Montenegro

Entrada em Montenegro: quais são as regras e os russos precisam de visto?

Entrada em Montenegro: quais são as regras e os russos precisam de visto?

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Regras de visitar o país
  2. Condições de visto
  3. Registro de turistas
  4. Ande mais de 30 dias
  5. Obtendo um visto
  6. Viajando com crianças

Os países da Península Balcânica são um pouco diferentes da maioria dos outros países europeus, no sentido de que suas políticas de vistos podem mudar com bastante frequência. Tome o mesmo Montenegro - não muito tempo atrás, ela queria se juntar ao grupo de países Schengen, mas depois mudou de idéia e decidiu se concentrar nas necessidades dos turistas que não querem nenhum procedimento extra de visto. Considerando que para muitos de nossos concidadãos, este país é muito interessante como um lugar para férias, vale a pena dar uma olhada mais de perto em como entrar legalmente neste país.

Regras de visitar o país

Para os cidadãos da Rússia e de outros países, o Montenegro tem as mesmas regras de visita que qualquer outro país estrangeiro. Primeiro de tudo, você precisa de um passaporte, cujo prazo não expirou, mas você não pode obter um visto durante uma visita de curto prazo, em geral. Um bilhete de regresso é quase sempre verificado pelos guardas de fronteira, esteja preparado para apresentá-lo. As crianças devem entrar com ambos os pais, ou com uma autorização autenticada de um deles (ou ambos), que a pessoa não se importa de deixar a criança fora do país.

Um animal precisa de um passaporte veterinário e documentação confirmando a vacinação oportuna, enquanto chipping não está incluído na lista de requisitos obrigatórios. A maioria dos turistas chegam em Montenegro através dos aeroportos de Podgorica e Tivat, mas se você vier de carro, precisa de uma carteira de motorista de tipo internacional ou russo, bem como seguro internacional.

Às vezes, os guardas de fronteira são solicitados a mostrar uma reserva de hotel ou um voucher turístico, mas um viajante sem visto que entra por um período não superior a 30 dias normalmente não faz essas exigências.

Do inusitado, deve-se notar que o Montenegro é como a maioria dos cafés: os guardas de fronteira locais desaprovam as tentativas de trazer comida para o país. Se de repente você for cruzar a fronteira em uma direção ou outra com valores históricos, terá primeiro que obter permissão especial das autoridades locais.

Mas em dinheiro, este país, ao contrário de muitos outros, não impõe restrições - voe embora com uma mala de notas. Como muitos outros estados, o Montenegro não permite importar uma grande quantidade de bens sujeitos a impostos do exterior. De bebidas alcoólicas como um presente você pode trazer não mais do que um litro de algo forte, para o vinho o volume permitido é aumentado para dois litros. Os fumantes podem levar consigo um máximo de 200 cigarros por pessoa, para charutos o limite é de 50 peças por adulto.

Condições de visto

Desde 2008, um regime de vistos simplificado está em operação para cidadãos da Federação Russa em Montenegro, que permite a entrada sem visto por até 30 dias. Uma vez que a grande maioria dos compatriotas vem a este pequeno país apenas para fins de descanso por uma semana ou duas, para os russos que chegam aqui em férias curtas, não é necessário visto.

É por isso que Montenegro pode ser chamado de o melhor destino para viagens de última hora - com um mínimo de formalidades, você pode rapidamente se reunir e fazer uma viagem.

Outra coisa é que às vezes você quer ficar no país um pouco mais e depois precisa fazer um visto. Por favor, note que, de acordo com as regras locais, ninguém está olhando para a hora de entrada e saída, porque você realmente não tem 30 dias, mas exatamente 30 dias corridos.Se chegar às 23:59 hora local, o dia de chegada será contado para você, assim como o dia da partida, se você sair pelo menos um minuto depois de um.

Para os cidadãos da Bielorrússia e Cazaquistão, bem como para os turistas russos, quando viajam até 30 dias, não é necessário visto - a inscrição é feita de forma simplificada na entrada do país. Cidadãos da Ucrânia a este respeito é ainda mais simples - a entrada sem visto para eles é permitida por até 90 dias.

É fundamental que a entrada sem visto nos anos anteriores não funcionasse durante todo o ano, mas apenas durante a temporada turística. As próprias autoridades montenegrinas determinam quando começa e termina, mas geralmente dura de meados de abril até o final de outubro. No inverno, você precisará de um visto, mesmo que venha literalmente para o fim de semana.

Registro de turistas

Montenegro é um país pequeno, você pode dirigi-lo de ponta a ponta em questão de horas, porque a partir do aeroporto você tem que chegar ao seu destino no mesmo dia. Existe tal regra que dentro de um dia após a chegada, um cidadão de qualquer outro país deve apresentar um relatório ao município local (ou mesmo à delegacia de polícia) e registrar-se junto às autoridades locais.

Isso é feito não apenas para facilitar a manutenção das ordens pelas autoridades, mas também para coletar o imposto de turismo. Cada município determina independentemente quanto você tem que pagar pela sua estadia aqui, mas os preços reais não excedem o valor de 1 euro por dia.

O registro é feito através do preenchimento de um formulário especial para estrangeiros. Em Montenegro, há tantos turistas do espaço pós-soviético que, especialmente para eles, todas as informações no formulário são duplicadas em russo, então você não precisará de um tradutor. Se tudo estiver em ordem, o oficial lhe dará o chamado cartão branco - um cartão especial que confirma a legalidade da sua estada no território do estado.

Ande mais de 30 dias

Se você sabe inicialmente que sua estadia no país definitivamente excederá 30 dias, faz sentido solicitar imediatamente um dos vistos - os tipos de documentação para obtenção de visto para entrar em Montenegro serão discutidos abaixo. No entanto, existem outras maneiras de resolver o problema. Suponha que você planejasse descansar em Montenegro por não mais do que um mês, mas de repente você gostou muito e não quer voltar para casa - especialmente se as circunstâncias permitirem.

Dado o pequeno tamanho do país, a maneira mais sensata de prolongar a sua estadia aqui é ir para o estrangeiro por um curto período de tempo. Acontece que você saiu do país, e quando você retorna ao seu passaporte, um novo carimbo é colocado, e 30 dias estão começando a reler.

Ao mesmo tempo, mesmo com uma abordagem tão complicada, você pode ficar no país sem visto por mais de 90 dias por ano, então você não poderá morar aqui por meses sem visto.

Se considerarmos países vizinhos do ponto de vista da conveniência para uma “corrida de visto” (a chamada partida de curto prazo do país para anular o tempo de permanência aqui), então a Croácia é geralmente chamada de o destino mais conveniente - pelo menos se você tiver um visto Schengen reutilizável. Este país também é bom porque aqui de Montenegro, excursões regulares são organizadas, e é fácil entrar na costa adriática.

Neste caso, com viagens para outros vizinhos, a situação geralmente não é muito pior, não há muitas viagens e viagens organizadas. Por exemplo, na Bósnia e Herzegovina ou na Sérvia, você pode entrar com visto sem visto pelos mesmos 30 dias, no entanto, as fronteiras com eles estão longe da costa do mar, portanto nem sempre é conveniente para os turistas de praia. Conveniência, no entanto, é que tais regras de entrada são o ano todo, porque esses países não são resorts à beira-mar.

Quanto à Albânia, que fica ao sul ao longo da costa do Adriático, para os russos as regras de entrada são quase as mesmas que no próprio Montenegro.

De todos os vizinhos do Montenegro É muito difícil para os cidadãos dos estados pós-soviéticos entrarem num Kosovo parcialmente reconhecido, porque é aí que todos precisam de vistos. Dado que estes países não reconhecem a independência do Kosovo, não há embaixadas deste país neles, portanto, um visto pode ser emitido na fronteira na entrada. No entanto, há um problema: não há regras claramente definidas para obter uma permissão de visto e, portanto, surpresas desagradáveis ​​não são excluídas. É verdade que muitos turistas notam que, com um visto Schengen aberto ao Kosovo, você deve ter permissão para entrar sem problemas.

Obtendo um visto

Para viajar para Montenegro, você pode obter um visto em uma das quatro categorias, e o custo irá variar dependendo da categoria.

Variedades

Ao mesmo tempo, dizemos que as duas primeiras categorias entre as descritas não são necessárias para qualquer um dos cidadãos da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia ou Cazaquistão, já que as condições de entrada sem visto para os titulares de tais passaportes implicam uma permanência mais longa no país.

  • Um - A categoria mais simples, é relativamente rara e, em geral, é emitida apenas para os hóspedes que utilizam os aeroportos internacionais montenegrinos em Podgorica ou Tivat para o trânsito para outro país. Com esse documento, você não estará realmente no país, porque nem mesmo dá o direito de sair do aeroporto - você acabou de sair de um avião e está esperando por uma transferência no local.
  • Em - já um pouco mais sério, é também um documento puramente de trânsito, mas permite que você cruze o país de qualquer maneira conveniente. Tal documento pode ser apropriado se você estiver viajando, ele permite que você fique no território de Montenegro por 5 dias, e como o país é muito pequeno, e você pode dirigir por três horas, ele te dá a oportunidade de olhar em volta.
  • Com - A categoria mais popular de visto montenegrino, projetada para os turistas que inicialmente planejam uma viagem por mais de 30 dias e não querem contar o tempo, para não perder o momento de uma "corrida de visto". Consiga, e você pode estar no estado por 90 dias seguidos, sem ir a lugar nenhum. O documento é válido por um ano, o procedimento de renovação não é fornecido - se necessário, solicite novamente o visto.
  • D - a categoria mais séria de permissão, sua emissão é suposto apenas no caso de você nomear as bases sérias para longa permanência em Montenegro. Como razões válidas, você pode nomear trabalho, estudo ou tratamento, bem como participação em vários programas humanitários ou reunificação com uma família cujos membros tenham cidadania montenegrina.

Outros objetivos também são possíveis, mas serão considerados individualmente. A categoria D no futuro pode ser motivo para requerer uma autorização de residência.

Por favor, note que o Montenegro não está incluído na zona Schengen, porque seu visto nacional não permite que você entre onde o Schengen é válido.

Quais documentos são necessários?

As instituições consulares de Montenegro no território do espaço pós-soviético geralmente emitem apenas um visto da categoria C, que, via de regra, satisfaz plenamente as necessidades do visitante doméstico médio deste país. Para obter permissão para entrar, colete um pacote de documentos, cada um dos quais será discutido com a discussão dos detalhes.

O passaporte internacional para viagens ao exterior, inclusive para o Montenegro, é necessário. Se você deseja obter um visto de turista montenegrino, seu documento deve atender a dois critérios principais: ele deve conter duas páginas em branco e seu período de validade deve se estender não apenas durante a viagem, mas também por três meses após a conclusão planejada. Para envio, você deve preparar uma cópia da primeira página.

Além disso, é necessário preencher um questionário especial com perguntas padrão para as pessoas que entram neste ou naquele país. O formulário é emitido na seção consular, mas em geral ele pode ser encontrado na Internet e impresso de forma independente.Campos marcados são obrigatórios, a entrada de dados é geralmente permitida em inglês e russo. Qualquer erro ou correção pode invalidar tal documento, portanto, responda ao preenchimento de forma responsável.

Se você estiver viajando por mais de um mês, a equipe da embaixada, como os guardas da fronteira, pode ter uma pergunta lógica sobre onde você planeja morar todo esse tempo. Ao solicitar um visto você precisa fornecer evidências de que Montenegro está esperando por você. Um argumento convincente será um voucher de viagem com o ponto de estadia prescrito, confirmação de reserva de um hotel ou pousada, um convite de um residente de Montenegro ou um contrato de locação com alguém local.

Se você mesmo é o proprietário da moradia neste país, forneça a documentação relevante.

Como muitos países europeus, o Montenegro apresenta certos requisitos aos turistas que chegam em matéria de segurança financeira. Em comparação com outros países, os preços são relativamente modestos - 20 euros por dia é suficiente para um adulto, as crianças não estão interessadas no orçamento.

Provando que você tem os fundos, a maneira mais fácil de fazer isso é com a ajuda de um banco.Em alternativa, você pode obter ajuda do trabalho ou provas documentais que você está visitando, e a parte receptora leva todo o desperdício.

Além disso, cópias de bilhetes de ida e volta (especialmente de volta) ou prova de reserva também são necessárias. O pacote de documentação é complementado com duas fotografias coloridas de 3 x 4 cm e uma declaração por escrito sobre o desejo de obter permissão para entrar.

O Montenegro não exige a entrada no país do seguro médico obrigatório, mas a questão da sua disponibilidade deve, pelo menos, ser considerada. Primeiro de tudo, durante a estadia de várias semanas no país, a probabilidade de ir ao médico não é excluída, e seus serviços já serão pagos. Além disso, ter uma apólice de seguro irá mais uma vez provar para a equipe da embaixada que você é uma pessoa honesta, e é improvável que você crie problemas para a população local, porque a probabilidade de obter um visto aumentará.

Algoritmo geral de ações

Se você decidir solicitar um visto, você deve chegar à embaixada montenegrina com força total para todos aqueles que quiserem ir para o país, embora para menores de 14 anos não seja necessária a presença pessoal. A submissão é realizada pelo menos 14 dias antes do início da viagem, mas não antes de 30 dias, é impossível registrar antecipadamente de alguma forma - a fila está viva.

As pessoas experientes são aconselhadas a vir com antecedência, já que a recepção de documentos é realizada apenas três vezes por semana, durante uma hora e meia, e você pode simplesmente não estar no tempo. A situação é complicada pelo fato de que o pequeno Montenegro tem embaixadas longe de qualquer lugar, portanto, cidadãos de outros países pós-soviéticos também podem ficar na fila para a embaixada em Moscou.

Em média, eles estarão fazendo visto por cerca de duas semanas, a embaixada não oferece algo como uma autorização urgente. Você pode obter um passaporte no mesmo lugar, isto é, na embaixada. Para descobrir se os documentos estão prontos e se eles podem ser coletados, você deve ligar para o número especial que você encontra no site da embaixada.

Por favor note que o visto não é feito gratuitamente - a taxa consular por adulto é de 62 euros, para cidadãos até 14 anos é reduzida para 32 euros. A grande vantagem é que o pagamento é feito somente após a obtenção de um visto pronto, ou seja, em caso de recusa, você não paga nada. Ao mesmo tempo, é importante saber que o pagamento é aceito apenas em euros, não será possível pagar em dinheiro equivalente em outra moeda.

Para não ir especificamente à embaixada, você pode tentar obter um visto de Montenegrino através de uma agência de viagens ou centros de visto que operam na cidade de residência de um turista em potencial. É melhor montar um pacote de documentos semelhante ao que é requerido para a submissão à embaixada, porque sem ele, seja o que for que se diga, não fará de qualquer maneira. Além disso, cada instituição determina independentemente o custo de seus serviços - se não tomar o caminho, os custos, é claro, custarão mais do que pagar apenas a taxa consular.

Causas de falha

Como qualquer país turístico hospitaleiro, o Montenegro está tentando não negar a entrada para possíveis hóspedes. Na maioria das vezes, problemas com a obtenção de um visto não serão, no entanto, em alguns casos, os cidadãos ainda não têm permissão para entrar. De acordo com a prática internacional aceita, um posto consular tem o direito de não explicar o motivo da recusa. Neste caso, tendo decidido enviar novamente o pacote de documentos, verifique novamente a seguinte interferência:

  • todos os documentos devem ser legais e válidos, um desencontro na grafia de nomes e outros similares pode levantar dúvidas com o cônsul;
  • qualquer engano deliberado do pessoal da embaixada, se for aberto, é uma razão para recusar a entrada;
  • muitos escritórios consulares tratam pessoas que foram previamente julgadas com alguma suspeita, mas se você também “esqueceu de mencionar” tal fato de biografia, isso causará muitas suspeitas desnecessárias;
  • comportamento específico beirando a inadequação, também não ajuda na obtenção de visto;
  • Todas as vacinas obrigatórias devem ser feitas em tempo hábil e ter provas documentais, caso contrário você não poderá entrar em Montenegro por um longo tempo.

Viajando com crianças

Montenegro é perfeito para férias em família, porque muitos dos nossos compatriotas vêm aqui com crianças. De acordo com as regras para as crianças são quaisquer cidadãos menores com idade inferior a 14 anos. Em princípio, se toda a família sai de férias, não haverá dificuldades especiais com a entrada - a criança não precisa sequer emitir seu próprio passaporte, se for inscrito no passaporte de um dos pais de acordo com as regras.

Se a criança não aparecer no documento “adulto”, ele terá que criar seu próprio documento.

Quando apenas um dos pais viaja com a criança, você precisará Confirmação autenticada de que o segundo pai não tem nada contra o fato de que a criança é retirada do país. Se por alguma razão as crianças viajarem sozinhas ou acompanhadas por pessoas que não são seus pais, a permissão apropriada é necessária tanto da mãe quanto do pai. A última regra aplica-se a absolutamente qualquer "estranho", mesmo que não seja apenas um treinador ou educador, mas até mesmo uma avó com um avô ou uma tia com um tio.

Para obter informações sobre como entregar corretamente um visto de entrada para Montenegro, veja o seguinte vídeo.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento