Monastério de caverna Chelter-Marmara na Crimeia: descrição, história e localização

O conteúdo
  1. Localização
  2. História
  3. Descrição
  4. Mosteiro hoje em dia
  5. Vida do clero
  6. Como chegar ao mosteiro?

No território da península da Criméia, há muitas atrações históricas exclusivas. Um dos edifícios antigos mais famosos é o mosteiro da caverna Chelter-Marmara, localizado a uma altitude de 400 metros acima do nível do mar.

Localização

Este edifício é um grande mosteiro na caverna, que inclui muitas passagens e quartos. O marco está localizado em Sevastopol, perto da aldeia Ternovka. Edifícios deste tipo são generalizados na Criméia. Muitos séculos atrás, os monges montaram casas dentro das montanhas. Da mesma forma, as pessoas se defenderam dos inimigos.

Combinando e ramificando passagens naturais dentro das rochas, despejou todos os complexos.

O antigo mosteiro de Chelter Marmara está localizado no Monte Chelter-Kaya, na parte ocidental. No topo do penhasco há uma grande cruz ortodoxa. O nome da visão, que consiste em duas palavras, significa o seguinte: "chelter" (em tártaro) - treliça ou peneira, "Marmara" - o nome da aldeia, que estava nas proximidades no passado (de acordo com historiadores).

História

Dados precisos sobre como este mosteiro surgiu não estão disponíveis. Muitos especialistas acreditam que ele foi fundado por adoradores de ícones que pertenciam a uma das áreas do cristianismo bizantino. Acredita-se que o edifício foi fundado no século IX. Esta informação sugere que o mosteiro apareceu antes do nascimento oficial da antiga Ortodoxia, cujo início data de 1054.

Segundo a segunda versão, o mosteiro foi fundado no início do século VIII. Alguns historiadores relatam que ele era originalmente ortodoxo. As cavernas na montanha, onde o monumento histórico está localizado, foram formadas naturalmente.

Os monges que viviam na área há muitos séculos usaram e montaram.

Muitos historiadores acreditam que o mosteiro foi habitado até o século XV. Depois destruiu os conquistadores turcos. O principal objetivo dos militares foi o enriquecimento. Durante as campanhas, os turcos costumavam roubar a igreja. O claustro foi esquecido até 1886. Então uma estrutura surpreendente atraiu a atenção de Berthier Delagard - um engenheiro militar e arquiteto nascido em Sevastopol.

Descrição

O antigo mosteiro surpreende com o seu tamanho grande. Além disso, os monges protegiam e fortaleciam o mosteiro com segurança. Pedaços da muralha defensiva de pedra preservada até hoje. O mosteiro inclui 5 níveis, que consistem em cavernas naturais e passarelas decoradas manualmente. O objeto inteiro é dividido em 50 salas separadas. Infelizmente, nem todos eles são preservados.

Apesar do fato de que alguns deles são completamente destruídos, os turistas modernos têm algo a apreciar.

Primeiro nível

Esta parte foi usada para necessidades domésticas e consistiu em pequenas passagens nas montanhas. Também no primeiro nível, os clérigos instalaram vários túmulos. Eles podem ser identificados por entradas redondas. Ali estavam as celas (alojamento dos monges) - quartos compactos com entradas baixas e pequenas.

Nível dois

Esta parte do mosteiro é considerada a mais fascinante. Do primeiro nível, uma escada de pedra leva a ele. Aqui está uma galeria decorada com colunas de pedra. Deste lugar há passagens para 11 salas separadas, cujas dimensões são maiores em comparação com as salas do primeiro nível. Muitos deles se formaram em sofrimento de maneira natural.

Separadamente, vale a pena notar um salão espaçoso com pilares maciços de colunas de pedra. A área do piso é de 150 metros. Aqui, os antigos habitantes equiparam tanques especiais para coletar a água da chuva e usá-la nos assuntos do dia-a-dia. Tal previsão ajudou a resistir a possíveis cercos.

Terceiro nível

O próximo nível chegou ao nosso tempo em sua forma original apenas parcialmente, devido à destruição parcial. Os historiadores determinaram que, nesse nível, 15 salas estavam equipadas. Todos eles estão interligados por corredores e escadas, criando um sistema unificado.

Durante a pesquisa, os cientistas descobriram dois túmulos. Antes de entrar nos túmulos, há inscrições em grego antigo. Infelizmente, ao longo de vários séculos, as letras foram muito apagadas e não puderam ser decifradas. Em cada sala há janelas que os monges hackearam pessoalmente para a montanha. Buracos têm vista para o pitoresco vale.

Camadas superiores

Os últimos níveis sofreram mais. O mais alto nível do mosteiro pode ser alcançado a partir do topo do penhasco, através de um mergulho especial. No entanto, você precisa ser o mais cuidadoso possível. Os historiadores acreditam que a igreja estava localizada nesta parte do mosteiro, talvez não no singular. Vale a pena notar que O mosteiro da caverna é um marco histórico e é protegido por lei.

Para preservar o antigo mosteiro, a reconstrução e reparação do objeto.

Mosteiro hoje em dia

Hoje o mosteiro é eficaz. Os monges se instalaram e estão ativos. Em 2007, com base no edifício, eles organizaram um claustro em honra do sacerdote Sawa o Santificado. Hoje em dia, uma sala incrível dentro da montanha é usada como igreja.

Aqui estão os famosos ícones:

  • O Monge Savva, o Santificado;
  • São Savva Serbsky, paroquianos locais, declaram que em 2009 eram mirra-streaming.

Vale a pena notar que um fenômeno surpreendente foi confirmado por representantes de membros de uma comissão respeitável. Paroquianos e monges acreditam que um evento tão surpreendente está relacionado com a chegada do Patriarca de Moscou e Toda a Rússia Kirill, que visitou a diocese da Criméia. A mirra do ícone começou antes da chegada marcada das pessoas supracitadas, e depois de deixar o fenômeno gradualmente começou a desaparecer.

Vida do clero

Agora os irmãos Chelter-Marmara estão incluídos alguns por um monge. Cada um deles está trabalhando duro na restauração e no enobrecimento do mosteiro. Os monges contribuem enormemente para a preservação do valor histórico da Crimeia. Atualmente, os cultos da igreja são realizados todas as semanas aos domingos. Além disso, eventos especiais são realizados nas datas dos feriados ortodoxos.

As salas de estar e de utilidade estão localizadas não apenas na parte principal do mosteiro, mas também no planalto. Uma escadaria leva a ele, que é alto em pesar. Ao lado do mosteiro, a uma distância de 1 km, há uma nascente natural cercada por floresta. Foi iluminado em honra de St. Euphemia. Também equipado com banheira.

Como chegar ao mosteiro?

Para ver com seus próprios olhos um monumento histórico famoso, você pode usar o transporte público. A maneira mais fácil de chegar a ele de Sevastopol. Você precisa se sentar na parada “5º km da Rodovia Balaklava”. De lá partem os ônibus 40 e 109. Saia na aldeia Ternovka. Ao lado das atrações terá que ir a pé.

O táxi de transporte está agendado. Você também pode pegar seu próprio carro, usando um mapa ou um navegador GPS. O endereço é a península da Criméia, cidade - Sevastopol, distrito de Balaklava, aldeia Ternovka. De Simferopol para chegar ao mosteiro não é muito conveniente. Dos ônibus da cidade vão para a aldeia de Khmelnitsky e Rodnoye. Eles partem da estação de Zapadnoye.

No próximo vídeo, veja uma visão geral do mosteiro da caverna Chelter Marmara na Crimeia.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento