Temperamento

Colérico: caracterização de uma pessoa e profissões adequadas

Colérico: caracterização de uma pessoa e profissões adequadas

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Quem é esse?
  2. Lados positivos
  3. Desvantagens
  4. Diferença de outros tipos de temperamento
  5. Atividades profissionais
  6. Representantes famosos

A fim de encontrar rapidamente uma linguagem comum com um novo conhecido, colega ou colega, basta saber o seu tipo de temperamento. Tal característica descrevendo as peculiaridades da psique permitirá predizer o comportamento de uma pessoa em determinada situação. O mesmo problema pode fazer com que uma pessoa se aborreça e desista, e outra dará ímpeto à luta e ao sucesso. Naturalmente, cada pessoa é individual, e as diferenças entre duas pessoas otimistas podem ser muito mais fortes do que entre melancólicas e coléricas. No entanto, a atividade física, a emotividade, a introversão e a extroversão para cada tipo de temperamento diferem das outras por certos indicadores.

Quem é esse?

A descrição mais concisa do colérico pode ser considerada três características principais de seu caráter: atividade, determinação e auto-suficiência. Tal pessoa depende pouco das opiniões dos outros, sempre sabe qual é o seu objetivo e com perseverança se move em direção à sua realização. Possuindo um sistema nervoso instável, uma pessoa com tal temperamento está sujeita a uma mudança abrupta de humor. Em um dia, tal pessoa pode experimentar um ressurgimento espiritual, e compostura de trabalho, e raiva ardente, e à noite ele pode encontrar sinais de depressão próxima. No entanto, essas múltiplas flutuações permitem que uma pessoa compreenda rapidamente e assimile grandes quantidades de novas informações, para adquirir habilidades úteis.

Muitas vezes você pode encontrar a definição de colérico como um otimista rápido e agressivo. No entanto, ele sempre aborda coisas sérias do ponto de vista da mente, colocando um mar revolto de emoções no fundo. Na maioria das vezes, as pessoas coléricas são extrovertidas que facilmente e rapidamente fazem novas amizades, como comunicação frequente com um grande número de pessoas. Na maioria das vezes, as pessoas coléricas se tornam líderes excelentes, as almas de suas empresas e os chefes da família, independentemente do sexo. No entanto, ocasionalmente, entre eles, você pode conhecer e introvertido, que prefere existir sozinho. Isso não significa que uma pessoa será fechada, insegura e solitária, mas pode preferir pequenas empresas tranquilas e não se apressar em começar uma família e filhos.

Pessoa colérica masculina é mais agressiva e dominante. Eles são excelentes líderes, militares e políticos que exigem não apenas aos outros, mas também a si mesmos. Eles preferem se comunicar com pessoas que não demonstram emoções fortes. Neste caso, tal líder pode facilmente ficar furioso se sua autoridade for questionada.

Os homens, cujo tipo de personalidade é caracterizado como uma pessoa colérica, podem tornar-se verdadeiros tiranos domésticos, sem poupar seus entes queridos. Isso geralmente acontece quando a necessidade de domínio não pode ser satisfeita em uma carreira ou hobby. No caso em que as ambições de um homem são satisfeitas fora da família, ele pode se tornar o pai mais carinhoso e amoroso.

Tal homem consegue persistentemente o favor da dama que ela gosta e quase sempre consegue.

Uma pessoa colérica do sexo feminino tem muitas qualidades que são tradicionalmente atribuídas ao sexo masculino. Este é um alto nível de agressividade, firmeza de espírito, o desejo de poder e a capacidade de resolver rapidamente as tarefas. Freqüentemente fragilidade externa e leveza são combinadas com grosseria e teimosia internas.Tais mulheres são chamadas de “general de saia”, poucos homens são capazes de construir uma união forte e longa com eles.

A mulher colérica prefere admiração ativa e presentes caros de um cavalheiro, enquanto ela quer desempenhar o papel de violino de chumbo em um relacionamento. Tal garota não se sentará em casa e esperará que seu marido trabalhe, aquecendo o jantar. Ela vai subir a escada da carreira e tem certeza de conseguir sucesso nisso. O papel tradicional da mãe raramente se encaixa em uma mulher colérica, e entre elas há muito defensor da criança. No entanto, se ela tiver um filho ou uma filha, ela pode se tornar uma excelente amiga, mentora e companheira de mais velhos para o filho, enquanto exige dele a estrita implementação das regras estabelecidas por ela.

Uma criança colérica é um elemento incontrolável que deixa para trás o caos e a destruição.

Ele praticamente não se senta em um lugar, é difícil interessá-lo na leitura ou no desenho. O garoto reage violentamente a qualquer mudança externa, dizendo em voz alta a todos ao seu redor que ele gosta ou vice-versa. Os meninos e meninas preferem a atividade física à atividade mental, por isso têm certas dificuldades em estudar na escola. Ao mesmo tempo, desde cedo, as crianças dividem os outros naqueles que eles gostam e aqueles que eles simplesmente ignoram, não importa quais tentativas os aproximem.

Crianças coléricas sensíveis e ativas, apesar de todo o otimismo, são freqüentemente propensas a depressão e transtornos mentais durante os períodos de transição da infância à adolescência. Os pais devem tentar construir um relacionamento aberto e confiante com tal criança. Colérico sutilmente sente as mentiras e injustiça, portanto, em vão punição ou engano pode facilmente prejudicar a sua confiança. Você não deve encorajar boas marcas incontroláveis, incomodando presentes e mimos. Isso pode levar ao fato de que a criança aprende a aceitar todas as relações humanas na forma de mercado de mercadorias. Para incutir nele um amor pelo novo conhecimento, você pode se interessar pela apresentação incomum do material, pelo treinamento do jogo ou por oferecer uma competição. O colérico do jogo é capaz de mover montanhas para provar sua superioridade e vencer a disputa.

Reconhecer o colérico no processo de comunicação é bastante simples, bastando apenas algumas reuniões. No entanto, os representantes mais brilhantes desse tipo de personalidade podem ser definidos até pela aparência. Todo o conjunto de características deixa uma marca definitiva na aparência, comportamento e estilo de vida da pessoa colérica.

Sua constituição é magra e até um pouco magra, seus membros são longos e finos. Tanto homens quanto mulheres parecem frágeis e angulosos. O crânio está se afinando para cima, como um ovo de galinha. O oval do rosto é em forma de losango, com maçãs do rosto afiadas, uma testa ainda alta e um queixo pontudo.

A mandíbula inferior é ligeiramente inclinada e minúscula. Os dentes são geralmente pequenos e ao mesmo tempo bastante lisos. Os cantos da boca são levantados, enquanto os próprios lábios são finos e pálidos. A parte mais proeminente do rosto é um nariz grande e predatório, que pode ser ligeiramente inclinado para baixo e até mesmo ter um trapaceiro. Os pés, como o peito, são estreitos e o pescoço do colérico é longo e fino.

Se não fosse pelo sorriso freqüente e pelos olhos radiantes e calmos, a aparência do colérico poderia ser sombria e dolorosa. Essas pessoas raramente têm problemas com excesso de peso, mas seu peso corporal está abaixo do normal. Os homens são como aves de rapina e as mulheres têm a graça da cobra ou da pantera negra. Colérico, tendo um alto crescimento, pode se tornar modelos profissionais, como tal angularidade do corpo, juntamente com a suavidade e confiança dos movimentos ficam ótimos na passarela.

Lados positivos

Cada característica de uma pessoa colérica de qualquer gênero e idade pode ser considerada tanto sua mais e menos, tudo depende da situação específica. A teimosia transforma-se facilmente em perseverança e domínio - responsabilidade por si e pelos outros. Em várias áreas da vida, o colérico tem muitas qualidades positivas que os ajudarão a coexistir em harmonia consigo mesmos e com os outros.

  • Emoções Na equanimidade das pessoas coléricas, você pode adicionar lendas, a opinião de ninguém pode destruir sua auto-estima. Ajuda essas pessoas a alcançar certas alturas em qualquer trabalho e qualquer hobby. Além disso, tal líder estende sua confiança para a equipe ao seu redor, dando às pessoas a confiança na vitória e se esforçando para isso. Sua mutabilidade permite que você se adapte a quase qualquer situação, e força de vontade e determinação permitirão que você a transforme na direção necessária para o colérico.
  • Paternidade e família. O colérico é um pai poderoso mas justo. As crianças são atraídas por sua sociedade, porque sua vida brilhante e suas emoções fortes são atraentes para elas. Esse chefe da família é capaz de distribuir corretamente os deveres e direitos de seu pequeno “estado”, encontrando uma saída para qualquer situação difícil e estimulando a atividade dos demais membros da família.
  • Trabalho Mais plenamente, os pontos fortes do colérico revelam-se em condições de alta competição. Seu alto intelecto lhe permite pensar grande, não se distrair com perguntas insignificantes e resolver rapidamente tarefas. Colegas coléricos apontam que ele rapidamente se move da teoria para a prática, sabe como atrair a equipe e distribuir responsabilidades corretamente dentro dela.
  • Em relações amistosas. Com todo o seu amor pela comunicação, o colérico é uma pessoa muito completa e auto-suficiente desde a infância. Ele aprecia seus conhecidos, mas ele pode se dar muito bem sem a companhia ou a aprovação deles. A empresa geralmente é a líder e geralmente assume questões organizacionais em viagens ou taxas. Prefere ser franco com uma ou duas pessoas de confiança, mantendo-se bastante contido na comunicação com os outros.
  • Esfera íntima. O temperamento sexual de uma pessoa colérica depende diretamente de seu estado emocional. Em períodos de atividade, homens e mulheres serão amantes apaixonados que amam experimentos e sentem bem o parceiro. O colérico brincalhão é capaz de despertar o desejo até mesmo no mais frio e fleumático deles e puxá-lo para suas aventuras. Tanto homens quanto mulheres desse tipo de personalidade raramente podem escolher um parceiro por muitos anos, eles preferem liberdade e novas impressões. Além disso, se a sua metade é suficientemente sensível e sensível, não muito ciumento e pronto para o flerte óbvio de pessoas coléricas com outras pessoas, a construção de uma relação longa e harmoniosa é bem possível.

Desvantagens

Caracteres totalmente positivos e completamente negativos existem apenas na ficção infantil, portanto, toda qualidade positiva da pessoa colérica é balanceada por uma negativa. Se considerarmos as mesmas áreas da vida, podemos observar as seguintes características deste tipo de personalidade.

  • Emoções O colérico é de temperamento rápido e poderoso, ele adora comandar e vencer disputas. A paciência não é a principal virtude desses homens e mulheres, eles dificilmente admitem até mesmo a força bruta, não gostam de pessoas emocionais e sensíveis e raramente sentem empatia pelos infortúnios de outras pessoas. Seu humor em constante mudança se torna literalmente um relógio, contando os segundos para outro ataque de raiva ou desespero. Pessoas coléricas costumam ter problemas de saúde, pois estão constantemente sob estresse emocional.
  • Paternidade e família. O exigente colérico de um dos pais ou cônjuge às vezes passa limites razoáveis. Em busca do sucesso das crianças, elas freqüentemente ignoram os sentimentos de um filho ou filha, perdem sua confiança e amor. Filhos desses pais muitas vezes se tornam atletas famosos que mais tarde escrevem memórias sobre a infância difícil e a tirania dos adultos. Os crônicos que são rápidos em punir às vezes podem punir ou gritar com seu filho sem entender a situação. Pais poderosos não gostam de se desculpar e não sabem como fazê-lo corretamente.
  • Trabalho As pessoas coléricas não se dão bem com o trabalho rotineiro monótono, começam a distrair-se e, como resultado, cometem erros. Eles são maus diplomatas e negociadores, muitas vezes pressionam parceiros e ignoram suas palavras. Colegas podem considerar tal homem ou mulher sem princípios, andando sobre as cabeças de outros em busca da cadeira executiva. Os workaholics mais furiosos, implacáveis ​​tanto para si quanto para os que os rodeiam, são feitos de pessoas coléricas.
  • Em relações amistosas. Amigo colérico praticamente não sabe ouvir e ouvir ninguém além de si mesmo. Ele considera sua opinião a única correta, e todos ao seu redor são de sua propriedade. Mesmo em simples conversas amistosas pode mostrar agressividade e pressão excessivas. Propenso a aventuras, pode atrair toda a companhia de amigos para problemas, dos quais só ele pode sair.
  • Esfera íntima. Este colérico acredita que ele se entrega a um parceiro sem reservas e recebe muito pouco em troca. Ele é patologicamente ciumento, enquanto ele mesmo sofre muitas vezes de intrigas ao lado. Mudanças no humor afetam muito o apetite sexual, por isso pode ser tanto persistente quanto passivo demais. Se a pessoa colérica não está no clima, então as propostas de intimidade física rejeitam com sarcasmo e ridicularização. Depois de brigas, é difícil para ele ir primeiro à reconciliação e, ainda mais, admitir que estava errado. Escândalos coléricos preferem esquecer e se comportar como se nada tivesse acontecido.

É fácil deixar um parceiro entediado, mesmo que tenham filhos comuns e uma longa experiência de vida conjugal.

Diferença de outros tipos de temperamento

O tipo de personalidade colérica difere de outros tipos em uma variedade de parâmetros. Primeiro, é alta emotividade e agressividade. Porém, além deles, ainda existem algumas nuances que permitem revelar que o interlocutor é mais um tipo colérico do que um tipo sanguíneo ou melancólico. Por conveniência, os principais parâmetros são apresentados na forma de uma tabela, que permite comparar quatro representantes brilhantes por suas características e comportamento.

traços

pessoa colérica

pessoa fleumática

pessoa otimista

melancólico

Estabilidade de atenção e interesses.

Baixa resistência, facilmente distraído. Ao mesmo tempo, capaz de ser fixado em um único objetivo, se considerar importante.

Estável em seus próprios interesses, capaz de realizar monótonos e do mesmo tipo de trabalho, mas tem pouca iniciativa.

Atenção insustentável, ocupa muitos casos e geralmente os lança.

Atenção sustentada se o ambiente emocional é calmo.

Agressividade, consistência.

Alta agressividade, muitas vezes entra em escaramuças verbais e não desdenha usar a força.

Pode facilmente se conter mesmo em situações estressantes, quase sempre calmas.

Ele esconde emoções bem e geralmente é pacífico.

Propenso a freqüentes mudanças de humor, depressões e acessos de raiva.

Paciência

Paciência muito fraca.

Personalidade muito paciente.

Paciência média, não gosta de monotonia, mas é capaz de resistir a isso.

Paciência muito fraca, lança o caso com a menor dificuldade.

Sociabilidade

Pobres vivem com pessoas, afiadas em julgamentos e avaliações. Neste caso, na maioria das vezes um extrovertido.

Moderadamente sociável, prefere um pequeno círculo de amigos.

Ama grandes empresas, feriados e novos conhecidos.

Baixo social, fechado, propenso a introversão.

Adaptação

Boa adaptabilidade. Prefere alterar as condições para si.

Lentamente se acostuma com o novo e não gosta de mudança.

Habilidades adaptativas muito altas, mudando como um camaleão.

Difícil de se adaptar em condições desconhecidas.

Humor

Gotas freqüentes e alterações de humor.

Um clima estável mesmo, às vezes há uma ligeira apatia.

Humor alegre e sustentado, rápida e silenciosamente experimentando problemas.

Humor insustentável, frequentes crises nervosas.

Fala e gestos.

Fala rápida, voz alta, gestos amplos e ativos.

Fala suave, baixa mobilidade.

Expressões faciais expressivas e articulação, gestos claros.

Fala confusa silenciosa, mimetismo e gesticulação estão praticamente ausentes.

Na vida cotidiana, encontrar o colérico puro ou fleumático é bastante difícil. As pessoas geralmente combinam dois ou mais tipos de personalidade ao mesmo tempo.

Por exemplo, uma pessoa pode estar propensa a mudanças de humor, ficar enfurecida e amar disputas, enquanto ao mesmo tempo se adapta muito mal a uma nova equipe ou quando se muda para outra moradia. Nesse caso, um lado da personalidade sempre prevalecerá sobre o outro, portanto, mesmo nesse caso, será possível determinar o tipo de personalidade líder.

Entre eles, pessoas com diferentes personagens podem interagir, assim como constantemente discutir e brigar. O Sanguine funciona muito bem e se comunica com todos os outros tipos de personalidade, ao mesmo tempo em que não lhes permite se subjugar. Mesmo a agressão colérica ele pode se transformar em uma piada engraçada, que irá suavizar e reduzir a intensidade da conversa. Outros também gostam de se comunicar com o fleumático, que é a própria calma. O próprio fleumático fica nervoso com as mudanças repentinas do interlocutor e prefere não lidar com o colérico melancólico e agressivo histérico.

A amizade colérica pode instantaneamente ser substituída pela irritação às emoções da fleumática melancólica ou lenta.

O colérico pode funcionar bem com uma pessoa otimista, se esta estiver em sua submissão. Duas pessoas coléricas raramente podem conviver umas com as outras em paz e harmonia. O mesmo pode ser dito a respeito de duas pessoas melancólicas que são capazes de mergulhar no abismo de um colapso nervoso não apenas umas das outras, mas de todas as outras. O melancólico silencioso e tímido geralmente prefere passar o tempo sozinho e é especialmente receoso da comunicação com o colérico agressivo e poderoso.

Atividades profissionais

Pessoas coléricas orgulhosas e arrogantes preferem a posição de líder ou trabalho independente. Eles não toleram o controle do lado e a necessidade de obedecer aos comandos dos outros. A mente vivaz e inquisitiva de uma pessoa colérica ama tarefas complexas e diversas, uma mudança de cenário e uma alternância de atividade mental e física. E os piores inimigos de tais homens e mulheres são a estabilidade e a monotonia.

O mundo moderno oferece às pessoas coléricas de ambos os sexos um vasto campo para a auto-realização. Há muitas profissões em que essas pessoas ativas e emocionais se sentirão em seu lugar.

  • Um jornalista, fotógrafo, repórter, ator ou apresentador de TV. Tal profissão envolve um grande círculo de amigos, tarefas diversas e horários de trabalho irregulares.
  • Um guia ou guia turístico viajará muito e, muitas vezes, mudará a configuração.
  • Uma carreira militar também é ótima para homens e mulheres com um tipo de personalidade similar.
  • Pessoas ativas e motivadas são excelentes atletas ou treinadores.
  • Os coléricos que preferem trabalhar com crianças encontrarão sua vocação na profissão de animador infantil ou organizador de festas.
  • Você pode construir uma boa carreira em publicidade e gestão de relações públicas, design de interiores ou vestuário, bem como tornar-se um excelente artista ou compositor.

Para alcançar o sucesso no campo escolhido, vale a pena abandonar o trabalho tranquilo com trabalho monótono do mesmo tipo, comunicação frequente com pessoas emotivas em situações estressantes e animais.

Representantes famosos

O temperamento colérico quase puro pode ser encontrado nos célebres comandantes da história de nosso país. Por exemplo, o comandante russo A. V. Suvorov era um representante típico de pessoas coléricas. De acordo com as memórias de seus contemporâneos, ele era ativo, ele assumiu um grande número de casos ao mesmo tempo, foi distinguido por gestos ativos e fala alta.

Outro proeminente representante do temperamento colérico foi o famoso poeta e escritor A. S. Pushkin. Seus próprios poemas refletem essa explosão de emoções que Alexander Sergeevich experimentou e espirrou no papel.Sua expressividade e agressividade levaram o poeta a um famoso duelo, no qual ele morreu.

V.I. Chapaev - o herói da Guerra Civil, que tinha todos os sinais de colérico. Discurso vívido e emocional, gesticulação violenta, a capacidade de estar em mil lugares ao mesmo tempo: tudo isso é inerente a pessoas com um tipo de personalidade similar.

Veja um vídeo interessante sobre o colérico abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento