Características do clima da Crimeia

O conteúdo
  1. Características comuns
  2. Zonas e zonas climáticas
  3. Clima por mês
  4. Temperatura do mar
  5. Umidade e precipitação
  6. Ventos
  7. Como isso afeta a saúde?
  8. Qual cidade tem melhores condições climáticas?

É difícil encontrar outro lugar na Terra onde coexistam zonas com diferentes condições climáticas em uma área limitada, como na Crimeia. A posição geográfica e a natureza da paisagem tornam o clima da península único e único.

Características comuns

Embora existam 3 zonas climáticas no mapa da Crimeia, e seu clima é variado, também tem comum, peculiar a todas as regiões, características que se manifestam em vários fatores.

  • Alta temperatura. A Criméia é uma península localizada nas latitudes meridionais, e isso explica o fato de que os invernos aqui não são particularmente gelados. Embora na parte central da península, as temperaturas de inverno são caracterizadas por indicadores negativos, mas não são tão baixas quanto na latitude correspondente da Rússia continental. As regiões ao longo da costa têm uma média positiva no inverno.
  • Desvio Sazonal. Isso se manifesta no fato de que as condições climáticas da primavera e do outono não atendem a padrões reconhecidos. Outono da Criméia é caracterizado por clima quente e não dura muito tempo. Primavera, pelo contrário, difere em duração e clima bastante frio.
  • No outono, o ar quente é mantido e mantido pelo mar, que se aqueceu durante o verão. Durante o inverno, o mar esfria e, inversamente, impede que o ar se aqueça na península rapidamente.
  • Aridez climática. Isso também se aplica a todo o território da Criméia. As taxas anuais médias não excedem 600 mm para precipitação, incluindo chuva e neve. As encostas norte são algumas das exceções, são acessíveis aos ventos do norte que levam chuva. Mas o clima não é úmido aqui: não há seca aqui.
  • Relativamente semelhante é a pressão atmosférica.que varia de 758 mm no verão a 765 mm no inverno.
  • Direção do vento. Também não é muito diverso para toda a Crimeia e depende da localização geográfica, do tipo de paisagem e da natureza em geral.

Zonas e zonas climáticas

As zonas e zonas climáticas da Crimeia estão localizadas de acordo com a natureza e as características do território e não estão associadas à localização geográfica de uma determinada região. O clima da península pode ser representado por três zonas climáticas.

O clima das regiões planas da estepe

As regiões de planície estepe estão em uma zona de clima continental moderado. Para esta região, um verão quente com uma pequena quantidade de precipitação é uma característica distintiva. As chuvas de verão são muito raras. A precipitação total para o ano cai muito pouco - na faixa de 300-400 mm. No verão há uma temperatura bastante alta positiva, em julho, pode ser em média + 21,23 ° C.

Os invernos são bastante frios, mas as baixas temperaturas são de curto prazo e não resistentes. Em janeiro, a temperatura média varia de –3,0 ° C. No inverno não há muita neve e, além disso, a cobertura de neve é ​​sempre levada pelo vento.

O clima da zona de estepe é dividido em três subzonas, um pouco diferentes umas das outras.

  • Península Norte e Central - clima quente moderado com verões secos e moderadamente quentes.
  • Subzona da região de Sevastopol e regiões de floresta-estepe. No verão não está muito quente aqui, e a seca nunca é severa.
  • Teodósio e áreas de estepe moderadamente quentes caracterizado pelo verão muito seco e quente.

O clima da montanha Crimeia

Esta zona, por sua vez, é dividida em subzonas no princípio vertical.Os passos carregam as características climáticas das zonas climáticas adjacentes - estepe ou costa sul.

A zona a uma altitude de 400-500 m acima do nível do mar é a zona inferior da montanha da floresta, onde prevalece o clima com invernos amenos ou muito quentes. A umidade aqui é muito alta, chuvas pesadas - os fenômenos são bastante freqüentes, e nos meses de primavera e outono as chuvas são regulares.

No cinturão do meio a uma altitude de 500 a 700 m, o clima de floresta de montanha é caracterizado por umidade insuficiente e invernos suaves ou moderadamente moderados. Na parte superior das montanhas, acima de 700 m, o clima é úmido moderadamente quente, e nas terras altas mais altas já é mais frio e úmido.

Nas montanhas, a temperatura média no verão é um pouco menor do que nas planícies, e o regime de temperatura diminui, dependendo da altura acima do nível do mar. No inverno, muitas vezes há fortes nevascas.

Clima da costa sul da Crimeia

Esta zona climática está localizada na zona subtropical, o clima aqui é mediterrâneo, em algumas áreas é subtropical, o que permite que muitas plantas dos trópicos e subtrópicos cresçam.

O verão é quente, especialmente em agosto, a umidade é baixa, mas chove periodicamente. Nevoeiros na costa são comuns e freqüentes e comuns. A temperatura média de julho é mantida em + 23,25 ° C.

O inverno da costa meridional se distingue pela alta umidade e pela preguiça desagradável, muitas vezes chove e cai duas vezes mais do que no verão. A neve é ​​rara e não demora muito. A temperatura média no inverno é geralmente acima de 0 - cerca de +1,4 graus, apenas ocasionalmente ocorrem temperaturas abaixo de zero.

Clima por mês

Considere como as mudanças climáticas na Criméia em diferentes meses do ano.

  • Janeiro O mês é caracterizado pelo clima bastante frio, embora as temperaturas de neve e sub-zero sejam muito raras. A neve caída não é longa e derrete imediatamente sob a influência do ar quente. A temperatura média nas zonas é a seguinte: na costa é +4, na zona de estepe central cerca de –3 ° C, nas regiões montanhosas em torno de 0.
  • Fevereiro Fevereiro da Criméia é o mês mais frio do inverno. Bonés de neve aparecem nos topos das montanhas e as encostas estão cobertas de neve. O mar está frio e pode até congelar um pouco. Muitas vezes, tempestades. Durante o dia, a temperatura é geralmente inferior a 0 ° C, mas não cai abaixo de –5. Em termos de média, a temperatura de fevereiro é expressa nas seguintes figuras: na costa sul, +3, na zona montanhosa, –1, nas regiões de estepe, –4 graus Celsius.
  • De março O primeiro mês da primavera é caracterizado pelo aquecimento súbito, as temperaturas diurnas podem chegar a +20, mas o tempo frio ainda se mantém durante a noite. Neste momento, a temperatura média na região sul atinge +6, no cinturão estepe central +1, na montanha +3 graus. É hora de despertar a natureza.
  • Abril. Sob a influência da brisa do mar, a natureza está revivendo ativamente. O sol quente aquece bem a terra e a temperatura média aumenta. No sul em abril já +11, nas montanhas e nas áreas de planícies até + 9 ° C.
  • Maio A vegetação começa a prosperar. A temperatura da água do mar pode atingir os indicadores de verão. Na segunda quinzena de maio, a época balnear é frequentemente aberta. O regime de temperatura na costa e na zona central atinge uma média de +16 e nas montanhas + 14 ° C.
  • Junho No primeiro mês de verão começa a temporada de férias ativa. A temperatura média mensal é bastante condizente com isso: no sul, na região estepe, sobe para +20, em áreas montanhosas a + 18 ° C.
  • Julho Este mês é considerado o mais favorável para descanso: é bastante quente, mas não há calor escaldante. As temperaturas médias são expressas em números: na costa até +24, nas montanhas +21, nas estepes - até + 23 ° C.
  • Agosto O ar é extremamente aquecido e se torna pesado e espesso. A temperatura diurna aumenta para +35 e o calor não diminui mesmo à noite. A temperatura média neste momento: no sul +24, nas estepes +22, nas montanhas + 20 ° C.
  • Setembro O calor é substituído pelo clima ameno favorável, e a temporada de veludo começa. As noites estão ficando mais frias, mas à tarde você ainda pode nadar.Temperaturas médias: no litoral +20 mais, em zonas montanhosas e estepes + 16 ° C.
  • Outubro. A terra ainda retém calor, mas o ar está ficando mais frio durante o dia. O mar está gradualmente esfriando e a temporada de natação termina. O regime de temperatura é mantido em torno de +15 na costa sul, + 10 ° C na estepe e nas montanhas.
  • Novembro. O clima é caracterizado por mudanças bruscas de temperatura: + 20 podem ser substituídos por + 10 ° C. As temperaturas médias também caem: na costa + 10, na estepe +3, em áreas montanhosas + 6 ° C.
  • Dezembro O início do inverno é caracterizado por correntes de ar frio, precipitação húmida sob a forma de chuva e neve. Neste momento, a temperatura cai para +7 no sul, +1 nas montanhas e + 2 ° C nas estepes.

A temperatura média anual em diferentes zonas climáticas varia. Seu declínio é observado de leste a oeste. Na costa sul, as taxas anuais médias podem variar de +12,14, na zona de estepe central +9,7,11, na subzona de montanha inferior +8,10, e nos picos de cúpula a temperatura mais baixa é de + 3,5 a +6 graus Celsius.

Temperatura do mar

A água na costa do Mar Negro da Crimeia é aquecida de forma irregular. Mais rápido, esse processo ocorre em locais onde há menos profundidade. Na costa da Criméia, isso corresponde às regiões noroeste e nordeste. Aqui, em meados de maio, a temperatura da água pode chegar a + 17 ° C.

Na costa sul da Crimeia, a água do mar esfria muito mais devagar. Portanto quase até meados de outubro, a temperatura da água permite que você nade.

Mudanças sazonais afetam a temperatura da água do mar. Suas médias para cidades diferentes são representadas por números diferentes.

  • Em janeiro em Alupka and Miskhor + 9,6 ° C, em Alushta + 9,4 ° C em Sudak + 9,3 ° C, em Yalta 9,5 ° C, em Kerch 5,9 ° C, em Yevpatoriya +8 ° C
  • Em fevereiro Diminui: perto de Alupka, Mishor e Yalta a + 8,6 ° C, perto de Alushta a + 8,4 ° C, Kerch a + 5,4 ° C, em Sudak + 8,3 ° C, em Yevpatoriya a +7 3 ° C.
  • De março a abril há um aumento gradual da temperatura: perto de Alupka, Alushta, Mishor e Yalta de + 8,6 ° C em março para + 10,4 ° C em abril, perto de Kerch de + 5,9 ° C a + 10,4 ° C, Evpatoria de 7,6 ° C a + 10 ° C, respectivamente.
  • Em maio a água já se aquece a + 16,4 ° C perto de Alushta, Sudak e Yalta e em Alupka até + 10,3 ° C, em Kerch até + 17 ° C, perto de Mishkhor até + 16,3 ° C, em Evpatoria até + 16,1 ° C
  • Em junho há uma época balnear massiva, à medida que a água se aquece a + 18,22 ° C. Em Alushta, Miskhor, Sudak e Yalta, a água atinge + 21,8 ° C, em Alupka + 21,7 ° C, Kerch + 22,6 ° C, em Yevpatoria + 21,3 ° C.
  • Julho-agosto - tempo em que a água é aquecida o máximo possível. Nas proximidades de Alupka, Miskhor e Sudak, a temperatura é de + 24,6 ° C, em Alushta e Yalta a + 24,7 ° C, em Kerch + 25,5 ° C, em Yevpatoriya + 24 ° C.
  • Em agosto em todas as cidades a temperatura excede + 25 ° C. Em alguns dias, pode subir para + 26,28 ° C.
  • Em setembro durante a estação de veludo, a água ainda é bastante quente - dentro de + 22,22,6 ° C em quase todas as cidades. A temperatura mais baixa da água é próxima de Kerch - atinge + 22 ° C.
  • Em outubro o mar começa a esfriar gradualmente. Perto de Alupka e Miskhor já são +18 ° C, em Alushta e Sudak + 18,1 ° C, perto de Kerch + 16,3 ° C e Yevpatoriya + 17,7 ° C.
  • Em novembro e dezembro o esfriamento da água continua: de + 14 ° C perto de Alupka, Miskhor e Sudak (em novembro) para + 11,1 ° C (em dezembro), perto de Alushta de + 14.2 ° C a + 11.2 ° C, em Kerch de + 11,1 ° C a + 7,8 ° C, em Yalta de + 14,1 ° C a + 11,2 ° C e em Yevpatoria de + 13,3 ° C a + 10,1 ° C

Umidade e precipitação

A umidade é um componente integral do balanço hídrico da atmosfera. Isso afeta diretamente a formação de nuvens e precipitação. A atmosfera é enriquecida com umidade devido à evaporação da água do mar e do oceano.

No inverno e no verão, a umidade varia acentuadamente. O verão é caracterizado pela umidade relativa mais baixa e o inverno - pelo mais alto. Dias úmidos são considerados quando a umidade relativa do meio-dia chega a 80%, e em 30%, os dias são considerados muito secos. Durante o período de inverno na península, a umidade pode variar de 60% na zona do contraforte a 65-76% em todo o outro território.

No verão, este número é 40-44% nas áreas de estepe, e na zona do contraforte e na beira do mar - 50-55%.

Outro fator importante no clima é a precipitação. O território da Criméia distingue-se por uma estrutura complexa e peculiar da paisagem e uma característica da circulação de massas de ar. Portanto, a precipitação é distribuída de forma desigual, e seu volume pode variar dentro dos seguintes limites: nas áreas de estepe - 250 mm, nas áreas montanhosas - 1000 mm por ano.

A umidade insuficiente afeta a maior parte do território da Criméia. A costa é caracterizada por uma diminuição sazonal da precipitação, que ocorre no período de primavera-verão.

Na Crimeia, a precipitação é caracterizada não apenas pela distribuição desigual, mas também pelas suas quantidades variáveis ​​de ano para ano. O valor total anual em diferentes anos pode variar. Nas áreas de estepe, esta flutuação pode ser a seguinte: de um mínimo de 110-250 mm a um máximo de 485-720 mm, embora a sua média seja de 340-425 mm por ano.

Na subzona da montanha inferior, esses números variam, com uma média de 450 a 490 mm, de um mínimo de 190 a 320 mm a um máximo de 715 a 870 mm. A costa sul caracteriza-se por tais números: o nível anual médio é 430-550 mm, o mínimo é 160-180 mm, o máximo é até 1030 mm por ano.

Bem como chuvas irregulares em diferentes épocas do ano. A quantidade máxima de precipitação nas regiões de estepe e no sopé da Criméia ocorre em junho-julho, na costa sul, o mês mais chuvoso é janeiro ou dezembro. Apenas no leste e oeste dos sedimentos costeiros são um pouco uniformes ao longo do ano.

A chuva é o principal tipo de precipitação e varia de 80 a 85% da taxa anual total. A neve e o granizo respondem por apenas cerca de 10%, e a proporção de precipitação mista é ainda menor - de 5 a 8%. Na montanha Criméia, a quantidade de chuva varia com a altitude: quanto maior, menos chuva.

A cobertura de neve no inverno também é desigualmente distribuída. Não há cobertura permanente de neve no território principal. É sustentável apenas nas terras altas.

A pressão do ar é o único indicador que é o mesmo para toda a península. Varia dependendo da estação e chega a 758 mm no verão e 765 mm de mercúrio no inverno.

Ventos

Os ventos também afetam as condições climáticas. As montanhas têm uma grande influência na sua velocidade e frequência. As direções predominantes do vento na península são o nordeste, noroeste e sudoeste. No inverno, o nordeste (45%) freqüentemente sopra, com menos freqüência entre os ventos de sudoeste (25%) e sul (20%).

Na primavera, os ventos do nordeste e do noroeste predominam nas áreas das estepes e no vento sul na praia. O clima da Criméia é caracterizado por diferentes tipos de ventos.

  • Tempestades. Ocorrem mais frequentemente nos planaltos altos - até 80-85 dias e menos prováveis ​​nas áreas de estepe - 12-28 dias por ano.
  • Ventos furacões geralmente acompanhada por tempestades do nordeste.
  • Brisa - ventos que mudam de direção dependendo da hora do dia: durante o dia eles sopram do mar para a costa e à noite - na direção oposta. Julho-agosto é o momento em que a brisa ocorre com mais frequência - até 18 dias por mês.
  • Secador de cabelo - uma visão do vento da montanha que se forma principalmente nos meses de inverno e primavera. Este vento seco geralmente reduz a umidade do ar para 8%.

Como isso afeta a saúde?

Para a saúde humana, são importantes as condições climáticas, como a radiação solar e a temperatura do ar, a pressão atmosférica, a umidade e a saturação do ar com íons e ozônio. O clima único da Criméia da melhor maneira combina todos esses fatores.

O sol da Crimeia age durante todo o ano, mesmo no inverno. A radiação solar melhora a saúde geral, estimula o metabolismo, o sistema respiratório e cardiovascular. Aumenta as funções de proteção do corpo.

O banho de sol deve ser dosado, aumentando gradualmente a duração da exposição ao sol.A exposição excessiva ao sol pode causar sol e insolação, exacerbação de doenças existentes e queimaduras na pele.

Para as pessoas que vêm para a Criméia para a recuperação, o melhor momento para descanso é o período de veludo em outubro ou maio-junho. Neste momento, já é bastante quente tomar banhos de sol e ar, mas não há calor sufocante.

O ar da Criméia também tem propriedades curativas. É preenchido com elementos voláteis que emitem árvores únicas, plantas de parques e florestas de montanha. Além disso, o ar é preenchido com sais marinhos e íons negativos. Isto é especialmente importante para pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Outro fator com efeitos terapêuticos é o banho de mar, afetando vários mecanismos de regulação do corpo e aumentando o tom geral.

O clima de cura da Criméia é bastante adequado não apenas para recreação ou recuperação, mas também para residência permanente, embora janeiro e fevereiro tragam alguns inconvenientes para os moradores locais.

Qual cidade tem melhores condições climáticas?

Como o clima da Crimeia é muito diversificado, as áreas e cidades individuais apresentam algumas diferenças nas condições meteorológicas.

O melhor para a vida é o clima em Evpatoria. A temperatura média anual chega a + 11,7 ° C. O clima aqui é moderadamente quente, com precipitação suficiente. É Evpatoria recomendado para famílias com crianças.

A cidade mais quente é Miskhor, seguida por Alupka. 246 dias por ano o sol brilha, e o outono é quente e favorável. As temperaturas do inverno não caem abaixo de + 4 ° C.

Em Yalta, o ar mais seco. É protegido por altas montanhas da penetração de massas de ar frio. A vegetação subtropical perene e a evaporação do mar quente enfraquecem o calor, preenchem o ar com componentes de cura úteis.

O clima na costa leste na área entre as cidades de Alushta e Feodosia é muito seco, quente no verão e muito quente no inverno. Alushta é considerado o melhor lugar para férias em família.

Sobre as características do clima na Crimeia, veja abaixo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento