Cães

Tudo sobre cães de trenó

Tudo sobre cães de trenó

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que um cão de trenó deve ser capaz de fazer?
  2. Raças populares
  3. Cães que não receberam reconhecimento
  4. Como eles são ensinados?
  5. Fatos interessantes
  6. Dicas para escolher

Um século ou meio atrás, a maioria das raças de cães tinha um propósito específico - algumas eram usadas para caçar, outras eram pastoreio de rebanhos, e outras ainda eram úteis apenas como ornamentos decorativos. Hoje a situação mudou - representantes da maioria das raças são mantidos em casa simplesmente como animais de estimação. Se você decidir obter um cão de pedigree incomum, preste atenção aos trenós cada vez mais populares. Ao mesmo tempo, a criação doméstica desses cães fora do extremo norte não é muito comum, portanto, o assunto merece um estudo mais detalhado.

O que um cão de trenó deve ser capaz de fazer?

Pertencer a uma raça de equitação significa que um determinado cão não só pode ser treinado em um certo tipo de atividade, mas também em termos de suas características físicas e psicológicas, está propenso a realizar um certo tipo de ação. Para um cão desta categoria, o mais importante é o instinto, forçando o animal a correr o tempo todo. É caracterizado por inquietação máxima e todo o tempo quebra na distância. Devido a isso, tal animal é usado para as seguintes necessidades.

  • Transporte de mercadorias em condições de inverno. Tal animal de estimação não é apenas inquieto, mas também muito forte. Crescendo em um longo inverno, ele é capaz de se mover efetivamente na neve, na qual ele não fica preso. Com trenós devidamente projetados e lubrificados, essa fera pode passar horas pesando o dobro da sua.
  • Transporte de pessoas. Um cão de trenó pode puxar um trenó com uma certa dose de cuidado, escolhendo uma estrada para que seja aceitável para o “trailer”. Neste caso, os cães obedecem aos comandos de voz do passageiro e ao sentimento do líder, que lidera toda a equipe.
  • Participação em várias raças. A alta velocidade em trenós também é um esporte, mas até agora a humanidade surgiu com muitas opções de competição alternativas. Um deles é uma corrida em que o ciclista e seu animal de estimação, movendo-se, devem superar a distância o mais rápido possível.
  • Motivação Curiosamente, os cães de raças de equitação são considerados como um dos melhores motivadores para os seus donos - eles sempre correm para a frente, mesmo que não vejam o objetivo final.

Raças populares

A Federação Internacional de Dog Handlers inclui na lista de cães de trenó representantes de raças do norte, que são oficialmente reconhecidos pela organização. Não inclui a maioria das raças existentes, mas são os cães “oficiais” que são mais populares porque são criados profissionalmente e vão a grandes exposições. Os novatos ficarão surpresos, mas tudo o que costumavam chamar simplesmente de “curtir” é uma grande variedade de raças.

Malamute do Alasca

Este cão foi para a humanidade da população indígena do Alasca, que por gerações vagou por esses animais. Um cão que vive constantemente ao lado de uma pessoa é especialmente não-agressivo, portanto não pode ser um guarda ou um caçador.

A besta é muito dedicada ao proprietário e não gosta da solidão, e pesa não muito menos que seu dono.

Cão de trenó da Gronelândia

Há uma teoria de que esta raça é cultivada não na Groenlândia. Ao contrário do nome, era originalmente siberiano, e somente no século XVII foi trazido para esta ilha.Tal cão não pesa mais de 32 quilos, mas é altamente independente e freqüentemente se comporta como um lobo e, portanto, não é recomendado para iniciantes. Ao mesmo tempo, o Greenlandshund (outro nome de raça) não procura escapar, e o território que considera seu próprio está inclinado a proteger.

Husky siberiano

É este cão que é mais frequentemente lembrado pelos nossos compatriotas com a menção da palavra “Like”. Externamente, o cão é muito semelhante ao Malamute, mas difere em tamanho mais modesto - o oeste não é mais do que 28 quilogramas. Kamchatka Chukchi criou esta raça ainda mais cedo do que os cervos domesticados, e para eles o husky Chukchi não é um animal de estimação, mas um membro da família.

O animal não é agressivo, você pode até deixar a criança, mas a fera ativa não é adequada para outra coisa senão uma carona, e ele também tende a fugir.

Samoieda ou Spitz

Inicialmente, a raça foi criada pelo pequeno povo russo do Norte - os samoiedos, mas ganhou grande popularidade graças ao explorador polar britânico Robert Scott, que usou apenas tal tração em suas expedições. Um cão comparativamente pequeno (18-30 kg) distingue-se por excelentes qualidades de carisma e simpatia desinteressada, e sua expressão característica do focinho, apropriadamente apelidado de “sorriso”, fascina um milhão de dogmakers em todo o mundo.

Cães que não receberam reconhecimento

Muitas raças de cães de trenó hoje se tornaram amplamente conhecidas entre os amantes de cães, mas ainda não foram oficialmente reconhecidas pela mesma Federação Internacional de Cinologistas. As razões para isso podem ser diferentes - às vezes os especialistas não vêem uma diferença fundamental das raças já existentes ou consideram uma novidade ser uma mistura banal de dois cães de raça pura de cães de trenó diferentes, ou a razão está em uma simples burocracia e está prestes a ser reconhecida. Estes geralmente incluem os seguintes animais comuns:

  • Husky do Alasca - é extremamente popular nos EUA, bate recordes de velocidade nos arreios, mas o atraso, aparentemente, está em sua origem natural - ninguém deduziu tal cão de propósito, e não há padrão para isso também;
  • Sakhalin Husky ou Gilyak Laika - ao contrário do que é nomeado em homenagem à atual ilha russa de Sakhalin, ele é criado principalmente no Japão, adequado tanto para arreios quanto para caça;
  • chinook - não se parece em nada com um husky, o que não impede que este grande cão corra com agilidade quase ao nível de um husky, é também uma boa opção para a proteção das pessoas e do território;
  • Norueguês, grayster - uma raça especial do número de recém criados, nunca foi usada por nenhum povo do Norte, mas foi criada especificamente para competições;
  • canguru - A invenção russa, que é um cruzamento entre um pastor alemão e um lobo selvagem, tem um comportamento semi-selvagem específico e não é vendida em nenhum outro lugar oficialmente;
  • Eskimo e Yakut gostam - Exemplos raros de como um cão de trenó pode ser adequado para a guarda e a caça.

Como eles são ensinados?

A maioria dos cães de trenó não treinam muito bem - a vontade devido ao tipo de lobo. Uma pessoa que quer treinar um verdadeiro cão de condução terá que ser paciente, por causa de um cachorro muito independente, você precisa cultivar um animal que obedece não só ao homem, mas também ao líder do bando. Ao mesmo tempo, o cão deve ser treinado em interação de equipe, porque ninguém usa esses animais para transporte sozinho.

A primeira coisa que a besta é ensinada é o padrão para todos os cães para comandos como "Sente-se!", "Não!" Ou "Para mim!". Esta é uma disciplina elementar que é igualmente útil tanto para o cão da equipe quanto para o animal de estimação do apartamento.

Quando o animal domina os comandos básicos, é ensinado como trabalhar no chicote.

Todos os componentes de um mecanismo devem funcionar sem problemas, compreendendo os comandos específicos, indicando o início ou o fim do movimento, bem como as curvas. Quando, no todo, um animal domina a sabedoria principal de sua “profissão”, é ensinado o chamado comportamento correto. - é inaceitável que indivíduos sejam distraídos por estímulos estranhos ou desmontagem organizada entre si. Somente depois de dominar todas essas habilidades, faz sentido treinar um animal de estimação em qualquer outra habilidade, mas nas condições de uma cidade, quando um cão é adquirido simplesmente como um companheiro, o trabalho em equipe pode ser completamente excluído do programa de treinamento.

Ao mesmo tempo, no instinto de muitos representantes de raças de montaria, havia originalmente um desejo não apenas de correr para frente, mas também de “trabalhar”, isto é, arrastar ao longo de uma certa carga.

Por esta razão, muitos especialistas até aconselham residentes residenciais a carregar um cão, desde cedo acostumando-o a uma carga - para este filhote de cachorro ambulante eles “engordam” um brinquedo que está preso a ele por trás e complica um pouco a tarefa.

Fatos interessantes

Cães de trenó são animais muito curiosos. Todo mundo sabe que com a ajuda deles você pode mover e transportar mercadorias, mas há alguns fatos interessantes que a maioria das pessoas não conhece.

  • A história do uso de trenós puxados por cães é de pelo menos 8 mil anos. Provas disso foram encontradas no território das ilhas de Novosibirsk, pertencentes à Rússia.
  • Sem cães de trenó, as manchas brancas do mapa do mundo desapareceriam muito mais lentamente - por exemplo, os primeiros exploradores dos pólos alcançariam o ponto desejado nos trenós.
  • Os cães das raças acima são capazes de superar 80 quilômetros em uma equipe por um dia. Neste caso, o cairo, isto é, o cavaleiro, deve assegurar que os animais não trabalhem demais, e portanto o limite de velocidade se aplica a eles - não mais do que 12 km / h.
  • No arnês, a carga de todos os participantes deve ser uniforme, e se alguém dos cães “consertar”, ele será punido pelo líder no estacionamento mais próximo quando o Kayur soltar os animais.
  • Ao contrário dos cavalos e da maioria das outras forças vivas, “dicas” físicas em trenós de cães não se aplicam - não há algo como chicotes ou rédeas, os animais são controlados exclusivamente por comandos verbais de voz. Neste caso, o piloto deve ganhar o respeito de seu "motor", caso contrário, não há questão de obediência adequada.
  • Cães de trenó inteligentes têm sua própria alma - como recompensa eles querem obter não apenas um deleite saboroso, mas também elogios óbvios. Mushers experientes nas paradas necessariamente se aproximam de cada animal de estimação e expressam sua gratidão - eles dão tapinhas nele, isso será remendado um pouco na cernelha, eles arranharão o terceiro. Neste caso, os cães ficam com ciúmes do dono, e se perceberem que ele escolheu uma pessoa, eles providenciarão um animal de estimação para uma surra.

Dicas para escolher

Escolhendo um sledding filhote de cachorro ocorre de acordo com suas próprias regras especiais. Antes de mais nada, tal cão deve ser muito ativo, e é necessário escolher um animal de estimação saudável por este critério. Ao mesmo tempo, imediatamente após o sono, as crianças, por razões óbvias, ficarão letárgicas, e você não verá a reação que esperava - geralmente os cães do norte ficam muito felizes com a aparência de uma nova pessoa e estão ansiosos para conhecê-lo.

Concorde com o criador sobre o tempo para que você venha pouco antes de se alimentar. - Isso lhe dará a oportunidade de observar o comportamento habitual da cria e como ela reage à comida. Cães saudáveis ​​são sempre ativos e móveis, e você precisa prestar atenção especial se uma bolinha fofinha que você gosta está mancando.

Se os bebês já tiverem dois meses de idade, seu caráter é geralmente formado, e os especialistas aconselham a escolher o filhote mais corajoso.

É fácil verificar isso - estenda a mão para o bando de crianças e veja quem vai ter medo e vai fugir, e quem vai mostrar qualidades de liderança e credulidade e decidir pessoalmente para verificar por que você está fazendo isso.

O medo em qualquer manifestação é, em princípio, considerado uma reação negativa - tal cão pode ter distúrbios mentais no futuro. Para filhotes mais novos, eles oferecem outra maneira - pegar a cria da mãe e colocar os filhotes a poucos metros de sua cama: eles dizem que o cão retorna ao local da criança que considera mais promissor.

Um cão saudável a priori parece bem arrumado, não tem vestígios de secreções estranhas perto dos olhos ou nas aurículas, a mordida é uniforme, o apetite é bom. Um nariz fresco e constantemente hidratado, uma cor enfaticamente rosada das membranas mucosas, a ausência de deformidades do abdome e também uma figura de magreza média - todos esses são sinais de um indivíduo saudável.

Se você precisa de um cachorro para viagens a exposições ou criações, aproxime-se da escolha com mais responsabilidade. Para começar, entre no tópico - seja como as exposições em si, preste atenção aos representantes que geralmente ganham e por quê. Procurando um bom cão, certifique-se de que ele tenha uma relação direta com o famoso canil e que tenha um pedigree decente e ao mesmo tempo documentado.

Tenha em mente que mesmo pais ideais rejeitaram descendentes, portanto, avaliam cada filhote pessoalmente, comparando suas características com o padrão.

    Preste atenção ao criador. Este profissional é bem versado em seus negócios e é capaz de responder a quaisquer perguntas complicadas. Se você ainda consegue confundir uma pessoa, ele honestamente admite isso. Qualquer desculpa estranha é uma indicação direta de que você está sendo enganado. O mesmo se aplica à situação em que o vendedor elogia incondicionalmente seu produto.

    Sobre equitação de raças de cães, veja o vídeo.

    Escreva um comentário
    Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

    Moda

    Beleza

    Relacionamento