Fobias

Hemofobia: Descrição, Causas e Tratamento

Hemofobia: Descrição, Causas e Tratamento

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. O que é isso?
  2. Causas
  3. Sintomas
  4. Como se livrar de fobias?

O sangue humano carrega um grande significado, sem que a vida humana seja impossível. O principal componente do corpo está escondido dos olhos curiosos e só pode ser visto em casos extremos - quando há algum problema. O mais provável, portanto, entre as pessoas são aqueles que têm medo da visão de sangue antes do pânico.

O que é isso?

Pessoas, experimentando medo da visão de sanguesão chamados hemofobos. Duas palavras: hemofobia e hematofobia traduzido do grego como "o medo do sangue" (αἷμα - "sangue" e φβος - "medo"). Esta patologia pertence aos estados obsessivos.

Os hematofóbicos têm medo do aparecimento de estranhos na pele do sangue e do sangue no corpo. Este distúrbio fóbico é inerente não apenas a pessoas doentes, mas também a indivíduos completamente saudáveis, que podem cair em um estado de estupor ao verem essa substância.

Historiadores dizem que Nicholas II sofreu hemofobia devido ao fato de que seu herdeiro Alexei estava doente com hemofilia (distúrbios hemorrágicos). O menino teve um sangramento grave, e isso horrorizou todos os membros da família por vários motivos.

Tsarevich Alexey
Nikolai II

É pelas mesmas razões que as pessoas na maioria dos casos sentem medo de sangue. O medo causa sua aparência, já que todas as pessoas entendem que o principal componente do corpo humano simplesmente não aparece no corpo. É o resultado de uma lesão, um corte ou uma ferida muito ruim. E a percepção de que esta situação ameaça a perda de saúde e até mesmo a vida, leva claramente, se não a pânico, então a um grande medo.

Portanto, as pessoas geralmente ficam com medo quando tomam sangue de uma veia. Não porque dói, mas porque é desagradável. O sangue próprio pode causar medo do pânico apenas pela razão de que é próprio. É por isso que as pessoas têm medo de serem testadas e doadas.

Essas preocupações são irracionais, mas é muito difícil enfrentá-las até mesmo para aqueles sujeitos que têm uma psique relativamente estável.

Causas

As pessoas sempre tiveram medo da visão de sangue. Esse medo vem de tempos imemoriais. Mesmo assim, uma pessoa aprendeu bem uma lição: se o sangue começou a fluir, isso significa que chegou um momento crítico que poderia provocar a morte.

A hemofobia surge do nada, mas por que surge é outra questão. Existem várias causas do medo irracional.

  • Devido ao fato de que os pais ou ambos os pais sofriam de distúrbios fóbicos. Tal predisposição aparece como resultado de um fator genético, e a probabilidade de transmitir um estado obsessivo é de 25%.

Esta afirmação foi comprovada por cientistas no decorrer de numerosos estudos. Eles também provaram que uma fobia na maioria dos casos se manifesta nos seguintes períodos da vida humana: puberdade, crise de meia idade, maturidade tardia e em mulheres também durante a menopausa. As crianças podem ser transferidas dos pais uma certa resposta ao estresse, visão de mundo, nível de impressionabilidade, ansiedade, sentimento de medo. Se os adultos da casa tiverem medo do tipo de sangue, o bebê começará a adotar essa condição e desenvolverá hemofobia.

  • Fatores de mídia social podem ser uma causa. Particularmente suscetíveis a estados obsessivos são aqueles indivíduos que percebem rapidamente qualquer estresse, experimentam emoções fortes (principalmente negativas). Se uma pessoa suspeita sofrer uma ferida grave, ele se lembrará do ponto negativo por muito tempo e do sangramento associado a ela.
  • A predisposição bioquímica é apenas uma hipótese. No entanto, ela diz que a fobia ocorre como resultado da produção excessiva de hormônios ou serotonina, melanina ou adrenalina. Com a visão do sangue, a adrenalina pode ser liberada, e isso implicará o desenvolvimento de um estado obsessivo por muitas razões.

E para este grupo de predisposições pode ser atribuído a várias dependências: álcool, narcótico, tabagismo. Substâncias que entram no corpo devido a maus hábitos, suprimem a produção dos hormônios necessários. E isso contribui para o desenvolvimento de transtornos mentais.

  • Até mesmo a aparência das fobias contribui para a atividade excessiva, por causa do que ocorre a sobrecarga do corpo. E se neste ponto uma pessoa vir um sangramento grave, sua reação pode ser imprevisível.
  • Muita informação pode desencadear o medo. Por exemplo, quando uma pessoa estudou uma grande quantidade de materiais relacionados ao fato de que as doenças mais graves e incuráveis ​​são transmitidas através do sangue. Primeiro de tudo, é uma infecção com AIDS. Depois que o indivíduo impressionável aprende que esta doença pode ser infectada através de transfusões de sangue ou através de uma seringa usada, ele começará a temer o sangue de outra pessoa.
  • A hemofobia é particularmente suscetível ao sexo justo. Devido ao fato de que as mulheres frequentemente apresentam sangramento associado a problemas ginecológicos, elas começam a sentir medo irracional. E se a assistência médica foi mal feita, então esse transtorno assume um caráter persistente.
    • As pessoas que sofreram um acidente de carro também podem apresentar distúrbios fóbicos. Tudo depende de quanto sangue uma pessoa perdeu depois da tragédia. E se a vida dele ficou em suspenso por causa da grave perda de sangue, os distúrbios psicológicos podem se transformar em uma doença completa.
    • Assistindo filmes de terror com uma trama sangrenta, uma pessoa impressionável pode ter um distúrbio fóbico.
    • Uma condição é fixada na consciência: a perda completa de sangue é a morte. Através de uma ferida aberta, uma infecção pode entrar nos vasos sanguíneos e causar dor, temperatura e morte. Por isso, é necessário tomar medidas urgentes para eliminar a infecção. E se os anti-sépticos necessários não estavam à mão, e a infecção penetrou na ferida, então uma pessoa enfrenta uma amputação do membro ou um tratamento antibiótico a longo prazo. Depois de tal caso, a própria vítima e suas pessoas próximas sempre terão medo de ferimentos e sangue.

    Tal medo pode se transformar completamente em um irracional.

    • Febre do sangue pode ser causado por uma pessoa que está em uma seita.
    • Rituais de magia negra também pode causar medo de sangue.

      Em todos os casos, a hemofobia ocorre quando uma pessoa tem uma certa predisposição por causa de seu temperamento. Portanto, nem todas as pessoas são suscetíveis à hemofobia. Alguns podem simplesmente experimentar uma atitude hostil que passa rapidamente. E em outros, a condição começa a se tornar obsessiva, por isso é necessário realizar o tratamento.

      Sintomas

      Um indivíduo que sofre de hemofobia, mesmo com o pensamento de que ele pode de repente ter sangramento, começará a entrar em pânico. E tais pensamentos "acabam" a consciência excitada. O pano de fundo psicológico está se deteriorando. As fotos estão ficando piores e piores.

      E se neste momento da sobrecarga do sistema nervoso nos seres humanos, o sangramento do nariz ocorre, então pode chegar a um estado muito negativo. Nesses momentos, a hemofobia desencadeia processos que afetam a liberação de uma grande quantidade de adrenalina. E com esta liberação, o corpo não pode lidar. Como resultado de um ataque de pânico, os seguintes sintomas ocorrem:

      • pressão espasmódica (aumenta ou diminui fortemente);
      • a ocorrência de arritmias graves;
      • respiração intermitente;
      • tontura e dor de cabeça;
      • boca seca aparece;
      • náusea e até vômito ocorre;
      • há transpiração intensa;
      • a consciência fica confusa;
      • a visão se deteriora (pode se dividir nos olhos);
      • a fala torna-se incoerente e a grande ansiedade causa apreensão;
      • Atitude inadequada para o que está acontecendo também deve alertar.

      Ninguém negará que tais manifestações são extremamente perigosas para a vida e a saúde humanas. E quando a situação se torna mais do que crítica, é necessário começar o tratamento.

      Como se livrar de fobias?

      Qualquer fobia é sempre associada a um determinado fator. Como todos os medos normais, a hemofobia tem seu próprio significado, já que se refere a um senso de autopreservação. E sem esse sentimento, a existência humana é impossível.

      Existem dois tipos de medo: normal (reação, que pertence à categoria natural) e patológico (medo irracional). O último tipo de medo (patológico) é um complexo entrelaçamento de vários sentimentos. E, portanto, é bastante problemático. Então, você deve primeiro descobrir o que causou o distúrbio fóbico, isto é, descobrir a causa de seu desenvolvimento.

      Muitas vezes, os instigadores de vários transtornos mentais são conflitos internos ou externos.

      Conflitos internos surgem devido ao fato de que na infância um indivíduo teve tais situações que contribuíram para o desenvolvimento de uma atitude negativa em relação a si mesmo e à vida em geral. Talvez tenham sido os problemas das crianças que apareceram devido à falha dos adultos. Por exemplo, os pais poderiam ligar o filho para trabalhar na fazenda, que deveria abater animais para carne.

      Ou talvez a mãe e o pai não pudessem dar à criança alguma proteção do mundo exterior ou, ao contrário, cuidassem demais dele. Tendo identificado a causa deste comportamento, os estados obsessivos devem ser eliminados a tempo. Você pode procurar ajuda de um psicólogo, ou você pode simplesmente usar o conselho geral de especialistas.

      • Não permita emoções desnecessárias e deixe o medo entrar na consciência. Primeiro de tudo, se livrar da timidez. Experiências supérfluas só aumentarão seu medo. Por exemplo, se você tiver uma amostra de sangue tirada de uma veia, não deve se concentrar em como ficará envergonhado se desmaiar. Pelo contrário, é necessário concentrar-se nesta manipulação.

      Neste ponto, em geral, nada de ruim acontece. Então, você só precisa ter certeza de que a enfermeira se mostrou uma profissional em seu campo e não lhe causará nenhuma dor.

      • Tenha paciência. Livrar-se das fobias geralmente não é uma tarefa rápida. Para se tornar completamente saudável, você terá que trabalhar duro e reciclar suas emoções negativas. Acalme-se. Sempre espere por um resultado positivo.

      Se, à vista do sangue, você se sentir mal, não se desespere. Trabalhe em você mesmo, olhe o medo nos olhos.

      Para fazer isso, aumentar o número de viagens para a sala de tratamento, tente doar sangue como doador.

      • Imagine-se um homem que não tem medo de nada. Entre nessa imagem e, quando ficar com medo, pense mais sobre sua imagem do que sobre o que tem medo.
      • Não se concentre em pensamentos de problemas (por exemplo, hemorragias nasais). Não projete o que provavelmente acontecerá com você. Por que se incomodar em perturbar sua mente? Viva aqui e agora, então você sentirá o gosto da vida e pensará menos sobre o mal.
      • Lembre-se: a vida humana consiste em bons e maus momentos. E se um problema aconteceu com você (você ou sua amada foram feridos), então não se demore. O sangramento vai parar, eles vão te ajudar, eles vão te dar um tiro de tétano e assim por diante. As consequências não complicarão a sua vida, não afetarão negativamente a saúde.
      • Se você tem medo do sangue desde a infância, comece a se envergonhar. Você não pode pensar e se comportar como uma criança quando atinge uma idade muito respeitável. Esses pensamentos irão prepará-lo no caminho certo.
        • Se você está experimentando um medo que é direcionado para o futuro, tente pensar apenas em problemas prementes. A consciência pinta uma imagem: você sofreu um acidente e está sangrando por causa de uma ferida na cabeça. Ela inunda os olhos e assim por diante. Chega, pare esta foto - está ao seu alcance. Basta dizer pare e imagine um quadrado branco.

        Então você "limpa" sua mente. Agora tente redirecionar sua rica imaginação para o positivo. Lembre-se de como o mar é bonito no verão e você definitivamente vai sair de férias. E então em ascensão: nadar em água salgada, sol, areia, etc.

        É possível superar uma fobia apenas quando a própria pessoa quiser fazê-lo. Só não fique muito empolgado e negligencie a segurança. Todo lugar precisa de uma medida.

        A hemofobia é uma condição bastante complicada, por isso é muito difícil se livrar dela. Somente uma personalidade forte pode superar seu medo sem pedir ajuda de especialistas. Quando o estado de fobia causa fortes medos, uma vez que não é passível de correção, você precisa entrar em contato com um psicoterapeuta.

        Ele irá prescrever medicação, como a terapia comportamental cognitiva. Com a ajuda da dessensibilização, o terapeuta projeta o desenvolvimento de eventos para que o paciente gradualmente se acostume à visão do sangue. Primeiro, uma substância artificial é levada para isso, e então é substituída por uma viagem para a sala de tratamento, onde há tubos com sangue. O hemofóbico começa a perceber que o tipo de sangue não representa perigo. E então vem o próximo estágio de correçãoque depende do grau de desenvolvimento da fobia.

        Se uma fobia adquiriu raízes mais profundas, então, ao mesmo tempo que outros métodos, o médico geralmente prescreve medicamentos: benzopropylene, beta-blockers (reduzem a estimulação excessiva de emoções). Naturalmente, a recepção de tais produtos farmacêuticos deve ocorrer sob a supervisão de um especialista.

        Se você se sentir mal, você também pode usar hipnoterapia. Com a ajuda do transe, um certo tipo de comportamento será imposto a uma pessoa, o que reduzirá significativamente o medo do sangue.

        Simultaneamente com outras técnicas, é necessário realizar um curso de fisioterapia, que inclui massagem, radioterapia de ondas. Isso reduz a ansiedade e aumenta o tom geral do corpo. Não desista de tratamentos de água que contribuem para o relaxamento geral dos músculos.

        Relaxamento e esportes são considerados substitutos deliberados de emoções negativas com emoções positivas. E se você decidir agir de forma independente e, mais importante, conscientemente, então siga um certo padrão.

        • Encontre alguém que sempre apoiará você. Isso pode ser alguém de perto. Deixe-o perto quando você tem que doar sangue para análise.
        • Não acredite em um resultado ruim, mas acredite em um futuro melhor. Você merece e isso se tornará realidade.
        • Ouça o seu bem-estar e consciência. Se você se sentir bem agora, por que o amanhã deveria ser diferente? Não há razão para isso.
        • Não pense sobre a causa raiz do seu medo irracional. Bem, houve um acidente com você que não acontece com ninguém. Já passou.

        Se de repente você tiver um ataque de pânico, use a ajuda de emergência.

        • Fique bravo com o medo. Ele tira uma parte de sua vida de você e por isso está sujeito a completa destruição.
        • Medo repentino pode ser removido da consciência mudando rapidamente a atenção para um item interessante ou o seu sonho. O que você mais quer? Responda a si mesmo essa pergunta e apresente seu objetivo em cores.
        • Quando os ataques de pânico ajudam a auto-hipnose. Diga a si mesmo, em pé na frente do espelho: "Eu não tenho mais medo de sangue".
        Escreva um comentário
        Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

        Moda

        Beleza

        Relacionamento