Cães

Maltipu: tudo sobre a raça do cão

Maltipu: tudo sobre a raça do cão

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. História da origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Tipos de cor
  5. Regras de cuidados
  6. Doenças
  7. O que alimentar?
  8. Educação

Do ponto de vista dos criadores profissionais, criadores, manipuladores de cães, um maltipu não é uma raça de cães no sentido clássico. Particularmente zelosos adeptos do sangue puro a chamavam de vira-lata, pois é um cruzamento entre duas raças. Mas nosso artigo é para quem se apaixona por esse “brinquedo de pelúcia”, que quer ver em sua casa um ser gentil, carinhoso e gentil. Não importa se esse amigo da família é reconhecido por associações caninas ou não. Assim, a nossa conversa hoje incidirá sobre o cão doméstico de design maltypu, sua história de origem e outros fatos interessantes.

História da origem

Você precisa começar com o próprio conceito de "cães de designer". Em meados dos anos 50 do século 20, um animal de estimação incomum nasceu na Inglaterra - dorgi, um cruzamento entre um dachshund e um corgi.

Este experimento é considerado um tipo de referência para o desenho artístico (design) de novas raças de cães.

Após os dorgas, vestipu, goldendudl, cavapa, cocapu e outros apareceram. E em 1980, eles começaram a falar sobre a maltipa - um cachorrinho de um maltês (malti) e um poodle toy (poo).

Dorghi
Goldendudl
Cockapoo

Designers são frequentemente perguntados por que eles cruzam cães de raças diferentes. Porque mestiço tem uma série de vantagens sobre seus pais:

  • aparência incomum adquirida de duas ou até três raças;
  • hipoalergênico - muitos o chamam de a primeira razão para o desenvolvimento de novas raças;
  • percentual mínimo de muda;
  • boa imunidade;
  • caráter, focado na interação humana: simpatia, lealdade, ludicidade.

    Apesar do fato de que os cães com nomes incomuns, que são derivados dos nomes das raças de cachorros papai e mamãe, estão se tornando cada vez mais, os cães de grife não são reconhecidos como raças. Os pais podem ter documentos oficiais, mas não têm filhos.

    A origem do maltipu tem duas versões:

    1. desejo de ter um apartamento mini-cão hipoalergênico;
    2. o desejo de trazer o animal de estimação ideal tanto por dados externos quanto por indicadores intelectuais.

    No início do século XXI nos Estados Unidos começou um boom entre aqueles que não só queria fazer um amigo real - um animal de estimação, mas também aqueles que queriam ser como seus ídolos. O fato é que a rede apareceu mais e mais fotos de celebridades com maltipu, o que levou à verdadeira emoção. Por um lado, surgiu o American Club of Hybrid Dogs, os fã-clubes, por outro lado, os preços dos filhotes, cuja aparência se baseava no princípio “primeiro inventado, depois criado”, passaram pelo teto.

    Por volta de 2010, os primeiros filhotes foram importados para a Rússia e também graças ao beau monde. Mas graças à distribuição do maltip ainda é criadores de cães que estão envolvidos na venda oficial de cachorros. Até agora, muitos são surpreendidos pelo preço exageradamente caro (até 150 mil rublos) para um cão sem documentos.

    Isso é especialmente irritante criadores que dizem que A paixão por cães criadores gera sérias preocupações entre os criadores de animais de raça pura. Na sua opinião, tal cruzamento é feito frequentemente por não profissionais, sem testar os pais dos filhotes. Isto é o que leva ao fato de que 5 filhotes fora de 6 nascem com um exterior muito incomum e doenças congênitas.

    Mas, afinal de contas, muitas raças começaram com a travessia, o que significa que os criadores de cães ainda têm tudo pela frente. Leva tempo e profissionais reais. E no momento Maltipu - no top dez mais populares mini-cães do mundo.

    Descrição

    Mesmo se familiarizando em ausência com um charme fofo, você pode encontrar informações muito diferentes sobre a maltipa. Por exemplo, em alguns sites diz que o peso de um cachorro é de 1,5 a 3,5 kg. Nos outros - de 1 a 9 kg. Alguém escreve que a altura na cernelha é 20-30 cm, outros - 35 cm.

    Por que esses dados são diferentes para um cachorro anão? Porque não há raça - sem padrões. E ninguém culpa os donos de que seu filhote é muito encaracolado ou alto demais. Porque para eles será importante que o filhote seja brincalhão, inteligente, ligado ao dono. Esta característica é dada por quase todos os donos do maltypa.

    Um cachorrinho sempre parece um brinquedo macio com olhos com botões. Mas um cachorro adulto pode ser mais parecido com uma mãe ou pai. Orelhas caídas, baixas. O caso é alongado.

    Em geral, os indivíduos são bastante harmoniosamente dobrados, eles são bons de se olhar. Representantes reais do mundo do glamour.

    O tamanho corresponde ao conceito de “mini-cão”, mas cada caso é individual: há indivíduos realmente anões e os outros são muito maiores. Esta não é mais uma versão de bolso, mas você pode usar esse milagre em suas mãos. Aliás, os criadores comerciais fazem o melhor para fazer filhotes “cup”, ou seja, trazer o tamanho para a mini-maltipa.

    Dados externos dependem da marca do hibridismo:

    • F1 - Estes são filhotes derivados de Toy Poodle e Maltese;
    • maltipu de acasalamento com um poodle toy dar a um filhote que parece mais um poodle que vendedores inescrupulosos usam e vendem pequenos poodles pelo preço de uma pequena maltipa;
    • F2 - Este é um híbrido de dois maltipoo, a segunda geração, que não parece mais tão interessante e atraente, que bate o preço às vezes.
    F1
    F2

      De muitas maneiras, a estrutura afeta o pelo do cão. Ela é de 3 tipos:

      • cabelo liso e sedoso - o mais caro, porque esta lã (cão) não forma tapetes, não requer cuidados especiais;
      • cachorros encaracolados herdou o cabelo do poodle toy, o que cria muitos problemas: os cachos ficam confusos, formando esteiras;
      • cabelo ondulado duro é menos provável de ocorrer, mas é considerada uma variedade barata indesejável.

      A densidade do cão também é diferente: ambas raras e muito densas. Isso força os donos a monitorar mais de perto o cabelo, a limpeza e o aparamento do animal de estimação.

      Personagem

      Os malteses tiveram seus melhores traços de caráter de seus pais. Estes cães são valorizados por:

      • lealdade familiar;
      • boa vontade;
      • ludicidade do filhote à vida adulta;
      • curiosidade;
      • vigor;
      • bom aprendiz.

        A curiosidade os leva a conhecer pessoas, animais e pássaros. Eles são projetados para famílias com crianças. Bezerros humanos e maltês nunca ficarão entediados um com o outro. Mas se você não brincar com eles, não preste atenção a eles, deixe em paz, os cães ficarão doentes e sofrerão.

        Daí a primeira conclusão para os futuros proprietários: se não há possibilidade de dedicar muito tempo a um maltip, então você não deve comprar um cachorro.

        Falando de inteligência, os proprietários apontam que Seria errado chamar seus geeks de animais de estimação, mas eles também não são estúpidos. De acordo com especialistas, estes são animais inteligentes com uma classificação de 4 de 5 pontos. Mas eles são muito ingênuos: eles podem facilmente se aproximar de estranhos ou irmãos mais velhos. As conseqüências de tal curiosidade podem ser tristes. Portanto, para caminhadas você precisa escolher lugares tranquilos e não se esqueça de cuidar do seu animal de estimação.

        E andar com eles é o suficiente meia hora por dia, embora cães com prazer possam ser usados ​​na rua e várias horas. Estes mestiços são completamente não agressivos, portanto eles não podem se proteger. Se houver temores de que animais maiores possam atacar o animal de estimação, é melhor não abaixá-lo da coleira. Mesmo com a idade, quando a hiperatividade diminui, o cão ainda vai explorar todos os cantos desconhecidos, desfrutar de socialização com os seres humanos e o hamster.

        Em casa, esse milagre seguirá o dono e controlará todas as suas ações: se o dono está se preparando corretamente ou se escolheu a velocidade certa na esteira.Ao mesmo tempo, é fácil treinar. Quanto mais membros da família, mais fácil é comunicar com um maltês: Alguém vai coçar a barriga, alguém vai preparar o jantar com ele, alguém vai tirar uma penteadeira e outra pessoa precisará ser treinada.

        Todos os híbridos têm vozes claras, por isso este “sino” irá alertar sobre a chegada de hóspedes bem-vindos, afugentarão indesejados, mas ao mesmo tempo acordarão todo o apartamento, mas também os vizinhos.

        E mais uma característica: Cão hipoalergênico é no caso em que é F1, e depois há falhas de ignição.

        Portanto, se você decidir fazer um presente para alergias, então você precisa ter em mente que pode haver surpresas.

        Tipos de cor

        O maltipu de lã surpreende não apenas a espessura e o tipo de cabelo, mas também a cor. As crianças podem nascer em uma variedade de cores e com monoocras e duas e três cores. E a cor da cor afetará o preço. O maltipu branco é considerado um chique especial, embora não seja branco puro. Designers de animais deliberadamente sobrecarregam esses cães. Mas a cor pode ser preta, prata, creme, marrom, pêssego, azul.

        Em combinação, as cores também podem ser muito diversas, e todas parecem muito interessantes. A mesma cor preta não é pura, sempre tem subtonos.

        Regras de cuidados

        Maltipu apenas cães de interior, eles não vão sobreviver na rua. No momento em que o filhote adquire uma casa, um lugar deve ser preparado nele. Deve ser isolado longe de portas e janelas - uma criatura gentil tem medo de rascunhos. Portanto, é melhor adquirir Não apenas uma ninhada, mas uma cesta com uma entrada baixa conveniente.

        Se este é o seu primeiro animal de estimação, então você precisa saber que no futuro ele precisará de três lugares obrigatórios: para brincar e dormir, para alimentar-se, para lidar com as necessidades naturais (banheiro).

        Portanto, além da cesta, você precisa preparar brinquedos, coleira e uma coleira para caminhar, uma fralda e, em seguida, uma bandeja, tigelas de água e comida. Além disso, você precisará de pincéis para pentear. A maneira mais fácil de cuidar de cabelos lisos e sedosos, mas também precisa ser penteado 2-3 vezes por semana. As bestas encaracoladas precisam ser penteadas todos os dias. Ainda assim, eles podem formar esteiras, que estão lutando com xampus especiais.

        Mas ao escolher um xampu, vale a pena considerar o tipo de revestimento, para não piorar a estrutura do cabelo. Em

        Tomar banho para esses cães fofinhos é necessário. Isso deve ser feito 2-3 vezes por mês. tempo de lavagem à mão deve ser um pente para cães, caso contrário, a lã não pode ser lavada. É melhor ter alguns.

        Para um maltipu, um pente de fileira única dificilmente é adequado, é melhor obter uma linha múltipla não muito frequente, e para um casaco longo - uma escova macia ou um pente, que tem dentes raros. Não deve ser de plástico ou metal. Mais adequado para um pente de madeira sem lascar ou uma escova com dentes de metal, mas com pontas de silicone (o metal não danifica a pele, e o plástico não irá eletrificar).

        O tamanho do pente diretamente depende do tamanho do cão: para um cachorro, um maltyp precisa de um pequeno pente, de um cão adulto - mais.

        Depois do banho, seque a toalha. Você pode usar o secador de cabelo com moderação se o cão não estiver com medo. Por um lado, um secador de cabelo pode secar a pele e a lã, por outro lado, o cabelo após essa secagem parece muito mais puro. Sim, e quando o cão de auto-secagem pode congelar e pegar um resfriado.

        A lã dura protege perfeitamente o cão do frio, praticamente não desbota, não requer pentear regularmente, não cai em esteiras. Mas tem um ciclo de maturação (4-8 meses), após o qual se desintegra, formando linhas imprecisas, perde brilho, torna-se feio. Para evitar que isso aconteça, o cabelo morto é arrancado.

        Aparar não é um procedimento doloroso, como muitos pensam. Pelo contrário, o cachorro gosta tanto que muitas vezes adormece na mesa para se arrumar.

        Especialistas dizem que O corte é preferível aos cortes de cabelo, pois torna os cabelos do cão mais bem arrumados, brilhantes, claros e arrumados. Se, no entanto, não puserem os cabelos mortos, os vivos ficarão mais finos, eles se perderão em emaranhados, suas cores se desvanecerão. Para cortar o mestiço é recomendado 2-3 vezes por ano. Cortes de cabelo podem ser padrão ou criativo, manual ou máquina; médio, curto ou muito curto; higiênico - ao redor dos olhos, nariz e boca, sob a cauda, ​​entre as garras, nos ouvidos.

        Além disso, o groomer não apenas cortará o cabelo, mas também executará os outros procedimentos necessários: corte de unhas (uma vez por mês), procedimentos de spa, tratamento higiênico da boca, olhos e ouvidos, combate a parasitas externos.

        Grooming é completado pela perfusão da lã. Para alguns, esse procedimento parecerá um exagero, já que o malte não tem cheiro de cachorro, mas esse cão é simplesmente criado para investimentos materiais.

        Limpar os ouvidos e muitas vezes os olhos azedos é um procedimento obrigatório, não só na cabine, mas também em casa. Orelhas são limpas com uma loção especial e um pano. Os olhos, que muitas vezes descolam e azedam (um legado de maltesa), são tratados com uma loção oftálmica aplicada em um guardanapo, ou com uma decocção de camomila ou solução de chá. Na lã branca, os caminhos queixosos ainda são visíveis. Se é fundamental para os donos que o cão tenha a aparência perfeita, então os trilhos são iluminados com pó ou condicionador especial da pet shop.

        Maltip precisa escovar os dentes regularmente com uma pequena tampa de silicone. É necessário acostumar o cão a este procedimento do nascimento e executá-lo aproximadamente uma vez cada 3-4 dias. Alguns proprietários escrevem que os animais de estimação não têm problemas com os dentes, outros dizem que o mestiço tem dentes fracos. De qualquer maneira Um exame regular do veterinário é necessário para garantir a saúde do cão.

        Também na clínica do zoológico você precisa entrar em contato para a vacinação oportuna. Maltipu é uma mistura de rochas. E os cães de raça pura não vivem muito tempo sem vacinas. E será muito doloroso perceber que este bebê de pelúcia morreu pelo fato de que o dono ou a anfitriã não teve tempo de vacinar o cão. Não se esqueça que os animais de estimação precisam dar regularmente drogas de vermes. A vermifugação é realizada uma vez por trimestre (isso também se aplica a pessoas cujas famílias vivem animais).

        Na caminhada de cães, os proprietários também deixam uma variedade de comentários. Algumas pessoas escrevem que é suficiente sair duas vezes por dia durante 15 a 20 minutos. Alguém diz que você pode sair com eles uma vez por dia durante meia hora. Há quem escreva que o cachorro está pronto para correr pela casa durante horas. Em qualquer caso, os veterinários dão as seguintes dicas para caminhar:

        • no inverno, o maltip deve ser aquecido com um pano ou macacão;
        • em clima frio, o nariz e as patas são lubrificados com um agente especial contendo cera para proteger a pele;
        • se um cão quer jogar, então é melhor levar uma bola com você ou correr com ela;
        • depois da caminhada, você precisa lavar as patas e lubrificá-las com um creme nutritivo (você deve ter um cuidado especial com isso se o cachorro correr pela rua onde o reagente está espalhado).

        Doenças

        Em questões de saúde, talvez, o aspecto da falta de uma raça seja mais pronunciado: doenças de ambos os pais assumem o maltipu e não estão particularmente envolvidas em testes e melhorias. Portanto, o mestiço em cada caso individual se desenvolverá de diferentes maneiras. Se o seu bebê adquiriu um “poder híbrido” como resultado do cruzamento dos pais, então você tem sorte. Se não tiver sorte, então o tipo mais comum no maltypu:

        • alergia, frequentemente associada a dieta inadequada;
        • luxações da patela (patela);
        • hipoglicemia, que pode resultar em uma síndrome de "tremor";
        • hipotireoidismo, que terá um efeito negativo não apenas no bem-estar geral, mas também na aparência;
        • pancreatite;
        • doenças cardiovasculares;
        • problemas com gengivas e dentes;
        • crises de cãibras;
        • atrofia progressiva da retina rcd3-PRA, que pode privar completa ou parcialmente o cão de visão;
        • doens neurolicas cricas, incluindo epilepsia;
        • A síndrome do cão branco de Shaker (ou síndrome do cão branco de Shaker) é caracterizada por uma falta de coordenação, movimento rápido dos olhos e um tremor por todo o corpo; mais comum em cães brancos, mas não é necessário. A condição é complicada pelo fato de que a doença pode ser geneticamente transmitida tanto do maltesa quanto do poodle.

        Isso não significa que todas as doenças se manifestarão em seu animal de estimação, então Você não deve constantemente procurar sinais de uma doença em particular. Com os devidos cuidados, nutrição adequada e cuidados constantes, um animal de estimação de pelúcia pode viver até 12-15 anos de idade.

        O que alimentar?

        A resposta para a pergunta sobre a dieta do cão depende da idade do animal de estimação. Filhotes comem 6 e mais ainda, uma vez por dia. Bons donos mantêm o bebê no leite materno por até 3 meses, ou seja, o filhote cresce com a mãe (e de preferência com o pai) até essa idade. Para todos os bebês, o leite materno é o melhor imunostabilizante para o corpo.

        A partir dos 3 meses de idade, o cão começa a traduzir-se em comida para adultos. Cada produto começa a entrar a partir de 1⁄4 partes da porção diária, trazendo gradualmente para a norma diária. É melhor introduzir novos produtos, a fim de entender de qual deles a digestão do bebê foi perturbada ou qual deles ele gostou mais.

        Para os adultos, existem dois tipos de alimentos: produtos naturais e alimentos secos. Proprietários de cuidados usam ambos.

        Cães projetados são recomendados para grânulos super premium e classes holísticas para raças pequenas. A lista de produtos naturais é bastante grande:

        • aves de capoeira fervidas, carne de vaca, coelho, peixe do mar, isto é, alimentos contendo proteína (proteínas), às vezes podem ser dados pedaços de carne crua ou fígado cru (escaldado);
        • produtos lácteos fermentados (não leite): queijo cottage, kefir de baixa gordura;
        • vegetais: pepinos, pimentos doces, cenouras, etc .;
        • greens;
        • fruta (1 vez em três dias): maçã, pêra, melão, melancia - a porção não deve exceder duas colheres de sopa para que o animal de estimação não se torne gordo do excesso de sacarose;
        • trigo mourisco, aveia ou mingau de arroz;
        • 2-3 vezes por semana você pode dar nozes com uma gota de mel.

          Os alimentos proibidos incluem alimentos fritos, alimentos defumados e salgados, chocolate e qualquer tipo de pastelaria.

            Maltipu - aqueles ainda mendigam gostoso. Você não deve sucumbir às suas "súplicas", caso contrário, o animal enfrenta a obesidade. É o suficiente para um cão adulto comer duas vezes ao dia. Mas sempre tem que ficar em uma tigela com água limpa.

            Mas desde que o menu de produtos naturais terá que ser dominado por tentativa e erro, o animal precisará de complexos vitamínicos sem falhar. Eles ajudarão a manter o brilho e a sedosidade do couro cabeludo. Corretamente escolher um multivitamínico ajudará o veterinário.

            Educação

            O processo de educação começa com a aparência de um filhote na casa. Neste momento é muito importante entender que este não é um brinquedo de pelúcia, mas um ser vivo, que é completamente dependente de seu dono. Juntamente com seu animal de estimação, o proprietário aprenderá e ensinará onde dormir, onde há tigelas para comida. O principal problema para muitos está relacionado com a resposta à questão de como ensinar um cachorro a uma fralda.

            Sim, um cachorrinho é difícil de andar na bandeja. É muito mais fácil ensiná-lo a uma superfície lisa, que é uma fralda médica à prova d'água. Deve ser colocado longe do lugar do sono e da comida. Idealmente, onde mais tarde vai ficar bandeja. Imediatamente depois de comer e depois de dormir, os filhotes liberam sua bexiga. Neste ponto, o cão deve ser colocado em uma fralda e seguir suas ações.

            Cada ação correta deve ser encorajada com uma palavra, carinho, um deleite saboroso. Mas em nenhum caso, não espancar e bater o cachorro para o que ele fez uma poça no lugar errado.

            A partir dos dois meses de idade, o maltipu está pronto para a percepção das equipes de treinamento. Especialistas dizem que se você começar a treinar mais tarde, será necessário mais esforço, já que essas mestiças são criaturas bastante caprichosas.Se, no entanto, deixar o processo de educação seguir seu curso, então, na rua, ele constantemente fugirá ou rasgará a coleira, e no futuro "anunciará" que você não está engajado em sua educação. Mas Malty não tolerará qualquer compulsão: apenas acariciar, jogar, confiar, louvar, delícias para as ações corretas.

            Se seu animal de estimação precisa de um curso geral de treinamento, decida por si mesmo. Mas é necessário aprender os comandos mais simples, já que a inteligência ajuda.

            1. "Para mim." Quando o cão estiver a 5-10 metros de distância, dê o comando. Execução adequada encoraja uma delicadeza, bem como para qualquer outro comando executado corretamente.
            2. "Deite-se." Simultaneamente ao som da voz, o cão é pressionado contra o chão, segurando a mão na área da cernelha e nas costas.
            3. "Próximo". Mini-cães gostam de ultrapassar o proprietário durante uma caminhada. Não é seguro para ela. Tais impulsos precisam parar. O proprietário precisa pronunciar o comando em voz alta, puxando a trela com cuidado.
            4. "Senta". Para praticar, a habilidade será adequada tanto para a rua quanto para a casa. Dando o comando, você precisa pressionar a cintura e garupa do cachorro com a mão.
            5. "Fu". Equipe obrigada a aprender. Que ela pode salvar a vida e a saúde do animal de estimação, se ele vai pegar alguma coisa na rua. É neste ponto que você deve pronunciar estritamente o comando, e por obediência você deve ser elogiado e incentivado com um lanche.

            Assim, Somente elogios e carinhos ajudarão a criar um cachorro. Um deleite irá acelerar o processo de treinamento.

            Mas é importante lembrar que educação, treinamento não é uma aula única, mas permanente, exigindo tempo e paciência do dono.

            Resumindo, caracterizando o maltypu, notamos que é:

            • um cão com um baixo grau de agressividade (2 pontos em 5),
            • grau médio de atividade (3/5),
            • nível médio de formação (3/5),
            • alto nível de simpatia (4/5),
            • não tolera a solidão (1/5),
            • intelectualmente desenvolvido (4/5),
            • não muito barulhento, mas não silencioso (3/5),
            • ela tem uma muda moderada (3/5),
            • este é um guarda ruim (2/5),
            • requer cuidados moderados (3/5),
            • tem um nível médio de saúde (3/5),
            • o custo de manutenção é médio (3/5).

            Tudo sobre raça maltipu ver no próximo vídeo.

            Escreva um comentário
            Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

            Moda

            Beleza

            Relacionamento