Tipos de tecidos

Algodão mercerizado: características e propriedades

Algodão mercerizado: características e propriedades

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que é mercerização?
  2. Como está o processamento?
  3. Possui algodão 100% mercerizado
  4. O que faz este material
  5. Vantagens mercerizadas de algodão
  6. Desvantagens
  7. Como reconhecer?
  8. Cuidado com as coisas

O algodão é uma das fibras de plantas naturais mais antigas da Terra. É obtido a partir do algodão, cuja caixa de frutas se abre e junto com as sementes aparece um rebaixo, semelhante aos caroços de algodão. O algodão foi cultivado pela primeira vez como uma planta cultivada pela primeira vez na Índia, 7 mil anos atrás. Mas somente na Idade Média, ele se tornou popular na Europa. Já é impossível imaginar nossa vida cotidiana sem produtos dessa fibra - vários tecidos, algodão, papel.

O que é mercerização?

A mercerização é um processamento de curto prazo do tecido com uma solução concentrada de soda cáustica. Esta tecnologia leva o nome do nome do químico inglês John Mercer. Este cientista inventou em 1844 o processo de enriquecimento de fibras de algodão com hidróxido de sódio. Como resultado, a fibra inchou e o tecido tornou-se mais durável, facilmente tingido, embora tenha sido reduzido em tamanho. Em 1890, outro cientista - Horace Low - começou a esticar a tela para que ela não perdesse seu tamanho e levasse esse processo à perfeição.

Como está o processamento?

O processo de mercerização consiste em vários estágios e é totalmente automatizado. Inicialmente, o fio é tratado com soda cáustica - isto é mercerização. Em seguida, a fibra de algodão é tingida e branqueada, enquanto neutraliza o pH alcalino. O estágio final é a queima da fibra em um queimador de gás, de modo que ela seja liberada de pilhas excessivas e se torne lisa e sedosa.

Na dupla mercerização, a fibra é tratada com soda cáustica duas vezes, aumentando assim as suas propriedades benéficas.

Possui algodão 100% mercerizado

Para mercerização, o melhor algodão de fibra longa e extra longa é selecionado, portanto, após esse processo, o tecido adquire as seguintes qualidades notáveis:

  • torna-se durável e resistente ao desgaste, transporta um grande número de lavagens;
  • preserva perfeitamente a forma do produto, não forma as pelotas;
  • recebe cores brilhantes e saturadas que não desaparecem ou desaparecem;
  • fica lindo brilho nobre;
  • feito macio e sedoso;
  • a higroscopicidade é ainda mais fixa;
  • quase não se deforma, fácil de engomar;
  • não se senta no processo de lavagem.

Você aprenderá mais sobre as propriedades do algodão mercerizado assistindo ao seguinte vídeo.

O que faz este material

De algodão mercerizado costurar roupas casuais: camisetas, camisetas, blusas, roupas íntimas. É ideal para costurar uma variedade de roupas infantis. Roupa de cama a partir deste material maravilhoso é confortável e durável. Muitas vezes, tecidos mercerizados são usados ​​para costurar tecidos domésticos: toalhas de mesa, guardanapos, toalhas. E também de suas fibras fazem fios para tricô de mão e máquina.

Vantagens mercerizadas de algodão

Este material tem várias vantagens em comparação ao algodão comum. Eles são os seguintes.

  • Algodão mercerizado é muito melhor em força do que o habitual.
  • O fio de algodão mercerizado pode ser facilmente tingido em qualquer cor. Além disso, a tinta dura mais tempo, não desbota da luz solar e não se desvanece durante vários anos.
  • O tecido mercerizado absorve perfeitamente a umidade, o que é muito importante para roupas vestíveis, como camisetas ou roupas íntimas.
  • Ao toque, a fibra tratada é mais sedosa e agradável que o algodão comum e tem um brilho bonito.
  • Os tecidos mercerizados praticamente não se dobram, e depois da lavagem, o tecido nunca se encolhe neles.

Desvantagens

As desvantagens incluem apenas o alto preço dos produtos feitos com este material. E isso é natural, porque apenas variedades de algodão de elite são levadas para mercerização. Além disso, o processamento ocorre em equipamentos caros usando tecnologia de produção cara.

Como reconhecer?

Existem várias técnicas simples para a diferença de tecido a partir de 100% algodão, que passou a mercerização, a partir do habitual.

  1. O tecido tratado tem sempre uma cor mais brilhante.
  2. Externamente, é muito semelhante às fibras sintéticas ou de seda.
  3. Passe a mão pela superfície do tecido. Produtos de algodão mercerizado são suaves ao toque, enquanto os comuns têm bordas ásperas.
  4. Você pode esmagar a borda do tecido na palma da mão e, em seguida, soltar bem o pincel. O algodão processado não se enruga. Se você fizer o mesmo com o algodão comum, será muito amassado.
  5. O fio de algodão mercerizado queima instantaneamente e no chão, enquanto você sente o cheiro de papel queimado.
  6. Se você usar um item de tecido mercerizado, sentirá o frescor dele.

Cuidado com as coisas

Se o rótulo do item que você comprou diz algodão mercerizado ou algodão 100% mercerizado, então você tem um material maravilhoso e fácil de cuidar. Só é necessário lavar e passar a ferro a altas temperaturas.

Produtos de malha são aconselhados a lavar a uma temperatura não superior a 40 graus e usar meios para lavagem delicada. Eles são contra-indicados para espremer e secar em uma máquina de lavar roupa, e é melhor passar a ferro a uma temperatura de até 150 graus através de um pano úmido.

        Os materiais naturais são muito melhores do que os artificiais, e o algodão é merecidamente chamado de “ouro branco”. Tecidos de algodão mercerizado são brilhantes, fortes e duráveis. Usando mercerização, você pode criar um material natural ecologicamente correto com excelentes propriedades. Os produtos deste material são muito confortáveis ​​e fáceis de manter. Apesar do alto preço, com os devidos cuidados, as coisas deste tecido exclusivo vão encantá-lo com sua bela aparência.

        Escreva um comentário
        Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

        Moda

        Beleza

        Relacionamento