Casaco

Casaco de lã cozida

Casaco de lã cozida

junte-se à discussão

 

História de

No final da Idade Média, camponeses simples que viviam no sopé das montanhas da Áustria inventaram a tecnologia de confecção de roupas de lã cozida. O grosso tecido verde escuro de lã de ovelha tinha incríveis propriedades à prova d'água e aqueceu bem no tempo frio. Na Rússia, esse tecido é conhecido a partir da segunda metade do século XIX, quase imediatamente com a aparição no mercado, ganhando grande popularidade entre os fashionistas.

Hoje em dia, a lã fervida, ou também chamada de loden, é usada para fazer casacos, jaquetas, chapéus e cachecóis, bem como saias. Alguns estilistas em suas coleções de outono-inverno ainda oferecem calças, assim como vários acessórios deste material.

Recursos e Benefícios

Este tecido é único principalmente por suas qualidades ambientais, retém perfeitamente o calor e ao mesmo tempo é bastante durável: graças à tecnologia de fazer roupas de lã cozida é muito durável e não cai quando usado. Além disso, este tecido não é praticamente enrugado, e para suavizar quaisquer irregularidades, basta deixar o produto pendurado no armário em um cabide, e ele será suavizado por conta própria.

Todas estas propriedades do tecido tornam-se como resultado de um processo de produção bastante demorado, que mudou pouco desde a Idade Média: primeiro, a lã de ovelha dura é fiada, depois fervida em água com soda cáustica, em resultado da qual as fibras encolhem e o encolhimento ocorre.

Tudo isso dá durabilidade à lã e resistência à água, mas não a torna mais pesada. Em seguida, o tecido resultante é pintado, penteado, decorado com vários padrões e depois seco.

Modelos

Os estilos e formas de casacos de lã cozida são extremamente diversificados. A opção mais clássica: o comprimento é ligeiramente abaixo do joelho, com vários botões grandes no meio - este estilo é prático e versátil, mas não é sem elegância e chique.

Outra opção popular é o casaco britânico. A história do design deste estilo tem mais de cem anos. O casaco é feito nas formas clássicas estritas e complementado por bolsos e um cinto largo. Tal produto é mais adequado para meninas altas e esbeltas, e se houver uma fivela maciça no cinto, então ele irá acentuar com sucesso o peito exuberante. Um casaco de trincheira britânico será o complemento perfeito para o vestido e calças apertadas.

O sobretudo é um estilo enraizado na moda militar do século XIX e nos últimos anos amado por fashionistas de todo o mundo. Uma modesta opção que é adequada para qualquer forma, pois esconde as desvantagens existentes e enfatiza as vantagens. Muito bem combinado com sapatos de salto alto e médio.

De ano para ano, uma variante popular é um casaco curto de comprimento médio, aquecido com pele. Tal produto protege perfeitamente no frio intenso e retém o calor. Neste caso, a pele pode enquadrar a bainha do casaco e o colarinho. Também há opções onde a pele vai separadamente na forma de uma capa.

Hoje é casaco muito popular de lã cozida sem forro. Esta solução não padronizada e nova em alfaiataria está atualmente sendo oferecida em várias versões por designers de todo o mundo, já que combina com quase todas as roupas - tanto calças skinny clássicas quanto calças jeans jovens parecerão igualmente apropriadas.

Quando usar?

Casaco de lã fervida é importante em qualquer época do ano, uma vez que existem modelos que são adequados para uma caminhada, tanto num dia frio de verão como em geadas severas de inverno.Não tenha medo de entrar em um casaco como esse na chuva! Graças à tecnologia de produção de Loden, descrita acima, o tecido não absorve umidade e seca rapidamente.

Algumas mulheres de moda compram especialmente seus casacos curtos, abaixo do joelho, para viagens ao carro no inverno. Esta opção é boa porque o tecido leve não impede o movimento, permitindo-se sentir confortavelmente ao volante.

Como lavar uma camada de lã fervida?

Em geral, o brasão de loden - surpreendentemente durável. Eles servirão seus donos por mais de uma temporada sem perder a aparência original se você seguir algumas regras simples para cuidar do produto:

  • Cabides de cabides devem ser necessariamente do tamanho do seu casaco, para não deformá-lo.
  • Use capas especiais para guardar roupas.
  • Ao passar, use apenas um pano de gaze úmido.
  • Se você estiver exposto à chuva do lado de fora, então seque o produto em um suporte longe de fontes de calor.
  • Tecido de lã tem uma tendência para eletrificar, o que significa que atrai poeira. Use uma escova de vassoura macia para limpeza. Para reduzir a eletrificação, você pode usar antiestático especial para lã.
  • E finalmente, o casaco de lavagem. Se não pretender utilizar os serviços de limpeza a seco, pode limpar o pó e a sujidade, não apenas uma escova especial, mas também um "método folclórico", utilizando um miolo de pão, para isso. É necessário espalhar o pêlo sobre uma superfície plana e polvilhe as migalhas de pão por cima. Em seguida, enrole a migalha em pequenas "bolas", que absorvem poeira, sujeira e fiapos. Após este procedimento, basta andar com um pincel ou apenas com a mão molhada na superfície do pêlo.

Comentários

Comentários de casacos feitos de lã cozida são na sua maioria positivos. Os clientes observam o calor, conforto, facilidade quando usado. Muitos simplesmente se deliciam com o material que não se deforma e nem se desgastam.

É verdade que alguns são repelidos pela complexidade de lavar o produto, o que força os clientes a limpar a coisa a seco, o que nem sempre é conveniente e racional, como eles consideram. Em casos especiais, o tecido de lã natural é contra-indicado em alergias. No entanto, para a maioria das fashionistas, tais problemas não são um fardo, porque na busca da elegância você pode fechar os olhos para certas dificuldades, porque a beleza, como você sabe, requer sacrifício.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento