A caverna da cidade Tepe-Kerman na Crimeia: o que é famoso e como chegar lá?

O conteúdo
  1. História de
  2. O que é interessante?
  3. Onde está localizado?
  4. Como chegar

Tepe-Kermen é um dos lugares mais misteriosos do sudoeste da península da Criméia. Nos tempos antigos, era conhecida como a fortaleza de Gothia. Esta é uma cidade caverna, a menos estudada pela ciência, porque é especialmente atraente e atraente para os turistas.

História de

O aparecimento de Tepe-Kermen é atribuído pelos cientistas aproximadamente no final do século VI - o começo do século VII. Muito provavelmente, sua aparência estava diretamente relacionada com o rápido avanço dos bizantinos no território de Tavrida setentrional. Nos primeiros séculos, o forte da colina serviu como uma fortaleza, na qual estava localizado um grande exército de Got-Alans. Mais tarde, as casas começaram a ser construídas aqui, e o edifício estava cercado por uma sólida parede vermelha - isso já acontecia no século 10, imediatamente após a grande maioria das aldeias da Crimeia terem sido atacadas pelos Khazar, e Tepe-Kerman foi incluído na estrutura. kaganate

Acredita-se que foi no Kaganate Khazar que Tepe-Kerman foi capaz de alcançar sua maior prosperidade, apesar do fato de que a maioria da população era cristã. No século XI, após a queda dos khazares na Crimeia e a transferência de terras sob o domínio de Bizâncio, o florescimento da cidade das cavernas continuou. No final do século XII, já era uma das mais densamente povoadas de toda a península.

No entanto, esse bem-estar foi relativamente curto - no século XII. Tepe-Kerman foi capturado e completamente derrotado pelas tropas mongóis do poderoso Khan Nogai. Na época do jugo, o território entrou em decadência, os habitantes deixaram esses lugares no final do século XIV. a cidade foi finalmente abandonada e não foi mais restaurada.

Por algum tempo, no Tepe-Kerman ficou deserta, as igrejas cristãs ainda operavam, onde os moradores de todas as aldeias vizinhas vieram para servir. Em 1475, quando a Criméia passou sob o domínio do Império Otomano, as tropas turcas finalmente destruíram todos os santuários cristãos, a partir daquele momento começou um período de total esquecimento, que durou 500 anos. Somente em meados do século passado, o arqueólogo Talis voltou a conduzir escavações aqui e assim atraiu a atenção de turistas e amantes do descanso ativo para este lugar.

O que é interessante?

Hoje, Tepe-Kerman, como muitos outros locais de interesse na península da Criméia, é considerado um marco histórico e natural e um destino turístico popular.

O antigo assentamento é agora mais de 200 cavernas e grutas construídas em 3 camadas. As maiores grutas e cavernas representam cerca de metade do seu número total, e os historiadores classificam-nas entre as primeiras. Nestas cavernas há algo como um buraco com uma covinha - presumivelmente eles foram usados ​​como uma manjedoura. Aqui há protuberâncias com buracos, que, muito provavelmente, foram usados ​​para amarrar o gado.

Nas cavernas muitas vezes você pode notar o chamado “Anéis de pedra” são projeções circulares no teto com furos que lembram fragmentos de anéis inseridos em uma grande rocha. Algumas cavernas têm uma entrada na forma de uma escotilha, uma impressão espaçosa é feita por adegas espaçosas com portas, o seu número total é ligeiramente acima de 50, são quartos minúsculos sem janelas.

Há um número de cavernas bastante pequenas, cuja altura é menor que a altura de um homem - sua finalidade é desconhecida. Uma vez no topo do planalto, não se esqueça de prestar atenção especial às vistas incomuns deste lugar incrível.

  • Cavernas residenciais - eles são um túnel labirinto de hozblok e quartos na parte inferior.
  • Gatehouse Temple com a sala da sacristia sobrevivente e uma abundância de grafites feitos, ainda que surpreendentes, em hebraico. A propósito, é esse fato que dá aos historiadores a razão de afirmar que Tepe-Kerman foi representado no passado por um dos assentamentos caraítas.
  • Caverna templo com um pequeno batismo, colunas maciças, baixos-relevos, um altar, uma fonte e um altar. Vale ressaltar que a pia batismal aqui é bastante grande e bastante projetada para um adolescente ou um adulto, isso indiretamente confirma a teoria de que Tepe-Kermen foi erguido no momento em que toda a população da Criméia começou a se converter à fé cristã por volta do século XVI. A altura da sala é ligeiramente superior a 2,5 m.

De acordo com os turistas, este é um dos mais majestosos templos deste assentamento de caverna, que se estabeleceu no topo de um penhasco alto. Nas proximidades, você pode ver muitas lápides - muito provavelmente, elas são a zona de sepultamento dos moradores locais.

  • Cripta - um lugar associado a um rito funerário bastante incomum dos mortos, que existia naquela época. O fato é que inicialmente o corpo da pessoa falecida foi colocado em um túmulo, e quando sua carne foi completamente destruída, o clero lavou o esqueleto e, em seguida, moveu-o para a cripta, esta sala permaneceu até o nosso tempo.
  • Casemates - Provavelmente, foi a partir deste lugar que os arqueiros repeliram ataques à fortaleza.
  • Sol pedra - é uma pedra solitária na beira de um penhasco, coberta de símbolos rúnicos. Existem muitas lendas sobre a sua missão, mas nenhuma delas foi confirmada, portanto, resta apenas adivinhar qual o papel que esta pedra desempenhou nos tempos antigos.

Cada caverna de Tepe-Kerman é bonita e conectada a outros através de túneis, passagens e degraus, e devido às chamadas “janelas de luz” ela é sempre brilhante por dentro, é simplesmente impossível se perder. Durante escavações arqueológicas, foram descobertos vestígios de antigas estruturas de terra, em particular, uma grande casa de 4 quartos foi erguida no planalto, uma pequena sala com uma escadaria - o período da sua construção remonta a cerca do século 12, a alvenaria superior foi feita de pedra comum mais tarde - no século 14.

Perto da caverna descobriu um prato único com os rostos dos santos cristãos. Uma fundação de uma pequena capela feita de troncos grosseiros foi encontrada perto da parte sul do planalto.

Desde a antiguidade, duas grandes estradas levam ao povoamento desde os tempos antigos - nos tempos antigos, o norte era o mais popular. Está bem preservado até os nossos tempos, aqui você pode até ver as impressões das rodas dos antigos vagões e carroças, as ruínas de fortificações individuais e antigos portões.

Estas ruínas causam a impressão mais ambígua aos turistas - por um lado, representam quase os únicos edifícios Tepe-Kerman no chão, por outro - estão em condições extremamente pobres, mas mesmo assim, são marcantes na sua epicidade e monumentalidade.

Onde está localizado?

Tepe-Kermen é um remanescente em forma de pirâmide que, quando visto do mapa, é no distrito de Bakhchsarai da República da Criméia. Há um monumento histórico-natural localizado a 7 km ao sudeste de Bakhchisarai e cerca de 2 km separa o local de assentamento antigo de Kyz-Kerman, se você se mover para o nordeste.

No passado, o afloramento fazia parte da cordilheira da Crimeia, mas devido a processos tectônicos e transformações geológicas, a cúpula se dividiu, agora está a 540 km acima do nível do mar, a diferença com os vales adjacentes é de cerca de 250 m. Tepe-Kerman está localizado a 2 km da vila de Mashino e ergue-se acima do vale de um pequeno rio de montanha Kacha. O tamanho de penhascos íngremes dos lados do sul e ocidentais alcança 12 m.

Como chegar

Tepe-Kerman está localizado no topo da montanha no vale, que as pessoas habitam desde os tempos antigos.Este é um lugar pitoresco e muito fértil, cujos habitantes estavam ativamente envolvidos na agricultura aqui. Para melhorar de Bakhchisaray ou Simferopol, a parada deve ser feita perto da vila de Preduschechnaya. Esta é uma aldeia incrivelmente bela, a atenção especial dos turistas é atraída pela montanha Tash-Air, que parece flutuar no ar.

Perto deste lugar, os arqueólogos descobriram o local de um homem primitivo, aqui você pode ver as pinturas rupestres feitas por ocre, eles são preservados muito bem.

Depois do Ultimate, você pode ir mais longe e pare perto da aldeia Bashtanovka - neste lugar você deve admirar os restos do antigo mosteiro cristão Kachi-Kalyon. Na Idade Média, o monastério do monastério foi localizado aqui, os noviços dos quais estavam ativamente envolvidos na vinificação. Perto está a cidade das cavernas Kyz-Kerman, que recebeu o nome da Fortaleza da Donzela entre o povo.

A parada final deve ser a vila de Mashino, da qual uma estrada plana e não pavimentada leva a Tepe-Kerman.

Você pode chegar a este monumento de arqueologia e por outros meios, tendo começado a partir de Chufut-Kale, uma pequena cidade-caverna. Neste caso, você precisa ir passado o cemitério caraíta de Balta-Tiymez. Os viajantes dizem que esta estrada é muito mais cênica. É desejável ir para Tepe-Kerman em abril-maio, quando o vale perto da caverna é literalmente preenchido com o cheiro picante de ervas e flores ricas, este lugar é especialmente bonito em tempo seco e claro.

Tenha em mente que a cidade da caverna representa monumento arquitetônico portanto entrada no seu território é paga.

Se desejar, você pode sempre solicitar excursões individuais - guias experientes mostrarão tudo e contarão em detalhes a história e as lendas de todos os pontos turísticos locais.

Então você pode assistir a um vídeo sobre uma turnê de Tepe-Kerman.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento