Descrição e história da fortaleza genovesa localizada em Feodosia

O conteúdo
  1. História da criação
  2. Epidemia de peste
  3. Capturas e mudança de poder
  4. Nossos dias
  5. Torre Crisco
  6. Torre de Clemente
  7. Como chegar à fortaleza?

Criméia é famosa não tanto pelo seu mar e praias. Na península um grande número de atrações e monumentos antigos. Uma delas é a fortaleza genovesa ou, como também é chamada, a fortaleza de Kafa. Ele está localizado no território de um dos assentamentos mais antigos da Criméia - na cidade de Feodosia. Difícil de acreditar mas esta cidade foi criada no século VI aC. É por isso que Teodósio é tão rico em monumentos históricos e lendas antigas.

Infelizmente, a maioria dos edifícios não sobreviveu até hoje. Mesmo da famosa e majestosa fortaleza genovesa é muito pouco. Portanto, é nosso dever contar sobre este património arquitectónico único, para que o maior número possível de pessoas o conheça enquanto ainda existe essa oportunidade.

História da criação

Até o século XIII, a costa da Criméia de Kerch a Sevastopol era governada pelos bizantinos. Mas então essas terras foram capturadas pelos genoveses, que os mantiveram em suas mãos até o século XV. Em um esforço para aumentar sua influência, designar interesses e proteger posses de ataques de principados hostis, o povo genovês construiu várias fortalezas em seu território.

Todas as fortificações criadas nesse período são chamadas genoveses. No entanto, a fortaleza em Sudak e Theodosia foi a maior e mais preservada até hoje. Agora esses edifícios têm um estatuto de reserva histórica e arquitetônica.

A fortaleza em Feodosia foi erguida na primeira metade do século XIV para proteger o maior porto marítimo e seus arredores.

Nota histórica: os genoveses construíram não apenas uma fortaleza, mas também restauraram o velho Teodósio.desde que foi quase completamente destruído após a invasão dos hunos. Os genoveses fizeram de Theodosia o centro de seus domínios na costa do Mar Negro, com extensas conexões comerciais e suas próprias moedas. O comércio foi realizado não só peixe e outros bens, mas também escravos. Este porto era o principal mercado de cativos em toda a península.

A fortaleza genovesa consistia em uma cidadela e uma unidade de defesa externa. A cidadela foi erguida no território da Quarentine Hill por volta de 1340-1343. Ao mesmo tempo, a construção se mostrou tão grande que teve que ser concluída por mais uma década.

O comprimento da cidadela foi de 718 metros, tinha uma altura de paredes de 11 metros e espessura - 2 metros. O edifício foi projetado não só para defesa, mas também para a localização de navios, lojas de comércio e instalações de armazenamento. Bem como para o tesouro, a residência do bispo e do palácio do cônsul. Actualmente, apenas metade da estrutura foi preservada, todo o resto foi destruído.

A cidadela era cercada por um forte muro no qual havia 30 torres. O comprimento da parede era de 5,5 quilômetros. Um fosso também foi construído em torno da estrutura, que serviu como um dreno de água da chuva e, adicionalmente, protegeu a cidadela.

Após a conclusão da construção, a fortaleza genovesa acabou por ser a mais poderosa e segunda maior fortaleza de toda a Europa. Em muitas fontes, a fortaleza genovesa é chamada de fortaleza de Kafa. O primeiro e o segundo nome estarão corretos. Isso aconteceu porque antes da restauração final de Theodosia, em vez da cidade, havia um porto comercial Kaffa. Este porto mais tarde se tornou o principal centro de todas as colônias do povo genovês na costa do Mar Negro.

Epidemia de peste

Acredita-se que a epidemia de peste de 1347 na Europa começou apenas com a fortaleza genovesa.E isso não é apenas um boato. Há documentos oficiais que confirmam isso. Os documentos pertenciam a um notário com o nome de Gabriel de Mussi. A infecção ocorreu durante o cerco da fortaleza Janibek - Khan da Horda Dourada.

Por ordem de Khan, a cidade foi "bombardeada" com cadáveres usando catapultas. De acordo com os documentos, foi precisamente a partir disso que um surto de peste ocorreu no Café. Na Europa, a infecção se espalhou por ratos, que chegaram lá em navios junto com os genoveses que haviam escapado da cidade.

Capturas e mudança de poder

O povo genovês manteve a fortaleza em suas mãos até a segunda metade do século XV. Então os otomanos capturaram a fortaleza de Kafa e toda a Crimeia, incluindo outras fortificações aparentemente inexpugnáveis. Então o edifício foi capturado pelos turcos. E no início do século XVII - os cossacos do ataman Sagaidachny. Então a península estava sob o domínio do Império Russo. E foi então que a fortaleza genovesa começou a desmoronar rapidamente. Isto foi devido ao fato de que construção desmontada no material para a construção de moradias.

Quase como uma vez como Chersonesus e Nápoles cita. Estas estruturas foram sacrificadas durante a construção de Simferopol e Sevastopol - as principais cidades da Crimeia.

Nossos dias

Infelizmente, hoje em dia apenas restam ruínas da outrora magnífica fortaleza. No lado sul, a parede é melhor preservada. Nele permaneciam as torres de São Clemente e Crisco.

Torre Crisco

Crisco não é senão o nome de Cristo distorcido por estrangeiros. A construção consistia em dois níveis e três paredes com dentes largos. Esta é uma torre aberta, com uma vista magnífica e belas fotos em grande escala. De acordo com antigas lendas, Foi nesta torre que foram instalados os primeiros relógios mecânicos da Europa, instalados pelos próprios genoveses.

A partir do primeiro nível, uma vista não menos interessante se abre - ondas do mar e um monumento relativamente novo a Afanasy Nikitin. O monumento foi erguido aqui em memória do fato de que o navegador parou em Feodosia durante sua viagem à Índia.

Torre de Clemente

Esta torre já consistia em 3 camadas e pairava ligeiramente sobre a parede das muralhas. Está ligado às muralhas da fortaleza e à torre de Crisco. Ao lado da torre de Clemente estava o grande portão da cidade.

Aqui também estão as torres de Thomas, Giovanni di Scaff. Bem como a Torre Dock e Constantine.

A torre de Constantino foi cortada da parte principal da fortaleza. Agora está localizado no centro de Feodosia - no Jubilee Park, perto da estação ferroviária. Mas não apenas esta notável torre de Constantino. Tem um design ligeiramente diferente: duas camadas em uma base retangular com brechas de machikuli montadas.

Tais estruturas tornaram possível disparar o inimigo verticalmente, eliminando assim as chamadas zonas cegas da fortaleza genovesa. Isso aumentou significativamente o poder defensivo das fortificações. A Torre de Constantino tornou-se um dos símbolos de Theodosia. Portanto, a imagem deste desenho pode ser encontrada em lembranças da Crimeia.

Para ver os restos de uma grande fortaleza com seus próprios olhos, você não precisa pagar. O principal é respeitar um monumento tão antigo da história, não deixar lixo no território e nem tentar destruir ainda mais o prédio.

Como chegar à fortaleza?

A fortaleza genovesa está localizada na parte mais antiga do sul de Theodosia - na Colina da Quarentena, perto da baía. A principal parte preservada do edifício está localizada na rua Portovaya. Para chegar a este lugar, você pode chegar lá por transporte público. para a parada "Most" ou "City Hospital №1".

No primeiro caso, você precisará subir a rua Starokarantinnaya, e então poderá facilmente encontrar um monumento seguindo as placas e sinais. No segundo caso, você precisa caminhar pela rua Korabelnaya até o mar através do "Vale Sagrado". De carro para chegar à fortaleza será ainda mais fácil e rápido. Você não precisará mais de 10 minutos para fazer isso. Do centro de Feodosia você pode dirigir na rua Lenin, Krasnoarmeyskaya, Zemsky ou ucraniano. É melhor deixar o carro ao lado da parada ou do mar.

Além disso, você pode admirar as paredes da antiga fortaleza, juntamente com um passeio organizado. É um evento tão barato. Neste caso, você será informado com mais detalhes sobre a história da fortaleza genovesa.

Fatos interessantes:

  • por quatro séculos, o maior mercado de escravos da Europa operava perto das muralhas da fortaleza;
  • de acordo com algumas informações, o nome da cidade e a fortaleza de Kafa apareceram devido ao fato de que os negros aqui são freqüentemente chamados de "Kafa";
  • os restos da antiga fortaleza podem ser encontrados em todo o território da moderna Theodosia, já que fundações antigas e assim por diante estão “escondidas” em todos os lugares.

Se você decidir visitar a Criméia, certifique-se de parar em Feodosia para ver com seus próprios olhos uma das estruturas mais antigas e maiores, mesmo que ela já esteja parcialmente destruída.

Descrição e história da fortaleza genovesa, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento