Psicologia das cores

Quais cores afetam o apetite?

Quais cores afetam o apetite?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Mecanismo de influência
  2. Cores estimulantes
  3. Quais tonalidades reduzem o interesse pela comida?
  4. Como regular o apetite?

No mundo moderno, a atitude em relação à ingestão de alimentos é bastante ambígua. Os residentes de países desenvolvidos que não estão sofrendo escassez de alimentos e produtos em suas mesas e nas prateleiras das lojas muitas vezes se encontram em cativeiro de seu apetite. Publicidade, embalagens coloridas e vitrines fazem você querer comer ou até comer densamente com mais frequência do que o corpo requer. Um dos estimulantes do apetite nos seres humanos é a cor. O artigo vai falar sobre quais tons são capazes de despertar significativamente a sensação de fome e, ao contrário, enfraquecer o desejo de comer.

Mecanismo de influência

Visitar cafés e restaurantes, comprar comida em lojas ou lanches fast-food, você provavelmente percebe o quão diverso o design de interiores de estabelecimentos, pacotes e contadores. Estamos tão acostumados a isso que não damos muita importância a isso. Mas muitas vezes é o efeito de uma certa gama de cores que é uma ferramenta para estimular o comprador.

Começar é esclarecer o conceito de fome e apetite. O primeiro, isto é, a fome, tem uma natureza fisiológica. Ocorre após os sinais cerebrais dos receptores. Os quimiorreceptores são desencadeados quando os níveis de glicose no sangue caem. Depois disso, os órgãos do trato gastrointestinal e as glândulas digestivas são conectados. A pessoa, neste caso, pode sentir fraqueza, pequenas cãibras no abdômen ou no estômago. Durante a refeição e a saturação gradual da fome desaparece, e o cérebro recebe um sinal de que o nível de glicose é restaurado.

O apetite está mais relacionado a fatores psicológicos. Pode ocorrer quando o corpo humano não está exausto. Lançar o seu apetite e desejo psicológico para agradar a si mesmo com coisas saborosas são capazes de emoções, cheiros e meio ambiente. Apenas a partir do desejo fisiologicamente injustificado de comer e sofrer muitos dos habitantes modernos das megacidades. E a cor é capaz de estimular ou reduzir o desejo de comer ou comer uma refeição completa.

Portanto, escolhendo tons para o design de interiores da cozinha, a cor dos móveis e pratos na sala de jantar, você deve considerar o seu impacto no apetite. Desta forma, você pode se ajudar a controlar a ingestão de alimentos, bem como proporcionar uma atmosfera confortável para isso.

Cores estimulantes

Então, vamos começar com aqueles tons que são capazes de aumentar nosso desejo de comer. As cores brilhantes do espectro quente tornam a comida atraente. Além disso, eles próprios atraem a atenção. As barracas de comida rápida são frequentemente pintadas com vermelho, amarelo ou laranja e iluminam as janelas com bolos ou bolos. Além disso, embalagens com diferentes produtos geralmente têm tons exatamente quentes.

  • Vermelho a cor é o estimulante de apetite mais forte. Ele estimula o sistema nervoso, é capaz de aumentar ligeiramente a pressão arterial e acelerar os processos metabólicos. No entanto, a cor vermelha muito brilhante pode afetar o apetite negativamente, já que em grandes quantidades leva à irritação excessiva da psique. E em tal estado, uma pessoa torna-se incapaz de comer, ele muitas vezes experimenta ansiedade ou mesmo pânico inconsciente. Portanto, no interior dos cafés e restaurantes mais utilizados são vermelhos ou suaves tons. Mas o vermelho mais brilhante decora as janelas do bistrô e barracas com fast food. Nesse caso, o outlet atrai a atenção do comprador, mas ele não fica lá por muito tempo.
  • Orange a cor é capaz de se animar rapidamente.Causa emoções positivas e alegria. Este tom quente é mais suave, por isso não age excessivamente. Nesta cor são frequentemente decorados cafés e cantinas familiares. Em um ambiente confortável, as pessoas estão prontas para serem longas o suficiente sem desconforto, enquanto a cor desperta o interesse pela comida.
  • Quase em pé de igualdade com laranja na capacidade de estimular o apetite e é amarelo cor É uma sombra quente associada ao verão, sol e areia. O amarelo enche-se de alegria e o apetite de uma pessoa feliz e alegre é sempre muito bom. Frutas e legumes saudáveis ​​geralmente têm uma cor laranja ou amarela: laranjas, maçãs, cenouras, abóboras, damascos e outros. Portanto, a recepção do impacto da cor pode ser usada em relação a crianças pequenas que recusam vegetais e frutas. É o suficiente para fazer uma composição desses produtos brilhantes em um prato, e eles se tornarão muito mais atraentes para um bebê.
  • Tons de verde são os mais naturais. Eles estão associados ao frescor. Ao contrário das três cores anteriores, o verde não causa excitação, mas, pelo contrário, acalma o sistema nervoso. Portanto, ele pode ser usado em casos em que não é necessário causar um interesse excessivo em alimentos, mas simplesmente precisa de um ambiente confortável para uma refeição tranquila. Neste estado, uma pessoa é muito melhor em avaliar o grau de sua saturação e, muito provavelmente, não começará a comer demais.

Nós conversamos sobre aqueles tons que melhoram e estimulam o desejo de comer. Agora vamos passar para as cores que têm o efeito oposto na psique.

Quais tonalidades reduzem o interesse pela comida?

As cores podem ser usadas para outra finalidade, a saber, suprimir o desejo momentâneo de fazer um lanche novamente. Naturalmente, os fabricantes de tais propriedades de algumas tonalidades não estão disponíveis, e é improvável que os usem ativamente em estabelecimentos de serviços de alimentação ou no design de embalagens de mercadorias. Mas sabendo que tons reduzem o desejo de comer, você pode se ajudar a controlar a ingestão de alimentos em casa, criando uma atmosfera apropriada na sala de jantar.

Muitas vezes, o problema do excesso de peso torna-se muito sério para uma pessoa moderna. Muitos ao longo dos anos têm lutado sem sucesso com quilos acumulados. Se um aumento no peso corporal não é uma consequência de qualquer doença fisiológica, técnicas psicológicas alternativas podem ajudar aqueles que querem perder peso e controlar sua figura.

Em particular, os nutricionistas recomendam freqüentemente que seus pacientes durante suas dietas usem afirmações diárias apropriadas. E nos lugares de comer, mude a cor para o que não aumentará a fome.

Então, as cores e tons, desencorajam o desejo de comer.

  • Tem o mais forte efeito esmagador azul e roxo. Estas cores frias retardam processos metabólicos no corpo. Eles também têm um forte efeito sedativo. Existem muito poucos produtos naturais que têm essa cor, então esses tons não estão associados a algo comestível.
  • Cinza a cor não é excitante nem calmante. O interior decorado com essa cor é percebido como sem rosto e sem atrativos, e você não quer se demorar nela. Normalmente, em cores metálicas e cinzentas, existem edifícios comerciais, salas de reuniões e escritórios. Esta é uma cor bastante estrita, não causando emoções agradáveis, não propícias à comunicação.
  • Castanho tem uma natureza pouco apetecível e não comestível. É claro que eles frequentemente fazem cafeterias, mas neste caso ele dá uma associação para apenas dois produtos: café e chocolate. Em geral, ele é capaz de suprimir o apetite. Pelo menos você não sente vontade de comer por muito tempo na presença de muito marrom por perto. Portanto, essa sombra pode ser usada com sucesso para reduzir o desejo de comer novamente.
  • Termina a classificação de cores "não apetitosas" preto. O preto não se diverte e muitos o associam ao luto.

Quando usado em design de interiores, "rouba" a iluminação da sala, tornando a atmosfera nela um tanto sombria e opressiva.

Como regular o apetite?

Por analogia com cafés e lojas, você pode criar uma atmosfera colorida em sua cozinha que ajudará a regular seu apetite.

Escolhendo pratos

Durante a refeição, também percebemos a aparência de talheres, pratos, pires e xícaras. Pegando a cor dos pratos corretamente, você pode se ajudar a influenciar seu apetite na direção certa. Assim, pratos de tons quentes ajudarão a sua estimulação. É melhor usá-los para os primeiros cursos, bem como para alimentar os bebês que são exigentes em sua alimentação e comem mal. Produtos em discos vermelhos, amarelos e laranja serão vistos em um espectro quente e se tornarão mais atraentes.

A cor branca é quase neutra em termos de seu efeito sobre o desejo de comer. No entanto, um número muito grande de utensílios de mesa da China tem exatamente essa cor. O fato é que, em tal prato, a comida fica mais visível e a atenção é focada nela. Portanto, no caso de pratos brancos ou muito brilhantes, a cor dos produtos deve ser manipulada. Por exemplo, em pratos brancos, um cozido de legumes brilhantes, saladas frescas e prato de frutas parece vantajoso e apetitoso.

Aqueles que, ao contrário, desejam reduzir a quantidade de alimentos consumidos, podem ser aconselhados a usar pratos de espectro frio: azul, violeta, azul. Pratos pretos também "roubam" seu desejo de se cansar.

Durante as refeições dietéticas, você deve evitar pires vermelhos ou laranjas brilhantes, pois eles causarão um forte desejo de comer mais.

Interior da cozinha

Acima, já descrevemos brevemente o princípio da ação das flores nos exemplos de interiores de cafés e prateleiras de lojas. Para projetar uma sala de jantar ou cozinha, você pode seguir as mesmas regras.

  • Atmosfera acolhedora e calma irá criar um tom laranja e amarelo pálido.
  • Não é muito agradável comer em um ambiente de cor vermelha rica e brilhante, uma vez que excita rapidamente. Portanto, almoçar ou jantar com sua família pode simplesmente tornar-se desconfortável. Mas os tons suaves de vermelho trarão notas românticas e terão um efeito estimulante no sistema digestivo.
  • As cores frias suprimem o interesse pela comida. Eles podem ser usados ​​se você tiver a necessidade de controlar o peso e estiver lutando com um desejo excessivo de comer mais.
  • Também ajudará a reduzir o apetite da cozinha em cor metálica e cinza.
  • Uma ação semelhante pode ser obtida usando uma grande quantidade de preto no interior da sala de jantar. Mas não se esqueça da sua influência esmagadora. Se você exagerar, a cozinha se transformará em um quarto muito sombrio e desconfortável.

Se você não planeja mudar a cor de toda a sala de jantar ou cozinha, pode decorá-la com detalhes das tonalidades correspondentes. Por exemplo, pendure fotos ou fotos nas paredes com grandes girassóis brilhantes, rosas vermelhas e outras cores.

Você também pode experimentar a cor da toalha de mesa e escolher uma sombra quente e brilhante ou, alternativamente, uma fria. Desta forma, você terá um certo efeito enquanto come na mesa. Decore a sala de jantar com um grande relógio de parede. Se o mostrador for azul ou azul, trarão tranquilidade para a atmosfera. Contemplação de tais horas ajudará a abster-se de excessos.

Para estimular o apetite, você pode usar impressões, adesivos ou fotos de frutas e vegetais brilhantes em close-up. Eles causarão associações agradáveis ​​e farão uma refeição. As naturezas-mortas e as imagens positivas de pratos e bebidas têm um efeito positivo no apetite.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento