Pratos

O que torna a porcelana diferente da cerâmica?

O que torna a porcelana diferente da cerâmica?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Diferença nas definições
  2. Diferença na composição e regras de disparo
  3. Como distinguir na aparência?
  4. O que é melhor escolher?

Desde a infância, muitos ouviram: "Serviço de porcelana - apenas para as férias!" Durante a semana, a família estava satisfeita com pratos de cerâmica, e o serviço foi levado para a mesa festiva, para a qual todos os membros da família deviam ter admiração. E por que, poucas pessoas entendiam, as xícaras pareciam ser feitas do mesmo material, e era difícil dizer com certeza qual porcelana se destacava assim. Bonito, elegante, mas copos e pratos de cerâmica podem ser assim. É necessário entender como esses materiais diferem uns dos outros.

Diferença nas definições

Cerâmica são produtos feitos de vários materiais inorgânicos, feitos sob alta exposição térmica. A história da cerâmica remonta a milhares de anos e, durante todo esse tempo, a essência da cerâmica não mudou. Melhor tecnologia, mudou o design, mas o princípio de trabalhar com argila e sua queima essencialmente permaneceu o mesmo. Inicialmente, como sugerem os historiadores, foram feitas cerâmicas para uso doméstico - as louças de cerâmica surgiram há muito tempo e hoje vivem. Os primeiros brinquedos de cerâmica podem ter um significado ritual.

Agora, as cerâmicas são usadas em engenharia mecânica, medicina, construção e ciência. Por exemplo, hoje existem nanocerâmicas - com sua ajuda, elas produzem dispositivos tecnológicos sofisticados.

Cerâmica Técnica
Cerâmica Estrutural
Revestimento cerâmico

Porcelana difere da cerâmica em que não é uma embarcação separada, mas uma espécie de cerâmica fina. Uma característica distintiva da porcelana é a sua leveza visual e o fato de que este material é translúcido.

É mais gracioso, fino e cede a uma decoração. Portanto, a porcelana não pode se opor à cerâmica: é sua variedade. Cerâmica é um conceito muito geral. Ceramista pode ser chamado e aquele que faz as panelas de barro, e aquele que trabalha na criação de figuras de porcelana.

Diferença na composição e regras de disparo

Você não precisa ser um especialista para não ser capaz de distinguir a porcelana de outros materiais. Por exemplo, se você bater com muito cuidado com um lápis comum, o som ficará claro e alto. E é inerente apenas neste material. As diferenças de porcelana estão em seus outros recursos.

  • É simplesmente perfeito para pintura, com cada região tendo suas próprias tradições de pintura.. Da Ásia, você levará um conjunto autêntico ou pratos separados com padrões e ornamentos tradicionais. Muitas casas têm xícaras de porcelana "até da avó". E nem todo mundo sabe que maculá-los não é uma razão para jogar fora os pratos, a porcelana pode ser limpa, e um serviço tão vintage vai decorar a sua casa.
  • Preservação da aparência. Devo dizer que a porcelana pode desaparecer apenas depois de muitos e muitos anos. É verdadeiramente único em termos de preservação externa. Na mesma faiança, pequenas rachaduras aparecem com o tempo, o que simplesmente fala de mudanças naturais no material. Porcelana é difícil, assim, compara-se favoravelmente com seus “irmãos” de cerâmica.

Como já mencionado, a porcelana é um tipo de cerâmica. A cerâmica é fina e grossa. No primeiro caso, a composição tem uma estrutura de grão fino, tornando o fragmento virtualmente transparente. A estrutura da cerâmica grossa é de granulação grossa, tal massa é usada na cerâmica.

A composição da massa de porcelana é representada por finas misturas de caulim, quartzo, feldspato e também aluminossilicatos. O material não tem poros, por isso é mais durável, duro, resistente ao calor. Muitas marcas mundiais que produzem porcelana, classificaram receitas para seus produtos.

Massa de porcelana
Matérias primas para produção

O material em si pode ser duro e macio. Sólido é obtido por queima dupla sob a ação de uma temperatura superior a +1350 graus. A porcelana macia é cozida a uma temperatura mais baixa. Visualmente, é indistinguível do sólido, embora os especialistas considerem ser um material mais frágil. A porcelana dura é européia (a parte principal da composição é a argila clássica) e a oriental (não há muito caulim em sua composição). A porcelana macia é européia, inglesa e, claro, francesa.

Muitas vezes confunde-se com a faiança: são realmente similares na aparência, mas a faiança pode pintar-se mais habilmente, e também é mais barata.

Como distinguir na aparência?

Os produtos de porcelana nunca são revestidos com gelo ou tinta pelo método do transportador, isto é, produção. Somente pintados à mão podem preservar e aumentar a magnificência do material. Naturalmente, esse item custará mais.

É possível diferenciar a porcelana por tais propriedades:

  • na parte inferior do produto há sempre um bisel que não é tocado pelo esmalte: se ele é branco, então a porcelana está em suas mãos;
  • se o produto de porcelana for trazido para a luz, ele será translúcido, outras amostras de cerâmica não podem se gabar desse recurso;
  • se um produto de porcelana é volumétrico, então não haverá esmalte em sua parte inferior (o cozimento é realizado nas temperaturas mais altas, o fundo esmaltado, neste caso, irá ficar grudado no suporte);
  • lembre-se da "musicalidade" da porcelana - se você bater nela, o som ficará claro e claro.

Os especialistas distinguem bem a porcelana inglesa de, por exemplo, o francês. Material francês Feito de massa vítrea de granulação fina com esmalte, é ideal para experiências pictóricas. Porcelana inglesa inclui osso bovino queimado, sais de fosfato e caulim, e parece um alabastro branco. É frequentemente usado para pintar com ouro e até jóias.

Outros análogos europeus de material de caulim não contêm e, embora sejam externamente idênticos aos da porcelana, sua composição é ainda maior do que a do vidro. Muitas dessas tintas podem ser aplicadas a esse material: elas são sinterizadas com esmalte e tornam a pintura ainda mais transparente e brilhante.

Na China (se compararmos com o mesmo barro), há menos argila, mais que outros componentes. Isso determina sua transparência, então parece mais fina que outras cerâmicas.

O que é melhor escolher?

Ao comprar pratos, temos vários requisitos para isso: o preço e a qualidade devem combinar-se, o design não deve ter falhas, finalmente, os pratos devem se tornar parte da cozinha e da casa como um todo (e não parecer um elemento alienígena). Existem várias opções.

  • Cerâmica Este é um material ecológico, mantém a temperatura bem, é acessível. As placas são convenientes: você pode armazenar alimentos na geladeira e aquecer os alimentos no forno de microondas.

Aqui estão apenas as gotas de temperatura que o material está com medo. Os pratos podem quebrar em um momento. Portanto, copos e pratos de cerâmica, quando ainda estão quentes ou quentes, não são lavados ou enxaguados com água fria.

  • Cerâmica de vidro. Estes produtos têm maior resistência e durabilidade, duram mais tempo, mas devido ao fato de que os pratos são mais fortes e mais caros que custará. Estes são pratos finos e elegantes, copos, tigelas de salada, convenientes para a configuração de mesa festiva e para o uso diário. Mas dizer que a cerâmica de vidro não tem medo de mudanças de temperatura também está errada. Portanto, é melhor não providenciar cheques extremos para tais pratos.
  • Porcelana Um representante de elite de utensílios de mesa e isso diz tudo. A leveza, a transparência e o belo jingle de porcelana são difíceis de confundir com faiança ou vitrocerâmica. Em porcelana real, as bordas do fundo sempre serão ásperas, até mesmo placas muito antigas brilharão através da luz.
Cerâmica
Cerâmica de vidro
Porcelana

      Na maioria dos casos, há em casa todos os representantes dessa família de cerâmica: cerâmica prática e barata associada a uma lareira doméstica, cerâmica de vidro refinada e porcelana luxuosa. Porcelana requer cuidados especiais., se você, é claro, quiser que esses produtos sejam passados ​​para as gerações subseqüentes. Não é lavado com produtos químicos domésticos, não use água quente, limpe-o de vez em quando com um pano macio.

      Este material, mais precisamente, produtos dele, pode ser colado e restaurado. À venda hoje há pastas que não deixam uma marca no local da colagem. O único momento é após a restauração, os pratos de porcelana devem ser usados ​​com menos frequência. Mas as figuras e vasos de porcelana podem ser armazenados por um longo tempo e não em algum lugar do armário, mas no lugar de honra.

      Os pratos são, se não o rosto da casa, então essas mesmas covinhas nas bochechas, que não parecem tão importantes, mas com elas vêm o charme e o calor. Até mesmo crianças pequenas dizem que, de um prato, a sopa tem um gosto melhor do que o outro.

      Portanto, atenção a essa parte da vida é bastante compreensível. Os pratos servem não apenas para fins práticos, mas também para a beleza da vida, e essa missão é muito importante.

      Sobre a diferença entre cerâmica e porcelana, veja abaixo.

      Escreva um comentário
      Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

      Moda

      Beleza

      Relacionamento