Montenegro

Características do rio Tara

Características do rio Tara

junte-se à discussão

 
O conteúdo
  1. Descrição
  2. Área cênica
  3. Ponte única
  4. Valor turístico do canyon

Montenegro - traduzido do latim significa "o país das montanhas negras" e, por vezes, substitui o nome mais familiar do estado dos Balcãs, Montenegro. E, de fato, a maior parte deste país pitoresco é ocupada por montanhas cobertas de florestas perenes, cortando o céu.

Um dos marcos famosos pelo qual Montenegro é famoso é o rio Tara, que flui na parte noroeste do país. O cânion que se forma em seu vale, que pertence à Reserva Nacional Durmitor e é um dos cânions mais profundos da Europa, trouxe grande popularidade ao rio.

Reserva Nacional Durmitor
Cânion do Rio Tara

Descrição

Rio Montenegrino Tara tem uma fonte na cordilheira Komovi na fronteira de três assentamentos: Podgorica, Andrievitsy e Kolashin. É formado a confluência de dois pequenos rios Opasnitsa e Verushi, descendo dos picos. Sua designação deriva do nome do antigo assentamento de Ilírios, autarians, para quem Montenegro foi o lar dos séculos IV-V.

Komovi

O fluxo de Tara se estende 144 km de oeste a norte do país e continua na Bósnia e Herzegovina (a área total da bacia é mais de 1.800 km2). Lá o rio Tara, unindo-se com o rio Piva, se transforma no Drina e deságua no Sava. Toda esta cadeia de água pertence à bacia do rio Danúbio e desagua no Mar Negro. A caminho, é alimentado pelas águas dos rios de montanha de tamanho médio (Lyutitsy, Sushitsy, Draghi, Vashkovskaya) e pela cachoeira Baylovich Sige, descendo da caverna de Butsevice a partir de uma altura de 30 metros.

Rio da cerveja
Cachoeira Baylovich Sige

Quase ao longo de Tara, uma corrente poderosa prevalece, sob a qual existem muitas corredeiras perigosas, mas também há enseadas tranquilas formadas por curvas do rio. A maior parte de Tara flui entre as enormes encostas das montanhas e rochas inacessíveis, lá é furioso e barulhento. Perto do local de associação com Piva Tara se acalma e desacelera. Através da água transparente, pode-se ver seixos no fundo. Tons de água Tara brilha de verde brilhante a espuma de pérola.

A água do rio permanece fria e não ultrapassa a marca de + 12 ° С mesmo nos dias mais quentes de verão, e no inverno gelado ela nunca congela.

A pureza ecológica da água no rio permite-lhe matar a sua sede sem prejudicar a saúde, por isso a Tara é chamada de “lágrima da Europa” e é o maior armazém de água potável purificada.

Área cênica

Em seu curso médio, o rio Tara cria o maior cânion europeu, seu abismo se estende até 1.300 metros e seu comprimento é de mais de 80 km. Está listado como Património Mundial da UNESCO.

O cânion é dividido pelos cumes alpinos de Zlatni Bor e Lyubishney de uma direção, e Durmitor e Synyaevina de outro.

O esplendor do canyon não é sem razões atrai as opiniões dos viajantes e turistas. Ao longo dela, abre-se uma vista de seixos e saliências de pedra, envolta em densidade de florestas de coníferas, altas montanhas, pequenos remansos e praias de areia, bem como lagos de montanha.

Os antigos assentamentos que viviam no vale de Tara, também deixaram um pedaço de sua história. Necrópole, cemitérios, mosteiros, fortalezas, antigos moinhos e outros elementos de estruturas arquitetônicas permaneceram nas planícies das montanhas.

Nas encostas das montanhas perto do rio existem cerca de 80 cavernas diferentes, muitas das quais ainda não foram totalmente exploradas. A caverna de Shkrk, localizada perto do Lago Negro, é a mais profunda da Europa. Seu comprimento fica a 800 m de profundidade nas rochas. E a uma altitude de 2040 m perto do pico da cabeça está localizada a caverna de gelo.

Sua profundidade é de apenas 100 m, mas é conhecida pelo fato de manter uma temperatura constante abaixo de zero, formando estalactites e estalagmites gelados, que encantam a todos com sua beleza incomum.

É impossível ignorar a diversidade da flora e fauna, especialmente a parte mais original do canyon - a antiga floresta de pinheiros Crna Poda. Os pinheiros negros dessa área têm mais de quatrocentos anos e se estendem até cinquenta metros de altura. Muitas árvores de folha caduca raras criaram raízes nas encostas das montanhas, algumas delas são protegidas pela reserva. As florestas perfumadas no vale do rio Tara são o lar de um grande número de animais e pássaros, e as águas de Tara estão cheias de diferentes tipos de peixes.

Ponte única

A uma altitude de mais de 100 m, uma maravilhosa ponte de 5 arcos foi erguida acima do rio Tara, que se tornou o cartão de visitas da região. Foi construído em 1940 na cidade de Dzhurdzhevich projetado por Miyat Troyanovich pelo designer Lazar Yaukovich. Ponte orgulhosamente sobe acima das águas de Tara e se encaixa perfeitamente na paisagem.

Durante a Segunda Guerra Mundial, para bloquear o caminho do inimigo, o engenheiro L. Yaukovich desenvolveu um plano ideal para minar a ponte. Consistia na explosão do arco central da ponte para que depois da guerra a ponte fosse fácil de restaurar. Como resultado da operação, a ponte foi minada e o inimigo foi parado. Para a organização da explosão da ponte, o engenheiro L. Yaukovich foi baleado.

Após a guerra, em 1946, a ponte Dzhurdzhevich foi completamente restaurada, e o herói L. Yaukovich foi erguido um monumento no local de sua morte.

Naqueles dias, a ponte Dzhurdzhevich era a única conexão entre as partes sul e norte do Montenegro. O comprimento total da ponte é de cerca de 360 ​​m, e a altura de 135 m é uma das maiores pontes arqueadas da Europa.

Actualmente, é difícil atravessar livremente a ponte devido aos numerosos grupos de turistas.

Valor turístico do canyon

O tipo mais comum de férias turísticas pelas quais Montenegro é famoso é rafting nas montanhas. Este tipo de turismo é um rafting das corredeiras de Tara (são mais de 40 delas) em balsas infláveis. No início da primavera, Tara fica cheia e mais turbulenta, o que infla a sede de adrenalina entre turistas extremos. Durante este período, o rafting no rio chega a 3-5 pontos na complexidade da rota.

Fundido deve ser acompanhado por um instrutor profissional com o uso de equipamento adequado.

Os picos montanhosos de Durmitor atraem um grande número de grupos de turistas e alpinistas. Mountain bike em uma variedade de trilhas de bicicleta são comuns nesta área. Para os amantes de caminhadas, há também muitos caminhos rochosos, bem como parques de campismo. No entanto, não é recomendado fazer viagens independentes em um carro pessoal ou alugado, como as rotas são muito complexas, contêm muitas serpentinas, túneis, gargalos e curvas perigosas.

Os fãs de pesca também poderão encontrar algo para fazer no rio Tara, onde excursões de pesca são organizadas durante todo o ano.

Para quem gosta de emoção, há uma oportunidade de descer a tirolesa da Ponte Djurdzhevich. Dependendo da duração da rota, o vôo sobre Tara dura de 40 a 80 segundos. No momento do voo sobre Tara a uma altura enorme, incríveis paisagens montanhosas, vistas do canyon, do rio e da floresta se abrem. A natureza no vale de Tara é incrível, incrível, e pode deixar muitos momentos brilhantes na memória.

A parte norte do Montenegro é uma fonte natural única de valores incríveis. O clima peculiar, o mundo animal e vegetal definitivamente merecem a atenção dos viajantes. Localizado entre as falésias, o rio Tara é uma criação única e não artificial da natureza. Lugares pitorescos em seu vale, preservando a beleza virgem, serão apreciados por todos os amantes do ecoturismo e apenas amantes do relaxamento e da beleza natural.

Tara Canyon é uma das maravilhas do mundo, que definitivamente vale a pena ver!

Em seguida, assista à análise em vídeo da Ponte Dzhurdzhevich e do Desfiladeiro do Rio Tara.

Escreva um comentário
Informações fornecidas para fins de referência. Não se auto-medicar. Para a saúde, consulte sempre um especialista.

Moda

Beleza

Relacionamento