Mosteiro da Caverna da Assunção Sagrada em Bakhchisarai (Crimeia)

O conteúdo
  1. Descrição
  2. História
  3. Arquitetura
  4. Fatos interessantes
  5. Como chegar lá?
  6. Excursões

Com sede espiritual nós atormentamos

No deserto escuro, eu balancei

E o serafim de seis asas

Em uma encruzilhada eu apareci.

A.S. Pushkin

Na entrada da Igreja da Assunção da Mãe de Deus, o Serafim nos espera pacientemente. Artfully esculpida na rocha, este guardião do segredo divino apareceu aqui milagrosamente. Em seu lugar, uma coluna esculpida foi assumida, mas no momento mais crítico a mão do mestre repentinamente parou de forma hesitante, e a queda acidental de pedras abriu seu rosto para um olhar atônito no rosto de um anjo. O artista só precisava trazer um pouco a imagem misteriosa que lhe aparecia.

Cada templo tem seu próprio anjo, mas nem sempre, nem em todos os lugares, você pode vê-lo na realidade. Desde o momento do nascimento da caverna sagrada da Dormição da Mãe de Deus, sua mais rica e, de muitas formas, trágica história do século 12, foi acompanhada por segredos e enigmas desconhecidos. Serafins - esses anjos de amor, luz e fogo, ocupando a mais alta posição na hierarquia das fileiras próximas a Deus - simbolizam essa proximidade sagrada.

Descrição

O Mosteiro da Caverna da Assunção Sagrada está convenientemente localizado a 2 km da cidade de Bakhchisarai, na falésia da Garganta de Santa Maria (Maryam Dar), onde ainda se encontravam fragmentos de edifícios tártaros do século XVI.

Estando no coração do desfiladeiro, entre o mais pitoresco, criado pelas belezas naturais da terra da Crimeia, cercado por altas e altas falésias, este milagre feito pela neve, feito pelo homem, não desentende a paisagem montanhosa circundante.

A estrada para o mosteiro corre ao longo do desfiladeiro da Maria Gorge, onde os blocos de montanha são cautelosos à sua direita, e a inclinação do penhasco fica à esquerda. Acima da estrada, em rochas lisas e processadas, há celas de caverna cortadas pelas mãos carregadas de monges.

Além disso, inesperadamente, a partir de um conto de fadas, uma cúpula branca do templo do mosteiro da Assunção aparece na altura, para a qual vai uma escadaria majestosa e espaçosa. Viagem para as profundezas dos séculos começa aqui, onde, agachado sob o dossel das árvores seculares, você pode considerar cuidadosamente a parede com muitas imagens de templos e monastérios mundialmente famosos.

Como sinal de especial veneração do mosteiro, chamava-se Lavra. E mesmo os khans da Criméia, professando o Islã, repetidamente chegaram ao ícone da Virgem Maria para pedir suas bênçãos por um resultado favorável em assuntos complexos.

A decoração da igreja é marcante em sua austeridade - não há tetos pintados, paredes de azulejos e ricos mosaicos. Nada vai distrair os peregrinos do santuário principal do loureiro - o ícone milagroso da Mãe de Deus "Três-armados".

No templo principal da caverna, esculpido em uma montanha, a luz, feita de pedra, iconostase separa a parte do altar. O chão é coberto com um simples ornamento de mosaico que lembra as obras de Quersoneso. À direita da entrada ao longo da parede há uma pequena colunata. À esquerda, das janelas, os raios discretos do sol do sul penetram na sala.

Entre as colunas, na parede à direita, há uma pequena caverna onde a lista de honrados é mantida a partir da imagem da Mãe de Deus Bakhchisarai. O mesmo ícone, que se tornou a razão para a construção do mosteiro, foi movido no processo de reassentamento de cristãos da Criméia (século XVIII). Por um longo tempo, até 1918, foi mantido na Igreja da Assunção, perto de Mariupol, e então sua trilha foi perdida.

Atrás da cerca de loureiros existem vários templos, celas de monges, um campanário e dependências. Algumas instalações turísticas estão abertas.

Um pouco abaixo da Igreja da Assunção é um templo em miniatura Mark, esculpido nas rochas.Artfully aparado com madeira, parece muito acolhedor. Os cultos diários acontecem aqui, e os cultos dominicais e festivos acontecem na igreja principal.

Na praça principal do mosteiro, em homenagem ao ícone da Mãe de Deus, está localizada a "Fonte vivificante", e uma capela construída sobre ela em forma de fonte. Inicialmente, a imagem da "fonte que dá vida" existia em listas sem sua imagem. Mais tarde, o phiala foi incluído na composição e, em seguida, imagens de um reservatório e uma fonte apareceram no ícone.

O aparecimento do ícone do mosaico “Fonte que dá vida” de Nossa Senhora está conectado com a cura milagrosa da Mãe de Deus dos Cegos, que ocorreu no século V em uma fonte perto de Constantinopla. O guerreiro Leo Markell, que testemunhou essa cura milagrosa, depois elevou-se ao imperador (455–473), erigiu um templo com o mesmo nome (a Fonte que dá vida) no local da fonte.

Desde 1993, um mosteiro foi aberto no mosteiro. A Igreja da Assunção da Virgem foi restaurada. Edifícios internos separados do mosteiro ainda estão em reconstrução.

Do outro lado do vale, você pode ver dependências incomuns, semelhantes às grandes cabanas ucranianas, com telhados típicos. No entanto, estes não são telhados, mas rochas salientes, aos quais monges inventivos uniram apenas paredes, tendo recebido salas de utilidade convenientes. Eles contêm vários animais e vegetais para alimentação.

Agora, com exceção de dois templos de cavernas restaurados, um número considerável de edifícios em terra foi erguido: entre eles, edifícios fraternos, um hotel de peregrinação e oficinas. No vale, novas construções estão sendo ativamente construídas e prédios antigos estão sendo restaurados.

Na saída do mosteiro - a estrada mais acima da colina, para Chufut-Kale.

História

Sobre o tempo de construção, os fundadores e criadores do Mosteiro da Santa Dormição quase nada é conhecido. Nesta ocasião, existem várias versões, confirmadas apenas por lendas e crenças antigas. Só podemos dizer com confiança que este mosteiro ortodoxo é o mais antigo dos mosteiros da Criméia. As versões propostas da origem do mosteiro têm uma ampla variação temporal - do VIII ao século XIII.

A aparência do mosteiro um número de especialistas refere-se ao período entre os séculos XI e XV. No entanto, é possível que os monges tenham aparecido no desfiladeiro de Maria no século VIII, durante a sua expulsão iconoclastas.

É provável que inicialmente os monges cortaram a construção do templo a partir das rochas, e o próprio mosteiro foi formado um pouco mais tarde.

A razão para a construção do templo foi a descoberta significativa do ícone da Mãe de Deus, chamado Bakhchsarai.

A partir do século XVII, o claustro foi a residência dos Metropolitas de Goths (Patriarcado de Constantinopla). Eles lideravam pelo caminho espiritual dos gregos e representantes de outras nacionalidades que se converteram à ortodoxia.

No final da guerra com os turcos em 1774, o príncipe A. A. Prozorovsky chegou à península com as tropas. Ele informa ao soberano que existe uma antiga igreja grega não longe de Bakhchisarai, esculpida na montanha, e seu clero mais alto pretende construir um novo templo. Mas, apesar do fato de que o trono local era dirigido por um pró-russo Khan, em vez de reformar o mosteiro, foi negligenciado.

O processo de reviver o mosteiro está associado ao nome de Santo Inocente, que ocupou o púlpito de Kherson em 1948. Em 1850, a igreja foi solenemente aberta, e Arquimandrita Policarpo tornou-se seu reitor. A abertura contou com a presença do clero supremo e muitos dos peregrinos da Crimeia, incluindo os tártaros, inspirados a aceitar este evento.

No século XX nas proximidades do templo foi construído mosteiro Anastasia Sketeton Skete. Erguido no local de uma antiga igreja caseira, está localizado a 8 km do mosteiro.

O mosteiro ganhou importância nos dias das ações militares da Criméia de 1853-1856. - um hospital militar estava localizado dentro de suas fronteiras.

O governo soviético não se queixou aos crentes e, em 1921, o mosteiro foi fechado e, nas suas instalações, organizaram uma colónia para os deficientes. A partir de 1929, o mosteiro desapareceu gradualmente. Desde 1970havia uma instituição neuropsiquiátrica.

O renascimento ativo do mosteiro começou em 1991, com a mão leve do arcebispo de Simferopol, Lázaro. Em 1993, quando o mosteiro foi aberto, quatro igrejas de monastérios, edifícios de celas, a casa do abade, uma torre sineira foram reconstruídas, a fonte de água e a escadaria principal foram restauradas. Hoje, o número de funcionários do mosteiro é o maior da Crimeia.

Arquitetura

Peregrinos e turistas que chegam ao mosteiro estão imbuídos da sublime atmosfera espiritual do mosteiro a caminho. A escadaria antiga alta e a arquitetura especial do monastério, proximidade a natureza intocada e algo misterioso - tudo isso cria impressões incomuns, atemporais.

Além da arte rupestre e rupestre, as características arquitetônicas do mosteiro enfatizam os seguintes edifícios.

  • Torre sineira Uma camada única, construída sob a forma de um pórtico figurado, colunas claras da ordem toscana são claramente visíveis em uma base muito alta. Tudo isso brilha com um telhado dourado em forma de uma bela tenda. Acima do templo principal está um ícone particularmente reverenciado da Mãe de Deus, localizado em um recesso com uma imagem distorcida.
  • Fonte, mais perto do pé das escadas, inspirado por uma escultura de anjo. À esquerda da fonte é uma casa acolhedora do abade, erguida no século XIX.
  • Plataforma de visualização, localizado em frente à entrada principal do templo, oferece uma vista maravilhosa do desfiladeiro e das antigas ruínas de uma cidade grega.
  • Salas de serviço mosteiros com falésias de telhado penduradas a partir deles.

A última técnica arquitetônica é simbólica para todo o complexo arquitetônico, unida pelo objetivo principal - enfatizar a unidade e a harmonia do divino, natural e feito pelo homem.

Fatos interessantes

As cavernas do mosteiro têm maravilhosas qualidades acústicas. No patamar em frente à igreja da caverna, as vozes dos visitantes rugem, mas vale a pena dar alguns passos para o norte e esse ruído desaparece quase completamente. Então, o calcário com sua estrutura porosa absorve intensamente o ruído. Sabendo disso, os construtores do templo aumentaram o tamanho das instalações da igreja de Santos Constantino e Helena, cujas paredes refletiam o som.

Devido a isso, o altar estava no centro do ressonador de volume, e os sons das orações chegaram até Chufut-Kale, onde entrando nos chifres das cavernas, eles refletiram e ressurgiram no mosteiro. Devido a esse efeito, os cristãos em oração tiveram a impressão de que, junto com eles, as rochas próximas produzem uma oração.

Sobre a aparência do templo há várias lendas bonitas. Então, o jovem pastor, conduzindo o rebanho passando por uma das cavernas, notou uma luz brilhante nele. Dentro da caverna, ele ficou surpreso ao encontrar um ícone iluminado pela chama de uma vela flutuando no ar, o ícone do Santíssimo Theotokos. Não havia limite para sua admiração, especialmente desde que o episódio ocorreu em 15 de agosto, ou seja, no Dia da Assunção da Virgem. Tendo levado o ícone para casa, de manhã o pastor descobriu que não estava lá.

Mas, seguindo no pasto, perto da mesma caverna, ele novamente viu a luz e o ícone. O pastor trouxe a imagem de volta para casa, mas a história se repetiu. Seus colegas aldeões, tendo aprendido sobre este evento, imaginaram que a Virgem Maria queria um templo em sua honra para ser construído neste lugar.

Pessoas coroadas visitou o Mosteiro da Santa Dormição: os imperadores Alexandre I e II, Nicolau I. Eventos maravilhosos e fenômenos que ocorrem aqui estão constantemente atraindo e atraindo aqui tanto cristãos quanto pessoas curiosas que acreditam em milagres.

O mosteiro, bem como as fascinantes paisagens circundantes, é igualmente interessante tanto no verão como no inverno. Mas próximo a ele é outro monumento caverna notável e muito popular - o local da antiga povoação Chufut-Kale.

Os principais santuários do mosteiro.

  • Ícone da Assunção de Nossa Senhora em um manto de prata - doação do comandante Bakhchisarai Totovich. Os crentes recebem cura de doenças mentais e físicas deste presente. Evidência disso - muitos pingentes de ouro e prata, como presentes para se livrar de doenças desconhecidas.
  • Uma duplicata do ícone da Mãe de Deus em uma riza de prata com jóias. Doação da esposa do general Martynov em 1856
  • Uma duplicata do ícone da Mãe de Deus de Kiev-Pechersk, em um manto dourado - o presente do Metropolitan Philaret por ocasião da celebração da abertura do skete.
  • Ícone do Salvador com 84 fragmentos das relíquias dos santos - um presente do Mosteiro Korsun da Virgem.
  • Cruze com a crucificação de Jesus Cristo. Composição de três valiosas espécies madeireiras. Presente do antigo Athos em 1850
  • A imagem da Virgem e do Menino. Exibido nas rochas.

Como chegar lá?

É rápido e fácil chegar ao mosteiro através do autocarro número 2, que segue da estação ferroviária de Bakhchisarai até à paragem "Staroselye". Então fique um pouco a pé.

Pelo transporte privado é melhor ir ao mosteiro desde o anel viário que passa em frente a Bakhchisarai (se você se deslocar de Simferopol). Na pista há um ponteiro visível mostrando o caminho para o destino da viagem. Depois, passando pelos mais belos penhascos, chegamos a Starosella e, estacionados no estacionamento, nos deslocamos para o mosteiro a pé.

Seguimos a antiga mesquita de Tahtali-Jami, construída no século XVIII, onde você pode saciar sua sede na fonte ali localizada, ou seja, a próxima subida ao mosteiro.

Excursões

Mosteiros da montanha são um espaço histórico especial da cultura espiritual da Crimeia. Alguns deles foram fundados por mestres bizantinos nos séculos 8 e 9 e não interromperam suas atividades, estando sob o jugo tártaro. O mesmo são os edifícios de montanha de Kachi-Kalona e o Templo de contas.

O Mosteiro da Assunção Santo é a ponte de apoio da Ortodoxia na região da Criméia. As excursões a este mosteiro são muitas vezes combinadas com uma visita ao povoado de Karaite em Chufut-Kale com seus kenasse, mausoléus e grutas, o que é explicado pela proximidade das instalações turísticas.

O leque de impressões recebidas pelos turistas deve incluir imagens estonteantes das montanhas, ar extasiante com os cheiros de pinheiro e tomilho, bem como um clima curativo local, rico em saúde e especial.

Tais excursões são convenientemente solicitadas como parte de passeios em sites onde você pode se familiarizar com as regras com antecedência, a correspondente análise prévia dos registros de serviços, preços e outras nuances. Aqui você pode descobrir os preços das excursões em várias direções e encontrar opções adequadas.

Para visitar um santuário cristão, as mulheres devem usar lenço na cabeça e usar roupas fechadas. A entrada para o mosteiro está aberta em qualquer época do ano, no entanto, os turistas podem visitar apenas algumas salas de rock.

Preparar-se para tal excursão também é necessário fisicamente, já que em alguns casos os turistas terão que tediosamente subir a colina. É aconselhável ter um suprimento de água potável, um chapéu e sapatos confortáveis. Em Chufut-Kale, não é recomendado levar crianças menores de 7 anos com você - a excursão pode ser cansativa para eles.

Existem várias excursões complexas (com vários objetos de exibição) de Bakhchisarai. Seu custo varia de 500 a 1500 rublos.

Sobre o Mosteiro da Caverna da Assunção Sagrada em Bakhchisarai, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento