Jaquetas de couro

Como alisar uma jaqueta de couro em casa?

Como alisar uma jaqueta de couro em casa?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Melhores maneiras
  2. Métodos ineficazes e proibidos
  3. Recomendações úteis
  4. Prevenindo rugas

O couro é um material prático e durável que permite que seja amplamente utilizado na costura de roupas. Devido às excelentes qualidades decorativas e jaquetas de couro de alto desgaste são muito populares e não saem de moda por muitos anos. No entanto, durante o armazenamento de longo prazo, contusões e dobras aparecem nas coisas, razão pela qual o problema de suavizar a pele em casa é mais do que relevante.

Melhores maneiras

Existem vários métodos de alisar as jaquetas de couro, e a escolha de uma delas depende da qualidade e espessura do material, do grau de hematomas e da disponibilidade dos equipamentos necessários.

  • Alisamento natural. A essência deste método é que o produto é pendurado em um hangar e deixado sozinho por vários dias. O termo de endireitar os vincos depende da espessura e da qualidade do material. Por exemplo, modelos de couro fino são capazes de suavizar completamente dentro de três dias, e se o produto estiver ligeiramente enrugado, então um dia será suficiente. Casacos de peles grossas endireitam por muito mais tempo - em alguns casos, pode levar até sete dias. A principal condição para o uso deste método deve ser a escolha correta dos cabides. O produto não deve ser muito fino e seu tamanho deve corresponder claramente ao tamanho da capa. A melhor opção seria um cabide de plástico de madeira ou de largura. O uso de padrões de fios finos não é recomendado.

Se a jaqueta não estiver muito enrugada ou tiver acabado de ser comprada, a meia de costume ajuda: a jaqueta deve ser usada, totalmente fechada e colocada nela por 2-3 horas.

  • Banho de vapor. Este método é bastante eficaz e permite que você coloque em ordem coisas muito enrugadas. Para executar o alisamento é necessário colocar a jaqueta nos cabides e pendurar sobre o banho. Então você precisa fechar a porta do quarto e abrir a água quente. Depois que o banheiro estiver cheio de vapor, você deve tentar endireitar fortes hematomas e vincos com as mãos secas, sem esticar a pele e agir com extrema cautela. Após 15 minutos, a água quente pode ser desligada e o produto deixado no banheiro por um tempo. Normalmente, o fato de que a jaqueta teve sua aparência original, é suficiente 50 minutos.

Usando o efeito de um banho de vapor, você precisa garantir que as gotas de água fervente não caiam sobre o produto. Caso contrário, após a secagem, poderão aparecer manchas esbranquiçadas na pele.

  • Tratamento de óleo. Este método envolve o uso de manteiga de amendoim. Para suavizar contusões, é necessário tratar áreas problemáticas com um cotonete embebido em óleo. Em alguns intervalos, o procedimento deve ser repetido mais 4 vezes. O óleo de noz é capaz de absorver rápida e profundamente os poros da pele e efetivamente endireitar o material. Este método é muito eficaz e permite que você se livre de rugas e pregas antigas causadas pelo armazenamento a longo prazo. Após o término do tratamento, recomenda-se colocar a jaqueta nos cabides e pendurá-la em uma sala ventilada por 2 a 3 horas.

A principal condição para o alisamento do óleo é a limpeza da superfície do couro. Caso contrário, a sujeira será absorvida junto com o óleo profundamente na pele e será bastante problemático limpar este produto.No entanto, o óleo de noz, cuja principal matéria-prima é a nogueira, é uma ferramenta bastante cara, por causa da qual o revestimento desta forma exigirá certos investimentos. Reduzir significativamente o custo do procedimento ajudará a substituição de composição cara para petrolato mais barato, glicerina ou óleo de mamona. O processamento do produto de couro com estas ferramentas não só ajudará a endireitar rapidamente as áreas amassadas, mas também protegerá a pele da secagem prematura.

  • Uso de gerador de vapor. Antes de começar a despir uma jaqueta de couro, você deve ler as informações no rótulo. Portanto, modelos impregnados com compostos repelentes de água não podem ser vaporizados. Na ausência de contra-indicações, este método pode ser usado com segurança, especialmente porque é bastante eficaz. Cozinhar deve começar com a preparação do produto. Para fazer isso, você precisa liberar seus bolsos, desapertar a pele do capuz e colocar a jaqueta no cabide. Em seguida, ligue o gerador de vapor ou o ferro com a opção de vapor vertical e vaporize suavemente as dobras.

Recomenda-se manter o dispositivo a uma distância de 10-15 cm da superfície do couro, tentando não permanecer em uma seção por mais de três segundos. Nesse caso, o impacto deve ser realizado pontualmente, e você não precisa vaporizar todo o produto completamente.

  • Suavização a seco. A essência deste método reside em um engomar muito delicado e cuidadoso do produto com um ferro quente. Você pode passar objetos de couro do lado reverso através do forro, ou do lado da frente, usando papel de embrulho ou tecido de algodão grosso. É muito importante não permitir o contato direto entre a sola do ferro e a superfície do couro. Por esta razão, o uso de gaze ou tecido fino neste caso é proibido. Não use toalhas de cozinha em relevo, o chamado "waffle": a pele tem uma textura bastante suave e a textura deste tecido pode ser impressa no material.

O engomar da pele deve ser feito na temperatura mais baixa, o que geralmente corresponde a uma divisão no regulador de ferro. Normalmente, seda e outros tecidos sensíveis são passados ​​a esta temperatura. Passar ao longo das dobras deve ser feito com muito cuidado, permitindo que a pele esfrie. Áreas problemáticas, como mangas, gola e ombros, precisam ser passadas usando extras e, em caso de ausência, você pode usar uma toalha enrolada e colocada dentro do produto. É estritamente proibido usar vapor e permanecer em uma área por mais de dois segundos.

  • Usando a imprensa. Se uma pessoa não estiver em casa e não houver possibilidade de acariciar o produto da maneira tradicional, o método de prensagem será bem-vindo. Esta tecnologia pertence à categoria de economia e não requer o uso de ferramentas especiais e eletrodomésticos. Uma pilha de livros, uma panela ou uma bacia com água e tijolos envoltos em tecido são adequados para prensas. A jaqueta deve ser colocada em uma superfície dura, por exemplo, em uma mesa, e pressionar os lugares amassados ​​com uma prensa. Nesta posição, a coisa é deixada para a noite e, de manhã, ela é pendurada nos ombros para o endireitamento total.

Métodos ineficazes e proibidos

Entre os métodos mais ineficientes de alisar as jaquetas de couro estão as rugas alisadoras com um secador de cabelos. O ar seco tem um efeito negativo na superfície do couro e torna-o duro e grosseiro. Além disso, é difícil improvisar dobras antigas dessa maneira. O procedimento destrutivo para o couro natural é o uso de água quente.

Ao alisar o produto com água fervente, os lugares amassados, é claro, endireitarão, mas o material pode se deformar e mudar de cor. Não ajudará a eliminar dobras e alongamentos da área problemática em diferentes direções. Isso estragará apenas a aparência do produto, enquanto os vincos permanecerão no lugar.

Recomendações úteis

Muitas vezes, ao alisar roupas, surgem situações bastante incomuns, para o qual você pode usar conselhos simples, mas ao mesmo tempo práticos.

  • A fim de remover corretamente os vincos do colarinho, é necessário acariciá-lo em ambos os lados através de um tecido denso, em seguida, esfregue imediatamente a manteiga de amendoim ou vaselina na pele. No caso de vincos severos, o procedimento deve ser repetido duas vezes e, como regra, isso é suficiente para que o colar tenha a aparência original e a capa pareça nova.
  • Se houver vários defeitos em roupas de couro, então em nenhum caso o vapor pode ser usado. Este procedimento pode agravar a situação e as áreas problemáticas se tornarão mais visíveis. Neste caso, o processamento de óleo ou a passagem a seco são adequados.
  • Ao endireitar as dobras em jaquetas de inverno com isolamento não destacável, recomenda-se usar um vaporizador. Após o processamento, o produto deve ser pendurado desabotoado nos ganchos e deixado em uma sala ventilada por várias horas.
  • Após a exposição ao vapor, a pele deve ser bem seca. No entanto, não é recomendável fazer isso perto de aparelhos de aquecimento ou sob luz solar direta. O produto deve estar em uma área bem ventilada com um nível normal de umidade.

Prevenindo rugas

Para evitar rugas e contusões, uma jaqueta de couro deve ser devidamente armazenada. A melhor opção de armazenamento seria um guarda-roupa em que o produto fica pendurado livremente nos cabides e não seja dobrado no armário. Uma solução prática seria usar um caso separado para armazenar o modelo. Isso ajudará a proteger o revestimento de tensões mecânicas constantes, às quais será exposto sempre que a porta do gabinete for aberta.

Também é muito importante observar o regime de umidade na sala onde os itens de couro são armazenados. O ar muito seco levará à evaporação da umidade pelos poros da pele e ao rápido engrossamento do material, enquanto o ar muito úmido contribuirá para o excesso de encharcamento, a flacidez e a perda do brilho original. Além disso, se a jaqueta estiver encharcada na chuva, não é recomendável colocá-la no armário. Primeiro, a pele deve estar completamente seca e somente depois disso ela pode ser removida no lugar.

O cuidado competente e a meia suave podem prolongar significativamente a vida útil dos produtos de couro e garantir a preservação de sua aparência original durante toda a vida útil.

Para saber como vaporizar uma jaqueta de couro, veja o vídeo abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento