar ou cair, então pode haver várias razões para isso.

  • Problemas hormonais, dysbacteriosis, gastrite e outras doenças não pode, mas afetar a condição do cabelo. Neste caso, os fundos externos não produzirão o efeito desejado até que a causa da doença seja identificada e eliminada. E depois de resolver problemas de saúde, você também pode melhorar o próprio cabelo, se for necessário.
  • Fumar e álcool Afetam negativamente a qualidade dos cachos e inibem seu crescimento, além de provocar cabelos secos e quebradiços e são a causa de sua aparência opaca.
  • Precipitação sazonal e nanismo também não é descontado. No inverno, devido à falta de vitaminas e microelementos, o cabelo piora e fica mais forte.
  • Desnutrição - Uma das principais causas de cabelos desbotados, frágeis e quebradiços e, consequentemente, seu baixo crescimento. Para eliminá-lo, revise sua dieta diária. Exclui-lo ou, pelo menos, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e fritos, fast food, bebidas carbonatadas. Coma mais alimentos ricos em proteínas (proteínas ricas em carne, peixe, ovos, queijo cottage, queijo e outros “leites”), bem como os alimentos que contenham ômega 3 ácidos que são bons para a pele e cabelos: nozes, abacate, óleo de linhaça. Use pelo menos 2 litros de água pura por dia. Beba complexos vitamínicos de vez em quando, especialmente no inverno e durante o período de avitaminose da primavera. O óleo de peixe, a biotina e a levedura de cerveja também terão um efeito positivo no cabelo.
  • Estresse, falta de sono e emoções negativas enfraquecem o sistema imunológico e afetam negativamente todo o corpo, incluindo, é claro, nossos cachos, que começam a cair, quebrar, rachar, perder seu brilho e beleza. Portanto, tente evitar experiências fortes e de longo prazo ou lidar com eles com a ajuda de esportes, vários exercícios de respiração e, se necessário, sedativos. Tente dormir pelo menos 7 horas por dia.
  • Cuidado do cabelo errado, a ignorância de como e o que devem ser lavados, secos, penteados e o que não deve ser feito é mais uma razão para sua aparência "triste".A escolha errada de meios e dispositivos para o cuidado de cachos (por exemplo, o uso de xampu que não corresponde ao tipo de cabelo) também não tem efeito muito positivo sobre sua condição.

No próximo capítulo, você aprenderá a cuidar adequadamente do seu cabelo, especialmente se quiser cultivá-lo.

Regras básicas

Aqui está uma lista de regras básicas a seguir, para que seus cachos fiquem saudáveis, bonitos e longos.

  • É necessário lavar o cabelo para que não cause danos. A água quente não pode ser usada, pois seca, dilui e fere o cabelo. A água fria também não é adequada, porque retarda a circulação sanguínea e pode causar espasmo dos vasos da cabeça, bem como levar a hipotermia de todo o corpo. A melhor opção é a água fria, cuja temperatura não é superior a 40 graus.
  • Você não pode lavar o cabelo todos os dias, mesmo que use xampus projetados para cabelos de limpeza diários. Assim, você remove deles não apenas a sujeira, mas também o sebo, que os protege dos efeitos agressivos do ambiente externo. Como resultado - o cabelo fica fraco e quebradiço. Além disso, muitas vezes eles se tornam mais poluídos e, consequentemente, mais frequentemente precisam ser lavados. Tente lavar o cabelo 2 ou 3 vezes por semana.
  • Para limpeza, escolha shampoos que não contenham sulfatos. Esses produtos químicos causam uma forte formação de espuma, mas para a oportunidade de lavar o cabelo com mais facilidade e rapidez, você paga com a saúde, pois os compostos de sulfato reduzem significativamente o filme lipídico protetor e secam o cabelo. Tente comprar xampus, que são compostos principalmente de ingredientes naturais, que, apesar de não darem essa espuma, são muito mais úteis.

Shampoo deve ser exatamente para o seu tipo de cabelo. Aplique-o apenas nas raízes, esfregando bem no couro cabeludo e o próprio cabelo será limpo ao lavar o produto. Você pode tentar lavar o cabelo apenas com água ou, por exemplo, vinagre de maçã.

  • Certifique-se de aplicar shampoo após shampoo ou condicionador de cabelo - estes produtos selam as escamas de cabelo que são reveladas durante a lavagem. É melhor usar todas as ferramentas da mesma marca e série, pois elas se complementam.
  • Faça regularmente máscaras: elas ajudam a restaurar e fortalecer os cabelos, dão brilho e estimulam o crescimento. Use-os 1 ou 2 vezes por semana, alternando com bálsamos e lavagens. Manter a máscara no cabelo deve ser pelo menos meia hora, para que todos os nutrientes que ela contém, tivessem tempo para penetrar no cabelo. Aplique-o não nas raízes, mas ao longo de todo o comprimento do cabelo. As máscaras podem ser compradas e cozidas sozinhas em casa.

Se você comprar uma máscara em uma loja, procure garantir que sua composição seja dominada por vários ingredientes naturais, em vez de químicos.

  • Independentemente, você pode fazer uma máscara de iogurte desnatado: precisa ser ligeiramente aquecido e aplicado ao cabelo, que então deve ser coberto com um chapéu. Kefir dá aos cachos um incrível brilho e sedosidade. Muito bem nutre e hidrata a máscara capilar de mel e gema de ovo, temperada com suco de limão. Você também pode misturar mel derretido com azeite de oliva - após essa composição, o cabelo ficará hidratado e saudável.
  • Não abuse do uso de ferramentas especiais e produtos para penteados: ferros de passar, ferro de frisar, secador de cabelo, rolos de cabelo elétricos, bem como géis e vernizes. Idealmente, é melhor não usá-los ou fazê-lo o mais raramente possível. Eles secam fortemente o cabelo e provocam sua fragilidade e seção de dicas. Se você precisar, por exemplo, torcer o cabelo no modelador de cabelo, então antes disso, aplique um spray térmico neles - ele criará um filme que reduzirá os efeitos de altas temperaturas.
  • Para secar o cabelo, não use um secador de cabelo - o ar quente danifica-os severamente. É melhor deixar o cabelo secar sozinho.Sim, levará mais tempo, mas seus cachos parecerão mais saudáveis. Envolvê-los em uma toalha também não é recomendado. No estado úmido eles são muito mais fracos e mais vulneráveis, eles quebram mais facilmente. Portanto, é necessário escolher uma toalha com um cochilo macio e gentilmente passá-los ao longo de todo o comprimento do cabelo, sem apertar ou torcer os fios molhados.

Também é impossível pentear o cabelo molhado: você tem que esperar por sua secagem natural, ou para evitar confusão, simplesmente separá-lo com os dedos ou um pente com dentes raros.

  • Com cachos secos, você também deve ser extremamente cuidadoso e arrumado. Você deve começar a pentear a partir das pontas e, gradualmente, mover-se para as raízes, agarrando mais e mais a superfície do eixo do cabelo cada vez. Não deve haver movimentos bruscos e ásperos, fios, mesmo emaranhados, não podem ser puxados para fora. Tente usar um pente sempre que possível, especialmente antes de dormir, para ativar o crescimento do cabelo à noite. Ferramentas de plástico não valem a pena comprar.

O pente deve ser feito de cerdas naturais ou madeira - estas não eletrificam o cabelo e são mais úteis para elas.

  • Cabelos apertados não são recomendados. - então eles quebram o lugar onde você os aperta demais com um elástico e, consequentemente, o crescimento deles pára por completo. Mas se você não quiser desistir da oportunidade de fazer penteados diferentes, use bandas elásticas de plástico na forma de espirais torcidas.
  • Coloração, especialmente iluminação, drena e arruina o cabelo. Tente usar tinturas naturais (henna, basmu) ou tintas caras de alta qualidade. No entanto, se você escolher a última opção, então o cabelo exigirá maior cuidado: você não pode fazer sem freqüentes máscaras de regeneração e procedimentos de salão de beleza.
  • Na rua, o cabelo deve ser protegido de fatores externos negativos: vento, sol e geada. No inverno e no tempo ventoso, eles devem estar escondidos sob a roupa para evitar a exposição a temperaturas baixas e frias. Os sprays térmicos são usados ​​para proteger o sol, que cria um filme fino no cabelo que os protege dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
  • Se você for à piscina, não se esqueça de usar uma touca de borracha enquanto estiver nadando.para minimizar o cloro no cabelo. Mas, em qualquer caso, depois de uma estadia em água clorada, é melhor lavar o cabelo.
  • Se você quer crescer cabelos longos, você precisa cortar as pontas regularmente por 5-7 mm, para que eles não comecem a cortar, além de estimular o crescimento mais rápido dos cabelos. Visitar o cabeleireiro é desejável 1 vez em 2-3 meses.

Cosméticos especiais

A maneira mais fácil e rápida de obter longos fios é fazer uma extensão de salão, quando os bloqueios naturais ou artificiais são presos ao seu próprio cabelo. Assim, você pode aumentar não apenas o comprimento, mas também a densidade dos cachos.

No entanto, não é melhor tentar cultivar seu próprio cabelo? Claro, isso levará mais tempo e esforço, mas você saberá que a luxuosa “juba” é seu mérito, e não o trabalho de um cabeleireiro.

Para este efeito, você pode recorrer a procedimentos profissionais que são realizados nos salões, especialmente se você tiver cabelos curtos, e planeja cultivá-los praticamente do zero. Aqui estão os métodos mais populares para hoje.

  • Mesoterapia - introdução ao couro cabeludo com a ajuda de injeções de vários cocktails de vitaminas e minerais, bem como ácido hialurônico. O procedimento é um pouco doloroso, mas efetivamente resolve o problema da perda de cabelo, fortalece-os e eles começam a crescer mais rapidamente.
  • Ozonoterapia - Outra técnica de injeção, que tem um efeito benéfico no cabelo e ativa o seu crescimento. O ozônio é introduzido no couro cabeludo (oxigênio altamente ativo, cuja molécula não consiste de 2, mas de 3 átomos).Ela nutre os folículos pilosos, aumentando o fluxo sanguíneo para eles, alivia as toxinas e escórias, e isso, por sua vez, leva ao fato de que o cabelo começa a crescer ativamente e se torna de melhor qualidade, sua perda é reduzida ou até mesmo interrompida. Este método também trata seborréia e dermatite.
  • Laminação - esta é uma composição especial aplicada ao cabelo, que cria um filme sobre eles que protege os cachos do impacto negativo do ambiente externo, impedindo a sua fragilidade e perda. O cabelo engrossa, endireita-se e ganha brilho e brilho. No entanto, este efeito persiste apenas enquanto os fios são laminados. Uma alternativa de baixo custo para este procedimento de salão de beleza é uma máscara de gelatina e leite - uma massa de polpa é preparada a partir deles e adicionada a um bálsamo ou enxágue, depois aplicada aos cabelos por 30 minutos. O resultado é fios lisos e brilhantes até 3 dias.
  • Com a ajuda do aparelho Darsonval Você também pode fortalecer significativamente o cabelo, aumentar seu comprimento e até mesmo garantir que ele seja mais espesso. O dispositivo envia impulsos elétricos para o couro cabeludo, despertando folículos adormecidos e estimulando o crescimento do cabelo, como resultado, eles se tornam mais longos e mais grossos. Darsonval pode ser comprado para uso doméstico.

No entanto, o procedimento tem várias contra-indicações, por exemplo, gravidez e doenças cardiovasculares.

A desvantagem dos procedimentos profissionais é que eles são muito caros. Portanto, não há necessidade de recorrer a eles, sem tentar outras maneiras, mais econômicas e acessíveis para fortalecer o cabelo e aumentar seu comprimento.

O mercado cosmético moderno oferece uma grande variedade de ferramentas que ajudam a acelerar significativamente o crescimento do cabelo. Eles são chamados assim - promotores de crescimento. Pode ser xampus, bálsamos, sprays, peelings, loções e soros que contêm, em uma forma altamente concentrada, componentes biologicamente ativos especiais, destinados a resolver um problema específico.

Vendido tais ativadores e na forma de ampolas. Sua composição geralmente inclui os seguintes ingredientes: stemoxine, colágeno, ceramidas, aminoácidos, óleos essenciais, ácido fólico, complexo vitamínico-mineral.

Opção barata, mas eficaz de tal ativador é soro de "First Aid Kit Agafi". É constituído por componentes naturais, principalmente vegetais: contém 7 ervas, levedura de cerveja, extrato de pimenta vermelha e provitamina B 5. Não é necessário lavar o soro do leite.

Você pode comprar outros medicamentos mais profissionais e caros, mas somente depois de ler os comentários sobre eles.

Métodos folclóricos

Muito rapidamente, o cabelo pode ser cultivado com a ajuda de remédios populares. Eles são mais baratos do que os profissionais, e sua eficácia e utilidade são confirmadas pela experiência secular de aplicação.

O mais popular para máscaras de crescimento de cabelo com base em cebola, mostarda, pimenta vermelha e gengibre. Todos eles, devido à sua “mesquinhez”, causam fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, o que provoca a estimulação dos folículos pilosos e, consequentemente, o crescimento capilar intenso.

Mas os donos da pele sensível e seca, são contraindicados, pois podem causar irritação e até maior ressecamento. Além disso, eles não podem ser aplicados a mulheres grávidas, pacientes hipertensos e aqueles que têm doenças de pele, como a dermatite.

A peculiaridade dessas máscaras é que elas são aplicadas não no próprio cabelo, mas no couro cabeludo, onde os folículos estão localizados e duram pelo menos 1 hora. Mas olhe para o estado: se eles queimam muito, lave-o mais cedo. É desejável colocar uma touca de plástico ou cobrir a cabeça com uma toalha para melhorar o efeito - você pode fazer as duas coisas.

  • Máscara de mostarda. A opção mais simples é dissolver 2 colheres de sopa de mostarda em pó na mesma quantidade de água morna e aplicar a composição à sua cabeça. Mas como esta máscara é muito irritante e seca a pele, recomenda-se adicionar ingredientes amaciadores e hidratantes.Isso pode ser gema de ovo, azeitona ou manteiga e açúcar. Todos misture bem até obter uma substância homogênea.
  • Um análogo mais suave de uma máscara de mostarda - uma variante à base de canela. Uma colher de chá de canela em pó é misturada com duas colheres de chá de mel e gema de ovo. Tudo isso é criado em água morna ou conhaque. Esta máscara também produz um efeito de aquecimento.
  • A opção mais extrema, mas também a mais eficaz - uma máscara à base de pimenta vermelha. É melhor aplicá-lo para aqueles que têm pele oleosa. Inicialmente, a pimenta é infundida por 14 dias em água ou conhaque. Mas você pode comprar tintura de pimenta pronta. Em seguida, é misturado com mel, gema de ovo, azeite ou óleo de bardana, e a composição resultante é aplicada no couro cabeludo. Se você fizer uma máscara 2 vezes por semana, o cabelo pode crescer até 3 cm em um mês.
  • Máscara de gengibre também muito eficaz e dá um bom resultado. Uma colher de sopa de gengibre moído é misturada com a mesma quantidade de azeite ou óleo de jojoba. Esta é a única máscara apresentada que não é adequada para cabelos oleosos.
  • Máscara de cebola de todo o aquecimento o mais suave: pode aplicar-se à pele seca. Cebolas esfregadas em um ralador ou pique finamente. Então você pode simplesmente colocá-lo em sua cabeça, sem misturar-se com nada, mas é melhor adicionar o óleo de mel, kefir, azeitona ou bardana para hidratar. Então a eficácia da máscara será maior.

Com a ajuda de todos os remédios populares acima pode alcançar significativamente a aceleração do crescimento do cabelo.

Recomendações úteis

Considere algumas dicas mais eficazes.

Para um crescimento rápido e eficaz do cabelo, use óleos essenciais naturais. Seu favor é difícil de superestimar. Eles são vendidos em farmácias e são baratos, mas contêm muitas vitaminas que são úteis para a pele, unhas e, claro, cabelos. Os óleos nutrem seus cachos, hidratam, restauram e dão brilho.

Mas eles não podem ser aplicados às raízes, caso contrário, eles entopem o bulbo e, em vez de crescer, o cabelo vai, pelo contrário, cair. Lubrifique a haste ou apenas as pontas e coloque uma tampa de plástico na cabeça ou apenas uma bolsa para criar um efeito térmico - para que mais nutrientes penetrem no interior.

Você pode aquecer ainda mais o cabelo com um secador de cabelo quente ou apenas envolvê-lo com uma toalha.

O óleo aplica-se 1 hora antes de lavar a cabeça, e até melhor - antes de ir dormir, para que todos os elementos úteis possam absorver-se durante a noite. Só então é necessário lavar completamente toda a massa oleosa. Os óleos mais benéficos para os cabelos são o coco, a amêndoa, a azeitona, a mamona, a bardana, a semente de uva ou o gérmen de trigo, assim como o jojoba e o argan. Você pode usar qualquer um, mas você pode misturar vários tipos de uma só vez.

Aumentar perceptivelmente a ação dos óleos e as máscaras podem massagear a cabeça: acelera a circulação sanguínea e, assim, estimula o crescimento do cabelo. É realizado com as pontas dos dedos ou com um pincel de massagem especial. É aconselhável fazê-lo imediatamente antes de lavar a cabeça por 15 minutos, movendo-se do pescoço para as têmporas e testa. É melhor alternar movimentos circulares, acariciando e pressionando. Um bônus adicional de massagem será um efeito calmante e relaxante. Ele também é capaz de aliviar dores de cabeça.

A massagem é melhor combinada com exercícios.

Também é útil enxaguar o cabelo em decocções de camomila, urtiga, bardana ou apenas suco de limão - se você fizer isso regularmente, elas brilharão, ficarão mais fortes e mais longas.

Decocção de urtiga
Decocção de camomila
Decocção de raiz de bardana
Com suco de limão

Crescer cabelo lindo é um objetivo absolutamente alcançável. Para que isso seja realizado, você precisa ser paciente e agir em duas direções ao mesmo tempo: internas e externas. Em primeiro lugar, é necessário fornecer ao corpo nutrientes essenciais e, em segundo lugar, utilizar meios destinados a melhorar o estado do próprio cabelo.Neste caso, você pode usar tanto as realizações da cosmetologia moderna e métodos populares, que foram discutidos no artigo.

A escolha é sua. A principal coisa, ousar, tente opções diferentes, e você definitivamente vai ficar com o cabelo dos seus sonhos!

Para saber como depilar o cabelo comprido, veja abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento