Ciúme

Como deixar de ser ciumento?

Como deixar de ser ciumento?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que o ciúme leva e por que é tão importante lutar?
  2. Como superar a inveja sem fundamento?
  3. E se for dada uma razão?
  4. Como parar de ficar com ciúmes do primeiro?
  5. Como aprender a não ter ciumes de amigos?
  6. Dicas de psicólogos

O ciúme é um dos sentimentos mais antigos característicos do homem. No alvorecer do nascimento da civilização, foi este sentimento que tornou possível criar tribos: o ciúme e a reação agressiva dos machos não permitiram que outros representantes do sexo mais forte continuassem o clã com representantes dessa chama. Então o ciúme levou à formação de uma família monogâmica. Mas esse sentimento antigo não deixa nossos contemporâneos em paz e, em qualquer situação, quase todos sentem isso, independentemente de sexo, idade, status social ou profissão. Este artigo irá discutir como lidar com este sentimento muito difícil e parar de torturar a si e aos outros com desconfiança.

O que o ciúme leva e por que é tão importante lutar?

Ciúme em nossas vidas não se limita aos relacionamentos amorosos. Há ciúme das crianças, há inveja para com os amigos, colegas. Qualquer um desses tipos é caracterizado por uma forte "tempestade" emocional. Os sentimentos daquele que é ciumento podem ser diferentes nas nuances; Em geral, qualquer ciúme é sempre baseado em dois sentimentos principais: com medo de perder algo (amor, o objeto deste amor, auto-estima, autoridade e peso) e raiva dirigida a um objeto que “invade” esse pessoal, pertencendo apenas a você.

É desnecessário dizer que tanto a raiva quanto o medo são sentimentos destrutivos que gradualmente destroem a personalidade e a saúde de não apenas aquele que é ciumento, mas também aquele que se torna objeto de ciúme. Isso é especialmente perceptível no caso de ciúmes paranóicos e insalubres, devido aos quais o assassinato e o suicídio são frequentemente cometidos.

Na psicologia, existem vários tipos de ciúmes, cada um deles perigoso à sua maneira. A formulação mais simples e precisa foi apresentada pela moderna psicóloga ucraniana Daniela Puertas, que resumiu os trabalhos de Sigmund Freud e outros especialistas eminentes e reuniu suas teorias em um único conceito.

  • Ciúme paranóico - um estado de sofrimento mental, um transtorno de personalidade paranóide-delirante, no qual uma pessoa invejosa não tem fundamento em sua traição, e pode também acreditar que o trapaceiro tenta envenená-lo regularmente ou se livrar dele de outra maneira.

  • Ciúme narcisista - uma condição na qual uma pessoa invejosa tem medo de perder o objeto do amor, como um componente de sua própria personalidade, é em maior medida uma manifestação de grande amor por si mesmo, e não por outra pessoa.

  • Ciúme psicopata - Um estado de psicopatia, muito perigoso para todos os participantes da situação, é caracterizado pela imprevisibilidade das reações do homem ciumento e pela espontaneidade dos ataques de raiva.
  • Inveja masoquista - Sofrendo por causa do sofrimento. Se não há nenhum fato de traição, o “sofredor” o inventa e se apieda, sem demonstrar agressividade, mas tentando despertar a compaixão de todos ao seu redor.

  • Inveja esquizóide - é peculiar às pessoas não emocionais, que, a seu modo, se beneficiam de apoiar idéias de traição, porque lhes dá uma consciência limpa para manter distância de seu parceiro.

  • Ciúme histérico - sempre se refere apenas à traição sexual, física (fictícia ou real), sem ter relação com o mundo dos sentimentos de amor e afeto, ou seja, o ciumento se preocupa apenas com o fato de uma possível traição corporal. Flui violentamente.

  • Ciúme obsessivo-compulsivo - "dever", suspeita de obrigações internas.Na maioria das vezes, ela é formada devido às idéias impostas na infância de que é possível demonstrar amor apenas quando certas condições são satisfeitas (lições foram aprendidas, a sala foi removida). Parece um ritual diário chato: verificar o telefone do parceiro, descobrir quem e o que ele escreveu, onde ele estava.

Na psicoterapia moderna, existem vários tipos de ciúmes por sua cor emocional. A determinação do tipo é muito importante para entender como ajudar uma pessoa a se livrar de pensamentos e comportamentos destrutivos.

  • Branco - não ciúme patológico, não doloroso, inerente de vez em quando a toda pessoa mentalmente normal. Não há agressão, suspeita excessiva, desconfiança obsessiva, comportamento perigoso. O ciumento é adequado, escuta a voz da razão, argumentos, fatos. Muitas vezes, esse tipo de ciúme permite que você “atualize” o relacionamento em um casal, especialmente se ele estiver por perto há muito tempo.

  • Azul - Ciúme com sinais de aumento da ansiedade. Se você não ajuda uma pessoa, pode se transformar em um distúrbio neurótico. Ela manifesta uma violação da percepção normal, crises de lágrimas, humor depressivo, distúrbios do sono.

  • Green - à beira da patologia mental, porque a ideia renasce gradualmente em uma obsessiva. Na maioria das vezes ocorre no contexto de um estado neurótico já existente. Em 20% dos casos, uma pessoa consegue “voltar” à realidade, no resto - o ciúme se torna patológico.

  • Vermelho - o mais perigoso, patológico, paranoico. É acompanhada de delírio, enquanto a pessoa não distingue mais a ficção da verdade, e considera seu absurdo a única verdade. Necessita de tratamento psiquiátrico, muitas vezes com o uso de medicamentos.

O principal perigo de qualquer tipo de ciúme reside no fato de que os relacionamentos existentes são destruídos, a vida do ciumento, e aquele que se torna sua “vítima”, colapsa. Por favor, note que nas estatísticas de traição de divórcio leva cerca de 30% e destruiu relacionamentos, incluindo muitas vezes devido ao ciúme de um dos parceiros - até 45%.

Esse sentimento antigo, se não for contido no tempo, pode prejudicar a saúde humana. No nível mental, a paranóia e a esquizofrenia podem se desenvolver, na psicossomática, doenças oncológicas, distúrbios dos órgãos da visão e da audição podem se desenvolver.

Mas mesmo no estágio inicial, muito antes do desenvolvimento da doença ou transtorno mental, o ciúme causa alterações fisiológicas: uma pessoa começa a dormir pior, seu apetite sofre, ele se torna mais distraído e desatento a tudo o que não está relacionado ao seu ciúme e trata dolorosamente de tudo que pode ser relevante para ela.

Como superar a inveja sem fundamento?

Se os seus planos não incluem divórcio, separação, colocação em um hospital psiquiátrico para tratamento, e você está revoltado com a idéia de que você precisará monitorar seu parceiro, para encontrar evidências de sua infidelidade, é hora de pensar em como se livrar deste desagradável e sentimentos perigosos.

Como o ciúme masculino e feminino tem algumas diferenças nos mecanismos e manifestações, as recomendações para eliminação são diferentes para essas e outras.

O cara

O ciúme masculino está, muitas vezes, diretamente relacionado à baixa autoestima. É por isso que os pensamentos perniciosos de que outra pessoa pode ser melhor na cama podem ganhar mais. A maneira mais razoável de sair de tal estado para um sexo mais forte é aumentar sua própria auto-estima. Inscreva-se para uma academia, coloque seu corpo em boa forma, mude seu trabalho para um mais interessante (e talvez melhor pago), encontre um hobby que lhe dará a oportunidade de se livrar da adrenalina: pule de pára-quedas, vá para as montanhas, voe parapente . Se isso for inaceitável para você, encontre um hobby menos radical, desde que aumente seu valor aos seus próprios olhos.

Se a sensação de ciúme surgiu por causa de sua própria experiência negativa no passado (você já mudou sua namorada ou esposa), então você deve entender e entender que seu atual companheiro não tem um relacionamento anterior e não precisa pagar pelas ações de seu antecessor.

Pense, porque ela escolheu você e não o outro. Isso significa que um relacionamento com você significa mais para ela do que parece à primeira vista. As mulheres estão mais ligadas ao lar, à família e mudam, de acordo com as estatísticas, com muito menos frequência do que os homens.

Pare de suspeitar dela, verificar seu celular quando ela estiver no banheiro, ler suas mensagens e vasculhar a história dos locais de visita. Se ela procura uma resposta para a questão de como se tornar mais sexual, isso não significa que a menina decidiu elevar sua sexualidade para outra pessoa. Com um alto grau de probabilidade, ela faz isso por você.

Tudo o que se preocupa, é melhor falar abertamente. Isso ajudará a trazer confiança na relação que as mulheres são muito, muito valiosas e, pessoalmente, ajudá-lo a se livrar da inveja sem base. Recomenda-se também aplicar métodos de proteção psicológica contra novos surtos de ciúme. Elas consistem no fato de que, para cada pensamento sobre a possível infidelidade de uma namorada, um homem com seu raciocínio característico de racionalização, é preciso encontrar pelo menos três argumentos lógicos, um argumento de fato.

Por exemplo: "ela definitivamente não ficou no trabalho!" - os argumentos lógicos podem ser assim: "a organização dela agora não está mais funcionando", "eu a vi saindo do trabalho antes e partindo em uma direção desconhecida", "sou exatamente Eu sei que ela estava com o amante dela! Se não há provas de tais argumentos, nada para se preocupar. Para cada afirmação, você deve sempre trazer um contrapeso: sim, ela estava atrasada, mas avisou que viria mais tarde porque precisava ir à loja com a amiga ou ligar para a mãe. Confie no parceiro. Com um cérebro racional masculino, sempre tente aderir à “presunção da inocência”.

Se nada ajuda, e o ciúme literalmente envenena a sua vida, e você, por sua vez, está tentando levar tudo para o seu companheiro, você deve admitir honestamente isso e a si mesmo: os psicoterapeutas têm muitas maneiras de ajudar com inveja patológica sem razão.

Menina

A peculiaridade do ciúme feminino está nas experiências internas hipertrofiadas. Mesmo um ciúme “branco” normal pode muito bem causar um desejo irresistível entre o belo sexo para vasculhar o telefone do seu parceiro, para chegar ao fundo da verdade. Aqui, o principal é não exagerar, porque de um ciúme normal e moderado a patológico em uma mulher é um passo.

O ciúme feminino é mais frequentemente associado a um sentimento de ameaça ao lar familiar. Parece-lhe que o modo usual de vida certamente entrará em colapso se o marido for "deixado" e, assim como nos homens, a situação é afetada pela baixa autoestima.

O que fazer - uma pergunta difícil. Melhor começar com o aumento da auto-estima: faça o seu penteado favorito, atualize seu guarda-roupa, perca alguns quilos extras, encontre um hobby fascinante e interessante. Isso não só distrairá de pensamentos e suspeitas desagradáveis, mas também aumentará seu valor aos olhos de seu parceiro.

Para as mulheres, o método de negação é muito bom. Para cada pensamento negativo, uma mulher simplesmente tem que afirmar para si mesma que realmente não existe nada disso, e isso é apenas um jogo mental.

Fale com um parceiro. Um homem adequado e amoroso será capaz de entender seus sentimentos, além de dissipar dúvidas. Evite vigilância, um grande número de chamadas por dia, exigindo dizer onde o homem está agora, o que ele está fazendo. E certamente não é necessário cavar em seu carro ou telefone: tentativas de controle serão percebidas sem falta, e então você vai entrar em uma posição desconfortável.

Tente planejar mais casos em conjunto: ir à loja juntos (você não pode levar uma sacola de compras para o porta-malas sozinho, é difícil!) compartilhar um jogo de futebol com uma cerveja. Tenha mais interesse no que é interessante para um homem, aprenda a distinguir o rúgbi do basquete, mostre a ele que você realmente gosta do hobby dele. E então o grau de confiança crescerá e haverá menos razões para suspeita.

E se for dada uma razão?

Todos os acima mencionados ciumento não razoável, não tendo solo. Mas e se houver uma razão ou como você pensa que é? Neste caso, lidar com o desconforto pode ser muito difícil. Vamos esclarecer imediatamente que o motivo do ciúme pode ser objetivo e subjetivo. No primeiro caso, uma razão importante para suspeitar de infidelidade reside em certas esquisitices de comportamento (ele removeu o anel, não faz reuniões amigáveis ​​e reuniões com ele, tenta evitar a intimidade, muitas vezes permanece, amigos o viram com um estranho, não veio dormir, alguém está obviamente no carro viagens, exceto para você, porque o assento é movido de uma maneira incomum, etc., no final, você mesmo viu um parceiro com um rival (rival). Normalmente, existem várias dessas razões de uma só vez, a sua força - em conjunto.

Motivos subjetivos - esta é sua especulação pessoal. Você tem certeza de que o parceiro só muda porque está atrasado no trabalho, embora você já saiba que o emprego dele não é normal. Você acredita que trapacear pode ser apenas porque há menos sexo na família; ao mesmo tempo, nem sequer lhe ocorre que o seu parceiro possa ter problemas, incluindo problemas de saúde, para se cansar.

É muito difícil distinguir às vezes o objetivo do subjetivo. Mas não há muitas maneiras de sair da situação:

  • pare de se "enganar", abandone as suspeitas e as acusações, supere suas emoções negativas e substitua-as por emoções positivas;

  • começar a procurar evidências concretas e irrefutáveis ​​de traição.

No segundo caso, você terá uma boa razão para deixar de ser ciumento se o adultério não encontrar sua confirmação. Mas isso pode custar caro: um parceiro que aprendeu sobre a desconfiança pode romper todos os relacionamentos com você.

Quaisquer que sejam as razões dadas a você, elas diferem dos fatos por sua duplicidade e ilusão. Em cada um deles, você pode encontrar uma segunda explicação lógica, que não tem nada a ver com traição. Se as relações são caras, não há desejo de estragá-las com um parceiro, então é melhor tentar lidar com o ciúme, sem entrar no caminho de um “detetive autodidata”.

Isso ajudará algumas instalações simples:

  • ninguém é obrigado a atender às suas expectativas;

  • Toda pessoa tem direito a segredos pessoais, espaço pessoal e seu próprio tempo livre, mesmo que as pessoas sejam casadas, porque o casamento não é uma prisão;

  • pessoas invejosas perdem rapidamente o respeito de um parceiro, e com a partida de um sentimento tão importante como o respeito, o amor também sai, não há outro caminho.

Se você repetir isso com mais frequência e não fizer algo que possa destruir a confiança e o respeito, então não será tão difícil deixar de ser ciumento quanto parece. Se é impossível superar as suspeitas, é impossível confiar, existem outras dificuldades no relacionamento, é melhor entrar em contato com um especialista: um psicólogo ou um psicoterapeuta em pessoa. Será bom se você também envolver seu amado (amado) em ajudar a si mesmo, e pedir abertamente que a pessoa o apoie nessa tarefa difícil - a luta contra o ciúme. Vocês estão interessados ​​nisso.

Como parar de ficar com ciúmes do primeiro?

Com muita frequência, e algum tempo depois da dissolução do casamento ou do término do relacionamento, os ex-cônjuges continuam a provocar o ciúme um do outro à distância. Não é nem mesmo ciúme, mas uma pequena “vingança” pelo fato de que as esperanças não se realizaram, a relação não se concretizou. Nesse caso, um dos sócios expõe suas novas relações, fazendo de tudo para que a primeira metade soubesse que houve mudanças na vida pessoal anterior.O desejo de mostrar a ela (a ele) que você não é tão ruim que ele (ela) entenderia que presente do destino eles perderam, à sua própria maneira compreensível e até natural.

Por que o segundo parceiro “pica” isso e começa a ficar com ciúmes quase de verdade? A palavra chave aqui é "quase". Isto não é tanto ciúme como insulto, eufemismo, incompletude de relacionamentos passados; É uma vergonha para uma pessoa não só que o ex-parceiro conheceu outro, mas que "ele, tão bom, encontrou um substituto tão rapidamente!". Este é o grito de orgulho ferido e nada mais.

Para lidar com essa forma de ciúme é bem simples: Perceba que você sente exatamente o insulto, e também entenda que esse insulto foi o objetivo do primeiro, que lhe mostrou sua nova vida. Não deixe se manipular. Pare de sofrer e cuide de sua vida pessoal, o que permitirá depois de um tempo dar ao primeiro algumas horas de emoções desagradáveis ​​sobre o fato de que você também está tudo bem.

Uma natureza completamente diferente do ciúme da pessoa passada. É especialmente difícil para homens e mulheres que se associam a um parceiro que tenha filhos de antigos casamentos e que mantenha relações amistosas com ex-esposas ou maridos.

Dúvidas nessa situação nem sempre são infundadas. Para construir um relacionamento forte com esse parceiro, você precisa ter certeza de que o relacionamento “lá” acabou. Infelizmente, os ex-cônjuges muitas vezes continuam a se encontrar de tempos em tempos e a entrar em contatos íntimos, ou simplesmente conversar com pessoas antiquadas com um copo de chá. Mais cedo ou mais tarde, tais "prolongamentos de nostalgia" terminam, mas você tem que esperar e sofrer? Se o relacionamento não for completado até o fim - os primeiros geralmente ligam uns para os outros, geralmente correspondem, encontram - você precisa colocar tudo em seu lugar e esperar esse período a uma distância segura.

Se o parceiro não der um motivo para ficar com ciúmes do primeiro, e suas reuniões se limitarem a reuniões com crianças, além de você ter um relacionamento sério, você não deve controlar o parceiro, não deve proibir que ele se comunique com a ex-família. É indigno, baixo e errado. Lidar com o ciúme terá bastante muitas vezes, mas ganhar é bastante possível. Todos os mal-entendidos, neste caso, ajudarão a resolver a conversa confidencial.

Nunca se compare com um ex-parceiro de um ente querido. Você é diferente (outro), e se ele (ela) escolheu você exatamente agora, então esta é uma razão para parar o fluxo de pensamentos obsessivos e deixar sozinho e seu parceiro, e sua própria psique.

Como aprender a não ter ciumes de amigos?

O chamado ciúme amigável não é um fenômeno comum entre adultos e pessoas independentes, geralmente é característico de crianças e adolescentes. Se um adulto tem inveja de um amigo ou namorada em relação a outros conhecidos comuns, isso é um sinal de imaturidade psicológica e emocional., em virtude do qual uma pessoa é simplesmente "preso na infância". Atitudes em relação a tais amigos geralmente são sempre simpáticas e um pouco lamentáveis, assim como têm pena de uma criança irracional e caprichosa. Se um amigo começa a "agir um pouco" um pouco mais forte, então a pena é substituída pela irritação e o próprio fato da amizade é colocado sob um grande ponto de interrogação. Muitos acham mais fácil remover tal pessoa do círculo social do que suportar seus caprichos e ciúmes.

Pense em tudo isso, se de repente você se sentir magoado e com ciúmes se agitando por dentro, se seu amigo íntimo, sem dizer nada, for com outros amigos para pescar, fazer um piquenique ou no mar, e você (a pessoa mais próxima desde o jardim de infância!) isso não está definido. Amigos não se devem nada. Eles não são obrigados a dizer onde e com quem vão, onde querem passar o dia de folga. Não é necessário transferir o sentimento de ciúme para relacionamentos como amizades.

Um ciúme completamente diferente é o ciúme da metade dos amigos. Ao mesmo tempo, eles estão com ciúmes de seus companheiros e parceiros de seu parceiro.É muito fácil brincar e se tornar um verdadeiro tirano que vai interferir nas campanhas conjuntas de amigos no cinema ou no clube, reuniões de colegas e colegas.

Entenda que seu parceiro não ficará mais feliz se você distrair todos os seus conhecidos dele, e somente você nunca poderá substituí-lo por toda a gama necessária de comunicação. Deixando um parceiro sozinho, você arrisca que um dia ele também o deixará: ele não está mais acostumado com as perdas. Além disso, ele sempre irá culpá-lo por não ter comunicação fora do círculo familiar.

Em casos de ciúme de amigos e amigos, mais da metade do sucesso no caminho para deixar de ser infeliz é a própria compreensão do que é errado e antinatural. Se você entende que isso é impossível, então metade de você está mais perto do objetivo.

Aprenda a se colocar mentalmente no lugar do seu amigo. E neste caso, a situação pode parecer completamente diferente. Este método exigirá uma certa habilidade, treinamento psicológico e paciência, mas os resultados não demoram a chegar. Livrar-se do ciúme é um processo gradual.

Nunca empurre pontos fracos: “Nós experimentamos muito junto com você, e você ...”, “Quando foi ruim para você, fui eu quem te ajudou!”. A amizade sincera e verdadeira não precisa de tais lembretes, um amigo é valorizado não pela assistência concreta em uma dada situação, mas simplesmente pelo bem de tudo, com todos os atos e declarações.

Se você é vítima do ciúme da companhia, tente transmitir todos esses pensamentos ao homem ciumento.e também definir claramente os limites do permitido. Não se culpe, não deixe um amigo manipular sua vida, em que você tem o direito de decidir por si mesmo o que fazer e como.

Dicas de psicólogos

Se você é atormentado por um sentimento de ciúme, o conselho de psicólogos clínicos profissionais ajudará a lidar com isso. Imagine-os brevemente.

  • Honestamente, admita a si mesmo que está "doente" e trate seu ciúme como uma doença, que deve ser curada.

  • Certifique-se de tentar encontrar a causa de seus sentimentos. Se você não encontrar um motivo por conta própria, entre em contato com um psicólogo ou qualquer pessoa em quem confie para contar tudo e encontrar as razões.

  • Entenda claramente quais sentimentos você tem em um ataque de ciúme: ressentimento, orgulho ferido, raiva, medo ou outro sentimento. Isso ajudará a controlar suas emoções.

  • Aprenda a se tratar melhor: melhorar, aprender, mudar de emprego, imagem, aprender a gostar de si mesmo no espelho.

  • Planeje claramente seu tempo, tente se ocupar constantemente. O ociosidade - solo fértil para uma variedade de pensamentos obsessivos.

  • Faça ajustes positivos no relacionamento com o seu ente querido. Lembre-se de que a raiva gera raiva e controle total - o desejo de fugir. Tente compartilhar boas emoções, e em troca receberá o mesmo, o que acabará por ajudar a aumentar o grau de confiança um no outro.

Como lidar com o ciúme e como tratá-lo, você aprenderá com o vídeo abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar.Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento